31 de janeiro de 2011

QUE ESPERANÇA HÁ PARA OS DOENTES?



Q

UANDO estamos doentes, procuramos obter alívio e cura. É bem provável que saiba por meio da Bíblia que Jesus Cristo, vez após vez, curou todo tipo de enfermidades, aliviando muitos de suas aflições. Como aconteceram essas curas? Pelo ‘poder de Deus’, diz a Bíblia. (Atos 19:11, 12) Portanto, era o espírito santo da parte de Deus que causava a cura, não apenas a fé da pessoa. (Atos 28:7-9) Era por isso que Jesus não exigia que os doentes expressassem sua fé nele para serem curados.

  Você talvez se pergunte: ‘As curas milagrosas, como as realizadas por Jesus, são coisas do passado, ou podem acontecer hoje? Voltarão a acontecer? Que esperança há para os que sofrem uma doença dolorosa ou incurável?’

Um médico 'suspeito'
A Bíblia fala de uma inventada "doença Espiritual"?
 Uma irmã idosa Testemunha de Jeová, encontrava-se numa cama hospitalar adoentada quando seu médico recomendou-lhe que chamasse a si pastores de sua congregação. Que estes viessem visitá-la e orassem para que a doença dela abandonasse a ela mais rapidamente. O motivo de sua solicitação era que ele ouvira falar das curas pela fé. A irmã, vendo uma ótima oportunidade para dá um testemunho sobre suas crenças, abriu sua Bíblia no livro de Tiago e leu as seguintes palavras do apóstolo: “Há alguém doente entre vós? Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele, untando-o com óleo em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o indisposto fique bom, e Jeová o levantará.” — Tiago 5:14, 15.

  Daí a irmã explicou em suas próprias palavras (sic) a que tipo de doença o apóstolo falava, dizendo ao médico: “Tiago fala não de doenças literais e sim de doença espiritual”.

  O médico, completamente desconfiado, olhou dentro da Bíblia da irmã, examinou as palavras do apóstolo e, um tanto receoso, disse à irmã: “Desculpe senhora, mas o texto que lestes nada fala sobre uma 'doença espiritual'. Tampouco há ali uma indicação disso e, diga-me, o que é mesmo uma 'doença espiritual'?” A irmã, desconfiada de que o médico pudesse ser um 'apóstata', limita-se a perguntar-lhe: 'por acaso tu sabe mais da Bíblia que os ungidos de Jeová'?

O que é uma “doença espiritual”?
  Sim, o que é mesmo uma “doença espiritual”? Até eu, que embora seja uma Testemunha de Jeová há muitos anos, estou curioso. Resolvi fazer meu estudo pessoal sobre este texto e tentar identificar a 'doença espiritual' que, segundo acreditamos como organização, Tiago falou. Digitei no CD ROOM “doença espiritual” e abri Estudo Perspicaz das Escrituras Vol. 1, pág. 734. Diz ali: “As Escrituras frequentemente se referem a enfermidades, uma condição não salutar do corpo ou da mente, e também à doença espiritual, ou à condição de se estar figurativamente doente”. Aqui diz que a 'doença espiritual' é o mesmo que “estar figurativamente doente”. Complicou! O que é então “estar figurativamente doente”?

Mais à frente, debaixo do subtítulo: aplicação figurativa (pág. 737), Estudo Perspicaz, contrariando o que o apóstolo disse ali, interpreta o que Tiago não disse. Observe a sutileza com que uma declaração inteira é modificada para ajustar-se aos conceitos particulares de uma religião:

  “Há alguém [espiritualmente] doente entre vós? Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele [de modo que ele possa ouvir a oração e mostrar que concorda por dizer 'Amém'], untando-o com óleo [estimulando-o com confortadora e tranquilizadora instrução da Palavra de Deus, para trazê-lo de volta à união com a congregação (Sal 133:1, 2; 141:5)] em nome de Jeová [com fidelidade a Deus e de acordo com Seu propósito]. E a oração de fé [feita pelos anciãos em favor da pessoa espiritualmente doente] fará que o indisposto fique [espiritualmente] bom, e Jeová o levantará [como que do desânimo e do sentimento de estar abandonado por Deus, fortalecendo-o Jeová para andar no caminho da verdade e da justiça (Fil 4:13)]. Também, se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-á isso perdoado [por Jeová (Sal 32:5; 103:10-14), se a pessoa reagir favoravelmente às orações e à repreensão, à correção e à exortação da Palavra de Jeová, dadas pelos anciãos, se ela, arrependida, der meia-volta e trilhar a vereda correta (Sal 119:9-16)].”

Quanta decepção!
  Por Jeová que vive, nunca vi tanta tentativa de desviar a atenção ao que um escritor disse para outra que nem sequer lhe passara à mente! Estou chocado! Como puderam fazer uma coisa destas com as palavras de Tiago, sim, da Bíblia! Como pode haver tamanha distorção feita a um texto bíblico, como o que a minha própria religião fez aqui? (2Pe. 3:16) Irmãos e leitores deste blog, estou chocado! Não, desta vez passaram dos limites do bom senso. Não é possível!

  Tiago pergunta se 'há alguém doente entre os irmãos' e que caso haja, que este 'chame a si os anciãos'. Para que? 'Para que estes orem com fé sobre o doente, untando-o com óleo em nome de Jeová.' Para quê? 'para que o indisposto doente fique bom e Jeová o levante' de sua cama. Daí, os que decidem em como devemos crer dão uma explicação totalmente estranha ao que o próprio escritor do livro bíblico, Tiago, disse? Tal distorção é inescusável!

  Imagine caro leitor, pegarmos certo texto das Escrituras Sagradas, como este, por exemplo: “Nenhum fornicador, nem pessoa impura, nem pessoa gananciosa — que significa ser idólatra — tem qualquer herança no reino do Cristo e de Deus.” (Efésios 5:5), e sair espalhando mundo afora, por mais de cem anos, que o escritor não disse o que disse. Mas que ele falou mesmo foi sobre o “fornicador Espiritual”, o “impuro espiritual”, o “ganancioso espiritual” e sobre um “reino espiritual”. Não acha o caro leitor que fazer isso seria desarrazoado de nossa parte? Claro, diremos. Então por quê cargas d'água minha religião, que sempre a tive como o que ela afirma ser — a única religião verdadeira — deturpa um texto bíblico de uma forma tão descarada assim?

  Tudo bem se os anciãos não querem assumir a responsabilidade imposta por Deus de fazer visitas aos doentes entre o rebanho de Jeová e fazer uma oração a Jeová para que Ele possa dá saúde ao irmão. É um direito dele se negar a obedecer à Bíblia. Mas daí ir ao ponto de deturpá-la para eximir-se de suas responsabilidades! Isso é inescusável.

Às vezes penso em não mais fazer meu estudo pessoal da Bíblia. Estou vendo coisas que nunca sequer imaginaria existir na minha religião. Jesus e os apóstolos “untavam muitos doentios com óleo e os curavam” de doenças reais (Marcos 6:13). Nada falou sobre existir uma figurativa 'doença espiritual'. De fato, não existe essa frase na Bíblia. Nunca imaginaria que tais crassos erros existissem. Como conseguiram me ensinar esses erros no princípio (quando iniciei meu estudo como um novo discípulo) e eu não me tenha deparado com esses ensinos deturpados? Será que existem mais?

Ainda há mais erros!
  Parece que o versículo 16 do mesmo capítulo de Tiago também é ensinado errado. Ali o escritor nos recomenda a 'confessarmos os nossos pecados uns aos outros e a orarmos uns pelos outros' na congregação. Mas que, ao que me lembro, a explicação que me deram desse texto é o de que devemos 'confessar nossos pecados só aos anciãos'. Mas vamos ver isso num próximo estudo pessoal. Por enquanto basta de decepções.

  Se dependêssemos de uma 'oração de fé' dos anciãos hoje, estaríamos todos condenados à morte por doenças. Ainda bem que existe a medicina e que a Bíblia profetisa, para o futuro novo mundo, que Deus usará seu poder para voltar a fazer o tipo de curas milagrosas que Jesus e os apóstolos fizeram enquanto estavam na Terra. Todas as doenças serão eliminadas e até mesmo a morte. Sim, naquele dia “nenhum residente dirá: 'Estou doente.' O povo que mora na terra serão os a quem se perdoa seu erro.” — Isaías 33:24.

2 comentários:

Kianba Uingui disse...

Caro,Wandrey Suárez.
Se a explicação de um texto bíblico,vinda dos da "Dianteira"(não tiver correta ),não é mais correto trazer atenção dos da "Dianteira", em vez de publicar via Blogs ou seja lá o que for?
P.s:A roupa suja lava-se em casa.
Não se adiante com declarações do tipo: "Estou chocado. Como pode haver tamanha distorção. Por quê carga de água minha Religião deturpa um texto bíblico?" Leia: Provérbios 4:18

Apóstolo TDS disse...

Caro irmão Kianba, saudações cristãs.
Certamente percebe-se, ao se ler seu comentário, que o irmão concorda que a compreensão do texto de Tiago está, verazmente, sendo errônea; deturpada inclusive; conforme demonstrei através do meu estudo pessoal da Bíblia, postado aqui neste blog. O que o irmão contesta é minha atitude de divulgar o erro publicamente, em vez de "levar [isso] à atenção dos da dianteira" da Associação.
Sim, porque, conforme o raciocínio do irmão (e o mesmo está correto), 'roupa suja se lava é em casa' e não em um blog.
Mas, irmão! Como posso (sim, como podemos) 'levar isso ao conhecimento dos da dianteira' se eles não querem nos ouvir? Digo isso baseado no fato de que não existe um E-mail, ou mesmo o botão do tipo: "fale conosco" nos sites oficiais da Associação. Escrever carta e enviá-las via correios está fora de moda e, ademais, tem a questão da língua - eles falam o inglês e nós, o portuhuês. Além disso, mesmo que eles fossem acessíveis, acha mesmo o irmão que eles aceitariam correção? Caiamos na real, irmão! Nós sabemos exatamente o que nos aconteceria. Por certo seríamos localizados, levados à sala B e, por dois anciãos locais, seríamos "ajudados". A ajuda, para estes casos, sabemos muito bem, seria a desassociação certa. Seríamos julgados ali mesmo como mentirosos, apóstatas, caluniadores . . . e até de iníquos - injustamente, claro.
Não, irmão! Não é verdade que é só em casa que "se lava roupa suja" não. Essa mxima é hoje ultrapassada. Quando a casa não se disponibilisa de uma máquina de lavar roupas, as levamos a uma lavanderia pública no bairro. Portanto, é perfeitamente necessário se lavar "as roupas" espirituais neste blog.

PS: Acabei de ler o texto sugerido pelo irmão, provérbios 4:18.
Ali declara explicita exatamente o que estou vivenciando através de meu estudo pessoal da Bblia. Porque 'se a luz [do conhecimento bíblico] está clareando' para mim, é indicativo de que estou na "vereda dos justos".

Wandrey

Sábado, 20 Agosto, 2011