9 de abril de 2011

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E A QUESTÃO DO SANGUE

'ABSTER-SE de sangue' (Atos 15:28, 29) sempre foi entendido por nós, Testemunhas de Jeová, como evitá-lo até mesmo ser transfundido. Para nós, a proibição bíblica não se limita à alimentação mas também ao uso dele na medicina.

Quem se 'abstem' de sangue hoje?
  Devido ao apego a esta crença pessoal, nós Testemunhas de Jeová, temos sido o foco das controvérsias éticas e moral. O mundo em geral se posiciona contra nossa posição. Religiosos "cristãos", leitores das mesmas Escrituras Sagradas, vão mais além e passam a perseguir as Testemunhas de Jeová por isso. Religiosos fanáticos de várias religiões chegam a declarar abertamente seu ódio pelas TJ's por sua posição radical sobre o sangue. O ponto é polêmico, admito, mas dá o que pensar. Fiz meu estudo pessoal sobre o caso e posto uma breve consideração sobre o caso.

  O texto em si nada nos fala de transfusão ou de questões médicas, o que leva os críticos a argumentar contra o ensino das Testemunhas de Jeová. Porém, no lado oposto, nós TJ's contra-argumentamos, insistindo que 'enfiar goela abaixo ou enfiá-lo nas veias, o fato é que o sangue entra na gente e, sendo assim, quem faz isso, não está se "abstendo" dele.' Assim, ao passo que nossa argumentação tem peso, aumentam as críticas. Nós ficamos de fanáticos.

  As severas críticas e mesmo propaganda em mídias contra a posição das TJ's têm causado um efeito não esperado pelos críticos. Elas têm ficado mais divulgadas no mundo inteiro. É a velha frase do MKT: "Falem mau ou falem bem, contanto que falem de mim". 

  Também tem sido verdade que, cada vez mais, médicos e a própria ciência da medicina como um todo, têm mostrado evidências em favor de uma 'abstenção' total; radical do uso do sangue na medicina, conforme nós Testemunhas de Jeová fazemos. Por quê? Por causa dos infindáveis casos de infecções virais ligadas a esses procedimentos. À base disso, médicos renomados e instituições de saúde, também renomadas, em todo o mundo, têm dado crédito à compreensão das TJ's sobre o texto bíblico. Médicos até mesmo têm se empenhado em reduzir - ou mesmo banir por completo - o uso e procedimentos médicos quanto ao sangue na medicina. A tendência é, cada vez mais, de haver uma 'abstenção' total e um abandono do uso deste líquido perigoso. Falam de aumentar o uso das alternativas às cirurgias onde se requer sangue.

  Embora a ciência tenha se posicionado contra a utilização do sangue, isso em nada significa  - embora seja um forte indício - que as Testemunhas de Jeová estejam certas. A posição delas é estritamente baseada no texto sagrado e não nas descobertas científicas. Assim, estejam certas ou erradas, sua recusa em aceitar o sangue - seja comido, bebido ou injetado - é à base do texto sagrado. Então o que diz o texto?

  Conforme já falado, o texto diz que os cristãos deveriam 'se guardar do sangue' (Atos 21:25). Como assim "guardar-se"? Significa somente comer? Significa também transfundir? Cabe a você entender como queira. Não podemos nós TJ's compreendermos de modo radical? As TJ's como organização resolveram radicalizar e evitar por completo o sangue. Estão elas certas? São fanáticas? Como Deus e seu Filho as vê? Os que as perseguem estão com a razão? 

'Não vos metais com as Testemunhas de Jeová'

  Com raríssimas exceções, outras religiões também ditas cristãs se posicionam contra as TJ's neste assunto*. Estes, por incrível que pareça, constituem os piores perseguidores das TJ's. As acirradas difamações proferidas por estes crentes que, analisado pela ótica da lógica, deveriam ser os últimos da fila dos perseguidores, mas que se constituem os primeiros, têm causado um efeito adverso. Em vez de as TJ's diminuírem em número de fiéis, como eles esperassem que aconteceria, elas têm aumentado vertiginosamente em todo o mundo. Por que se dá isso?

  Um homem entendido e livre de preconceitos da época apostólica afirmou: "Não vos metais com estes homens, mas deixai-os em paz; (porque, se este desígnio ou esta obra for de homens, será derrubada; mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los;) senão podereis talvez ser realmente achados como lutadores contra Deus." (Atos 5:35-39) Obviamente se falava ali do mais novo grupo religioso da época - os cristãos. Assim como as TJ's, os cristãos do primeiro século estavam sendo maltratados e mal falados. Eram perseguidos cruelmente. Qual o motivo? 'suas crenças eram estranhas e incomodavam', diziam. Eram tratados de "seita perigosa"  e "em toda parte se falava contra elas" - Atos 28:22.

  Qual era a "falha" do cristianismo? A crença de que um homem ao qual os religiosos da época mataram estava vivo. Esta era basicamente a crença que embaraçava os críticos ferrenhos do cristianismo. Era uma crença considerada 'estranha e inaceitável' à religião oficial de Jerusalém. Ainda é assim até hoje.

  Assim, para aqueles religiosos judeus, a crença de que Jesus fora ressuscitado por Deus os incomodava muito. Este ensino deveria ser combatido mesmo que tivessem que matar todos os outros cristãos e até tentaram fazer isso. Foi diante dessa situação que Gamaliel pediu cautela, raciocinando com os odiadores que, 'caso prosseguissem com suas perseguições aos cristãos, poderiam eles estar  lutando contra Deus'.

  Esta mesma cautela é hoje necessária aos atuais perseguidores das TJ's. Embora polêmica, não é a questão do sangue que mais incitam os perseguidores delas. O motivo maior é a crença - também considerada "estranha" - de que há um só Deus e não uma trindade de deuses, como asseveram os perseguidores. A questão do sangue só é utilizada para acirrar e dá validez ao seu ódio declarado a elas. Conseguirão derrubar as TJ's?

  Caros religiosos de todas as religiões que não gostam das Testemunhas de Jeová, a vós eu dou um aviso: 'Se a obra delas fosse de homens, já teria caído' e: 'vocês poderão está sendo considerados como lutadores contra Deus'.

Sangue é para vampiros
  É a obra das TJ's da parte de Deus? As evidências - que são muitas - indicam que sim, visto serem muitos os sinais positivos. Assim, a péssima notícia aos inimigos, perseguidores e demais opositores é que a obra de pregação delas prosseguirá até que o próprio Deus diga que basta. Isto se dá porque a obra não aparenta ser de homens e sim do próprio Jeová Deus.

  Não 'abster-se de sangue' é para os vampiros.


*Na verdade se posicionam contra quase todos os ensinos delas

6 comentários:

Gelson - STAND UP disse...

caro amigo devemos falar mais do amor ao proximo e fazer o bem a todos pois esse é o grande mandamento,e nao se preucupar com as relegioes que os homens criaram ; como a sua relegiao foi criada ; devemos crer que JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA e nada mais!!!!

Apóstolo TDS disse...

Caro irmão Gelson, fui ao seu blog, ver se o irmão está fazendo o "grande mandamento" - o amor ao próximo - e o que vi lá?

Uma foto de soldados indo ao abate nas guerras insanas de homens.

irmão, será que uma pessoa que glorifica as guerras está 'amando o próximo'? Eu não creio!

Talvez seja apenas o caso de o irmão está confuso sobre o que podemos fazer para estarmos cumprindo o "grande mandamento". Que tal o irmão fazer uns ajustes?

Wandrey

Anônimo disse...

alguém aí lembra do filme : - o rapto do menino dourado , vocês lembram o que diabo queria que o menino fizesse ? ele queria que o
menino se contaminasse com sangue.
bom , eu trabalho na área da saúde e sei bem os perigos do contato com sangue , e sei também o tipo de pessoas que são selecionadas para esses fins ,mas só sei de uma coisa se eu recebesse uma transfusão de sangue ficaria cabreiro pro resto da vida com relação á minha saúde , mas se tiver alguma testemunha de jeová aí , pense o seguinte, receber uma transfusão ou não é só um teste, se um dia você precisar e não passar no teste deixe nas mãos de JEOVÁ, mesmo que te desassociem, afinal a salvação é individual , apesar de o seu dna estar misturado com o de vários outros indivíduos. aguarde pra ver o desespero !!!!!!

Anônimo disse...

alguém aí lembra do filme : - o rapto do menino dourado , vocês lembram o que diabo queria que o menino fizesse ? ele queria que o
menino se contaminasse com sangue.
bom , eu trabalho na área da saúde e sei bem os perigos do contato com sangue , e sei também o tipo de pessoas que são selecionadas para esses fins ,mas só sei de uma coisa se eu recebesse uma transfusão de sangue ficaria cabreiro pro resto da vida com relação á minha saúde , mas se tiver alguma testemunha de jeová aí , pense o seguinte, receber uma transfusão ou não é só um teste, se um dia você precisar e não passar no teste deixe nas mãos de JEOVÁ, mesmo que te desassociem, afinal a salvação é individual , apesar de o seu dna estar misturado com o de vários outros indivíduos. aguarde pra ver o desespero !!!!!!

Anônimo disse...

e aê wandrey beleza , da hora a foto da estampa do seu blog , ali do lado direito do "monitor" é você no computador com duas minas gatas ? logo uma loira e uma morena ,tá podendo hein meu brother.

estudante
------------

Apóstolo TDS disse...

Irmãozinho, um servo de Jeová não pode andar mau acompanhado.

Wandrey