29 de abril de 2015

O JEJUM NOS TEMPOS ANTIGOS

JEJUAR ACHEGA VOCÊ MAIS AOS DEUSES?
‘Jejuar é algo que ajuda você a pensar nos Deuses e o faz lembrar que coisas materiais não são as coisas mais importantes na vida.’ — UMA SENHORA CATÓLICA.

‘Jejuar ajuda você a ter uma ligação espiritual com os Deuses.’ — UM RABINO JUDEU.

‘Na minha religião, jejuar é uma obrigação, algo fundamental para mostrar minha devoção aos Deuses e meu apreço por eles. Eu jejuo porque amo aos Deuses.’ — UMA SEGUIDORA DE PASTORES DA ASSEMBLEIA DE DEUS.

JEJUAR é uma prática comum em muitas religiões do mundo hoje, incluindo algumas religiões evangélicas brasileiras que, comandadas por líderes humanos, obrigam-se a fazer isso sempre. Muitos acreditam que ficar sem se alimentar por um certo tempo achega a pessoa mais aos Deuses santos Jeová.

O QUE VOCÊ ACHA? SERÁ QUE DEVEMOS JEJUAR? O QUE A PALAVRA DOS DEUSES, A ESCRITURA SAGRADA, DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO?

O JEJUM NOS TEMPOS ANTIGOS

N
OS TEMPOS ANTIGOS, as pessoas jejuavam por vários motivos que tinham a aprovação divina. Alguns jejuavam para mostrar extrema tristeza ou arrependimento de pecados (1 Samuel 7:4-6), para implorar o favor dos Deuses ou pedir suas orientações (Juízes 20:26-28; Lucas 2:36, 37), ou para aumentar a concentração ao meditar. — Mateus 4:1, 2.

   Mas as Escrituras também falam de jejuns que não foram aprovados por nenhum dos Deuses. O Rei Saul jejuou antes de consultar uma médium espírita. (Levítico 20:6; 1 Samuel 28:20) Pessoas más, como Jezabel e os fanáticos que planejaram matar o apóstolo Paulo, proclamaram jejuns. (1 Reis 21:7-12; Atos 23:12-14) Os fariseus eram conhecidos por jejuarem regularmente. (Marcos 2:18) Ainda assim, eles foram condenados por Jesus e não agradaram aos Deuses por jejuar. (Mateus 6:16; Lucas 18:12) Da mesma forma, Jeová não levaram em conta os jejuns de certos israelitas por causa da má conduta e da motivação errada deles. — Jeremias 14:12.

   Esses exemplos mostram que não é o ato de jejuar em si mesmo que agrada aos Deuses. No entanto, muitos servos sinceros dos Deuses que jejuavam tiveram a aprovação deles. Sendo assim, será que os cristãos devem jejuar?

OS CRISTÃOS SÃO OBRIGADOS A JEJUAR?
   A Lei mosaica ordenava que os judeus ‘atribulassem as suas almas’, ou seja, que jejuassem, uma vez por ano no Dia da Expiação. (Levítico 16:29-31; Salmo 35:13) Esse foi o único jejum que Jeová ordenaram ao seu povo.* Os judeus que viviam debaixo da Lei mosaica tinham de obedecer a essa ordem. Mas não se exige que os cristãos sigam a Lei mosaica. — Romanos 10:4; Colossenses 2:14.

   Apesar de Jesus jejuar como a Lei exigia, ele não era conhecido por essa prática. Ele disse aos seus discípulos como deviam agir caso decidissem jejuar, mas nunca ordenou que fizessem isso. (Mateus 6:16-18; 9:14) Então, por que Jesus disse que seus discípulos jejuariam depois de sua morte? (Mateus 9:15) Isso não foi uma ordem. As palavras de Jesus simplesmente significavam que, quando ele morresse, seus discípulos sofreriam muito e perderiam a vontade de comer.

   Dois relatos nas escrituras de alguns cristãos do primeiro século, que jejuaram, mostram que se a pessoa decide se abster de alimento com boa motivação, isso é aceitável aos Deuses. (Atos 13:2, 3; 14:23)# Portanto, os cristãos não são obrigados a jejuar. No entanto, a pessoa que decide fazer isso deve estar atenta a alguns perigos.

CUIDADO COM AS ARMADILHAS
   Uma armadilha a se evitar com respeito ao jejum é a pessoa se achar muito justa. A Escritura alerta contra adotar uma “humildade fingida”. (Colossenses 2:20-23) A ilustração de Jesus sobre o fariseu orgulhoso, que se sentia moralmente superior aos outros porque sempre jejuava, não deixa dúvidas de que os Deuses rejeitam esse tipo de conduta. — Lucas 18:9-14.

   Também seria um erro tornar público que você está jejuando ou jejuar porque outra pessoa lhe disse para fazer isso. De acordo com Mateus 6:16-18, Jesus falou que jejuar devia ser um assunto particular, entre a pessoa e os Deuses, e que ela não devia falar sobre isso a outros.

   A pessoa nunca deve pensar que jejuar é, de alguma forma, uma compensação pelos pecados. Para ser aceitável aos Deuses, o jejum deve ser acompanhado de obediência às Suas leis. (Isaías 58:3-7) O que leva ao perdão de pecados é o arrependimento de coração, não o ato de jejuar. (Joel 2:12, 13) A Escritura enfatiza que recebemos o perdão de Jeová por causa da vasta bondade expressa por meio do sacrifício de Cristo. É impossível ganhar o perdão por meio de obras, incluindo o jejum. — Romanos 3:24, 27, 28; Gálatas 2:16; Efésios 2:8, 9.

   Isaías 58:3 ilustra outro erro comum. Os israelitas deram a entender que Jeová deviam algo a eles por causa de seu jejum, como se estivessem fazendo um favor aos Deuses. Eles perguntaram: “Por que razão jejuamos e Vocês não veem isso, e atribulamos a nossa alma e Vocês não notaram [isso]?” Da mesma forma hoje, muitas pessoas pensam que, por jejuarem, podem esperar que os Deuses lhes dê algo em troca. Nunca devemos imitar essa atitude desrespeitosa e antiescritura.

   Outros acreditam que podem ganhar algum benefício por se submeter ao desconforto do jejum, surrando o corpo ou algo similar. A Palavra dos Deuses condena esse tipo de pensamento mostrando que a “severidade para com o corpo [...] não têm valor algum no combate” aos desejos errados. — Colossenses 2:20-23, JFA.

UM PONTO DE VISTA EQUILIBRADO
   Jejuar não é obrigatório, nem é errado. Ele talvez seja benéfico em algumas circunstâncias, se os perigos já mencionados forem evitados. No entanto, jejuar não é o fator mais importante da adoração aceitável aos Deuses. Jeová são os “Deuses felizes”, e quer que seus servos sejam felizes. (1 Timóteo 1:11) A própria Palavra deles diz: ‘Não há nada melhor do que todo homem esteja comendo e bebendo, e vejam com isso o que é bom por todo o seu trabalho árduo. Fazer isso é a dádiva dos Deuses a eles.’ — Eclesiastes 3:12, 13.

Fariseus modernos mostram hoje humildade fingida quando jejuam.
   Nossa adoração aos Deuses santos Jeová deve ser caracterizada pela alegria, mas a Escritura nunca associa o jejum à felicidade. Além disso, se o jejum afetasse nossa saúde ou tirasse nossa energia para o serviço alegre que os nossos Formadores confiaram a nós cristãos, ou seja, declarar as boas novas do Reino — alguns de casa em casa, outros nas praças, ainda outros nas várias igrejas e também os que escolheram a internete para fazer isso —, então ele teria o efeito contrário ao desejado.

   Independentemente de nossa decisão sobre o jejum, devemos evitar julgar outros. Entre os cristãos, não deveria haver controvérsias sobre esse assunto, “pois o reino dos Deuses não significa comer e beber, mas significa justiça, e paz, e alegria com espírito santo”. — Romanos 14:17.
_____________
  * O jejum que Ester fez antes da Festividade de Purim não foi ordenado pelos Deuses, embora parece ter tido a sua aprovação.

  # Algumas Bíblias, que é uma parte de "toda a Escritura" (2 Tim. 3:16) incluem referências espúrias a jejum, mas esses textos não aparecem nos manuscritos gregos mais antigos. — Mateus 17:21; Marcos 9:29; Atos 10:30, Almeida, revista e corrigida.


3 comentários:

Unknown disse...

Ninguém obriga ninguém a jejuar, e uma grande mentira falar que em outras religiões as pessoas são obrigadas a fazê-lo!!!o jejum nos aproxima de jeova sim nos fortalece para enfrentarmos as tribulações do dia a dia para nós dar discernimento da palavra de Deus!!isso o que vc está ensinando acima e o que o diabo quer que as pessoas pensem!!Leia a biblia(conhecereis a verdade e ela vos libertará)para de ler os livros da Torre de vigília!!fica na paz de Cristo!!

mie disse...

sản xuất gốm sứ theo yêu cầu
sản xuất bát đĩa
sản xuất ấm chén
sản xuất ly sứ

Unknown disse...

Da pra ver pela características da escrita que Você tem proximidades com Testemunha de Jeová, e realmente, e eu já conhecendo a palavra do Senhor Jesus, você tá incoerente.