22 de julho de 2013

O “PAI DA MENTIRA” E SUA PRIMEIRA MENTIRA – PARTE II

O “PAI DA MENTIRA” E SUA PRIMEIRA MENTIRA – PARTE II

Os Deuses sabiam que, se comesse da “árvore do bom e do mau”, o homem se tornaria como Eles próprios, um ser capaz de decidir o que é bom e o que é mau para si próprio e por si próprio!’ — Gênesis 3:4; 22.

A
Ao 'seduzir o homem' a comer da 'árvore proibida',
será que o Deus Gadrel mentiu?
PRENDEMOS NA PARTE 1 deste artigo que, “no princípio”, quando todos os Deuses Jeová criavam “todas as coisas” aqui neste planeta, um dos Deuses, aquele cujo nome pessoal é Gadrel, decidiu usar seu livre arbítrio de modo errado, para ‘desfazer a obra dos demais Deuses’. (Gênesis 1:1; Efésios 3:9; 1 João 3:8) Logo no início de nossa história, quais humanos “feitos à imagem e semelhança dos Deuses”, Gadrel agiu de uma forma nada inocente. O modo injusto como agiu foi o bastante para que os demais Deuses ‘vissem injustiça nele’ e, por conseguinte, o condenassem. Gadrel rapidamente passou da condição de um Deus santo e belo para a do primeiro, mais esperto e feio Satã dentre todos os que logo o seguiriam em seu proceder rebelde, vindo todos estes a estarem sob o controle e domínio dele. — Gênesis 1:26; 3:14, 15; Ezequiel 28:11-19.
   Os motivos que levaram os demais Deuses a condenarem Gadrel tem que ver com algo além do “mau” que ele causou ao homem. Como veremos, foi exatamente a este caso à parte que levou o Senhor Jesus a mencioná-lo como o “pai da mentira”. Embora que o astuto ato de Gadrel contra a humanidade venha sendo entendido a muito tempo, por muitos pesquisadores das Escrituras, como sua primeira mentira, reajustaremos o que já sabemos com as mais novas e assombradoras verdades que cercam este mistério milenar. Primeiramente, leiamos novamente as palavras pronunciadas por ele a Eva:

“Seguramente não morrereis. Porque os Deuses sabem que, no mesmo dia em que comerdes [do fruto da árvore do bom e do mau], forçosamente vossos olhos se abrirão, e forçosamente sereis como os Deuses, sabendo também o que é bom e o que é mau.” — Gênesis 3:4, TDS.

   ‘Não morrerás se comer do fruto’, disse Gadrel a Eva, contrariando o que Adão ouvira antes. (Compare com Gêneses 2:17) ‘Muito pelo contrário’, garantiu ele, ‘se vocês comerem desse fruto vocês forçosamente se tornarão como nós, seres capazes de decidir entre o bom e o mal – traduzindo: comer do fruto representa liberdade’! Será mesmo que o que proferiu Gadrel foram mentiras absolutas? Será que suas intenções primárias foram mesmo transmitir mentiras à humanidade, como para causar-lhes danos? Embora que até hoje o entendimento disponível diga sim a estas perguntas, o espírito indica hoje que é hora de reajustarmos esses entendimentos equivocados. — Mt 10:20; Lc 12:12; Jo 14:26.
OS REAJUSTES NECESSÁRIOS DADOS PELO ESPÍRITO DOS DEUSES SANTOS
   Quais são os reajustes revelados? A verdade a partir de hoje é a seguinte: Gadrel não mentiu, mas falou a verdade. Suas intenções não eram de todas malévolas, mas deu ao homem o que Eles todos já haviam intencionado desde o início de suas criações. Se esta nova afirmação é verdade, como, porém, se explica esta aparente discrepância absurda, e, além disso, como explicar o que Jesus dissera sobre Gadrel ser um ‘mentiroso e um homicida’? Vejamos o que o “espírito dos Deuses santos” nos ensina hoje como reajuste ao que já se sabe sobre este que é uma das “coisas profundas dos Deuses”. – Da 4:8, 9; 1 Coríntios 2:10.
   O que revelaremos aqui sobre esta nova verdade, também está sendo veiculada através de nossa revista da verdade: A Continela – Anunciando o reino dos Deuses Santos, número 14 (ct14P — p. 8-10). Como dito ali, a “árvore do bom e do mal” fora plantada no “meio do jardim”, ao lado da outra também árvore especial, a “árvore da vida”, pelo mesmo motivo que ela: para dá frutos para o homem. Enquanto que, alimentando-se periodicamente com os frutos da “árvore da vida” o homem tinha a certeza de viver indefinidamente, comer regularmente da “árvore do bom e do mau” daria ao homem a condição de ser como seus próprios criadores: seres providos de plena liberdade e capazes de tomarem suas decisões independentes. —  Gênesis 2:9; 3:3; 2Co 3:17.
   O tipo de independência prevista pelos Deuses de modo algum seria a do tipo ruidosa, daquele tipo que gera rebelião ou um “disfarce para a maldade”. (1Pe 2:16) Entretanto, diferentemente dos frutos da árvore da vida, que foi dada a permissão para dele comerem livremente, os frutos da “árvore do bom e do mal” não deveria ser comido naquele momento, por isso a ordem expressa em ‘nem mesmo tocar nele’. (Gên 1:29; 2:9, 16) E porque não? Qual a verdadeira razão por trás da proibição naquele momento? Vejamos.
O “PAI DA MENTIRA” E, QUAL FOI MESMO SUA MENTIRA?
   Analisemos detidamente o registro bíblico sobre o incidente aqui abordado e entendamos que o Deus Gadrel não proferiu mentiras à mulher Eva. Que Gadrel não mentiu sobre o ‘homem tornar-se igual aos Deuses’ e que o homem ‘não morreria caso comesse da árvore do bom e do mau’ é revelado pelos demais Deuses Jeová logo após o incidente. Numa reunião entre eles, admitiram abertamente:

E Jeová, os Deuses, prosseguiram, dizendo entre si: ‘Eis que [por comer da ‘árvore do bom e do mau’] o homem se tem tornado como um de nós, sabendo o bom e o mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e [continuem a tomar] também do fruto da árvore da vida, e coma, e [continuem a viver] por tempo indefinido, decidamos o que fazer’.” — Gênesis 3:22, TDS.

   Está mais que claro que Gadrel não mentiu no que diz respeito ao homem ‘se tornar como os Deuses’ quando comesse daquela árvore. ‘O homem, ao comer da árvore do bom e do mau, tornou-se agora como qualquer um de nós, seres independentes e livres pensadores’, admitiram claramente os Deuses Jeová. Se Gadrel não mentiu neste ponto, teria ele mentido no segundo ponto, quando disse que o homem ‘seguramente não morreria’ se comesse da árvore, quando o que o homem havia escutado era: “seguramente morrerás”? Novamente a resposta é não. Gadrel também não mentiu neste ponto! Foi a decisão a que os Deuses chegaram, a de expulsar o homem do paraíso — para muito longe da única árvore sustentadora de uma vida de duração indefinida —, é que fez com que o homem passasse a morrer. Não fosse por isso, independente de alimentar-se ou não da ‘árvore proibida’, o homem continuaria a alimentar-se da árvore da vida e, consequentemente, não morreria.
   Se Gadrel não mentiu em nada do que disse, então por que, mais de 4 mil anos depois, disse nosso Senhor Jesus que ele mentira? Se as palavras proferidas por ele a Eva não constituíram mentira, quais palavras mentirosas fez dele o “pai da mentira”? Obviamente Gadrel “seduziu Eva”, como também indicou o espírito através do apóstolo, mas onde está a mentira? Entenda agora qual foi o erro de Gadrel e o que levou a ele a tornar-se o primeiro Satã, um homicida e o “Pai da mentira” entre tantos outros adjetivos desprezíveis.
QUANDO GADREL TORNOU-SE O “PAI DA MENTIRA” E O PRIMEIRO SATÃ
   É correto afirmarmos que, muito antes de os Deuses criarem o homem, decretaram como as coisas ocorreriam com essas suas sublimes criaturas. A questão de quando o homem deveria comer da árvore do bom e do mau certamente estava entre os parâmetros estipulados e aprovados por todos eles, inclusive pelo próprio Gadrel. Após a criação do homem, parece que Gadrel foi o Deus Jeová encarregado de monitorá-los no seu dia a dia. Veja o que o espírito indica sobre suas tarefas e o quanto, a princípio, ele a exercia corretamente:

“Vieste a estar no Éden, jardim dos Deuses. Toda pedra preciosa era a tua cobertura: rubi, topázio e jaspe; crisólito, ônix e jade; safira, turquesa e esmeralda; e era de ouro o artesanato dos teus engastes e dos teus encaixes em ti. Foram aprontados no dia em que foste criado. Tu és o querubim ungido que cobre, e nós te constituímos. Vieste a estar no monte santo dos Deuses. No meio de pedras de fogo andavas. Eras sem defeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça em ti.” — Ezequiel 28:13-15, TDS.

   Por uns cem anos, tempo que abrange a criação de Adão até a criação de Eva, o supremo concelho dos Deuses ‘constituíram’ — ou ‘criaram’ — um excelente posto para Gadrel ali no Éden. Ele estaria encarregado de monitorar o homem, observando-o e fazendo relatórios periódicos sem que, para isso, interferisse, no sentido de modificar a evolução natural das coisas. Gadrel deve ter se cansado de observar o lento progresso evolutivo do homem e, também, deve ter alimentado desejos nocivos no sentido de adiantar logo as coisas. Gadrel sabia que a árvore do bom e do mau só deveria ser consumida num tempo marcado para isso, possivelmente quando o homem apresentasse evidências de que estava preparado para assumir maiores responsabilidades. Lembre-se: se a árvore do bom e do mau não fosse para ser comida nunca pelo homem, evidentemente, então, também nunca que os Deuses, que são todo-sábios e todo-amorosos, a teriam plantado no jardim, à vista de suas criaturas, como se Eles fossem ‘Deuses tentadores’. — Tg 1:13.
   A verdade foi que Gadrel se ‘adiantou’ à ordem dada por todo o Concelho dos Deuses e, por isso as consequências foram das piores para ele e para o homem. Os demais Deuses, cientes das grandiosas implicações que sobreviriam ao homem por este ter se emancipado antes do tempo, decretaram que o que brotou no coração de Gadrel não foi algo inocente e bom. A punição dada a ele pelos demais Deuses é comparável à demissão de um empregado de uma ótima empresa onde ganhava muito bem, por justa causa  sem direito a nada de indenizações. Gadrel, da posição de um Deus santo e glorioso, digno de muita confiança e respeito, agora se viu obrigado a fugir e a se esconder, tornando-se inimigo dos demais Deuses. Para todos estes, Gadrel havia morrido, sim, ele cometeu 'homicídio' contra si próprio ao se rebelar! Gadrel certamente havia prometido executar de modo perfeito e correto suas funções relacionada ao monitoramento da humanidade no Éden, enquanto guardião de todos nós, humanos. Ao violar seu 'contrato', mentiu aos Deuses santos. Foi por isso que ele "não permaneceu firme na verdade". Tornou-se, portanto, um mentiroso — o  primeiro da espécie e, portanto, o "pai dela", da mentira. — João 8:44, n TNM.

   Os planos de Gadrel aparentemente tinha tudo pra dá certo — mas não deram! Em vez de tornar-se um grande benfeitor, Gadrel teve seus planos frustrados pelos Demais Deuses que, condenando seu proceder, empurraram-no à condição de primeiro Satã e Diabo da história. Estas novas informações ajustam o que se conta por ai, conforme se prega desde um púlpito, de um palco, de uma tribuna, bem como é veiculado em centenas de milhares de periódicos mundo-afora! Por que ensinam erros religionistas logo hoje, quando se avizinha o tempo apontado pelas Escrituras como o tempo em que os segredos sagrados dos Deuses seriam revelados abertamente e de modo abundante? — Daniel 12:4.
DO CONHECIMENTO LIMITADO À COMPREENSÃO PERSPICAZ DESTE DRAMA MILENAR
   Desde o “princípio” e vindo até nós, nestes tempos muito avançados, muito foi compreendido sobre os mistérios que permeiam este drama. Os cristãos, em especial, constituíram o principal grupo religioso que pesquisou as Escrituras e, devido à sua ardente persistência em encontrar a verdade e também devido à ação do espírito de Jesus Cristo e do amor que nutriam pelas verdades bíblicas, compreenderam muitos aspectos deste milenar mistério. Entretanto, muito mais fora reservado para os tempos de agora, para que se revelasse a pessoas pré-designadas, a nós hoje! — Jo 14:26; Fil 1:19.
   Nos últimos tempos, estudantes das Escrituras em todo o mundo, representantes de miríades de religiões ditas cristãs e apreciadoras dos ensinamentos bíblicos, estiveram ocupadas em entender mais aspectos sobre este drama milenar. Embora que muitos obtiveram certos êxitos em suas buscas, o espírito dos Deuses santos, aquele que ‘ensina’ às pessoas ‘corretamente dispostas’, reservou detalhes para serem revelados a específicos servos dos Deuses santos nos nossos tempos — a saber, a nós Testemunhas dos Deuses Santos! (Atos 13:48) Estes detalhes revelados, portanto, substitui os arcaicos entendimentos que se tinha sobre o drama. Entretanto, o que está fazendo hoje Gadrel, o “pai” dos “cães (ou viados) e [dos] que praticam o espiritismo, e [dos] fornicadores (ou prostitutos[as]), e [dos] assassinos, e [dos] idólatras (ou Católicos), e [de] todo aquele que gosta da mentira (os que 'preferem ser governados por líderes religionistas e crer em seus ensinos conflitantes) e a pratica (ou seja: os líderes religionistas)”? — Revelação [Apocalipse] 22:15.


O “PAI DA MENTIRA” E SUAS MENTIRAS HOJE

   Satanás, o Diabo, junto com todos os Satãs sob sua chefia, está hoje envolvido na maior tarefa de todos os tempos para ele: “[a cegagem das] mentes dos incrédulos, para que não penetre o brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem dos Deuses”. Qual "Deus deste sistema de coisas”, Gadrel está empenhado em ‘desencaminhar toda a Terra habitada’ com suas "artimanhas" de sempre. Os que se deixam desencaminhar por elas, por sua vez, fazem o mesmo que todos os Satãs — desencaminham as pessoas fracas da mente. O maior exemplo de cegagem por parte dos ‘ministros dos Satãs’ é o que ocorre em praticamente todas as denominações religionistas ditas cristãs. Ali há os homens que, como ocorria nos tempos do Senhor Jesus e aos quais ele denunciou corajosamente, ‘governam as grandes multidões de modo prejudicial’. Estes homens — os líderes religionistas “cristãos” estão decididos a, assim como Gadrel, ‘nem entrar no reino nem deixar os que querem fazer isso’. Todos estes são os “filhos do furor”, os literais "filhos do Diabo". Tome muito cuidado com eles! — 2 Coríntios 4:4; 11:14, 15; Revelação [Apocalipse] 12:9; 2 Timóteo 3:13; Efésios 2:3; 6:11; Mateus 23:13; Eclesiastes 8:9; 1 João 3:10.