29 de outubro de 2011

IGREJA COBRA MULTA AOS CASANDOS


U
Esta ilustração está fantástica - parabéns
aos irmãos de Betel.
ma igreja católica no Brasil está cobrando uma multa de até 500 reais de noivas que se atrasam para o casamento. Os noivos devem deixar um cheque assinado antes da cerimônia. Caso cheguem no horário combinado, eles recebem o cheque de volta.
       “Existe uma cultura do atraso no casamento, a gente fica refém das noivas. Então, não é questão de perdoar ou não perdoar [o atraso]. Eu sei que é dia de festa, mas, me diga se por acaso eles vão ao cartório e chegam atrasado? Vão ter que marcar outra data. Por que a Igreja tem que tolerar tudo?”, questionou o padre.*
       O padre está certíssimo. Hoje em dia não se pode mais dá o luxo – ou seria a inconveniência – de nos atrasarmos para qualquer compromisso sem sermos punidos de alguma forma. Mesmo na escola, por exemplo, sempre foi assim. Há uma tolerância de dez minutos e, após isso, só entra com atestado médico. É somente natural que a igreja, que vende e cede seu espaço para a cerimônia do casamento, espere que os noivos levem a sério o horário e entendam que o padre está ansioso para iniciar e terminar logo aquele casamento para, logo em seguida, iniciar o próximo. Afinal, é de negócios como este – o casamento e seus apetrechos – que vive o padre e que também mantém seu negócio, a igreja!
O que diz a Bíblia sobre o casar-se?
Eva era a esposa feliz de Adão e, no
 casamento simples deles,
tiveram filhos santos.
       Embora nós crentes asseveremos que foram os Deuses quem instituíram o casamento, tal como é hoje conhecido em variados  formatos e modalidades cerimoniosas, a Bíblia simplesmente mostra que o casamento é apenas um homem e uma mulher se unirem. Quer decidam viverem juntos – sem um documento e uma aliança de casamento, imposto pela sociedade moderna e seguido a risca por um padre, ancião ou sacerdote religioso –, quer se casem numa Igreja ou em quaisquer outro prédio religioso, ou mesmo só entre os dois, o que verdadeiramente importa para os Deuses santos é se ambos estarão decididos a 'deixar seu pai e sua mãe e apegar-se à sua esposa, tornando-se com ela uma só carne’. Observe que, para Adão e Eva tornarem-se esposo e esposa um do outro não houve um casamento tal como é hoje realizado. Não houve um padre nem um ofício nem um par de alianças! — Gênesis 2:24; Mateus 19:4-6.
       Da mesma forma que os Deuses fizeram um macho e uma fêmea para cada animal e disse que ‘fossem fecundos e tornassem-se muitos’, assim também aconteceu ao primeiro casal humano, a Adão e Eva. (Gênesis 1:22, 27) Nesse respeito, também, nós religiosos estamos errados em afirmar que um cristão tem de está casado em um cartório ou igreja – com um documento formal – se quiser está num casamento abençoado por Deus.
       Os ofícios de casamento comumente observados e praticados no mundo inteiro, portanto, em nada acrescenta santidade ao casamento e o difere do casamento ao modo simples e divino – o casamento ao modo bíblico!

_________________________

* G1

2 comentários:

Anônimo disse...

você é casado legalmente conforme a lei dos homens?

Apóstolo TDS disse...

O que é está casado legalmente 'segundo a lei dos homens', para o irmão?

Certamente dirá que é quando vamos a um cartório ou igreja e extraímos dali uma Certidão de Casamento, não é mesmo?

Mas saiba que não é. Isto na verdade muito depende de nação para nação. Vamos falar sobre a nossa nação, o Brasil. O que é está legalmente casado para nosso país, o Brasil? Certamente aqueles casais que vivem juntos sem ter um Certificado de Casado num cartório são também casais totalmente legais.

Saiba algo sobre o Novo Código Civil Brasileiro.

Wandrey
Pioneiro por
Tempo Integral