24 de agosto de 2011

O LIVRO DE ENOQUE

Um anjo veio buscar Enoque. Enoque "andou com Deus"
CONFORME eu havia comentado, na postagem "UM PROFETA REJEITADO", disponibilizo a todos os amantes e estudantes das Escrituras Sagradas, O Livro de Enoque.

  Este livro, que é hoje conhecido por pertencer ao rol dos livros "ocultos" (do grego Apócrifo) - um termo usado para diferenciar os livros que não eram comumente lidos dos que eram muito lidos em público - tem todas as credenciais de ter sido realmente escrito por Enoque, por seu neto, Lameque e com participação de seu bisneto, Noé.

  Devido ao que está escrito neste livro - profecias e visões bem semelhantes às do último livro bíblico, Revelação (ou Apocalípse), e possivelmente devido ao fato de ele não ter sido plenamente entendido por sacerdotes após a Lei de Moisés - ele foi deixado de lado.

  Que ele veio lá da época ante-diluviana, isto é fato. Copistas judeus tementes a Deus certamente se encarregaram de preservá-lo, nos mesmos moldes dos outros livros bíblicos: por copiá-lo e recopiá-lo no transcorrer dos séculos. É fato comprovado que todos os livros divinos, escritos em todas as épocas - mesmo os das Escrituras Gregas Cristãs - se desgastaram naturalmente. De modo que o que sobraram foram cópias deles. O mesmo se deu com o livro de Enoque. Também, da mesma forma que os livros hoje considerados canônicos, cópias do livro de Enoque (todos são datadas do segundo século AEC.), foram encontradas juntamente com as milhares de cópias dos livros canônicos, nas cavernas de Qumram.

  Assim, como diz a Wikipédia: 

  • "o livro de Enoque era grandemente conhecido pela sua versão em etíope e mais tarde pelas traduções gregas dos capítulos I-XXXII, XCVII-CI e CVI-CVII, bem como de algumas citações importantes feitas por Georgius Syncellus, autor bizantino. Teria sido escrito por Enoque, ancestral de Noé, contendo profecias e revelações.
  •   Em Qumram, foram encontrados na Gruta 4, sete importantes cópias que foram atestadas pela versão Etíope. Estas cópias embora que não idênticas na totalidade foram encontradas em conjunto com cópias do Livro dos Gigantes referenciadas no capítulo IV do Livro de Enoch.
  •   As cópias de Qumiram foram catalogadas com as referências 4Q201-2 e 204-12 e fazem parte da herança deixada pela comunidade Nazarita do Mar Morto, em Engedi.
  •   O Livro de Enoque também é chamado de Primeiro Livro de Enoque. Existem outros dois livros chamados de Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque, considerados de menor importância." - Wikipédia.
  Eu tomei a liberdade de fazer algumas ligeiras modificações no livro, mas sem alterar de modo algum a mensagem poderosa dele. Faço votos de que todos os que lêem o livro de Enoque sejam também plenamente abençoados por Aquele que 'Andou com Enoque', Jeová, Deus.  

27 comentários:

Anônimo disse...

e ai camarada te mandei um email á respeito dos apócrifos o que achou?

Anônimo disse...

Olá, camarada, o arquivo é desconhecido para meu windows, sugiro que reenvie noutro formato ou, caso queira - é melhor - envie-só o link e dou uma olhada.

Wandrey
Pioneiro por Tempo Integral

Anônimo disse...

eu sou um maçom livre e notei que você está plagiando as nossas idéias.
lojasistemaeordem.org/2011/09/13/enoque-salomao-e-a- maconaria/

Anônimo disse...

o livro de enoque foi produzido pelos essênios , porque você não faz uma outra religião baseada nos essênios, e aposta nessa onda, provavelmente muitos mais te ouvirão.

Anônimo disse...

o livro do profeta enoque atesta que existe uma alma imortal, contradizendo a crença das testemunhas de Jeová , e aí de que lado você está?

Apóstolo TDS disse...

Esqueceu de deixar o texto irmão, para consulta.

Vá lá de novo e traga-nos o texto

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Apóstolo TDS disse...

Irmão, o escritor do livro de Enoque foi enoque e não essênios. Enoque viveu nos períodos antediluvianos e não a duzentos anos antes de Cristo.

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Anônimo disse...

conhece a história dos essênios irmão,creio que não!



chatlittle

Anônimo disse...

bom dia wandrey, eu comentei á respeito da imortalidade da alma no livro de enoque , a parte do livro em questão é o capítulo 22 na íntegra.

chatlittle

Apóstolo TDS disse...

Bom dia, irmão. Realmente, o capítulo 22 de Enoque fala muito em almas e espíritos como se estes fossem existentes à parte do corpo, após a morte da pessoa.

Mas não devemos nos precipitar e achar que por isso o livro apoie o ensino antibíblico da alma imortal. Devemos fazer orações sinceras para compreender a profecia e a fraseologia escrita pelo profeta.

Digo isso porque nós, após estudarmos o livro comparável a ele - o livro de Revelação (ou Apocalipse) nos deparamos com fraseologias bem semelhantes e soubemos entender o que o espírito dos Deuses santos estava ensinando.

Por exemplo: Revelação 6:9-11

"E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa da obra de testemunho que costumavam ter. E gritaram com voz alta, dizendo: 'Até quando, Soberano Senhor, santo e verdadeiro, abster-te-ás de julgar e vingar o nosso sangue dos que moram na terra?' E a cada um deles foi dada uma comprida veste branca; e foi-lhes dito que descansassem mais um pouco, até que se completasse também o número dos seus co-escravos e dos seus irmãos, que estavam para ser mortos assim como eles também tinham sido."

Observe que estas almas falam e têm sangue. Mas se o irmão se lembra, soubemos, após estudo, compreender o significado de tudo isso, não é mesmo? Assim, é razoável concluirmos que, após um estudo pessoal profundo sobre o livro e as palavras de Enoque, o real significado de suas declarações inspiradas virão à nossa compreensão e aceitação.

A revista A CONTINELA, em seus números mensais, estará fazendo exatamente isto, um estudo texto a texto deste livro agora canônico e inspirado, o livro de Enoque*. Desejamos que o irmão e todos os sinceros estudantes da bíblia possam acompanhar e participar deste estudo.

______
*Creio que o irmão está entre os que assinaram e receberam a revista

_______
Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e blogs da Internet

Anônimo disse...

bom dia irmão , tenho que dizer, talvez desabafar ,sabe eu estou desacreditado da religião a maioria das interpretações humanas se mostram falhas e podemos ver isso nas interpretações da organização, por exemplo condenar as outras religiões por seguirem o paganismo , e não estar livre totalmente , pois utilizamos aliança de casamento,utilizamos o calendário que é pagão,utilizar frações de sangue de pessoas que não são testemunha de JEOVÁ , e a lista de infrações é longa.Será que as verdades que a organização revelou é o bastante para nos diferenciarmos das demais? seria justo me dizer testemunha de jeová da sociedade torre de vigia e pensar de acordo com outra regulação e talvez me sentir á vontade para falar disso com outros? e o pior de tudo é que existe apenas uma fé ou seja apenas uma religião e essa religião também tem erros no que diz respeito á conhecimento exato.
não pertencem á JEOVÁ as interpretações?
talvez a minha vida tenha em sentido religioso tenha sido mais vã do que eu pensei.

chatlittle

Apóstolo TDS disse...

Encare as coisas de um outro modo irmão, sob um prisma diferente. Afinal, o irmão dedicou-se a uma organização ou aos Deuses santos? O irmão sabe exatamente o que significa 'atingir a madureza cristão'? Por exemplo: Quando uma fruta amadurece na sua respectiva árvore, o que acha o irmão que acontece em seguida? Não é verdade que ela têm de ser 'desvinculada' de sua árvore? Ou: O que acha o irmão que o Senhor Deus, Jesus, ao ensinar sobre o crescimento da semente e que disse 'que a semente não cresce, a menos que morra e seja enterrada para em seguida nascer de novo'?

Não há mau algum em sermos Testemunhas de Jeová, desde que saibamos dosar as coisas para não cairmos em depressão por pensar coisas indevidas. Devemos continuar sermos servos leais de Jeová - e dos demais Deuses santos - frequentando as reuniões cristãs, louvando aos Deuses santos com nossa adoração, pregando as boas novas dos Deuses santos mas, muito importante, fazermos nosso estudo pessoal das Escrituras Sagradas.

Não devemos pensar que, devido ao fato de sete homens hoje afirmarem serem 'donos de nossa fé', que seja verdade. Confiemos nos Deuses santos e Eles endireitarão as coisas no 'devido tempo Deles'. Este tempo é agora chegado.

Sejamos imitadores de Russel, que pertencia a uma religião que dizia a seu próprio respeito ser 'a única verdade', precisava de alguns ajustes para está alinhada com a verdade dos Deuses santos. Russel não queria, a princípio, criar uma nova religião, ou nova fé. Ele tentou ajudar à sua religião, mas que, como sabemos, estes negaram o ajuste espiritual.

Não tenhamos medo de nada, irmão. Jeová teve paciência por muitos anos com aquela religião - bem como com as demais outras dos dias de Russel - até que culminou em Eles - os Deuses santos - decidirem nomear Russel como seu profeta e criar uma nova forma de contínua exposição da verdade bíblica para as nações.

Russel, antes de morrer, detalhou os caminhos para seus associados seguirem de perto - excepcionalmente em nunca abandonarem a pesquisa bíblica entre todos. Bem, hoje sabemos que não seguiram de perto este conselho. Antes, preferiram se isolarem num grupinho abençoado e iluminado, enquanto que os demais ganharam o nome de "grande multidão". Até ai tudo bem, mas quando impediram que estes pudessem fazer seu estudo pessoal da bíblia - me refiro a um estudo bíblico verdadeiro, e não ao modelo inventado por eles de apenas marcar as publicações - calaram as vozes desta grande multidão no que se refere ao cumprimento de profecias.

assim, só nos resta termos paciência e esperar nos Deuses santos e vê qual ação Eles tomarão. É possível que retrocedam de seu mau caminho, irmão, e percamos as bençãos de estarmos fora da Associação. Mantenha-se firme irmão, e certamente será abençoado.

Seu irmão,

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e blogs da Internet

Anônimo disse...

NÃO ENTENDI A PENÚLTIMA FRASE DO COMENTÁRIO,MAS PELO QUE PERCEBI VOCÊ ACREDITA QUE HÁ SALVAÇÃO FORA DA ARCA.
OBRIGADO POR ESTAR Á DISPOSIÇÃO NA INTERNET.

SEU IRMÃO , CHATLITTLE

Anônimo disse...

e aê wandrey, beleza,investigando sobre você notei que você diz ser consultor de astrofísica da folha de são paulo, morou em minas, em anhanguera. notei suas postagens no blog reflexões de uma testemunha de jeová e percebí que você diz ser tratado como apóstata dentro do salão. é isso mesmo que acontece?

Anônimo disse...

vanderlei veras , por que seus nicks são de origem espanhola? notei sua foto no escritório , pena não conseguir amplia-la.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, concentre-se na mensagem e não no mensageiro e tudo vai ficar bem pra você.

Não sou espanhol, sou brasileiro e amo meu país.

Meus nikc names usados no decorrer de todos os tempos pouco importa. Mas o que eu venho blogando sim, isso é o que o irmão deveria está investigando.

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e blogs da Internet

Anônimo disse...

mas você está sendo tratado como apóstata dentro do salão?

Apóstolo TDS disse...

Não, irmã, não estou sendo tratado como apóstata dentro do salão. Ademais, isso nunca deveria acontecer. Mas se a irmão estiver a fim de ser a primeira a me tratar assim, fique a vontade.

"Tenho de agradar aos Deuses santos, e não a homens", mesmo que estes sejam meus queridos irmãos

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Anônimo disse...

então, só estou lhe perguntando isso pois foi o que li numa postagem sua no blog reflexões de uma testemunha de jeová , mas eu não ligo pra isso pois não sou tj , só não entendo que pessoas como tu e o jbrother que pensam diferente da organização, praticamente na contramão da mesma no seu caso mais especificamente consigam permanecer lá , noto vocês alegarem constantemente que a suposta verdade não é a verdade completa e apontam inumeros erros da imperfeita organização e tentam em vão fazer com que a religião testemunha de jeová seja o que vocês querem que seja pô , seria mais justo alegar que seu corpo é o templo de DEUS e que não necessário pertencer á nenhuma denominação religiosa e dizer que segue só cristo como vários outros adeptos fizeram.

Anônimo disse...

Olá irmão Wandrei,tudo bem???Espero que sim...Gostaria que voltasse no assunto sobre Enoque, e me tirasse uma dúvida:
A cidade santa de Sião, foi fundada por Enoque e os que o seguiam, e era visitada por Deus frequentemente???E que todos os moradores da cidade(Sião) foram arrebatados por Deus??? há...e me fale um pouco mais sobre a morada d'ele com Deus, durante +/- 300 anos...fique com Deus...

Anônimo disse...

será que o tj7 pode refutar a sua teoria de o princípio ?

Anônimo disse...

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2001688?q=livro+de+enoque&p=par

dá UMA OLHADA NESSA MATÉRIA SÃ

Apóstolo TDS disse...

Essa matéria não é sã. Está recheada de ódio a Enoque e ao seu livro. Trata-se de conclusões religionistas falsos.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Irmão porque na biblioteca da torre diz que o livro de jasar era um livro de canticos e louvores ?
e nem citam o pseudepígrafo ?
Na sessão perguntas dos leitores sobre o jasar da bíblia.
será que incitam odio ao livro de jasar também ?
Procurei associações do livro com o mormonismo mas não encontrei nenhuma, de aonde tiraste as tais pinceladas dos mormons?

Silvio the freitas

Anônimo disse...

Irmão porque na biblioteca da torre diz que o livro de jasar era um livro de canticos e louvores ?
e nem citam o pseudepígrafo ?
Na sessão perguntas dos leitores sobre o jasar da bíblia.
será que incitam odio ao livro de jasar também ?
Procurei associações do livro com o mormonismo mas não encontrei nenhuma, de aonde tiraste as tais pinceladas dos mormons?

Silvio the freitas

Anônimo disse...

Amigo o que voce acha do lvro de melquisedeque

GERSON RENATO REISNER disse...

Olá, um pouco mais da nossa pré-historia:
https://eusouadonai.blogspot.com/