27 de abril de 2012

COMPREENSÃO PERSPICAZ DA BÍBLIA II


Qual a verdadeira compreensão desse texto:

“[Agar] começou então a chamar o nome de Jeová que lhe falava: ‘Tu és um Deus de vista’.” – Gênesis 16:13.

A
gar era a escrava de Sarai, esposa de Abrão. Sarai deu Agar a Abrão para que tivesse filhos por intermédio dela, pois era estéril. Mais tarde Agar ficou grávida de Ismael e, neste estado, promoveu uma espécie de ‘desprezo’ à sua senhora. Agar talvez imaginasse que, caso houvesse uma escolha, Abrão a escolheria em vez de a Sarai. Abrão, ao saber do que acontecia, esquivou-se de dá uma solução, mas deixou o assunto nas mãos de sua esposa. Sarai passou a humilhar Agar, que não aguentando, “fugiu dela” – Gênesis 16:6.

O relato prossegue dizendo que um “anjo de Jeová encontrou-a mais tarde junto a uma fonte de águas no ermo, junto à fonte no caminho de Sur. E ele começou a dizer: ‘Agar, serva de Sarai, donde vieste e para onde vais?’ ” (Gênesis 16:7, 8) Agar explicou a história ao anjo, que lhe orientou a retornar e a se submeter às humilhações de sua senhora, de Sarai. Garantiu-lhe ainda que ‘multiplicaria a descendência de Agar de modo que não poderia ser contada’. Ao fim da conversa, Agar, agora sentindo-se abençoada, expressou-se com as palavras: “Ela começou então a chamar o nome de Jeová que lhe falava: ‘Tu és um Deus de vista’, pois ela disse: ‘Olhei aqui realmente para aquele que me vê’?” – Gênesis 16: 13.

Conforme podemos ver claramente, o “anjo de Jeová”, que aparecera a Agar, é ele também “Jeová”! (vs 7, 13) Como pode ser isso? Como um anjo pode ser o próprio Jeová? Em nossa religião, as testemunhas de Jeová, este é um texto tão embaraçoso que nada – ou quase nada – se fala a respeito dele. Se você é uma Testemunha de Jeová, como nós aqui, digite em sua Biblioteca da Torre de Vigia a seguinte busca: “Tu és um Deus de vista” e verá que aparecem algumas fontes. Mas, ao examiná-las uma a uma, constatará que somente a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras (v. 1, p. 324) dispensa alguns comentários sobre o texto. Note, porém, que ao fazer isso, evita a questão principal, conforme demonstrada aqui. A enciclopédia nunca podeira explicar como um ‘anjo pode ser Jeová’ por que fazer isso iria contra suas crenças mais fundamentais e cimentadas com argamassa de primeira – a crença de que Jeová é “um só Deus” de modo bem literal. Deixando a polêmica questão de lado, perguntemos então: qual é a explicação para este texto?

Explicando Gênesis 16:13

A explicação é simples: Conforme o irmão apóstolo tem evidenciado em seu blog, Jeová é o nome não de apenas um só Deus, como creem o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová (estes homens nos impõem que creiamos como eles creem), mas de multidões deles – “talvez milhões”, como indica o apóstolo inspirado. Nossa revista A Continela (abrildeste ano), inclusive, evidenciou que nosso Senhor, Jesus Cristo, agora é um Deus Jeová. Ele adquiriu este privilégio após ser ‘fiel até morrer’. Assim, aquele anjo que falava com Agar, era também um Deus do grupo dos Deuses que têm autoridade, um Jeová. É por isso que Agar o chama de Jeová e de anjo ao mesmo tempo e ele em nada a corrige.



Um comentário:

Kianba Uingui disse...

Para todos dedicados a Jeová.
Assunto: Moção de apoio ao nosso porta-voz ― os irmãos da dianteira ― em cada congregação. (Heb.13:17; es12-T, 04/24, 05/24)
Nós, testemunhas de jeová já devíamos descontinuar do termo corpo governante*, em vista da má conotação a luz das Escrituras. (aContinela de Março de 2012, paginas 17-24)
Isto não impossível nem errado, uma vez que no passado descontinuamos do uso da cruz; da designação estudantes da Bíblia para testemunhas de jeová; dos métodos democráticos para teocráticos; e por aí alem. (Jv-T 152, 200,218-19; Isa.60:16,17;)
Caso for, no mínimo de agora em diante, devemos todos entender o seguinte:
1º Corpo governante ― supervisiona apenas as identidades jurídicas, conhecidas como congéneres e/ou filiais, todas dependentes da sociedade torre de vigia de Bíblias e tratados de New York, Inc.; cujo presidente é, M.H.Larson. (Jv-T 228-29, 233; W01 15/01 12-21, 28-31)
2º Escravo fiel e discreto ― representa o colectivo, de todos ministros cristãos que tomam a dianteira nos assuntos doutrinários e organizacionais; para que a crescente nação de mais 7.000.000 de hodiernas testemunhas de jeová, continue crescendo em todos aspetos para a glória dEle! (Luc.12:42; Mat.24:45; 1Cor.4:2; 1Ped4:10; Deu.1:13; Luc.19:17)
3º Pequeno rebanho ― são todos ministros cristãos que esperam servir quais reis e sacerdotes juntos com (o Leão da tribo de Judá. Rev.5:5) Jesus cuja administração puramente teocrática, transformará o planeta terra em paraíso, durante o período de 1.000 anos. (Luc.12:32; Rev.14:11. 20:6)
4º Outras ovelhas ― são todos os justos e injustos vivos e/ou por ressuscitar, tendo por objetivo, absorver o conteúdo dos novos rolos que conterão com certeza as regras da verdadeira vida, sem prazo de validade, sob o signo da eternidade. Os rolos serão abertos durante a real e sacerdotal administração puramente teocrática referida no ponto 3. (Jo.10:16; Luc.12:32; At. 24:15; Jo.5:28,29; Rev. 17:8. 20:12. 21:27)
5º È tudo por agora e a todos dedicados a jeová, votos de progresso espiritual.
Kianba Uingui
Nota:
* Minha modesta sugestão: Corpo Atuante/ Perseverante/ ou Vigilante, em vez de Governante.