21 de novembro de 2014

O JOIO E OS LOBOS EM ATUAÇÃO

O
Aprenda algo sobre a atuação dos semelhantes
ao joio e aos lobos
 APÓSTOLO PAULO avisou que depois da sua partida surgiriam “lobos opressivos” dentre os que andam no "Caminho" e estes “[falariam] coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos”. (Atos 20:29, 30; 9:2) Eles (os lobos) também declarariam conhecer os Deuses Santos, mas, na prática, os “repudiariam pelas suas obras”. Tito 1:16.

  O apostolo Pedro, igualmente, frisou que ‘falsos instrutores introduziriam heresias perniciosas no seio dos discípulos’ pertencentes ao "Caminho". Também disse que tais instrutores levariam pessoas a falar de modo ultrajante dele. 2 Ped. 2:1, 12.

A REAÇÃO DO SENHOR E A IDENTIDADE DO JOIO E LOBOS
Como o Senhor Jesus reage caso os do seu "Caminho" deixam deliberadamente sua "Palavra"? (João 8:31,32) Eis a sentenciosa resposta: “Todo aquele, pois, que confessar perante os homens estar em união comigo, eu também confessarei perante meus Pais, que estão nos céus, estar em união com eles; mas aquele que me repudiar perante os homens, eu também o repudiarei perante meus Pais, que estão nos céus." (Mateus 10:32,33) Todavia, o Senhor não repudiará ninguém que comete um erro circunstancial. Por exemplo, embora tivesse negado (circunstancialmente) o seu Senhor, o apóstolo Pedro não foi repudiado. (Mateus 26:69-75; João 21:15-19) No entanto, o Senhor não perdoará os que de maneira deliberada, altiva e persistente são identificados quais “joio” e “lobos” pelos seus frutos. Mateus 7:15,16.

O JOIO E OS LOBOS NOS PRIMÓRDIOS
Quando o joio e os lobos começariam a repudiar, na integra, o Senhor? Uma parábola proferida pelo Senhor responde esta questão nos seguintes termos: “Enquanto os homens dormiam, veio seu inimigo e semeou por cima joio entre o trigo, e foi embora. Quando a lâmina cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Vieram assim os escravos do dono de casa e disseram-lhe: ‘Amo, não semeaste excelente semente no teu campo? Donde lhe veio então o joio?’ Disse-lhes ele: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Disseram-lhe: ‘Queres, pois, que vamos e o reunamos?’  Ele disse: ‘Não; para que não aconteça que, ao reunirdes o joio, desarraigueis também com ele o trigo.  Deixai ambos crescer juntos até a colheita; e na época da colheita direi aos ceifeiros: Reuni primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado, depois ide ajuntar o trigo ao meu celeiro.’” Mateus 13:25-30.

  Eis a explicação desta profética parábola: “Despedindo então as multidões, entrou na casa. E vieram a ele os seus discípulos e disseram: ‘Explica-nos a ilustração do joio no campo.’ Em resposta, ele disse: ‘O semeador da semente excelente é o Filho do homem; o campo é o mundo; quanto à semente excelente, estes são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do iníquo, e o inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos. Portanto, assim como o joio é reunido e queimado no fogo, assim será na terminação do sistema de coisas. O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei, e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes. Naquele tempo, os justos brilharão tão claramente como o sol, no reino de seu Pai. Escute aquele que tem ouvidos’.” (Mateus 13:36-43) Passado algum tempo, o apóstolo Paulo se referiu também ao "joio" quando escreveu sua segunda carta aos tessalonicenses. 2 Tes. 2:2-12.

  Digno de elogio enquanto ainda estavam vivos os apóstolos do Senhor refreavam a atuação do "joio", que passaram a atuar libertinamente em todos os palcos. (Revelação [Apocalipse] 2:1-29; 3:1-22) Até que, por fim, o saliente "joio" pluralizou-se, transformando-se em organizações religiosas com várias ramificações questionadas. João 4:21-24.

COMO SER DIFERENTE DO JOIO E LOBOS DA ATUALIDADE?
  Os fatos históricos, fora e dentro da Escritura inspirada, atestam que desde a morte dos apóstolos o Senhor está a par do que tem sido feito em nome do "caminho, da verdade, e da vida". (João 14:16; Mateus 28:18-20) Por isso, nós temos fé que o Senhor continuará a auxiliar os verdadeiramente cristãos semelhantes a "trigo", sendo que os mesmos existem e congregam-se numa atmosfera atípica também.* Apesar de vivermos [cada vez mais próximos dos] “tempos críticos, difíceis de manejar”,# os semelhantes ao "trigo" tem trabalhado, “não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna”. (Mat. 24:12; 2 Tim. 3:1-13; João 6:27) Neste trabalho, entre várias atribuições e tarefas, se requer de cada envolvido “[certificar-se] de todas as coisas”, “[apegando-se] ao que é excelente”, ao passo que “[se abstém] de toda forma de iniquidade”. 1 Tes. 5:21,22; Pro. 25:4,5.
  Portanto, quais santas Testemunhas dos Deuses Santos, mantenhamos-nos diferentes do iníquo joio, cujos proeminentes vigários do religionismo atual organizado são os principais grandes lobos em peles de ovelha. Ezequiel 22:26-28; Mateus 7:15.
_______________________
   * Para entender, o que é congregar-se numa atmosfera atípica, conheça o blog Contexto Bíblico, só para não me alongar.

  # Pensava-se até recentemente que os “últimos dias” eram mesmo os tempos apontados pelos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová. Porém, tendo em vista que eles chegaram a tais conclusões à base da crença de que 1914 fora o tempo marcado para a entronização do Rei Jesus no seu reino, mas que uma profunda pesquisa feita por aquele que “pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas dos Deuses”, o últimonúmero de A Continela apontou o embuste que é tudo aquilo. Assim, temos de entender e aceitar o fato de que os “últimos dias” ainda estão à nossa frente e que não sabemos quando se iniciará. Estejamos à espera de Jeová, humildemente reconhecendo que ele fala pelos seus servos através de seu espírito no tempo devido. ― 1 Cor. 2:10; Amós 3:7.