16 de dezembro de 2010

"DEUS" OU "DEUSES" — QUAL A VERDADE?

Deus se põe de pé na assembleia do Divino; Julga no meio dos [demais] Deuses”. — SALMO 82:1.

O livro bíblico de jó (Jó 1:6) mostra-nos que de tempos em tempos há uma grandiosa reunião de todos os seres que habitam nos domínios celestiais. Todos os anjos fiéis, com certeza, são convocados. Em tais reuniões solenes podemos concluir que, dentre os muitos assuntos abordados ali, os mandamentos, decretos e leis do Soberano Senhor Jeová, ganham destaques. 

     Podemos até visualizar Jeová Deus, o Grandioso rei celestial, o principal orador de tais assembleias, sentado em seu trono de glória, aguardando mais uma reunião começar. Quando toda a família celestial se posiciona em seus devidos lugares, aguardando a tão esperada reunião ter um início, talvez vejam o Grandioso Rei, o próprio Jeová Deus, levantar-se de seu trono, olhar atentamente para toda aquela assembleia e, pedindo a atenção de todos, dá início a mais uma reunião emocionante. Dentre os muitos assuntos ali abordados, com plena certeza, podemos esperar que Ele próprio, o Juiz celestial, declare seus julgamentos a todos os presentes. Sim, “Deus se põe de pé na assembleia do Divino e julga no meio dos Deuses” — Salmo 82:1.

      Perceberam que se diz aqui que Deus é o principal orador, e não o único, em tais assembleias? Por que e baseado em que se afirma isso? Já foi em alguma grande assembleia? Já observou que, não raro, em reuniões de certa importância existe um Presidente (aquele que “preside” ou “dirige” a reunião) e que, de acordo com os temas abordados, são convidados ou comissionados outros oradores públicos? Sim, todos nós conhecemos muito bem como são dirigidas as grandes assembleias hoje! Será que, como concluem muitos religiosos (inclusive as Testemunhas de Jeová), nas reuniões celestiais só Deus fala? Ou será que outros são convidados para também transmitirem as informações pertinentes? A resposta é “sim” se observarmos que, no hebraico original, no Salmo 82:1, a palavra “Deus” está no plural (אלהים [’Elo·hím = “Deuses”). Sendo assim, o texto transmite a seguinte ideia: “Deuses se põe[m] de pé na assembleia do Divino; julgam no meio dos [outros] Deuses'.

      O Salmo em questão não é o único lugar onde “Deus.” (Hebr.: אלהים (’Elo·hím), "Deuses"), aparece. Este termo aparece em muitos textos das Escrituras. Vamos então examinar a primeira ocorrência desta palavra na Bíblia e ver se podemos extrair deste estudo alguma informação nova!

Duas Explicações – Nenhuma Resposta
Gênesis 1:1 diz: “No princípio (Hebr.: Bere’·shíth) Deus (Hebr.: אלהים [’Elo·hím - Deuses]) criou os céus e a terra.”

      Conforme já explicado, este texto contém cinco assuntos principais para se pesquisar. Em postagem anterior fiz meu estudo pessoal sobre o “princípio” e aprendi dali novas verdades — confira aqui!

      Prosseguindo com meu estudo pessoal, analisei profundamente a segunda parte classificada por mim neste texto para se entender, que é sobre os “deuses” que 'criaram os céus e a terra', e, assim, passo a publicar o resultado que o espírito santo de Deus me orientou no meu estudo pessoal sobre mais uma das 'coisas profundas sobre Deus'. — 1 CORÍNTIOS 2:10.

      Em Gênesis 1:1 reza, de modo original: `No princípio Deuses criaram os céus e a terra`. Assim, para qualquer pessoa que está fazendo seu estudo pessoal da Bíblia, surge uma questão que é primordial para se entender a natureza de Deus. Ele é “Ele” ou Ele é “Eles”? Deus é um ou Deus é mais que um? Existe outra explicação?
  
    Para muitas religiões que se dizem cristãs Deus é uma Trindade, ou seja: Deus é “um” mas também é “três” deuses – Dizem que o “Pai”, o “Filho” e o “Espírito Santo” são um só Deus. Quando lêem na Bíblia o termo hebraico אלהים (’Elo·hím), muito provavelmente entendem que o texto refere-se a este suposto deus trino. Mas essa crença não se sustenta quando lemos a explicação do assunto dada pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele, sendo o próprio Filho de Deus, com certeza sabe a verdade sobre a natureza Sua e de seu Pai melhor que qualquer teólogo trinitário. Ele disse aos seus ouvintes: “ ‘Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová'.” (Marcos 12:29). Não, definitivamente Deus não é uma multiplicidade de deuses num só Deus. A existência dum chamado Deus trino ou trindade é invenção pagã. É realmente uma falsidade blasfema. — Deuteronômio 6:4.
     
    Então como explicar Gênesis 1:1? O fato é que no texto hebraico desta narrativa, a palavra para “Deus” é eloim, que é a forma plural de elóah. Para nós Testemunhas de Jeová, entendemos que o plural usado aqui em Gênesis é para indicar excelência e grandiosidade. Estudo Perspicaz das Escrituras explica: “A palavra hebraica ’elo·hím (deuses) parece derivar duma raiz que significa 'ser forte'. ’Elo·hím é o plural de ’elóh·ah (deus). Este plural, às vezes, refere-se a diversos deuses (Gên 31:30, 32; 35:2), com mais frequência, porém, é usado como plural de majestade, dignidade ou excelência. ’Elo·hím é usado nas Escrituras com referência ao próprio Jeová, a anjos, a deuses-ídolos (singular e plural) e a homens. Quando aplicado a Jeová, ’Elo·hím é usado como plural de majestade, dignidade ou excelência- (v.1 p.689) - o sublinhado é meu.
    
     Na verdade, desde que eu fui contatado por uma TJ e este passou a me ensinar as verdades da Bíblia, conforme explicado pela Organização, assim fui orientado a crer. Eu, porém, nunca consegui ver muita lógica nessa forma de compreensão, apesar de a aceitar antes a esta do que a dos trinitários. Então, para compreender definitivamente este aspecto do texto também, resolvi por em prática o que nós Testemunhas de Jeová muito presamos e levamos muito a sério: meu Estudo Pessoal da Bíblia. O que será que o estudo, acompanhado de 'minhas faculdades de raciocínio' me fez ver? — Romanos 12:1.

A Verdadeira Identidade dos "Deuses"
      Leia novamente o texto temático dessa postagem: Deus se põe de pé na assembleia do Divino; Julga no meio dos Deuses.” (SALMO 82:1). Conforme já explicado, esses “deuses” a quem “Deus” se posiciona em seu meio, são os milhões de anjos que habitam onde Deus habita, em algum lugar dos céus espacial. Sim, todos são verdadeiramente deuses na essência da palavra. Foram eles ou a maioria deles que estiveram envolvidos diretamente na 'criação' dos “céus e da terra”. Foi por isso que, no sexto dia criativo, “Deus prosseguiu, dizendo: 'Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança'.” (Gênesis 1:26) Certamente o leitor concorda que Deus não teria dito uma coisa dessa a si mesmo, como se ele fosse uma trindade de deuses. É também verdade que não teria dito para o seu “plural de majestade, dignidade ou excelência”. Então a quem ele disse isso? A quem Deus disse “façamos” e “à nossa semelhança”? Não foram a todos os anjos que estiveram envolvidos — direta ou indiretamente — na 'criação dos céus e da terra'?
    
      Sim, certamente! Até mesmo Cristo, certa vez, falou que estava presente em todo o período da 'criação', lemos: De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo” (JOÃO 17:5) João 1:1 e 2 explica: No princípio era a Palavra [Jesus], e a Palavra estava com o Deus [ “com os Deuses” - (Lit.: “estava para com o Deus”. Gr.: en pros ton The·ón; J17,18(hebr.): ha·yáh ’eth ha·’Elo·hím)], e a Palavra era um [dos] Deus[es]. Este estava no princípio [no Gênesis] com o Deus.” Ninguém discorda que Jesus esteve lá, durante todo o período da criação. Mas só ele estava lá com Jeová Deus? Note este texto: “E Jeová Deus prosseguiu, dizendo: “Eis que o homem se tem tornado como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também [do fruto] da árvore da vida, e coma, e viva por tempo indefinido —” (Gênesis 3:22) Pergunte-se: A quem ele estava falando? Só ao seu Filho Jesus ou a todos os outros (também Filhos) juntos? A resposta é simples: a todos. Por que? Porque não eram só Jeová e Jesus quem 'sabia o que era bom e o que era mau', todos os demais “Filhos de Deus” eram sabedores disso também. — Jó 1:6. note Salmo 103:20.


      Portanto Jeová Deus tinha como ajudantes na 'criação' centenas de milhões de anjos. Revelação (Apocalipse) 5:11 diz: “O número (dos anjos) era miríades de miríades”, ou “dez mil vezes dezenas de milhares”*. É assim que devemos entender o primeiro versículo da Bíblia. Deus comandava milhões de anjos e estes executavam Sua (a de Deus) palavra. É por isso que “no princípio Deuses criou os céus e a terra”. O verbo permanece no singular para explicar que, embora todos tiveram participação, é Jeová quem ficaria com os créditos. É bem semelhante a qualquer obra de engenharia humana atual. Há um Engenheiro, um Mestre-de-obras, depois vêm um pequeno grupo de supervisores . . . até chegar aos derradeiros, que são os pedreiros e ajudantes de pedreiros. Mas no fim, quando se pergunta hoje quem fez determinado viaduto, costuma se dizer: “foi Maluf quem fez esse viaduto”. Deu pra entender, não deu?

      Assim, tendo terminado meu estudo pessoal e tendo recebido do espírito santo de Deus uma nova luz sobre a compreensão do primeiro versículo da Bíblia, resta-me divulgar isso ao mundo para que todos possam também tirar proveito desse novo entendimento mais apurado acerca de Deus. Lembre-se: conhecer sobre Deus e sobre Jesus poderá te dá vida eterna — JOÃO 17:3.

      Então, depois de ter descoberto que os cristão trinitários blasfemam de Deus ao dizer que Ele é uma trindade e ter visto que até mesmo nós, Testemunhas de Jeová, estivemos durante vários anos equivocados ao entendermos que “deuses”, na Bíblia, quando fala de Deus, é para denotar “majestade, dignidade ou excelência”, resta-me prosseguir no meu estudo pessoal para entender mais das “coisas profundas de Deus— 1 CORÍNTIOS 2:10.
      
      Portanto, se o Deus Todo-Poderoso, junto com o Seu Filho — o pré-humano Jesus — , e todos os centenas de milhões de outros filhos angélicos, estiveram envolvidos na 'criação dos céus e da terra', resta-me entender como e o que exatamente eles criaram. Aguarde.

———
*Portanto, a Bíblia realmente indica que Deus tinha a seu dispor centenas de milhões de anjos.

Nenhum comentário: