29 de setembro de 2012

VOCÊ ANDA POR ESPÍRITO OU PELA CARNE?


“Porque todos os que são conduzidos pelo espírito dos Deuses [santos],
estes são filhos dos Deuses.” — Romanos 8:14.

O
Líderes Governantes religionistas, num esforço
de 'deturpar' as palavras de Paulo, têm causado
"prejuízos" a si mesmos.
 APÓSTOLO PEDRO explicou que, nas “cartas” de Paulo “há algumas coisas difíceis de entender, as quais os não ensinados e os instáveis estão deturpando, assim como fazem também com o resto das Escrituras, para a sua própria destruição.” (2 Pedro 3:16) A fraseologia usada por Pedro nos faz lembrar das palavras utilizadas por Salomão, que escreveu: “Tudo isto eu tenho visto, e houve um empenho do meu coração em todo o trabalho que se tem feito debaixo do sol, durante o tempo em que homem tem dominado homem para seu prejuízo.” (Eclesiastes 8:9) Sim, tanto Salomão quanto Pedro nos advertiram quanto a homens que dominam e que, em sua ânsia de governar os leigos, têm deturpado as palavras de Paulo e de todas as escrituras, causando prejuízos irreparáveis aos santos cristãos. Qual o maior dos prejuízos que estes líderes governantes têm causado? Examinemos um assunto que o próprio apóstolo, Paulo, fez questão de frisar a todos nós, cristãos, mas que os homens “não ensinados e os instáveis estão deturpando, . . . para sua própria destruição”, ou “prejuízo”.
   Em sua carta aos romanos, o inspirado apóstolo Paulo abordou sobre um assunto totalmente novo, de ‘difícil entendimento’ para os da época dele, mas de vital compreensão e aceitação para seus leitores. Tinha que ver com a questão sobre os que viviam pela carne e os que viviam pelo espírito. Partindo desde o primeiro capítulo, onde é abordado o aspecto de como Jesus, qual descendente de Davi “segundo a carne”, tornou-se “Filho dos Deuses, segundo o espírito de santidade, por meio da ressurreição dentre os mortos”, e culminando na seguinte declaração: “Todos os que são conduzidos pelo espírito dos Deuses [santos], estes são filhos dos Deuses”. (Romanos 8:14) Quem, segundo o raciocínio “difícil de entender” de Paulo, eram os conduzidos pelo “espírito dos Deuses santos” e de que forma podiam eles serem “filhos dos Deuses”? — Daniel 4:8, 9.
Todos os que andam por espírito, são os “filhos dos Deuses”
   As palavras do apóstolo não precisam mais ser de ‘difícil compreensão’ — não nos tempos avançados em que estamos vivendo. Paulo, sob inspiração, revelou que “todos os que [eram] conduzidos pelo espírito” nos seus dias, eram “filhos dos Deuses”. Ele não fez como os atuais líderes governantes religionistas, que separam os cristãos em duas classes: a “classe dos Ungidos Filhos dos Deuses e a classe dos da Grande Multidão, que não podem ser filhos, mas apenas amigos dos Deuses”, conforme crença amplamente conhecida e divulgada pelos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, minha própria religião. Estes homens, já por quase 50 anos,1 têm agido quais homens que ‘dominam outros para seu (o deles) próprio prejuízo’, causando divisão entre os cristãos.
As Testemunhas dos Deuses Santos seguem
andando por espírito
   No final de sua carta, Paulo deu uma clara exortação a todos os cristãos, os que andavam promovendo a ideia de o cristão andar de acordo com a carne. Quem eram eles? Eram os que ‘causavam divisões’ nos seus tempos. Disse Paulo: “Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis. Pois homens dessa sorte são escravos, não de nosso Senhor Cristo, mas de seus próprios ventres; e, com conversa suave e palavras elogiosas seduzem os corações dos cândidos”. Nos tempos de Paulo, os que ‘andavam de acordo com a carne’ eram os líderes governantes judaicos. Estes, de todos os modos, tentaram ‘causar divisões e motivos para tropeços contra o ensino que os cristãos aprenderam’ dos apóstolos. Como estes homens conseguiam isso? Há um pequeno, porém importante, detalhe sobre a composição do grupo de irmãos que lideravam a obra cristã daquela época. Qual?
Os “apóstolos e anciãos” cristãos
   Quem eram os irmãos que estavam na dianteira da obra cristã? Segundo os atuais líderes religionistas das Testemunhas de Jeová, os cristãos eram comandados por um “Corpo Governante” cristão, composto pelos “apóstolos e anciãos de Jerusalém”. As Escrituras, no entanto, nada falam deles em termos de um “Corpo de Governantes”. Ao contrário! Jesus advertiu fortemente contra a criação de um grupo de homens assim entre Seus discípulos. (Leia Mateus 20:24-28) Segundo ele, todos os cristãos são iguais; todos eram irmãos. (Leia Mateus 23:1-12) Então quem eram os “apóstolos e [os] anciãos de Jerusalém”?
Os “Apóstolos”
   Quanto à identidade dos “apóstolos” não precisamos discutir, pois o próprio Senhor Jesus foi quem os escolheu. Eram doze homens a princípio. Mais tarde, houve também apóstolos que não pertenciam aos doze, como o apóstolo Paulo, por exemplo, que fora comissionado “apóstolo para as nações”. (Romanos 1:5; Gálatas 2:8) Entretanto, mesmo nesse caso, ele fora escolhido pelo próprio Deus Jesus. Assim, todos os apóstolos eram — e ainda o são — homens escolhidos pelo próprio Jesus. Então, quem eram os que compunham o outro grupo, os “anciãos”, e que ficavam junto aos apóstolos em Jerusalém?
Os “Anciãos”
   A questão de quem eram os do grupo de “anciãos” que faziam frente aos cristãos junto com os apóstolos escolhidos de Cristo nunca que fora plenamente compreendida — até agora. Visto que Jeová têm o propósito de que a verdade brilhe cada vez mais, a ponto de acabar com a escuridão, decretou que este é o momento de sabermos quem eram eles. Para isso, leiamos Atos 15:1-6:

Certos homens desceram então da Judeia e começaram a ensinar os irmãos: ‘A menos que sejais circuncidados, segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.’ Mas, quando havia ocorrido não pouca dissensão e disputa com eles da parte de Paulo e Barnabé, providenciaram que Paulo e Barnabé, e alguns outros deles, subissem até os apóstolos e anciãos em Jerusalém, com respeito a esta disputa.
Concordemente, depois de serem acompanhados parte do caminho pela congregação, estes homens continuaram viagem, . . . Chegando a Jerusalém, foram recebidos benevolamente pela congregação e pelos apóstolos e anciãos, e eles narraram as muitas coisas que os Deuses tinham feito por meio deles. Contudo, alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: ‘É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés.
E os apóstolos e os anciãos ajuntaram-se para considerar esta questão.

Anciãos inimigos 'assentavam-se' entre os apóstolos cristãos
   Observe que os que “desceram” à Judeia com o objetivo de ‘ensinar os irmãos a obedecer à circuncisão, conforme a Lei dada a Moisés’,2 compartilhavam do mesmo pensamento daqueles “alguns dos da seita dos fariseus” que conviviam junto aos apóstolos em Jerusalém. Qual o papel destes homens dentro do arranjo cristão? Eles eram os “anciãos”. Quando Paulo e Barnabé “narraram as muitas coisas” aos “apóstolos e [a estes] anciãos”, incluíram também o problema em prol do qual ‘subiram a Jerusalém’, isto é: buscar solução para a “disputa” que houve após disseminação do ensino promovido por “certos homens que haviam descido à Judeia”. Os apóstolos do Cristo mal puderam assimilar a denúncia. Antes de eles sequer pensarem como resolver a situação, “alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, levantaram-se dos seus assentos e disseram: ‘É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés’.” Estes homens não perdiam tempo — nem a oportunidade de promover seus ensinos carnais!
   Quem diria, os apóstolos estavam rodeados por inimigos, que, num fingimento religionista típico, aparentavam ter “crido” e, mantendo seu estilo de ‘gostar dos primeiros assentos’, tinham “assentos” fixos entre os que lideravam a obra cristã! (Leia Mateus 23:6) Estes homens defendiam que os cristãos deveriam voltar a praticar as obras da carne em vez de viverem por espírito! O apóstolo Paulo, em Romanos, associou a obediência à lei de Moisés a viver pela carne. Disse ele em Romanos 7:1-6:

Será que não sabeis, irmãos, (pois estou falando aos que conhecem lei,) que a Lei domina sobre o homem enquanto ele vive? Por exemplo, a mulher casada está amarrada por lei ao seu marido enquanto ele viver; mas, se o seu marido morrer, ela está exonerada da lei de seu marido. . . .
Assim, meus irmãos, vós também fostes mortos para com a Lei, por intermédio do corpo do Cristo, para que vos tornásseis de outro, daquele que foi levantado dentre os mortos, a fim de que déssemos fruto para os Deuses. Pois, quando estávamos de acordo com a carne, as paixões pecaminosas, incitadas pela Lei, trabalhavam em nossos membros para que produzíssemos fruto para a morte. Mas agora fomos exonerados da Lei, porque morremos para com aquilo que nos segurava, para que fôssemos escravos num novo sentido, pelo espírito, e não no velho sentido, pelo código escrito”.

   Observou? Para aqueles primitivos cristãos, que haviam sido libertos da Lei, voltar a viver de acordo com a Lei dada a Moisés, significaria viver de acordo com a carne que, por sua vez, conduzia a pessoa à morte. Já para os que persistissem em viver por espírito, tinham de está livres da observância dada pela Lei de Moisés. Mas os “anciãos”, que ‘assentavam’ com os apóstolos, promoviam o erro. Segundo eles, os discípulos deveriam viver de acordo com a carne, por voltar a praticar a Lei. O que isso tudo nos ensina? Qual é a implicância de, hoje, líderes e governantes religionistas, promoverem um ensino em que os discípulos não são “filhos dos Deuses”?
Fiquemos de olho e evitemos os que causam divisões em nossos dias!
O Corpo dos Governantes das
Testemunhas de Jeová,  estando
profeticamente montados em nós,
nos escraviza e nos condiciona a
meros 'amigos dos Deuses'.
   Jesus promoveu a ideia de que todos os seus discípulos fossem iguais. Os apóstolos seguiram essa mesma linha de raciocínio. Paulo condenou os líderes religionistas que suprimem a verdade aos seus leigos, classificando-os como não sendo “filhos dos Deuses”, dizendo: “O furor dos Deuses está sendo revelado desde o céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade de modo injusto, porque aquilo que se pode saber sobre os Deuses é manifesto entre eles, porque os Deuses lho manifestaram”. (Romanos 1:18, 19) Iguais aos “anciãos” infiltrados entre os primitivos cristãos, que eram apresados em ‘levantar-se de seus assentos’ para condenar os cristãos a ‘deixarem de ser filhos dos Deuses por viverem de acordo com a carne’, os atuais líderes governantes religionistas “suprimem a verdade de modo injusto”. Que verdade é esta?
   A verdade de que todos nós, cristãos que vivem de acordo com o espírito, somos verdadeiros “filhos dos Deuses”. Como tais, é vital que devamos participar dos emblemas da carne e do sangue do Cristo por ocasião da Comemoração da morte do Cristo e, também, sendo “filhos”, somos “ungidos”. O que desclassifica realmente um cristão de ser ou não “filho dos Deuses”, “ungido” ou não, não é a “divisão” que líderes governantes infiltrados entre os santos promovam, mas sim se o crente está andando por espírito ou pela carne. Você, caro crente, anda por espírito ou pela carne? – Leia Romanos 8:1-17; Gálatas 5:19-22.
__________
   1 A criação de um Corpo dos Governantes entre as Testemunhas Cristãs de Jeová de hoje, se deu na década de 70 do século passado.
   2 A Lei dada a Moisés fora abolida por ocasião da vinda de Jesus à terra. 

22 comentários:

Anônimo disse...

OH "Apóstolo" TDS Essa é uma nova revelação que os deuses" te deram? Essa de que os anciãos que ficavam junto dos apóstolos eram infiéis?

Muito estranho, tu é muito estranho, mas por conta disso resolvi ler todo o Atos e Romanos ontem.

Estou com uma impressão de que alguma coisa realmente não foi contada. Tenho uma opinião formada, mas vou contar depois de sua resposta aqui.

Anônimo Legal


Apóstolo TDS disse...

É isso mesmo, irmão. E tem mais; deveria ser veiculado através de A Continela de novembro, mas o espírito insistiu que ela fosse posta por escrito imediatamente. Então tiremos proveito de mais um aspecto da verdade divinamente inspirada.

Apóstolo TDS

Kianba Uingui disse...

Por querer andar por espírito, tenho comentado, indagado e feito elogios a si apóstolo TDS.
Neste particular, quero saber(visto que A tradução e produção da Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas, está em andamento), a tradução de Rom.7:22,23 na referida obra(tradução)

Eu agradeço!

Apóstolo TDS disse...

Duplamente surpreendente, irmão Kianba Uingui.

Sabe que eu estive pensando muito seriamente nesta passagem a uns dois domingos atrás! Pois é. Estava eu no Salão do Reino e, ao perceber que o discurso público era mais um daqueles chaóides, abri a Bíblia e passei a ler todo o livro de Romanos (neste último domingo fiz o mesmo com Filipenses) e, ao chegar a esta parte, tive a nítida impressão de que o apóstolo estivesse dizendo algo que nunca nos passara à mente! Vamos ao texto e, logo depois, confidencio ao irmão aqui o que tenho em mente sobre esta passagem. Dependendo do que o irmão, em particular, pensar, a tradução dessa passagem poderá sofrer sua influência.

"Eu realmente me deleito na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, mas observo em meus membros outra lei guerreando contra a lei da minha mente e levando-me cativo à lei do pecado que está nos meus membros." — Romanos 7:22, 23, conforme a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada por nós Testemunhas de jeová.

Todos nós, Testemunhas de Jeová, estamos bem cientes de como 'nós' compreendemos esse texto. De fato, o texto e a compreensão que temos dele lança a base para a nossa crença de que 'somos imperfeitos e, por isso, não conseguimos atingir a perfeição'. Não raro o texto é citado juntamente com a passagem sobre a situação que Adão e Eva nos colocaram - 'na imperfeição e pecado'. Pois bem. Vamos à compreensão que temos, depois direi o que o "espírito dos Deuses santos" me fez ver.

Paulo enfatiza que, embora ele tente viver de acordo com as leis dos Deuses (Deus na TNM), não consegue plenamente. Por que não? Porque 'há algo dentro dele - o pecado; a imperfeição; a fraqueza da carne decaída - que faz guerra para fazer o que é contra a lei'. O que Paulo quer dizer é muito simples: 'enquanto ele quer viver de acordo com o espírito, há a imperfeição da carne, devido ao pecado adâmico, que o leva para realmente fazer os desejos da carne - contrários aos desejos do espírito'. E não é exatamente assim que nós, como Testemunhas de Jeová, compreendemos? sim, é assim. O que o "espírito" me fez ver?

O QUE O "ESPÍRITO DOS DEUSES SANTOS" ME FEZ VER ACERCA DE ROMANOS 7:22, 23

Se o irmão fizer como fiz, ler inteiramente o livro de romanos, é possível que o espírito também o faça ver o que vi. Afinal, todos temos o mesmo espírito santo dentro de nós, como "filhos amados" que somos.

Vamos ao que interessa:

...

Apóstolo TDS disse...

...

Desde o princípio da carta aos Romanos, Paulo contrasta a superioridade do cristianismo sobre os que ainda viviam debaixo da Lei Mosaica (a "lei de Deus", do v. 22). Ele associa os que observam a Lei com pessoas que 'vivem pela carne', enquanto que os cristãos, vivem pelo espírito. Isso é bem fácil de se ver e entender. Então, Paulo, como um homem que por muitos anos viveu 'plenamente a Lei' - era um 'fervoroso fariseu' - está dizendo o óbvio: que entende plenamente os dois lados da questão. Ele agora é um homem que 'vive por espírito', debaixo da "Lei do Cristo", mas fala como quando estivera vivendo sob a Lei mosaica, 'pela carnalidade'.

Esse é o detalhe bem sutil que o espírito me fez ver, irmão Kianba. Paulo, através desta carta - especificamente neste texto que estamos considerando -, fala como se ele ainda estivesse debaixo da 'Lei carnal'. É como se ele estivesse se colocando no lugar dos que ainda preferiam viver debaixo da Lei carnal. O irmão consegue perceber o que digo? Consegue ver essa sutil maneira que o apóstolo teve de 'raciocinar' à altura dos seus 'irmãos judeus que viviam na lei carnal'? Ele simplesmente se 'coloca no lugar deles', pois sabe exatamente o que eles pensam e imaginam. Paulo era um homem muito profundo em suas declarações, e, talvez por isso, 'difícil de ser compreendido' às vezes. — Leia 2 Pedro 3:15, 16

"empatia", era isso o que Paulo tinha em mente ao escrever esse trecho de sua carta. Ele se colocou no lugar dos que 'viviam pela carne' e expressou o 'quão difícil era para eles atingir o que os Deuses exigiam deles' Assim, quando ele conclui, dizendo: "homem miserável que sou!", estava chamando os judeus ao raciocínio lógico.

Conclusão: Paulo sabia exatamente que, quando vivia debaixo da Lei, era um homem carnal e que praticava as obras da carne, mesmo que não quisesse. Agora ele não era mais um escravo da carne, pois foi livrado da lei pelo sangue do Cristo. ele então diz mais claramente:

"Portanto, os em união com Cristo Jesus não têm nenhuma condenação. Pois a lei desse espírito que dá vida em união com Cristo Jesus libertou-te da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:1, 2) Observe que Paulo não diz: "A Lei do Cristo me libertou", mas: "a lei desse espírito que dá vida em união com Cristo Jesus", isto é: a "Lei do Cristo", "te libertou". É aqui que a narrativa de Paulo dá o entendimento de tudo. Afinal, quando ele escreveu sua carta, a muito já havia sido 'liberto da lei carnal'. Ele era agora um homem que vivia somente pelo espírito.

...

Apóstolo TDS disse...

...

Irmãos, se "permanecermos na Palavra dos Deuses", ela também nos libertará de velhos conceitos. Tudo o que acabei de evidenciar, é obra do espírito dos Deuses santos, presente em cada um de nós, basta ser sincero com os Deuses santos e consigo mesmo. Isto significa que, como nossa revista da verdade já veiculou, não existe o tal ensino da 'imperfeição que nos faz morrer devido ao pecado adâmico'. Como a revista salientou muito bem, 'o que faria Adão viver indefinidamente era a árvore da vida' e não uma mitológica "perfeição". Paulo, portanto, em nada contribui para sustentar esse engodo religionista. Paulo, qual cristão que vivia por espírito, estava debaixo da "lei perfeita, que pertence à liberdade". (Tiago 1:25) Ele atingira, portanto, a perfeição espiritual por está debaixo dessa lei e não mais debaixo da lei carnal. — Veja mateus 5:48.

COMO FICARÁ A TRADUÇÃO DO TEXTO NA TDS

Veja uma possível maneira de traduzirmos o texto - aceitamos sugestões.

"'Eu'# realmente me deleito na lei dos Deuses segundo 'o homem que sou' no íntimo, mas 'observo' em 'meus' membros outra lei guerreando contra a lei da 'minha' mente e levando-'me' cativo à lei do pecado que está nos 'meus' membros." — Romanos 7:22, 23, TDS



__________
* Veja ct2P_fev12 páginas 27-32 e ct6P_jun12 artigo de capa.
# Uma nota será colocada aqui explicando o caso.


Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Incrível!

É esta a palavra que achei para me expressar sobre este estudo pessoal e sua maravilhosa mudança de entendimento.

Anteriormente, compreendíamos que os "anciãos" (“Anciãos.” Gr.: tous pre·sby·té·rous) eram 'cristãos firmes na fé', igual aos apóstolos. Mas agora vejo - exatamente como o apóstolo tds viu - que estes "anciãos" eram realmente os 'fariseus que haviam "crido" no Senhor' e que, ao procurarem fazer parte do cristianismo, logicamente, como era de seu estilo, não se conformavam com apenas serem cristãos, do povo. Eles foram logo direto ao "topo" do cristianismo! Eles quiseram - e conseguiram - fazer parte da 'elite', entre os apóstolo! Porém, ainda não bastava isso, quiseram - e também conseguiram - serem citados juntamente com os apóstolo: "Apóstolos e Anciãos" de Jerusalém! Simplesmente maravilhoso que um homem nos nossos tempos, que nem mesmo faz parte dos grandes eruditos e estudiosos religiosos, possa ter visto isso enquanto que aqueles nunca sequer pensaram. Será que é porque líderes "religionistas", que têm medo de perder seu poder entre os 'primeiros', nunca evidenciariam isso por medo de serem descobertos? É o que parece.

À base disso, resolvi ler todo o ato dos apóstolo para, quem sabe, achar a origem destes anciãos. Meu objetivo seria o de tentar ajudar o apóstolo a ver seu equívoco. Mas não! Aconteceu o contrário! Eu realmente consegui confirmar suas descobertas e estudo! Vejam, irmãos, os textos que selecionei, e as pistas que nos faz 'ver' os 'líderes fariseus' infiltrando-se no cristianismo e 'assentando-se diretamente com os apóstolos':

Atos 1:1 e 2 - O primeiro relato, ó Teófilo, eu compus a respeito de todas as coisas que Jesus principiou tanto a fazer como a ensinar, até o dia em que foi tomado para cima, depois de ter dado mandamento, por intermédio de espírito santo, aos apóstolos que escolhera.

Observe que Lucas menciona os apóstolos sozinhos, sem os "anciãos".

Atos 2:7 - os vossos anciãos terão sonhos

Seriam "anciãos" em sentido de idade ou os "anciãos" fariseus que seriam afetados pela profecia de Joel 2:28?

Atos 4:5 a 7 - No dia seguinte, ocorreu em Jerusalém um ajuntamento dos seus governantes, e anciãos, e escribas 6 (também Anás, o principal sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e tantos quantos eram da parentela do principal sacerdote), 7 e postaram-nos no meio deles e começaram a indagar: “Com que poder ou em nome de quem fizestes isso?”

Observe que aqui eles aparecem. Eles ainda são 'zelosos' da Lei carnal e querem paralisar a 'Lei do espírito' e os que vivem-na. Observe que, também, como o apóstolo desvendou, eles são chamados de "governantes" - daí para serem chamado hoje de "Corpo governante" foi uma perfeita imitação deles.

Atos 4:8 - “Governantes do povo e anciãos,

Pedro os chama assim, de "Governantes". Este ameaçaram os apóstolos (v. 29).

Atos 4:32 e 33 - Ainda mais, a multidão dos que haviam crido era de um só coração e alma, e nem mesmo um só dizia que qualquer das coisas que possuía fosse a sua própria; mas eles tinham todas as coisas em comum. 33 Também os apóstolos continuavam com grande poder a dar testemunho a respeito da ressurreição do Senhor Jesus

Observe que houve uma multidão que creu após este incidente - mas ainda não foram os 'anciãos fariseus'. O texto novamente menciona os apóstolos sozinhos, sem um corpo de "anciãos" com eles.

Atos 5:12 - Além disso, por intermédio das mãos dos apóstolos continuavam a ocorrer muitos sinais e portentos entre o povo; e todos eles estavam de comum acordo na colunata de Salomão

Eles ainda são mencionados a sós aqui.

CONTINUA >





Anônimo disse...

>


Atos 5:13 - Verdadeiramente, nem um só dos outros tinha a coragem de se juntar a eles; não obstante, o povo os afamava.

Percebam que, até aqui, "nem um só dos outros" judeus "tinham coragem de juntar-se" aos apóstolos. O "povo" crente 'afamava os apóstolos' por sua coragem de serem a favor do Cristo. "Afamavam". Será que esta palavra chamaria a atenção dos 'líderes anciãos governantes' mais tarde? Veremos.

Atos 5:17 - Mas, levantando-se o sumo sacerdote e todos os com ele, a então existente seita dos saduceus, ficaram cheios de ciúme,

Será que estavam "cheios de ciúme" diante da 'afamação' dos apóstolos pelo povo? Curioso. Por conta desse sentimento, 'mandaram prendê-los'. No dia seguinte, "toda a assembléia dos anciãos dos filhos de Israel, e mandaram trazê-los da cadeia" (v. 21) Os "anciãos" ainda não 'haviam crido' aqui.

Atos 5:29 - “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.

No sinédrio, diante dos "governantes e anciãos" os apóstolos, não se acovardando, disseram estas palavas. Aparentemente eles não 'aprovavam a existência de um Corpo Governante'. O que eles disseram aqui foi que 'obedecem somente Deus como governantes e não àqueles homens' que os mandavam 'parar de pregar'.

Atos 8:1 - Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a congregação que estava em Jerusalém; todos, exceto os apóstolos, foram espalhados através

Após a morte de estevam, com a perseguição, só os apóstolos não fugiram. Eles ainda são mencionado aqui sozinhos - nada de "anciãos". Onde estão estes homens!

Atos 8:14 - Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que Samaria havia aceito a palavra de Deus, mandaram-lhes Pedro e João;

Ainda estão só - nada deles!

Atos 9:27 - Barnabé veio, assim, em seu auxílio e o conduziu aos apóstolos, e ele lhes contou em pormenores como tinha visto o Senhor

Saulo vira Paulo e os judeus governantes ficam alarmados. Querem matá-lo. Barnabé o conduz aos apóstolos, que, ainda encontram-se só - nada de "anciãos" até aqui.

Atos 11:1 a 3 - Ora, os apóstolos e os irmãos que estavam na Judeia ouviram que pessoas das nações também receberam a palavra de Deus. 2 De modo que, quando Pedro subiu a Jerusalém, os [patrocinadores] da circuncisão começaram a contender com ele, 3 dizendo que ele tinha ido à casa de homens incircuncisos e havia comido com eles

Opa, aqui estão eles. Finalmente eles aparecem! Embora os apóstolos sejam mencionados a sós, percebam a formação do que será os divisores da fé. Menciona-se aqui os "os patrocinadores da circuncisão". Obviamente tratava da circuncisão carnal segundo a Lei carnal e não à "circuncisão do coração", da "Lei do Cristo". Pedro não estava sendo questionado por estes lá no sinédrio deles, mas eles estavam junto com os crentes, no meio deles, infiltrados. É curioso que estes 'patrocinadores da carnalidade' tenham autoridade de "contender" com um apóstolo. Não, definitivamente estes homens não eram meros crentes leigos. Tinham de ser dos que haviam crido dentre os governantes e anciãos judeu - dentre aqueles que 'gostavam de assentar-se nos lugares mais destacados' (Mateus 23:6). São estes homens que, no capítulo 15 de Atos, apoiarão os que 'desceriam à judeia para ensinar a circuncisão carnal'. É bem provável que dali em diante os cristãos ficariam divididos quanto à religião cristã. Foi por isso que, em sua carta aos Romanos, Paulo contrasta a fé cristã, pelo espírito, da fé judaica, pela carne. Aqueles cristãos já haviam a muito sido envenenados pelos ensinos carnais desses que 'contenderam' com Pedro justamente sobre a questão defendida por eles - a circuncisão carnal, conforme a Lei carnal, de Moisés.

CONTINUA >

Anônimo disse...

>

Atos 11:29 e 30 - Assim, os dos discípulos resolveram, cada um deles segundo o que podia, prover aos irmãos que moravam na Judeia uma subministração de socorros; 30 e isto fizeram, mandando-a aos anciãos, pela mão de Barnabé e Saulo.

Aqui menciona-se os "anciãos" como os que 'cuidavam das provisões'. Estes, no entanto, não pareciam ser os que 'se assentavam junto dos apóstolo' e que 'contenderam' com Pedro, enfrentando-o. Estes eram os "sete homens acreditados" pelos Apóstolos para executar a função de fornecer a comida. (veja Atos 6:1 a 6)

Atos 14:4 - No entanto, a multidão da cidade estava dividida, e alguns eram a favor dos judeus, mas outros a favor dos apóstolos.

O texto aqui indica o que afirmei logo atrás. Aqueles "anciãos" que 'contenderam' com Pedro, e que promoviam o ensino da circuncisão veementemente entre os crentes cristãos, causaram uma divisão nas mentes e corações dos crentes cristãos. O problema ficou tão sério que uns 'eram a favor [da vida pela carne] e outros [da vida pelo espírito]'.

Após este apanhado, vi que os "anciãos" que ficavam junto dos "apóstolos", aparecem definitivamente no capítulo 15 de Atos, conforme o Apóstolo TDS destacou muito bem aqui neste estudo.

Assim, não tenho mais dúvidas - os "anciãos" que 'juntaram-se' aos apóstolos, eram os 'homens influentes fariseus que haviam "crido"'. Estes realmente se infiltraram no cristianismo para, mais tarde, serem os principais protagonistas da apostasia, que nasceria dentro do cristianismo, no seio dos que tomavam a dianteira - "dentre vós mesmos", apontaria mais tarde Paulo. esta apostasia não foi algo demorado. Já operava com toda sua força mesmo diante dos narizes dos apóstolos. Veja este último texto:

CONTINUA >

Anônimo disse...

>

Atos 21:15 a 22 - Então, depois daqueles dias, preparamo-nos para a viagem e começamos a subir a Jerusalém. 16 Alguns dos discípulos de Cesareia, porém, foram também conosco, para nos levar ao homem em cujo lar íamos ser hospedados, certo Mnáson, de Chipre, antigo discípulo. 17 Ao chegarmos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de bom grado. 18 Mas no [dia] seguinte, Paulo foi conosco ter com Tiago; e todos os anciãos estavam presentes. 19 E ele cumprimentou-os e começou a dar em pormenores um relato das coisas que Deus fizera entre as nações por intermédio do ministério dele.
20 Ouvindo isso, começaram a glorificar a Deus, e disseram-lhe: “Observas, irmão, quantos milhares de crentes há entre os judeus; e todos eles são zelosos da Lei. 21 Mas eles ouviram rumores a respeito de ti, de que tens ensinado a todos os judeus entre as nações uma apostasia contra Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem os seus filhos nem andem nos costumes [solenes]. 22 O que se há de fazer, então, a respeito disso? Em qualquer caso, eles vão ouvir que chegaste.

Observe atentamente que Paulo, ao subir a Jerusalém, 'fora recebido de bom grado pelos irmãos'. No dia seguinte foi ver Tiago, um dos apóstolos e meio-irmão do Senhor. Onde estavam os demais? Aparentemente não estão aqui. note, porém, que junto com Tiago estão "todos os anciãos". Paulo os cumprimenta a todos e passa a relatar seus feitos entre as nações. Embora emocionados, observe o que provavelmente os anciãos dizem a Paulo: 'Veja, Paulo, existem muitos milhares de crentes judeus e todos são zelosos da Lei'. De que lei estavam falando? Da lei do cristo que era segundo o espírito? não, da Lei carnal, conforme sustentada pelos 'fariseus' carnais. Daí, percebam a ameaça que estes anciãos fazem a Paulo: 'Eles [os "crentes judeus" carnais] ouviram rumores de que tu tem ensinado aos judeus entre as nações uma apostasia contra [a Lei carnal], dizendo que não sejam circuncidados [na carne] e que abandonem os costumes [carnais]'. Foi uma ameaça frontal. Por esta Paulo nem esperava. A carnalidade promovida pelos "anciãos" que compunham os "apóstolos e anciãos" venceram com o tempo.

Parabéns, Apóstolo TDS, por nos fornecer esclarecimento espiritual.

Anônimo Legal

Anônimo 2 disse...

tj7,estás,sem se aperceber falando sobre a última parte da 70° semana da profecia de Daniel,e da "barraca de Davi" que estava caída", portanto,onde certamente a formação da congregação cristã estava em pleno andamento.Portanto,não é de se estranhar que este arranjo não era AQUELE arranjo de tito 1:5-11
"POR ESTA RAZÃO TE DEIXEI EM CRETA,PARA QUE CORRIGISSES AS COISAS DEFEITUOSAS,E FIZESSES DESIGNAÇÕES DE ANCIÃOS NUMA CIDADE APÓS OUTRA....POIS HÁ MUITOS INDISCIPLINADOS,CONVERSADORES
INPROFÍCUOS E ENGANADORES DA MENTE,'ESPECIALMENTE OS HOMENS QUE ADEREM A CIRCUNCISÃO,É PRECISO CALAR A BOCA DE TAIS..."

É evidente que "alguns" daqueles líderes judaicos que aceitassem o cristianismo receberiam a oportunidade de ajudar a iniciante congregação cristã,isto era profético,isto não é novidade nenhuma,Aliás,Paulo era um deles.No entanto,deve-se notar que os apóstolo tiveram uma participação maior na decisão. Portanto,a questão continua: EXISTIA UMA LIDERANÇA CENTRALIZADA ALI? PELO VISTO SIM!Jeová estava com tal liderança? evidente que sim! e com o passar do tempo alguns deles se tornaram os "superfinos apóstolos",não designados pelo arranjo cristão conforme delineado em tito,estes tentavam a todo custo arruinar a autoridade dos apóstolos tornando-se instrutores de famílias,a princípio,Paulo aconselhou Tito a tentar corrigir as "coisas defeituosas" que eles tentavam promover,como não teve Jeito,com o
passar do tempo,foram excluídos da congregação,com o passar do tempo,viraram bagunça,cada qual com sua loucura.É evidente para qualquer estudante da bíblia que havia governo,pois o contrário de governo é anarquia.E o governo cristão é em muito diferente do governo dos fariseus.Será,que tal situação é um drama simbólico a ser repetido na nossa organização? para alguém rancoroso é fácil conceber isso.Mas não existe o menor indício.

Anônimo 2 disse...

Quanto a dizer,que aqueles anciãos que estavam ali com os apóstolos eram os fariseus infiéis naquele momento creio que se equivocou.Esqueceu de mencionar que Paulo,que também era um ancião anterior fariseu,se submeteu humildemente as orientações deles,inclusive as do cap.21.vERSO 26:
"PAULO TOMOU ENTÃO CONSIGO OS HOMENS,NO DIA SEGUINTE,E PURIFICOU-SE CERIMONIALMENTE JUNTO COM ELES."
Na verdade,Paulo entendeu que AQUELES anciãos queriam simplesmente protegê-lo,e embora soubessem que tais costumes não fossem necessários(vers.25) eles o incentivaram a cumpri-los.No entanto,mesmo com esse conselho amoroso aconteceu o pior(vers.27-31).SERÁ QUE O CONSELHO DE PAULO AOS ROMANOS E AOS CORÍNTIOS DE NÃO FAZER OUTROS TROPEÇAREM NÃO FOI UMA SIMPLES LEMBRANÇA DO CONSELHO AMOROSO DESSES ANCIÃOS QUE VISARAM SIMPLESMENTE PRESERVAR VIDAS? portanto,lembre-se,que tanto os anciãos que estavam com os apóstolos eram chamados de "anciãos"(cap.15) como também os que andavam com os fariseus eram chamados de "anciãos"(cap.23:12-15)
Os anciãos que lideravam junto com os apóstolos eram sim homens fiéis,inclusive,posso citar-lhe o nome de um deles:TIAGO,irmão de jesus,que não era um dos 12 e que inclusive foi este Tiago quem presidiu a reunião em Atos 15,a quem Paulo se referiu como "coluna da congregação"de Jerusalém-Gálatas 2:9. Quer o nome de mais dois? BARSABÁS E SILAS- Atos 15:22. Veja,meu brother, que isso não é nada genérico,talvez se procurar na bíblia achará mais nomes de alguns anciãos em Jerusalém,que andavam com os 12,infelizmente nessa ocasião Estevão já era morto.Será que o outro irmão de Jesus,Judas,não era ancião também? vai procurando que você encontra outros.Isto não é estudo genérico e sim específico.Tenha a certeza que,se houve algum ancião fariseu infiel na liderança do corpo,o próprio saiu com o tempo,não causou dano permanente.Os rancorosos,que falavam sobre Paulo e outros: "sua presença é fraca e sua palavra desprezível" estes é que espalharam a gangrena da
apostasia,pense nisso!

Kianba Uingui disse...

Quando se quer descredibilizar alguém ou uma comunidade, argumentos jamais faltarão.

Mas, se havemos de defender alguém ou uma organização, argumentos recheados de entendimento e compreensão espiritual sempre triunfarão.

Kianba Uingui disse...

Desculpa, apóstolo tds, por não ter antes mencionado directamente a exposição acima referente ao texto de Romanos 7:22, 23, TDS.

Obrigado pela partilha!

Anônimo disse...

Muita loucura...

Apóstolo TDS disse...

Irmãos, alguns têm duvidado das verdades aqui apresentadas - sobre tudo acerca desta nova luz, de que os "anciãos", que compunham o grupo dos "apóstolos e anciãos de Jerusalém", eram 'anciãos fariseus que haviam crido' num fingimento característico só deles. Mas nós temos evidenciado razões fortes para nossa compreensão - uma compreensão nova, mas não falha. O que eu, como um apóstolo do Cristo, tenho feito, não pode ser classificado de heresias, como certos críticos têm dito. A menos que consigam provar o contrário, mas não o fizeram e nem o fazem. Assim, as "novas luzes" permanecem de pé. E vou dá dois reforços a mais para que o irmão possa se dá conta disso. Ao paço que todos aqui façam uma análise destes dois novos reforços, tente capturar a essência da verdade irrefutável e da 'trama' que há em torno do sustento da verdade antiga, que é prejudicial ao intelecto de um homem que anda por espírito em vez de pela carnalidade que era comum da "Lei" mosaica.

Questões levantadas:

Se os anciãos, do grupo dos "apóstolos e anciãos de Jerusalém" não são o que estamos descobrindo, então quem foi que enviou os "certos homens", que "desceram . . . e começaram a ensinar os irmãos: 'A menos que sejais circuncidados, segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos'.”? Quem estaria promovendo um retorno à 'carnalidade', senão os "alguns dos da seita dos fariseus, que haviam crido, [e que] levantaram-se dos seus assentos e disseram: 'É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei [da carne]'.”?*

Vamos aos fatos?


....

Apóstolo TDS disse...

...

Primeiro reforço factual

O irmão "Anônimo 2" havia raciocinado que 'os anciãos poderiam ser os anciãos 'amigos dos apóstolos e portanto fiéis cristãos'. Mas, repare no que o espírito me disse:

"E os apóstolos e os anciãos ajuntaram-se para considerar esta questão. 7 Ora, tendo havido muita disputa, levantou-se Pedro" - Atos 15:6.

Repare, irmãos, que, imediatamente após os da 'seita dos fariseus, que haviam crido, se levantarem dos seus assentos e dizerem: “É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés".', os "apóstolos e anciãos ajuntaram-se para considerar esta questão". É bem provável que estes homens tenham adentrado num outro cômodo do recinto. É provável que tenham feito isso para preservar a espiritualidade dos demais, principalmente dos menos estáveis na fé. Dito isso, observe que, mesmo com toda esta medida, houve "muita disputa" entre eles. Será que se todos estivessem de acordo, haveria "disputa"? Não mesmo. No máximo uma discussão. Mas a palavra "disputa" indica que estavam divididos nas opiniões. Quem apoiava um lado e quem o outro? Saiba que o "espírito dos Deuses santos", que 'ensina todas as coisas' no seu devido tempo, está dizendo: 'os apóstolos fiéis eram a favor da lei espiritual - portanto contra a circuncisão carnal - enquanto que os anciãos, que eram da seita dos fariseus, mas que haviam crido, promoviam o retorno à carnalidade, ao disputar com os apóstolos quanto a isso.

Desta forma, irmãos, a primeira "disputa" que houvera lá onde os que 'haviam sido enviados da Judeia' para ensinar a carnalidade, tinha como fonte aqueles que 'disputavam' com os apóstolos a portas fechadas, isto é: os 'fariseus que haviam crido'. Estes homens, portanto, infiltraram entre os santos e, mais tarde, tornaram-se o foco da apostasia que fora profetizado. Eles eram o "homem que é contra a lei", conforme alertou Paulo. Veja o texto na íntegra:

"Que ninguém vos seduza, de maneira alguma, porque [o dia e Jeová] não virá a menos que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem que é contra a lei, o filho da destruição. Ele se coloca em oposição e se ergue acima de todo aquele que se chame “Deus” ou [outro] objeto de reverência, de modo que se assenta no templo dOs Deuses, exibindo-se publicamente como sendo [um dos] Deuses. Não vos lembrais de que, enquanto eu estava ainda convosco, costumava dizer-vos estas coisas?"

Sim, é verdade. O "homem que é contra a lei" do Cristo - a lei espiritual - eram, conforme Atos 15, os "anciãos" fariseus, que "haviam crido" mas que 'se opunham' à esta lei, ensinando e 'disputando' contra os apóstolos contra esta Lei.

...

Apóstolo TDS disse...

...

Segundo reforço factual

O irmão apoia os do Corpo dos Governantes, raciocinando que eles têm 'ensinado a verdade sempre'. É isso verdade? Se é, por que dizem, na ocasião em que houvera esta "disputa" entre os santos "apóstolos e [os] anciãos" iníquos, que Tiago não estava vivo na ocasião? O livro Testemunho Cabal#, diz o seguinte, na página 107: "Lembre-se de que o apóstolo Tiago havia sido executado" nessa ocasião. Será mesmo que Tiago havia sido morto naquela ocasião? Se os do corpo dos Governantes, que são peritos em 'estudo pessoal', afirmam uma coisa desta num livro que demora 4 anos para está pronto, então que foi que falou as seguintes palavras, instantes depois da fala de Pedro:

"Depois de cessarem de falar, Tiago respondeu, dizendo: 'Homens, irmãos, ouvi-me. Simeão tem relatado cabalmente como os Deuses, pela primeira vez, voltaram a atenção deles para as nações, a fim de tirar delas um povo para o nome deles. E com isso concordam as palavras dos Profetas, assim como está escrito: "Depois destas coisas voltaremos e reconstruiremos a barraca de Davi, que está caída; e reconstruiremos as suas ruínas e a ergueremos de novo, a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por nosso nome, dizem Jeová, que estão fazendo estas coisas, conhecidas desde a antiguidade." Por isso, a minha [do apóstolo Tiago] decisão é não afligir a esses das nações, que se voltam para Os Deuses, mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue. Pois, desde os tempos antigos, [a Lei carnal de] Moisés tem tido em cidade após cidade os que o pregam, porque ele está sendo lido em voz alta nas sinagogas, cada sábado.”

Não, não era o fantasma do apóstolo Tiago quem estava ali, em meio àquela acirrada disputa. Era o Tiago vivo e verdadeiro. Ele era, obviamente, a favor da lei espiritual e contra a carnal. Ele foi que, ajudando Pedro e ao lado deste, se pôs contra os 'anciãos fariseus que haviam crido mas que promoviam a apostasia'. Por enquanto, ponto para a verdade, mas esta não resistiria por muito tempo no recém criado cristianismo. Aqueles "anciãos" cederam por enquanto(Atos 15:22), mas, com o passar do tempo, prevaleceriam e imporiam a apostasia. Eles, inclusive, seriam os responsáveis direto por 'armar um laço' e apanhar o apóstolo Paulo com o objetivo nítido de o eliminar. Sobre isso, no entanto, ainda falaremos muito, mas numa outra ocasião.

Assim, através destes dois reforços espirituais, a verdade do que temos evidenciado é mesmo da parte de Jeová. Que todos, portanto, fortaleçam sua fé nas novas luzes trazidas a nós, pelo espírito santo que age em conexão com o nosso próprio espírito. Todos nós, as ungidas Testemunhas dos Deuses Santos, estamos determinadas a nos deixar sermos ensinados de verdade, pela verdade.

Apóstolo TDS


__________
* Lembre-se de que Paulo, em Romanos, associa as duas leis, a mosaica e a Lei da "benignidade imerecida", isto é: a "Lei do Cristo", como sendo, respectivamente, a Lei carnal e a espiritual. - Romanos 3:8; 6:1; Gálatas 6:2
# Se você que lê este comentário não tem o livro indicado, baixe-o aqui e confirme nossa afirmação, lendo a página 107.


Anônimo disse...

Neste ponto,o apóstolo desonesto e macumbeiro,apagou os comentários em que admitia sua burrice interpretativa,depois de ser humilhado pela própria interpretação da bíblia.Igual o seu correligionário Paulo V.mentiu descaradamente junto como o espírito de seus deuses satânicos.É por isso que pela própria boca dele se auto designou uma jumenta que serve de montaria,existem ouros têrmos para o mesmo animal dependendo da região em que se encontra a pessoa: gerica,mula,bêsta,burra,burrica,
asno.."o homem sem raciocínio é de espírito torpe"(provérbios).

Apóstolo TDS disse...

Irmão Fernando Gari, aqui não apago comentários, exceptuando três, que apaguei estes dias por não se tratar de comentários mas de letras de hinos de igreja. Assim, se tu ficar copiando letra de hinos de sua igreja e vier colar aqui, tenha a certeza que os apagarei. Já sobre comentários, nunca ops apagarei.

Sobre seus xingatórios, não sei por que se dá ao ridículo, uma vez que já deve ter percebido que não ligo. Volto a dizer: 'Todos os xingamentos ditos contra um apóstolo será isso perdoado, já se xingar os "espírito santo" que age poderosamente em mim, não será perdoado - não, nem neste sistema de coisa nem no que há de vir.'

Que o irmão continue xingando, desde que aprenda a verdade.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Este anonimo 2 és um gajo pra lá de espirulado , quebraste na emenda os estudos do TDs , do exato ex- verdade e do tj7 , parabenizo este anonimo 2 por realizar este trabalho criterioso.

Pedro silva de Alcântara Machado
--------------------------------------

Apóstolo TDS disse...

Irmão, Anônimo, o irmão também anônimo, só que "Anônimo 2", não 'quebrou' nada aqui. ele só fala, fala e fala. Talvez até tenha conseguido deixar os irmãos TJ7 e o profeta TDS PV irritado, mas no que diz respeito às profecias dadas pelo "espírito dos Deuses santos", ele só fala, fala e fala . . .


Nem mesmo a uma simples mentira ensinada pelos do Corpo dos Governantes - sobre o infame assassino acobertado pelos homens balaônicos, Jefté* - ele sequer tem capacidade de refutar o que o espírito nos fez ver. Será que ele pode comprovar que o sanguinolento enviou sua linda e única filhinha para o 'betel' da época, como é ensinado pelos defensores dessa ideia descabida? Não revela que, se acobertam Jefté, os do Corpo dos Governantes são capazes de acobertar monstros como aquele? É de se pensar.

E sobre a prostituta que sempre foi prostituta mas que os do corpo dos Governantes a 'tiraram o puteiro', Raabe?# Será que o 'anônimo dois' sequer poderia 'quebrar na emenda' este ensino falso e desnecessário inventados pelo Balaão e promovido pelos 'dois amigos dele'?

claro que não. Assim, como pode o nosso irmão "Anônimo 2" 'quebrar na emenda' ensinos mais profundos, tais como os ensinos falsos, mas desmascarados pelo espírito aqui: 1) Os Deuses criaram o universo?; 2) Existe apenas um ou bilhões de Deuses?; 3)Um Corpo de governantes é biblicamente cristão?; entre outros.

_____________
* Saiba como os do Corpo dos governantes 'protegem' criminosos da pior estirpe.
# Veja a verdade sobre uma prostituta que nunca deixou o puteiro, Raabe.


Apóstolo TDS