18 de maio de 2012

COMO JEOVÁ SABE DE TODAS AS COISAS?


JEOVÁ É ONISCIENTE?

2 Crônicas 16:9:

"Pois, quanto a Jeová, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele. Agiste nesciamente no que toca a isto, pois doravante haverá guerras contra ti.” – TNM.

O
Você sabe como os Deuses exercem sua onisciência?
s olhos dos Deuses “percorrem toda a terra”. É óbvio que nunca devemos levar para o entendimento literal da coisa, como se seus olhos saltassem de seus glóbulos oculares e saíssem voando, ‘percorrendo toda a terra’. Todos nós entendemos o simples sentido figurado a que se demonstra aqui. Nós o usamos corriqueiramente em nosso dia-a-dia, como uma forma simples e fácil de nos comunicar. Por exemplo: quando relatamos sobre um acontecimento bem antigo, de bem mais de mil anos atrás, a um amigo, este, ao ouvi-lo atentamente, possivelmente diga: “eu vi isso”! No entanto, você sabe que, na verdade, ele nunca poderia ter ‘visto isso literalmente', mas que ele diz simplesmente que ‘leu’ sobre isso ou até mesmo que assistiu a um filme épico sobre o acontecimento.
   Assim, a linguagem utilizada pelo escritor de Cônicas é perfeitamente assimilável no seu contexto figurado. Entendemos que o texto indica que ‘Jeová é capaz de saber tudo o que se passa entre os humanos, mesmo em toda a terra’ – em outras palavras, o texto destaca a onisciência dos Deuses santos. O texto indica que ‘Jeová procura saber de tudo a respeito das pessoas, mesmo em toda a terra’, com um só objetivo: ‘para encontrar pessoas com corações dispostos a temê-los’. A estas pessoas, que ‘são de corações plenos para com os Deuses santos’, Jeová os ajuda com ‘sua força’. Uma de suas mais bem-conhecidas forças é o “espírito dos Deuses santos”, ou simplesmente “espírito santo”. (Daniel 4:8, 9; João 14:26) Pessoas que tem um coração pleno para com Jeová ‘pede o espírito santo’ Deles, para serem ajudados. - Lucas 11:13.
   Assim, de acordo com o claro entendimento de que os Deuses santos sabem de tudo o que quiserem saber, “Não há criação que não esteja manifesta às suas vistas, mas todas as [ações humanas] estão nuas e abertamente expostas aos olhos daqueles com quem temos uma prestação de contas.” – Hebreus 4:13; Salmos 66:7; Provérbios 15:3.
Como os Deuses exerceram antes a onisciência
   Visto que esta, a onisciência, é uma das várias características identificadoras daqueles que nos ‘criaram às suas imagens’, devemos tentar entender como é que eles exercem, na prática, esse poder. (Gênesis 1:26) Afinal, é certo que tendemos à também, algum dia, atingirmos a perfeição na utilização dela no nosso dia-a-dia, tal como nossos criadores. (Mateus 5:48) Então, como é que eles sabem de todas as coisas, mesmo sobre coisas que ainda nem aconteceram? Não devemos pensar que já temos todas as respostas, mesmo as apresentadas pelos mais meticulosos estudantes das Escrituras dos tempos atuais. Estando cheios do “espírito”, nós, as Testemunhas dos Deuses Santos, estamos decididos a entender sobre esta, que é uma das “coisas profundas dos Deuses”. (1 Coríntios 2:10) E o espírito, de fato, nos tem agraciado com a resposta certa. Acompanhe.
   Tenha em mente que temos demonstrado neste blogue que, para Jeová saber sobre o grau de pecado dos de Sodoma e Gomorra; os de Babel e muitos outros casos relatados na Bíblia, eles tiveram que ir pessoalmente lá, ver e saber dos fatos.1 Será neste sentido que 'os olhos deles percorrem a terra'? O livro de Enoque relata que eles se dão conta do que acontece devido, também, aos 'clamores dos que sofrem injustiças'. (Enoque 8:9; 9:1-5 - compare com o 'sangue de Abel, que clama aos deuses por justiça' - Gênesis 4:10; Mateus 23:35; Hebreus 12:24) Mas e hoje? Será que empregam métodos mais sutis e por isso não os vemos ‘percorrendo a terra’?
Como os Deuses exercem hoje a onisciência
   Os Deuses 'sopraram em nós o espírito'. (Gênesis 2:7) Este nos faz sermos 'à imagem e semelhança Deles'. Tudo o que vemos, sentimos ou falamos estão sendo, constantemente, gravados nesse espírito e, de certo modo, transmitidos a um supercomputador Deles. Quando morremos, esse espírito carrega as nossas informações aos Deuses. (Eclesiastes 12:7) E onde está localizado este supercomputador? Estão com os “vigilantes”, aqui mesmo na terra! (Daniel 4:13, 17, 23) Onde? No futuro. Jeová têm completo domínio de tecnologias alienígenas muito mais avançadas que as nossas, que são brinquedo de criança perto das que eles têm. Então, é plausível que eles estão aqui mesmo na terra, mas no futuro - tipo: um dia na nossa frente. Penso que eles recebem todas as informações vindas de nós através dessas tecnologias que enviam nossos sinais para o dia seguinte depois do nosso e eles sabem de tudo o que ocorre conosco nesse sentido. Mas por que estariam no futuro, quando poderiam está no mesmo tempo que nós? 
   Raciocine: Nos dias de Enoque, Jeová providenciou que houvesse "sentinelas" para nos monitorar 24hs por dia, 365 dias por ano. Mas, como sabemos, por se aproximarem demais das mulheres, acabaram cometendo fornicação. 'Abandonaram seu posto' de vigilância, entenderiam mais tarde os cristãos do primeiro século à base do livro de Enoque. (Gênesis 6:4; 1 Pedro 3:20; Judas 6) O relato indica que não foram apenas eles os culpados - mas as nossas mulheres 'deram em cima deles também'. (As mulheres são perigosas mesmo! Enoque 19:2) Sabemos que Jeová tirou aquelas "sentinelas" do posto, prendendo-as. Jeová os julgará por estes pecados no "julgamento do grande dia" – esse julgamento poderá significar a readmissão deles à organização universal de Jeová, conforme tenho demonstrado aqui também.² 
Se os "Sentinelas" (ou "vigilantes") estivessem no nosso
meio hoje, como escapariam da fornicação? Impossível!
   Então, já que os anjos-Deuses pecaram, significa que Jeová não aprovou mais o uso de 'monitores' para nos vigiar? Significa, então, que ficamos 'aos Deuses darão'? Não mesmo! Repare que Daniel menciona em seu livro os "vigilantes". (Daniel 4:13, 17, 23 - observe João 17:11) Quem eram eles? Esses foram os substitutos das "Sentinelas", dos dias de Enoque. Mas onde Jeová poriam novos 'monitores' para cumprir sua missão, sem correr os mesmos riscos dos anteriores? É aqui que a sabedoria de Jeová, alienada às mais modernas técnicas, entram! O espírito informa que não haveria melhor lugar para montar um posto para estes vigilantes que no amanhã! 
   Acha isso 'viajar na ficção'? Não pense logo nisso! Veja que há muitas coisas relatadas nas Escrituras que, se formos reparar com estes olhos, colocaremos as 'visões' que homens como Paulo e outros tiveram como também 'viajar na maionese'. (Joel 2:28; Atos 2:17; 2 Coríntios 12:1-7) Temos de acreditar que muitas 'coisas a nós impossíveis são possíveis aos Deuses'. (Lucas 18:27) Veja o caso do 'sol que voltou os degraus'. (2 Reis 20:11; Isaías 38:8) Acha que Jeová não fez que aquela casa viajasse alguns minutos no tempo, para trás? Eu creio que foi exatamente assim que a coisa se deu. Não creio que eles têm o poder de fazer o planeta inteiro retroceder, sendo que há às suas disposições técnicas mais simples de fazer isso acontecer. A casa, bem como todos os que estavam dentro dela, foi quem retrocederam no tempo, alguns minutos. Foi isso o que aconteceu. - Compare com Atos 1:7; 1 Tessalonicenses 5:1.
Jeová têm um posto de ‘vigilantes bem perto de nós’
   Assim, estando o posto de vigilância dos Deuses um dia à nossa frente, nunca que serão tentados pelas nossas hoje mais belas e mil vezes mais sensuais mulheres. De vez em quando, estando sob o comando de um dos Deuses Jeová, esses vigilantes retrocedem um dia no tempo. Por que fazem isso e quais as consequências? Quando algo lhes sai errado, ou quando algo não fora devidamente registrado em seus potentes computadores, voltam para conferir. No entanto, ao fazerem essas ‘rondas no tempo’, é capaz que esqueçam de voarem em suas máquinas no modo de invisibilidade e são vistos por nós, no nosso presente. Esta é a explicação para os fenômenos que vemos, como luzes que voam e desaparecem sem serem detectadas entre outras. Assim, é bem verdade que não temos mais contato direto com os Deuses, como acontecia em tempos bíblicos. Mas agora que o espírito nos evidenciou onde fica seu posto, sabemos agora como exercem sua onisciência e que, também, ‘Eles não estão longe de cada um de nós’. – Atos 17:27.

__________
1Veja este artigo, bem como as páginas 30 e 31 de A Continela de maio de 2012.
²Se ainda não leu, queira ler "Boas Novas aos Anjos Pecadores", texto I e texto II

2 comentários:

kIANBA UINGUI disse...

Garantidamente! ‘Eles não estão longe de cada um de nós’. – Atos 17:27.
Ademais,'O anjo de Jeová acampa-se ao redor dos que o temem, E ele os socorre'. - (Sal. 34:7 TNM)

P.s:
Wandrey, parabéns por mais esta importante postagem sobre “coisas profundas dos Deuses”-1 Coríntios 2:10

Anônimo disse...

acredito que esta era a explicação para o tempo oportuno ; mas até então sem comentários.....

Chatlittle
-----------------------