1 de março de 2011

JEFTÉ — UM FILHO DA PUTA FRUSTRADO

“Gileade é uma vila dos que praticam o que é prejudicial; suas pegadas são sangue. ” — OSEIAS 6:8


Jefté chora, frustrado por
ter matado sua filha
NÃO SE ASSUSTE com a frase do título. Não se trata de um usual xingamento, tal como quando há, em nossos tempos, uma rixa entre duas pessoas e uma xinga a outra com esta expressão. Antes, relatar-se-á aqui sobre um personagem bíblico, filho literalmente de uma prostituta, mas que seus feitos acham-se escritos na Bíblia. Jeová, por intermédio de meu estudo pessoal da Bíblia, tem me revelado o elevado grau de frustração a que viveu este personagem. De quem se trata, de que ele é exemplo e baseado em que se pode afirmar que ele viveu uma vida de extrema frustração?

Jefté – um exemplo de fé?
     O homem em questão é Jefté, filho de Gileade com uma prostituta e ele fora por 6 anos um dos juizes de Israel. Seus maiores feitos heróicos e bravios foi o fato de que, durante este período, guerreou contra os filhos de Amom e com os efraimitas, vencendo-os – derramou-se muito sangue nestes dois conflitos. (Juizes 11:1-12:7) Conforme fora lembrado muito mais tarde pelo apóstolo Paulo, Jefté fez parte da “tão grande nuvem de testemunhas” de Jeová da era pré-cristã. (Hebreus 11:32, 33; 12:1) De modo que se pode deduzir que o homem é um exemplo de fé para nós, por ter “derrotado reinos”.

     Seguindo a linha de raciocínio do apóstolo, as atuais Testemunhas de Jeová também tem falado bem de Jefté. Por exemplo, foi feito uma matéria numa revista recentemente e, nela, se relembrou os 'atos de fé' tanto de Jefté quanto de sua filha única e desconhecida. A Revista em questão é A SENTINELA de 1º de fevereiro de 2011, nas páginas 25 e 26.

     O relato da revista mostra uma história totalmente estranha à relatada nas páginas das Escrituras sobre o que teria feito Jefté com sua filha. De acordo com a matéria, que é 'pesquisada com exatidão',* Jefté, que 'queria muito a ajuda divina para derrotar os amonitas, fez uma promessa a Jeová'. Que promessa foi essa? A revista informa que Jefté 'ofereceria a primeira pessoa que saísse de sua casa quando ele voltasse da batalha'. Ofereceria para que? Para 'servir pelo resto da vida no tabernáculo de Deus – o lugar onde o povo adorava naqueles dias'. O relato sensacionalista conclui por dizer que Jefté, cumprindo sua promessa, enviou sua filha “ao tabernáculo de Deus em Silo para servir ali pelo resto de sua vida”. Assim, Jefté é, para as atuais Testemunhas de Jeová, um exemplo de pai amoroso e piedoso e, sobretudo, um homem de fé. Mas será mesmo? Vamos conhecer a verdadeira história de Jefté?

*Leia o parágrafo 3 da página 9 do Anuário das Testemunhas de Jeová 2011; debaixo do subtítulo: “'PESQUISANDO TODAS AS COISAS COM EXATIDÃO'”


Jefté – um filho da puta frustrado
     Gileade era filho de Maquir e neto de Manassés. Gileade, embora um homem casado, ou mesmo desde antes disso, ia ao puteiro local. O resultado foi que uma das putas engravidou e teve um filho e este veio a ser chamado de Jefté. “Gileade veio a ser o pai de Jefté”, conta-nos o relato. Obviamente, Gileade o reconheceu e o levou para sua casa e a esposa de Gileade tornou-se a sua madrasta. (Juízes 11:1) Posteriormente, também, a esposa de Gileade deu à luz filhos a ele. Estes filhos, por serem filhos na família, ao crescerem, expulsaram Jefté. Disseram a ele: “Não deves ter herança na casa de nosso pai, por seres filho de [uma puta].” Jefté fugiu de seus irmãos e passou a ter rancores deles.

     Em Tobe, o local para onde Jefté fugiu, fez amizades com homens "ociosos" ou vagabundos e, juntos, “saíam”, muito provavelmente para as baladas da época. (Juízes 11:3) É possível que estes amigos o tenham influenciado a aumentar seus rancores contra seus irmãos.

     Passado algum tempo, o território de Gileade estava sendo ameaçado pelos amonitas. Estes estavam dispostos a guerrear por terras que, segundo eles entendiam, 'Israel haviam tomado' e que os Gileaditas viviam sobre elas. Daí, os “anciãos”, os próprios filhos de Gileade (os irmãos de Jefté), foram a Tobe e disseram a Jefté: “Vem deveras e serve como nosso comandante, e lutemos contra os filhos de Amom”. Mas por quê chamar a Jefté? Em que ele poderia fazer a diferença contra um exército? Acontece que Jefté tinha algo que seus irmãos não tinham. Jefté era um homem preparado para a guerra por ser um homem forte e de liderança. É provável que ele tivesse adquirido essas habilidades e porte físico por ter sido trabalhador braçal enquanto crescia na casa de seu pai Gileade.

     Ao ouvir o convite dos seus irmãos, Jefté lembrou a eles de quando eles o expulsaram, dizendo: “Não fostes vós os que me odiastes a ponto de me expulsar da casa de meu pai? E por que é que agora viestes a mim quando estais em aflição?” Jefté tinha razões de sobra para cobrar isso de seus irmãos. Afinal, ele tinha tanto direito quanto eles próprios na herança de seu pai Gileade. Embora relutante, Jefté acabou por aceitar o convite quando ouviu seus irmãos falarem em fazer dele “o cabeça de todos os habitantes de Gileade”. Essa ideia agradava bem a Jefté. Ele, desta forma, poria em ação um plano para vingar-se de seus irmãos. Após concluírem um pacto perante de Jeová, de o fazerem cabeça sobre Gileade, Jefté obteve permissão para retornar à sua casa original, em Mispá, de Gileade. — Juízes 11:4-11.

     Não se menciona se Jefté era casado. Mas ele tinha uma filha, uma única filha, e esta, também, fora com ele morar em Mispá de Gileade. Jefté agora não era mais um homem 'ocioso' e sim o comandante de um exército. Como tal, passou a trabalhar. Primeiramente ele tentou a diplomacia mas os inimigos amonitas não agiram de acordo. (Juízes 11:12-28) Daí, “veio o espírito de Jeová sobre Jefté, e ele passou a atravessar Gileade e Manassés, e a atravessar Mispé de Gileade, e de Mispé de Gileade passou adiante até os filhos de Amom”. (Versículo 29) A guerra tornara-se agora inevitável. Foi neste momento que Jefté, vendo uma forma “limpa” de vingar-se pelo menos de um de seus irmãos, fez o seguinte voto estranho a Jeová: “Se tu, sem falta, me entregares os filhos de Amom na mão, então terá de dar-se que aquele que sair, quem sair da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu voltar em paz dos filhos de Amom, terá de tornar-se então de Jeová, e eu terei de oferecer a tal como oferta queimada”. — Juízes 11:30.

     Note que Jefté falou em 'queimar aquele'. Jefté já estava até vendo um de seus irmãos (ou todos eles) saindo ao seu encontro quando ele voltasse da batalha. Ele sabia que, segundo as crenças deles próprios, quando se vota a Jeová, tal voto tem de ser cumprido. (Leia Eclesiastes 5:4, 5) É bem provável que Jefté tivesse raciocinado consigo mesmo que 'não haveria escape para certo irmão dele'. Em hipótese alguma passara pela cabeça de Jefté que, em vez de ser “aquele” que lhe sairia ao encontro, pudesse ser “aquela” sua única filha. Jefté certamente não meditou corretamente sobre seu voto vingativo.

     Acabando a guerra, onde houve “uma matança muito grande”, (consegue imaginar quanto sangue foi derramado?) o relato prossegue: “Finalmente, Jefté chegou a Mispá, à sua casa”. Jefté estava ansioso de matar mais pessoas, desta vez não mais pela espada, mas queimados – em especial um de seus irmãos. Mas o que aconteceu? “Eis que lhe saía ao encontro sua filha, tocando pandeiro e dançando! Ora, ela era absolutamente filha única. Fora dela não tinha filho nem filha. . . . quando a avistou, [Jefté] começou a rasgar suas roupas e a dizer: 'Ai, minha filha! Fizeste deveras que eu me dobrasse, e tu te tornaste aquele a quem eu bania. E eu é que abri a minha boca a Jeová e não posso voltar atrás'.” — Juízes 11:34, 35.

     Que frustração! Não saiu nenhum de seus irmãos ao seu encontro para que Jefté se vingasse! Jefté, agora se dando conta da grande besteira que é a vingança – vingança essa que custaria a vida de sua única filha – rasgou suas roupas, demonstrando seu alto grau de tristeza e frustração. Seus planos foram frustrados (Provérbios 15:22). Jefté relatou o voto a todos, inclusive à sua filha. Esta, por sua vez, sabendo que um voto a Jeová não se pode deixar de cumprir, não foi rebelde e estava disposta a se deixar 'oferecer como oferta queimada'. Ela disse: “Meu pai, se abriste a tua boca a Jeová, faze comigo segundo tudo o que saiu da tua boca”. Que situação calamitosa se encontrava aquela pobre inocente! — Versículo 36.

     Após chorá por dois meses a moça veio a seu pai, Jefté, e este “cumpriu o seu voto que fizera”. A moça foi oferecida em fogo, de modo que morreu. O relato bíblico revela que ela chorou por dois meses, pois era virgem. O que significaria que nunca se casaria. As amigas dela choraram juntas com ela mas sabiam também que o voto teria de ser cumprido.

     Portanto, Jefté foi um homem que viveu uma vida de frustrações. Primeiro nasceu de uma prostituta. E, embora criado na casa de seu pai, Gileade, seus irmãos o odiavam por este ser apenas um filha da puta. Expulsaram-no e ele foi vagabundar com os ociosos de Tobe. Após ser convocado para ser um comandante sobre seus irmãos, bolou um plano maligno para vingar-se de seus irmãos e acabou matando sua única filha. Assim, podemos afirmar com pleno conhecimento bíblico, que Jefté viveu uma vida de completa frustração. Não foi um homem feliz. Não podemos dizer que ele tenha sido um 'exemplo de fé'. Evidentemente, o apóstolo Paulo, ao alistar ele entre a nuvem de testemunhas, focalizava sua fé por ele ter-se 'tornado valente na guerra'. Mas como nós hoje não somos de guerras, não precisamos imitar a sua 'fé'— Hebreus 11:32, 34.

Um novo Jefté é criado
     As Testemunhas de Jeová como organização, evidentemente por não conseguirem conciliar um Jefté de fé com um Jefté filho da puta, que matou sua própria filha e a queimou no fogo, o “remodelaram” completamente. Novamente, 'indo além do que se encontra escrito na Bíblia', elas inventaram um novo Jefté para que este viesse melhor se encaixar na descrição de um 'homem de fé', e 'enviado por Jeová', conforme o descreveram os livros de 1 Samuel 12:11 e Hebreus 11:32, 33. Como fazem isso? — 1 Coríntios 4:6

     Primeiramente: ensinam que a mãe de Jefté fora uma prostituta diferente. Dizem que tratava-se de uma prostituta bem semelhante à prostituta Raabe que, posteriormente esta se casou com Salmon. Então, ensinam, esta prostituta diferente “provavelmente” era na verdade uma “esposa secundária de Gileade”. Estudo Perspicaz das Escrituras (it-2 ilegítimo pág. 371). Assim, elimina-se os personagens reais apresentados na Bíblia: a puta e o filho da puta.

     Segundo: Diz-se que Jefté “ofereceu sacrifício a Deus no tabernáculo”. Cita-se o texto do qual Jefté faz um voto frustrante, Juízes 11:30, 31, e explicam: “Nada disso teria sido possível a um filho ilegítimo, pois a Lei declarava de modo específico: 'Nenhum filho ilegítimo pode entrar na congregação de Jeová. Mesmo até a décima geração não pode entrar ninguém seu na congregação de Jeová'.” (it-2 Jefté Era Filho Legítimo pág. 480) — Deuteronômio 23:2.

     Terceiro: os homens de Tobe, aqueles homens chamados de “ociosos”, que significa “indolentes, preguiçosos ou vagabundos”, também têm de ser remodelados. Agora eles são 'homens evidentemente desempregados, hostilizados pelos amonitas'. — (it-2 “Homens Ociosos” Juntaram-se a Jefté pág. 480).

Um novo Jefté
é inventado pelas
Testemunhas de Jeová
     Quarto: Jefté fizera um voto antes de um combate 'bem semelhante ao que Jacó fizera uns 600 anos antes'. — (it-2 O Voto de Jefté pág. 481).

     Quinto: combate os “críticos” que condenam Jefté por este ter oferecido sua filha como oferta queimada, dizendo que isso seria inconcebível tanto para Jeová aceitá a menina queimada quanto para Jefté seguir o costume das outras nações. Cita-se Deuteronômio 18:9, 10, que diz: “não deves aprender a fazer conforme as coisas detestáveis dessas nações. Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo”. A menina foi 'levada ao santuário para ali viver, bem semelhante a Samuel e Sansão'. (it-2 Pensava Jefté num sacrifício humano, quando votou apresentar como oferta queimada o primeiro que saísse da sua casa? pág. 482).

     Sexto: por fim, uma vez que a menina não estava morta e sim no tabernáculo, em Silo, só assim se "explica" que ela “recebia visitas 'de ano em ano' de suas companheiras, para '“elogiá-la”'.” (Juízes 11:40) — (it-2 Pensava Jefté num sacrifício humano, quando votou apresentar como oferta queimada o primeiro que saísse da sua casa? Pág. 482).

Quais o fatos realmente?    
     Mas em hipótese alguma a Bíblia diz que (1) a mãe de Jefté tenha deixado de ser uma prostituta, que ela se casou com Gileade ou com outro homem qualquer. Em hipótese alguma (2) se menciona o tabernáculo de Silo ou outro qualquer no relato. Em hipótese alguma (3) menciona-se no relato que Jefté teria entrado num tabernáculo para ser rejeitado segundo a lei escrita em Deuteronômio 23:2. Em hipótese alguma (4) se menciona no relato que os homens ociosos eram homens desempregados e que eram hostilizados pelos amonitas. Em hipótese alguma (5) podemos assemelhar a oferta de Jefté com a de Jacó. Em hipótese alguma (6) o relato mostra que Jefté tencionava oferecer a filha dele. Ele ofereceria “aquele” e não “aquela”. Em hipótese alguma o relato mostra que (7) Jeová estava a par do voto de Jefté. Em hipótese alguma (8) o relato menciona-se ali que a menina tenha sido levada a um tabernáculo para viver lá ou mesmo para ser oferecida queimada ali; que tampouco sequer fora mencionado o tabernáculo onde ela supostamente serviu. Em hipótese alguma (9) o relato menciona as amigas da moça indo visitá-la e, por fim, em hipótese alguma se menciona mais a mocinha como viva.
   
     Os fatos mostram, portanto, que Jefté, desde seu nascimento, viveu uma vida de tristeza e de frustrações e sendo a maior de suas experiências frustrantes o fato de ter matado sua própria filha após tencionar vingança contra seus odiados irmãos. Ele, por viver uma vida de frustrações e como um bom gileadita, era um dos que 'praticavam o que é prejudicial' e que, como tal, 'suas pegadas eram sangue' — Oséias 6:8.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Wandrey

Por sua muita educação e grande conhecimento teológico, venho aqui em seu espaço, deixar as minhas considerações a respeito de sua postagem um tanto quanto agressiva e de português de baixa qualidade nas palavras usadas. Quanto ao tema poderia se explicitar de forma erudita e que não abalasse aos seus leitores. Para uma próxima vez, tenha cuidado com os termos utilizados, chame a atenção dos seus leitores com palavras e argumentos que edifiquem e não com palavras da plebe.

Valdeci do Carmo disse...

Caro amigo. sem criticar a questão da palavra incomum para um cristão, não consegui entender o que voce realmente quiz dizer. perdoe-me por não compreende-lo. Mas afinal vc é contra ou a favor do que a Bíblia diz acerca de Jefté?

Valdeci do Carmo

Apóstolo TDS disse...

Caro anônimo, primeiramente agradeço os elogios e, agora vamos ao que mais nos intereça:

Mostre para nós, leitores, onde está o "português de baixa qualidade"? Deves mostrar e, caso queira, reescrever toda a matéria - terei prazer de a publicar.

Já sobre a questão da erudição, deves saber que os evangelhos, por exemplo, foram escritos nun grego chamado coiné (ou seja: um grego 'da plebe'). Depois, as Escrituras Sagradas teve, como primeira língua a ser traduzida, uma língua chamada de "vulgar" (Vulgata Latina).

De modo que eu lhe pergunto: o que tem o irmão contra se usar um português do 'povão'?

Sobre 'ter cuidado' com os termos usados em minha linguagem ou nos meus escritos, não se preocupe, Jefté já morreu e o mesmo não poderá mais me queimar por eu o ter chamado de filho da puta.

Caso você acredite na reencarnação e você acha que é a reencarnação dele, neste caso terá razão e peço desculpas pela forma de o chamá assim. Deves levar em conta que não fui eu o responsável pela condição a que você veio a se tronar humano. Deves procurar o seu pai, Gileade, caso ele tb já tenha se encarnado em alguém, e ir direto a ele e tirar satisfação com ele.

Por hora é só entre nós dois.


Wandrey

Apóstolo TDS disse...

Caro Valdeci do Carmo,

Eu não quis dizer - eu disse. Eu disse alí exatamente o que o irmão leu. Disse que acredito no relato bíblico e não nos ensinos extranhos à ela, mesmo que este venha de minha própria religião. Sou uma TJ e como tal fui persuadido a crer em muitos ensinos sem um exame mais detido das Escrituras mas que agora estou fazendo isso.

Acho que o relato está claro. Jefté matou sua filha querida. Mas as religiões têm inventado estorinhas pra nos enganar e desviar nossa atenção pra outras formas de 'entendimento' sobre o caso.

Wandrey

Anônimo disse...

Um estudo tão interessante, me arrependo de ter vindo procurar informações sobre a vida de Jefté neste blog.Eu aprendi que quando nos referimos á palavra de Deus, devemos ter reverência.E você usou palavras extremamente desnecessárias para este estudo...Creio que muitos cristãos pensam da mesma forma...

Apóstolo TDS disse...

Rlaxa irmão. Nas páginas das próprias Escrituras Sagradas há inúmeras expressões 'irreverentes'. O fato é que jefté foi exatamente o que evidenciei, e não adianta a nós, cristãos, deixarmos que instrutores 'façam cócegas em nossos ouvidos' por nos ensinar engôdos descarados.

Jefté foi o que foi e as Escrituras não escondem isso. Instrutores 'reverentes' têm, muitas vezes, dado uma 'vernizada', por assim dizer, escondendo as mais realísticas verdades.

Portanto, continue a se beneficiar das verdades reveladas, sem estranhar o linguajar 'vulgar'.

Wandrey

Celso servo do Senhor. disse...

Sr. Wandrey, sei que faz bastante tempo os ultímos comentários a respeito desse estudo sobre Jefté mas só agora encontrei o seu blogger, eu olhei também o ponto de vista do Sr.Waldeci, eu tenho o pensamento de uma certa forma igual ao seu no que diz respeito, ao sacrificio ter sido realmente realizado, só no ponto de vista que trata da vingança dele com relação a seus irmãos,que eu vejo que deve ser colocado como opinião propria e um ponto de vista proprio, mas eu concordo que ele realmente matou a sua filha, e que não a entregou para servi ao Senhor, como fez Ana com Samuel, pois se observarmos as reações dos dois são completamente difrente, se Jefté tivesse apenas entregado sua filha, não teria motivo para tanto desespero, por parte dele, pois nada impatatia o mesmo de ter outros filhos com sua esposa coisa que a biblia não nos afirma que ele tinha, mas poderia ter com outra mulher,no v.40 nós observamos que daquele tempo em diante criou - se um costume das moças israelitas, chorarem em memória da filha dele, com relação a o que o anônimo falou eu concordo com ele no que diz respeito ao seu linguajar, de uma certa forma mas vamos dizer assim sem reverencia a palavra da qual estamos tratando, mas vou voltar a olhar o seu blogger, ainda em tempo gostaria que vc falasse um pouco sobre seu ponto de vista de Jo.1.1 - 3. Deus te abençoe.

Apóstolo TDS disse...

Irmão, conforme podes conferir na página 15 de A Continela (exemplar de março de 2012) o "espírito dos Deuses santos" adicionou ainda mais um aspecto de informação a este caso, o desse patife Filho da puta.

Queira dá uma olhadinha e comente.

PS.: Caso o irmão ainda não seja um dos quase 3.000 assinantes dessa revista hoje, queira solicitar sua assinatura a través do seguinte e-mail: acontinela@gmail.com

PS2.: Obrigado pelo comentário.

Wandrey
ARSBI

Valdeci do Carmo disse...

Caro Wanderley você pode crer no que quiser, é livre para isso. Porém, você deveria prestar mais atenção a detalhes culturais, hermenêuticos, exegéticos e comentários de homens que se desgastaram na tentativa de nos trazer uma boa explicação de termos obscuros da Bíblia. Boa sorte e siga o seu caminho, todos somos livres para escolhermos que caminho seguir. Um grande abraço e que Deu o abençoe.

Mércio Lopes disse...

A grande questão era se Jeová aceitava sacrificio humano no altar, na bíblia a referencia me volta para o tempo de Abraão com Isaque. Se houver outro caso indique.Mas a principio Jeová aceitava apenas sacrificio animal. O relato realmente é muito estranho e podería nos levar a pensar que ela realmente tenha sido sacrificada, mas pense no que Jeová fez e verá que pelo histórico Ele Jeová deu uma maravilhosa lição para Jefté refletir.Jefté cumpriu sua promessa mas concordo que foi extremamente dificil para ele.

Anônimo disse...

Que titica em kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Este Apostolo TDS tem problema mental... acreditem nele e se tornaram mais um problemático. O cara cria as suas revistas, a sua Bíblia e os seus entendimentos e ainda chama de verdade... vai ser idiota e burro lá no inferno cara. BURRO DEMAIS.... até uma criança nascida e crescendo nesta geração sabe mais do que ti.... sai da terra verme....... minhoca.

Vai estudar filosofia, ciências, os livros tidos como sagrados.... estude as coisas rapaz.... fantasia pouca é bobagem.... BURRO.

Apóstolo TDS disse...

E quanto a ti, ô perseguidor da mulesta. Vai aprender o simples português e só então retorne aqui para escrever corretamente, segundo as normas cultas de nossa língua.

Saiba que, ao 'perseguir-me a mim, um santo de nossos Deuses santos Jeová, está perseguindo a Eles, que me enviaram'! - João 15:20.


Apóstolo TDS