23 de outubro de 2011

COMO OS DEUSES CRIARAM AS ESTRELAS?


J
eová nos faz a seguinte pergunta retórica através de seu profeta Isaías: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou [as estrelas]?” A resposta era óbvia a Isaías! O próprio Jeová respondeu que foi Ele, dizendo: “foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome”.  Podemos concluir, à base deste texto bíblico, que foi Deus quem criou as estrelas. Mas como se deu isso? Será que podemos saber exatamente como foi que ele as criou, ou será que nos 'basta saber que ele as criou e ponto', como nos calam os instrutores religiosos? Faria diferença obtermos respostas mais óbvias a estas perguntas?  Isaías 4o:26.

Uma olhadinha no Universo
  É de nosso conhecimento que na nossa galáxia, comumente chamada de Via-láctea e que tem um colossal diâmetro de uns 100.000 anos-luz, contenha mais de 100.000.000.000 de estrelas. A estrela mais próxima ao nosso Sol, uma do grupo de Alfa Centauro, dista mais de 40.000.000.000.000 km. No entanto, esta imensidade parece relativamente pequena em vista da estimativa de que haja 100.000.000.000 de galáxias em todo o universo. Cerca de 10.000.000.000 delas estão ao alcance de telescópios modernos.

  Ademais, a dois meses atrás, o renomado físico brasileiro, escritor do livro “Criação Imperfeita” e que leciona numa faculdade americana, Marcelo Gleiser, levantou um intrigante, porém interessantíssimo, questionário sobre a definição da palavra “universo”. Perguntou ele: “O que é esta coisa que chamamos de universo?” Daí, após abordar magistralmente o assunto, o físico concluiu por dizer acertadamente que ‘o universo não é uma coisa, e sim um conceito’.¹ Isto significa que o inteiro Universo é tão assombroso que, até então, nem sabíamos exatamente o que ele era!

A Bíblia responde às implicações levantadas?
  Ora, certamente essa abordagem levanta sérias indagações sobre se há algo ou alguém mais assombroso que este “conceito”, o assombroso Universo! Será que Deus (todos os Deuses) é anterior a ele? Ou é ele (são todos eles) também criação(ões) do Universo? A resposta a esta pergunta depende de sabermos exatamente se Eles (A palavra para "Deus", no relato bíblico, está no plural - descreve a todos os Deuses) criaram as estrelas. Isso se dá devido ao fato de que as estrelas são as primeiras formações materiais do Universo. (após virem à existência se organizaram em galáxias, claro) Criaram os Deuses as estrelas? Se sim, significa que eles são anteriores ao Universo. O que realmente a Bíblia ensina sobre isso?

Se um instrutor religioso, mesmo que seja seu mais íntimo
amigo, lhe ensinar inverdades, que Deus criou
literalmente as estrelas, por exemplo, não dê atenção.
  A primeira menção de estrelas no relato bíblico está no livro do Gênesis. E é nesta menção que muitos dos subsequentes escritores dos demais livros bíblicos se basearam para suas afirmações de que as estrelas são ‘criações de Deus’. Vamos até lá e examinemos exatamente o que Moisés escreveu. O relato de Gênesis capítulo 1, versículos 14-19, diz: “E Deus [Hebr.: אלהים (’Elo·hím) - Deuses] prosseguiu, dizendo: ‘Venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos. E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra.’ E assim se deu. E [os Deuses] pass[aram] a fazer [“E . . . passou a fazer.” Hebr.: wai‧yá‧‛as (de ‛a‧sáh). É diferente de “criar” (ba‧rá’ ) encontrado nos vv. 1, 21, 27 ; 2:3. O verbo hebr. no imperfeito indica ação progressiva.os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas [Hebr.: koh‧kháv]. Assim, [os Deuses] os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra e para dominarem de dia e de noite, e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. [Os Deuses viram] então que era bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, quarto dia.

  Esse texto, como podemos ver, menciona que os Deuses ‘fizeram’ as estrelas (inclui-se nosso Sol, o “luzeiro maior”), juntamente com a Lua, durante o “quarto dia”. Antes disso, conforme detalha os versículos anteriores referentes aos três primeiros ‘dias criativos’ e que precederam a este “quarto dia”, o relato mostra-nos que o planeta Terra já tinha sido ‘criado’ e que, inclusive, já estava prontinho para a vida. Menciona-se que os Deuses já haviam ‘criado toda vegetação que dava semente’! Será que, do ponto de vista da ciência da física, isto seria mesmo possível?

  Não. Do ponto de vista da ciência, as estrelas, incluindo a nossa própria estrela – o “luzeiro maior”, ou Sol – vieram à existência antes que qualquer outra estrutura no universo! De fato, cientificamente comprovado, a terra só teria vindo à existência após o início de existência do Sol! E a vegetação? Esta só poderia existir se houvesse a luz solar. Portanto, foi o planeta terra que veio à existência após o “luzeiro maior”, e não o contrário! Significa isso então que o relato bíblico está errado, fora da realidade e que Moisés, portanto, era um ignorante atrapalhado?

Planeta Terra: antes, durante e depois dos primeiros 'três dias' criativos, do tempo chamado
de "no princípio" - Gênesis capítulo 1.
  Não, o relato bíblico não está contradizendo os fatos científicos e tampouco Moisés descreveu relatos mitológicos! Então como explicar essas aparentes contradição e inverdade? Simples, Moisés não descreveu sobre o início da existência literal do Sol, da Lua e das estrelas. Estes já existiam muitos bilhões de anos antes do “quarto dia” ali relatado e Moisés nem mesmo sabia disso! Acontece que o que Moisés traz ao nosso conhecimento é sobre o como estes astros foram vistos claramente desde a superfície da terra, pelos olhares observadores dos Deuses que continuavam seus trabalhos durante o "quarto dia". Antes desse “dia”, sim, mesmo antes do “primeiro dia” criativo, este planeta estava envolto em tão expeça camada de atmosfera que esta impedia que estes Deuses que estavam ‘trabalhando’ na criação deste mundo vissem claramente os luzeiros. Só puderam vê-los nitidamente à partir deste “quarto dia” de trabalhos.


  Desde o “primeiro dia” da construção deste mundo, quando eles determinaram que ‘houvesse luz’ neste planeta, empenharam-se em trabalhar aquela misteriosa atmosfera caótica existente no planeta de então! Fazia parte desta mesma declaração, a declaração: "venha a haver luz", de Gênesis 1:3. É possível que a situação atmosférica de então fosse bem semelhante à do gigante Júpiter ou mesmo de Vênus!

‘Os Deuses não criaram literalmente as estrelas’ – afirma Gênesis
Moisés não escreveu que os Deuses criaram literalmente
as estrelas
  Sim, o relato aqui analisado não diz que os Deuses criaram literalmente os “luzeiros” da terra! Este esclarecimento, que está de acordo com o restante do contexto de Gênesis e que também tem o apoio do restante das Escrituras, porém, leva-nos de encontro a um fato brilhante, porém, polêmico e inaceitável para qualquer crente fundamentalista - os Deuses são de existência posteriores às estrelas, ao Sol, à Lua e à Terra; todos eles são, portanto, criações das estrelas; são poeiras das estrelas, assim como tudo. "Chocante" quanto pareça ser este fato, é a verdade e temos de encará-lo de frente, se quisermos deixar que a Bíblia, e não crenças de homens, nos conduza à verdade. – leia João 8:32.

  Esta, em parte alguma, nos transmite o falso “conhecimento” de que Deus (ou os Deuses) criou literalmente as estrelas deste universo. De fato, nem mesmo o ‘luzeiro menor que domina as nossas noites’ – a Lua – é produto literal das mãos de Jeová Deus. Ademais, a ‘criação’ literal das estrelas não está “incluída na declaração inicial em Gênesis 1:1”, como afirma a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras, vol. 2, pág. 55, publicada por nós, Testemunhas de Jeová. Trata-se de um engodo nosso.²

Conclusão atual e mais óbvia
  Portanto, os Deuses não criaram literalmente as estrelas. Eles apenas as ‘prepararam’ por as tornar visíveis para o nosso deleite, como cantou o salmista. (Sal 8:3, 4) Foi bem semelhante a quando abrimos as nossas cortinas da janela numa noite sem nuvens e passamos a observar aquelas belas joias lá no alto. Elas ‘não existiam’ antes de abrirmos as cortinas, mas agora nós as ‘criamos’! Nós também, imitando aos nossos criadores e Pais, os Deuses, estamos fazendo hoje o mesmo que Eles fazem: costumamos ‘chamar as estrelas por nomes’ após as identificarmos e as estudarmos.  — Isa 40:26.


  Agora que já sabemos algo sobre o nosso assombroso Universo, que tal fazermos uma viagem aos confins  - se existir - dele? Gaste, pelo amor de Deus, apenas uma hora e meia de sua existência nesta viagem: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-8zL6r855vc

____________________
2.       Veja este esclarecedor estudo.

20 comentários:

Apóstolo TDS disse...

encontrei a matéria de Marcelo Gleiser, na íntegra, neste site: http://resenha-on.blogspot.com/2011/09/definindo-o-universo.html

agora é só você copiar, colar no seu navegador e dá um "enter".

boa leitura.

Wandrey

Anônimo disse...

Irmão, tendo em vista que você está sendo iluminado com tantas verdades . . . olha, não estou te gozando, estou muito empolgado com o que venho lendo de seus estudos, será que você não é um enviado de Deus e um profeta?

Sou um ancião numa das congregações do povo de Jeová e reconheço o quanto suas ponderações fazem sentido.

Não posso me identificar mas deixo as iniciais de meu verdadeiro nome:

C.A.S.
SP

Apóstolo TDS disse...

Caro, C.A.S. meus cumprimentos.

O fato de eu estar sendo "iluminado com tantas verdades" bíblicas, neste tempo tardio do fim deste sistema de coisas, significa, primeiramente, que estou entre os 'muitos que percorreriam' as páginas das Escrituras inspiradas*, conforme profetizado pelo próprio Daniel e que tanto entenderia como divulgaria o 'abundante conhecimento verdadeiro'. (Da. 12:4) Se sou "um enviado de Deus [...] um profeta"? Claro que sou um enviado de Deus e também um profeta! - Rom. 10:15; 1Co. 14:37.

Agora quanto a você ser um ancião (pastor da congregação)? Esta afirmação está muito estranha, irmão. Vejamos:

primeiramente - um ancião jamais ficaria acrescentando comentários em blogs de quem usa o raciocínio próprio e que, mediante este, descobre e denuncia ensinos estranhas de dua própria religião!

Segundo - Mesmo que você 'reconhecesse que minhas ponderações fazem sentido', jamais diria isso por ser um ancião TJ. Se bem que deveriam dizer o que pensam para nunca serem observados por nós como homens desarrazoados e sem atitude própria. Infelizmente é assim que muitos de nós, TJ's, os vemos em nosso meio.

Terceiro - Um ancião jamais, ainda que comentasse em um blog, deixaria sequer uma só letra de seu verdadeiro nome. Comentaria como um anônimo.#

Irmão, por fim, saiba que tenho procurado viver de acordo com o meu chamado divino. Breve deixarei esse cenário terrestre.

Wandrey

*Não excluindo o Livro de Enoque
# Tenho visto em muitos blogs e caixas de cometários diversas, comentários de "anônimos" mas com palavras e raciocínio de uma Testemunha de Jeová entendida - seriam eles todos anciãos? é provável! se forem, é indicativo de que não vivem uma vida própria, normal. Têm de viver 'dentro do armário', por assim dizer, igual a muitos homossexuais.

Anônimo disse...

Voce estar totalmente louco rapaz. como pode falar uma coisa tao absurda e blasfema como essa? como pode ter uma mente tao insana assim e ainda dizer que é uma Testemunha de jeová, um irmão? sim, como pode dizer que o Deus Todo Poderoso, o Criador do Universo, foi criado pelo universo?

Se voce é mesmo uma Testemunha, então não sei mais o que esta acontecendo na organização. se eu fosse um ancião ia te achar e te levar pra uma comissão judicativa e te desmembrar da associação como caluniador, mentiroso e enganador - um satanás é o que tu é.

Apresente-se aos anciãos que terão misericordia de tu infeliz.

apaga todas estas informações apóstatas e blasfemas da internet.

vou enviar esse blog para o superintendente de distrito.

Apóstolo TDS disse...

Envia não, envia. Irmão, vc demonstra um alto grau de estresse. Nos tempos de Cristo, certamente diriam que tu tem demônio.

Sabe, acho que estou no caminho certo! Sua agressividade indica que "o homem de raciocínio é odiado", conforme destaquei aqui numa postagem, citando provérbios.

irmão, 'o justo aprenderá mais e o bruto se estressará ainda mais'.

Wandrey

Anônimo disse...

porque não cria sua própria religião ao invés de denegrir o nome de JEOVÁ se dizendo tj , e ficar criticando a religião e impor seus pensamentos como verdades absolutas , com certeza você não passa de um aproveitador querendo aproveitar-se dos doadores animados , tá querendo ficar rico? pois saiba que JEOVÁ vai esmigalha-lo, barato senhor apóstata.

Apóstolo TDS disse...

Entendeu errado, irmão. 'não estou denegrindo o grandioso nome de Jeová'. Leia mais atentamente e verá.

Não não estou me fazendo passar por uma Testemunha de Jeová - eu Sou uma. Sobre a questão 'criticar', sugiro que leia a revista Despertai! de janeiro de 2011, páginas 28 e 29, por exemplo. Entre outras coisas, destaco ao irmão as seguintes palavras significativas ditas ali:

"A Bíblia nos alerta contra acreditar 'em cada palavra'. (Provérbios 14:15) Ela diz que
devemos ‘nos certificar de todas as coisas’ — ou questionar as coisas que ouvimos antes de acreditar nelas. (1 Tessalonicenses 5:21) Por que você deveria pesquisar e questionar suas crenças? Porque a fé baseada em falsidades não passa de uma ilusão. Algumas pessoas de ‘mentalidade
nobre’ da antiga cidade de Bereia
deixaram um excelente exemplo de desenvolver o tipo certo de fé. Embora realmente quisessem acreditar no que os missionários cristãos haviam ensinado, aquelas pessoas fizeram
questão de examinar 'cuidadosamente as Escrituras,
cada dia, quanto a se estas coisas eram assim'. — Atos 17:11".

Portanto, irmão, tenho seguido de perto a orientação dos irmãos da dianteira da Nossa Organização religiosa, pondo em prática essa excelente orientação no meu estudo pessoal da Bíblia. Você não aplica essa orientação, irmão? Você faz o seu estudo pessoal da Bíblia? Acho que não!

Paz seja contigo e com os de sua casa, querido irmão. Seja bem vindo sempre.

_________

Seus irmãos,

Corpo Governante
das Testemunhas
dos Deuses Santos

Anônimo disse...

quando faço meu estudo pessoal e tenho dúvidas á respeito de algo deixo nas mãos do grandioso senhor e que vive por tempos indefinidos, que trouxe á existência nosso planeta e tudo que existe no universo,JEOVÁ , não tiro minhas próprias conclusões. Em breve JEOVÁ revelará tudo, as coisas que você acredita são suposições, o livro de enoque não faz parte do canôn porque é diferente do resto da bíblia,e talvez devesses tu questionares a veracidade deste livro por mais interessante que ele pareça ser. Na minha opinião a nossa mente é tão embotada pela imperfeição que não conseguimos entender que antes de tudo existia só JEOVÁ e que o amor o induziu á criar.As palavras do livro de enoque se parecem com a estoria do filme do super man 1 , essa suposta verdade que você propaga é a mesma verdade que a ciência tem divulgado , é a mesma verdade que a maçonaria tem divulgado e estes são os sábios deste mundo á quem DEUS negou o verdadeiro conhecimento. Que a vida eterna seja nosso alvo por benignidade da parte daquele que requer devoção "exclusiva" JEOVÁ por intermédio de seu filho JESUS, que nos ilumine e que pensemos de acordo. fique na paz !

Anônimo disse...

você não acredita que JEOVÁ preservaria as escrituras sagradas , você não se questiona porque Moisés não citou nada parecido com o que há escrito no livro de Enoque, se for assim iremos acreditar na estória de Lilith, ou na descrição da vida de JESUS segundo Tobias , daqui á pouco tu dirás que JESUS teve filhos com Maria Madalena.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, se você, ao fazer seu estudo pessoal, e quando 'tem dúvidas', 'deixa nas mãos do Grandioso Senhor', então como foi que você chegou à conclusão de que ele 'criou o planeta terra e tudo que existe no universo', se a Bíblia nada diz sobre isso? Por que você acreditou nisso, em vez de ter 'deixado essa dúvida a ser respondida só por Jeová'?

Diga-nos, irmão: 'Quem tirou essa conclusão' para você?

Se 'em breve Jeová revelará tudo', então do que nos adianta irmos ao Salão do Reino estudar a Bíblia e publicações bíblicas?

Cita para mim a regra que diz que um determinado livro deva ser 'igual' ao outro para pertencer aos livros sagrados? O livro de Enoque é bem semelhante ao estilo do livro de Revelação. Você já leu o livro de Enoque irmão? Não creio.

Não conheço nada da 'verdade da maçonaria', pois estudo só a Bíblia e as mesmas publicações que o irmão, acredito eu, também estuda - A sentinela, Despertai e, agora, A Continela.

Caro irmão anônimo numero 2:

Moisés escreveu muito do que se encontra no livro de Enoque. Mas mesmo que não tivesse feito, não seria por isso que o livro não fosse de Enoque. Deves levar em conta que naqueles tempos não existia a internet. O que quero dizer é que estes homens moravam em tempos diferenciados, em terras diferentes e sobre regimes governamentais diferentes, sem mencionarmos a língua diferente.

Caro irmão, nada justifica que 'rejeitemos um profeta e uma mensagem' do calibre de Enoque.

sobre 'Jesus ter filhos com Maria Madalena'. Irmão, não coloque palavras imundas na minha boca - pois tenho 'feito um pacto com minha mente e com minha língua'.

Sejam receptivos às novas revelações e não fiquem 'dando murro em pontas de faca'.

_______

Seu irmão,

Wandrey_______
Corpo Governante
das Testemunhas dos Deuses Santos

Anônimo disse...

quantos membros há na associação das testemunhas dos deuses santos? o pessoal do site apóstata mentes bereanas fazem parte da associação? você acredita que há salvação fora da arca? você desacredita ou desconfia das suas conclusões das coisas espirituais?

Apóstolo TDS disse...

Perguntas profundas e pensadas, irmão. Isso é que é perguntar.

Há por volta de mais de 12 milhões de membros ativos na Associação das Testemunhas dos Deuses Santos, em volta do planeta e, dentre elas, a possibilidade de o irmão ser uma é gigantesca.

É inadmissível a apostasia no nosso meio, porém, cada caso deve ser examinado à luz das evidências bíblicas.

Wandrey
________________
Corpo Governante
das Testemunhas
dos Deuses Santos

Anônimo disse...

não vai responder as outras perguntas?

Anônimo disse...

Isso muito depende: Se você também me responder uma:

O irmão é Testemunha dos Deuses Santos?

Wandrey
Pioneiro por Tempo Integral

Anônimo disse...

não. nunca fiz declaração publica da minha fé

Apóstolo TDS disse...

Pois devia, irmã. A salvação do cristão depende também de 'declararmos publicamente a nossa fé' - Ro 10:10.

Wandrey
Pioneiro por
Tempo Integral

Anônimo disse...

poeira das estrelas? então JEOVÁ deveria adorar as estrelas que o criaram.

Apóstolo TDS disse...

Ninguém deveria curvar-se diante de coisas inanimadas. É um tremendo erro - fatal, até.

Não há nada animado maior que os Deuses para que se curvem diante dele.

Então, Deuses obedientes curvam-se diante de Deuses superiores e todos curvam-se diante do "Principal dos Deuses" (ha‧’Elo‧hím), Jeová. - TNMDS.

Wandrey

Anônimo disse...

atualmente há 7000000 de testemunhas de JEOVÁ e 12000000 de testemunhas dos deuses santos?

Anônimo disse...

Inclua na sua calculadora os estudantes e obterá o númeo