27 de maio de 2012

CONHECES A COMPREENSÃO?


CONHECES A COMPREENSÃO?

"Onde vieste a estar quando fundei a terra? Informa-me, se deveras conheces a compreensão. – Jó 38:4,Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

V
ocê sabe o quão importante e primordial é ter conhecimento – ainda mais se for do tipo de conhecimento que te poderá conduzir à vida eterna. (Leia João 17:3) A Bíblia é bastante explícita no que diz respeito a sermos adoradores capazes de não só ‘distinguir o certo do errado’, mas que seja também corajoso em tomar partido ao lado do que é certo, ao paço que odiamos o erro com todas as nossas forças. (Hebreus 5:14; Salmo 97:10; Amós 5:15; Romanos 12:9; ) Ademais, se ela nos aconselha a ‘não nos estribarmos em nossa própria compreensão’ quando o assunto é diferenciar a verdade acerca dos Deuses santos dos erros religionistas, quanto menos nos estribarmos na compreensão de outros! No entanto, se nos estribarmos na compreensão de Jeová, aceitando as declarações deles próprios sobre o que é verdade e o que é mentira – neste caso – 'acharemos o próprio conhecimento dos Deuses'.a – Provérbios 2:1-9; 3:5.
Você faz seu pessoal estudo da Bíblia?
A verdadeira compreensão está ali.
   Assim sendo, teste até onde você está disposto a atender a este concelho sábio. Por exemplo, Jeová perguntou a Jó: “Onde viestes a estar quando fundei a terra? Informa-me, se conheces a compreensão.” (Jó 38:4, TNM) Por algum momento, devido ao extremo sofrimento que passava, Jó questionou a compreensão de Jeová. Por isso Jeová lhe fez esta e muitas outras perguntas. Se fosse a você que Jeová tivesse perguntado isso, em vez de a Jó, como responderia? Se você vivesse lá nos tempos dele, talvez respondesse como ele, que disse: “Falei [algumas coisas impensadas], mas não estava entendendo. [São] coisas maravilhosas demais para mim, das quais não conheço. [...] Por isso faço uma retratação E deveras me arrependo em pó e cinzas.” (Jó 42:1-6, TNM) Mas, e se a mesma pergunta fosse feita hoje? Será que já teríamos como respondê-la? Vejamos.
Conheces a compreensão?
   Você tem motivos para hoje ‘conhecer a compreensão’ sobre quando e de que forma Jeová ‘fundou a terra’. Um dos motivos é o simples fato de que hoje temos à nossa disposição algo que Jó não tinha: a Palavra dos Deuses, a Bíblia. (2 Timóteo 3:16) Assim, não temos como saber exatamente como foi que eles “criaram todas as coisas” – nós não estávamos lá para vermos. (Efésios 3:9) Mas, à base da nossa persistente busca do conhecimento dos Deuses, através do estudo pessoal das escrituras, podemos obter hoje a compreensão acertada do que significou a ‘fundação da terra’. (Salmo 97:11; Isaías 58:10; Daniel 12:4) Antes de fazermos isso, porém, vejamos o que religionistas convencidos têm defendido como verdade absoluta acerca disso.
Eles conhecem a compreensão?
   Os homens que compõem o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, por exemplo, afirmam categoricamente que os Deuses criaram o universo, as galáxias, as estrelas, planetas, luas e tudo o mais – tudo o mais mesmo, mesmo a vida a nível microscópico. Desta forma, a crença defendida por eles é a de que Jeová ‘fundou a terra’ quando a criou literalmente a 4,5 bilhões de anos. Dizem que Gênesis 1:1 ensina isso claramente. Ademais, estes homens convencidos, ao afirmarem que são o ‘canal de comunicação entre Jeová e o homem’, juram que o que ensinam é a verdade absoluta e que, caso os seus governados discordem disso, ‘estão, na verdade, discordando do próprio Jeová’. Mas é essa a verdade acerca dessas coisas? Essa é a compreensão bíblica ou a deles próprios? Veremos.

Líderes religionistas, em todos os tempos, têm preferido se estribar em sua própria compreensão em vez de na Bíblia.
   Esses homens, por definir o que é verdade e o que é mentira, assentaram no 'assento do Moisés maior', Jesus, como os que definem o que é e o que não é verdade aqui na terra. Milhares de cristãos, ao discordarem abertamente dessa e de outras ‘verdades absolutas’ impostas por eles, são maltratados e expulsos da associação anualmente. – Mateus 23:2.
   Diante disso tudo, como uma pessoa pode ser uma Testemunha de Jeová sem que possa ‘usar suas faculdades perceptivas, que é o que distingue o certo do errado’? Como ele pode se ‘estribar no conhecimento dos Deuses’ em vez de nas desse Corpo? Impossível. São, na verdade, opressores e 'amos da fé dos outros'. (2 Coríntios 1:24; compare com 1 Pedro 5:3) Jesus falou aptamente contra uma classe de governantes entre seus discípulos e não os tolerará indefinidamente. (Mateus 5:24-28) A profecia aponta para 2017 como o fim dessa classe clerical entre o povo de Jeová. Se o que ensinam sobre a pergunta feita a Jó não é a verdade, qual é então? – Romanos 12:1; Hebreus 5:14.
Conheça a compreensão correta
   Jeová não criou o universo, as galáxias, as estrelas, os planetas, as luas e milhões de outras coisas hoje existentes. Se não eles, quem? O universo veio à existência sozinho. Tudo o mais evoluiu, também sozinho. Mesmo a vida, evoluiu – neste e em milhões de outros mundos   sozinha. Os próprios Deuses evoluíram lá em seu mundo. Então, como foi que Jeová ‘fundou a terra’? O salmista cantou: “Há muito lançaste os alicerces da própria terra.” (Salmo 102:25a, TNM) Quando foi esse “há muito” e o que são os “alicerces da terra”? O apóstolo Paulo explicou melhor: “Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra.” (Hebreus 1:10a, TNM) Percebemos que o “há muito” é o mesmo tempo que “no princípio”. Todo assunto a respeito da criação sempre nos remeterá ao Gênesis, como fonte da compreensão verdadeira dos assuntos. Vamos então ao Gênesis.
Gênesis conhece a compreensão
   Gênesis 1:1 diz de modo simples: “No princípio os Deuses criaram ... a terra”. Se o tempo aqui escrito como o “princípio” fosse a 4,5 bilhões de anos atrás, quando o planeta terra veio à existência,b significa acreditar também que o universo teve existência também no mesmo período, não a 13,7 bilhões de anos atrás.b (um abismo de 9,2 bilhões de anos – 9 mil eternidades) Ademais, o tempo chamado de “princípio” é, ali mesmo no Gênesis, identificado como tendo sido os mesmos ‘seis dias de criação’, estendendo-se até a criação de Adão e Eva. Jesus mesmo concordou com este raciocínio. (Mateus 19:4) Acreditar na teoria sem fundamento dos líderes religionistas ébrios espiritualmente de hoje é o mesmo que sairmos dizendo que Adão foi criado a, no mínimo, 4,5 bilhões de anos atrás. É claro que essa compreensão é um equívoco imoral! Quando foi o princípio, então?
Jeová disponibiliza a compreensão da verdade
através de A Continela. Você tem tirado proveito dela?
   De acordo com o relato do próprio Gênesis, o tempo compreendido como o “princípio”, iniciou-se a uns doze mil anos atrás, findando a uns 6 mil anos, quando o homem fora criado.c Tenho fornecido muitas evidências dessa compreensão aqui. Você sem dúvida tem visto muito mais sentido nesta compreensão que na agora ultrapassada compreensão dada pelos clérigos religionistas. A Terra, que os Deuses criaram, não foi o planeta, mas o 'solo seco' deste planeta, ao fazerem ‘uma separação entre águas e águas’. Este solo seco foi bem fundado, pois os mares são impedidos de avançarem além do que lhes foi ‘limitado’. (Jó 38:11) A compreensão correta acerca desses assuntos é primordial para que nossa adoração aos Deuses seja aceitável. – João 4:23, 24.
   Assim, desejamos que todos continuem tirando proveito da verdade, conforme o “espírito dos Deuses santos” lampeja novas e cativantes verdades acerca da compreensão verdadeira das coisas de Jeová. – Gênesis 1:1-2:4; Daniel 4:8, 9, 18.

_____
a “Deuses”, do hebraico: ’Elo·hím. Veja nota da TNM.
b Isto é ciência comprovada.
c Na Bíblia, mil anos é o equivalente a um dia no cômputo dos Deuses. - 2 Pedro 3:8.

19 comentários:

Anônimo disse...

james comentou :
- Mas e se essa não for a interpretação correta?
Continuamos adorando em mentira?
Afinal as interpretações pertencem á jeová.

Apóstolo TDS disse...

Isso mesmo irmão. A verdade e as interpretações pertencem aos Deuses santos. Porém, dentro de nossa compreensão do que pode ser verdade e do que pode ser compreendido como correto, é sempre uma questão de evolução. As verdades de ontem tornam-se obsoletas e deixam de ser verdade. Mas, só se compreendermos uma verdade em substituição a ela. Do contrário, é sempre bom termos ela mesma como verdade.

Vou dá um exemplo: 144 mil homens e mulheres vão para o céu. Não é isso que compreendemos como verdade? Então ela é a verdade. Porém, caso alguém encontre em seu estudo pessoal da Bíblia uma nova verdade e que possa substituir completamente esta verdade, de modo a torná-la obsoleta e que esta nova verdade for realmente condizente com a compreensão bíblica, então será a mais nova verdade e temos de ter coragem para abandonar a velha verdade, agora obsoleta.

Assim, caso o irmão queira também pesquisar a Bíblia como ela indica que deve ser feita, o irmão poderá encontrar muitas pérolas da verdade.

Algum irmão de vocês por acaso encontrou alguma compreensão bíblica nova que possa substituir alguma compreensão tido hoje como a verdade? então compartilhe aqui.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Bom dia Wandrey , no livro de Enoque relata-se que Deuses comandam os astros , será que estes textos contradizem ou provam o contrário á respeito deste fato :
-jó 38:33 , jeremias 33:25 , romanos 1:20. Eu entendi que os astros são comandados por estatutos ou leis e que estas são regidas pelo Deus Maior Jeová. Cheguei á ler em uma Despertai que essa crença de Deuses comandarem os astros já era difundida na época dos profetas hebreus, mas considerada como superstição, estes não foram corrompidos com este ensino "errôneo". Qual a sua opinião , sei que tu és muito ocupado mas se tiver um tempinho me responda.

chatlittle
---------------

Apóstolo TDS disse...

Irmão, o Wandrey não se encontra mais em nosso meio.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

mas o que aconteceu meu brother ?

chatlittle
---------------

Anônimo disse...

me responda apostolo.
o que aconteceu ?
kianba você sabe de algo?

chatlittle
----------------

Anônimo disse...

se liga brother , o wandrey saiu de cena por que mentiu á respeito dos dados sobre a organização dos deuses santos , inventou membros e ludibriou até o google.

Apóstolo TDS disse...

O sumiço do irmão tem levantado muitas perguntas - de amigos e de inimigos também. Como saber quem é quem? Por exemplo, um e-mail enviado a mim, pergunta ansioso:

" Logos Ho bemwindons@live.com
16:52 (20 horas atrás)

para mim [apostolotds.001@gmail.com]
Como está caro Andrey.
Eu percebi que você tem um fã que lhe acusa de estar desassociado, até mesmo dizendo lhe conhecer.
Sabe mesmo quem é ele? Acho que poderia o identificar?
Você mora em São Paulo? Quem você suspeita que seja tal acusador?
Me de as coordenadas de suas desconfianças e eu vejo se descubra quem é este oportunista.

Aguardo retorno."

É claro que ele aguarda. Está querendo fazer uma busca de I.P. e identificar de onde eu lhes respondo.

Está claro que os inimigos de Jeová são astuciosos, como as serpentes. O espírito dos Deuses santos protejam o irmão Wandrey, onde quer que esteja, em sua missão de evangelizar as nações.

Atenção, inimigo de tudo o que é correto, não lhe responderei nada.

Apóstolo TDS

Kianba Uingui disse...

É lamentável ver os anónimos que, em vez de contribuir ou pelo menos confrontar cientifica e biblicamente o resultado do estudo pessoal das Escrituras que o proprietário deste blog tem postado aqui e de certa forma publicado na revista digital Acontinela! (Lam.3.40,41)
A todos anónimos que aqui tem feito comentários inapropriados, lembrem-se do seguinte: os ideólogos e executores da santa inquisição, das cruzadas, em fim… silenciaram e mataram pelo simples facto de que alguns de seus correligionários reprovaram abertamente verdades ultrapassadas tais como: a venda de indulgências; a terra é plana e sustentada por elefante e tartaruga, etc! Que vos certifiqueis das coisas mais importantes e apegai-vos ao que excelente e desapegai-vos da vereda dos ideólogos e executores da santa inquisição!(1tess.2:21;2Tim.2:23-26)
Por favor, caríssimos anónimos! Se vocês estão a ‘procura de matéria educativa no sentido de ajuda á compreensão da Bíblia’, façam como os de Bereia. (Atos 17:11)

Que todos nós nos comportemos como Apolo, caso se verifique verdades ultrapassadas no nosso ensino. E façamos como o casal Áquila e Priscila. (Atos 18:2,24-26)

Por favor, caríssimos anónimos! Se a vossa intenção é fazer intchutchu é melhor manter um cuaça!

Ps: intchutchu e cuaça são gírias. Perguntai aos kuduristas genuinamente Angolanos o significado.

Att: Apóstolo TDS, o meu muito obrigado! Tá bacana o destaque e retoque gráfico que deste na moção de minha autoria. Fi-lo para servir de testemunho, porque todos nós ficaremos diante da cadeira de juiz de Deus. (Rom.14:10-12)

Anônimo disse...

Bom dia apostolo tds , sou Chatlittle e sempre mantive bons dialogos com Wandrey e realizei o terceiro comentário desta série e gostaria de saber se há como manter-mos diálogos sobre essas questões espirituais e se há como responder esta questão que postei no terceiro comentário.

Chatlittle

Apóstolo TDS disse...

Obrigado, irmão Kianba.

Irmão Chat, o irmão não mostrou o texto de Enoque. Sem ele em nada posso ajudar.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

Bom dia apostolo , o texto em questão é enoque capítulo 71 ao 74 , em virtude da duvida do terceiro comentário.

Tenho outra dúvida , como vocês defendem a idéia de que AQUELE QUE CAUSA O QUE VEM SER não produziu os planetas e as estrelas como explicam enoque 48:3.

atenciosamente:

- Chatlittle
----------------------

Apóstolo TDS disse...

Os capítulos citados referem-se a coisas que ainda estudaremos. O espírito nos fará entender no devido tempo. Então, deves aguardar irmão chat. não pretendo paralisar as torrrentes de revelações atuais para me adiantar.

Mas, caso o irmão queria, poderá fazer seu estudo pessoal sobre estes textos e chegá à verdade. Afinal, o espírito que flui em mim, é o mesmo que flui no irmão.

Boa pesquisa - ou aguarde o tempo das revelações de nosso estudo aqui.

De uma coisa podemos ter plena certeza: os Deuses não criaram literalmente nada que existe das nuvens pra cima - salvo, claro, as aeronaves interplanetárias que trouxeram eles aqui.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

o tds não respondeu nada.

Anônimo disse...

No Antigo Testamento:
Livro das Guerras de Javé: "Por isso se diz no Livro das Guerras de Javé: 'Assim como fez no Mar Vermelho, assim fará nas torrentes do Arnon. Os rochedos das torrentes se inclinaram, para descansar em Ar, e repousarem sobre os confins dos moabitas" (Num. 21,14-15) .

Livro do Justo: "Foi então que Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus aos filhos de Israel. Disse Josué na presença de Israel: 'Sol, detém-te em Gabaão, e tu, lua, no vale de Ajalão!' E o sol e a lua pararam até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro do Justo? Parou pois o sol no meio do céu, e não se apressou a pôr-se durante o espaço de um dia" (Jos. 10,12-13).

"E (Davi) ordenou que ensinassem aos filhos de Judá o (cântico chamado do) arco, conforme está escrito no Livro do Justo. E disse: 'Considera, ó Israel, os que morreram sobre os teus altos, cobertos de feridas'" (2Sam. 1,18).

Provérbios e Cânticos de Salomão: "Proferiu ele (Salomão) três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu acerca das plantas, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede. Também falou dos animais e das aves, e dos répteis, e dos peixes" (1Rs. 4,32-33).

Livro dos Atos de Salomão: "Quanto aos demais atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no Livro dos Atos de Salomão?" (1Rs. 11,41).

Livro das Crônicas dos Reis de Israel: "Quanto ao restante dos atos de Jeroboão, como guerreou e como reinou, está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel" (1Rs. 14,19).

Livro das Crônicas dos Reis de Judá: "Quanto ao restante dos atos de Roboão, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Judá?" (1Rs. 14,29).

Livro do Profeta Natã: "Os atos do rei Davi, tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no Livro de Gade, o vidente" (1Cr. 29,29). "Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?" (2Cr. 9,29).

Livro de Samuel, o Vidente: "Os atos do rei Davi, tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no Livro de Gade, o vidente" (1Cr. 29,29).

Livro de Aías, o Silonita: "Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?" (2Cr. 9,29).

Livro de Ado, o Vidente: "Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?" (2Cr. 9,29).

Anônimo disse...

Livro de Samuel, o Vidente: "Os atos do rei Davi, tanto os primeiros quanto os últimos, estão escritos no livro de Samuel, o vidente, no Livro de Natã, o profeta, e no Livro de Gade, o vidente" (1Cr. 29,29).

Livro de Aías, o Silonita: "Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?" (2Cr. 9,29).

Livro de Ado, o Vidente: "Quanto ao resto dos atos de Salomão, dos primeiros aos últimos, porventura não estão escritos no livro da história de Natã, o profeta, e nos livros de Aías, o silonita, e nas visões de Ado, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?" (2Cr. 9,29).

"Quanto ao resto dos atos de Roboão, dos primeiros aos últimos, está escrito nos livros de Semaias, o profeta, e de Ado, o vidente, e diligentemente registrado: 'houve guerra entre Roboão e Jeroboão durante todos os seus dias'" (2Cr. 12,15).

"Quanto ao resto dos atos de Abias, seu caráter e obras, está diligentemente escrito no Livro de Ado, o profeta" (2Cr. 13,22).

Livros de Semaias, o profeta: "Quanto ao resto dos atos de Roboão, dos primeiros aos últimos, está escrito nos livros de Semaias, o profeta, e de Ado, o vidente, e diligentemente registrado: 'houve guerra entre Roboão e Jeroboão durante todos os seus dias'" (2Cr. 12,15).

Livro dos Reis de Judá e Israel: "Mas os feitos de Asa, dos primeiros aos últimos, estão escritos no Livro dos Reis de Judá e Israel" (2Cr. 16,11).

Livro dos Reis de Israel e Judá: "Quanto ao resto dos atos de Joatão, e todas as suas guerras e obras, estão escritos no Livro dos Reis de Israel e Judá" (2Cr. 27,7).

Anônimo disse...

Livro dos Reis: "O relato dos seus filhos, as muitas sentenças proferidas contra ele e o registro da restauração da casa de Deus, estão escritos diligentemente no Livro dos Reis. E Amasias, seu filho, reinou em seu lugar" (2Cr. 24,27).

Anais dos Reis de Israel: "Mas o resto dos atos de Manassés, sua oração ao seu Deus e as palavras dos videntes que falaram-lhe em nome do Senhor Deus de Israel, estão contidas nos Anais dos Reis de Israel" (2Cr. 33,18).

Comentários de Jeú, filho de Hanani: "Mas o resto dos atos de Josafá, dos primeiros aos últimos, estão escritos nos comentários de Jeú, filho de Hanani, que observou nos Livros dos Reis de Israel" (2Cr. 20,34).

A História de Osias, por Isaías, filho de Amós, o profeta: "Mas o resto dos atos de Ozias, dos primeiros aos últimos, foi escrito por Isaías, filho de Amós, o profeta" (2Cr. 26,22).

Palavras de Hozai: "A oração que ele (Manassés) fez, como foi ouvido, todos os seus pecados e o desprezo (de Deus), os lugares também em que mandou edificar altos, em que mandou plantar bosques, e colocar estátuas, antes de fazer penitência, encontra-se tudo escrito no Livro de Hozai" (2Cr. 33,19).

Livros dos Medos e dos Persas: "Ora, o rei Assuero tinha imposto tributo a toda terra e todas ilhas do mar. Nos Livros dos Medos e dos Persas se acha escrito qual foi o seu podere o seu domínio, a dignidade e a grandeza a que ele exaltou Mardoqueu" (Est. 10,1-2).

Anais do Pontificado de João: "O resto dos atos de João, das suas guerras, das empresas que valorosamente se portou, da reedificação dos muros que construiu e de todas as suas ações, tudo está escrito no Livro dos Anais do seu pontificado, começando desde o tempo em que foi constituído sumo-pontífice em lugar de seu pai" (1Mac. 16,23-24).

Descrições de Jeremias, o profeta: "Nos documentos referentes ao profeta Jeremias, lê-se que ele ordenou aos que eram levados para o cativeiro que tomassem o fogo, como já foi referido, e que lhe faz recomendações (...) Lia-se também nos mesmos escritos, que este profeta, por uma ordem particular recebida de Deus, mandou que se levassem com ele o tabernáculo e a arca, quando escalou o monte a que Moisés tinha subido para ver a herança de Deus. Tendo ali chegado, Jeremias achou uma caverna; pôs nela o tabernáculo, a arca e o altar dos perfumes, e tapou a entrada. Alguns dos que o seguiam voltaram de novo para marcar o caminho com sinais, mas não puderam encontrá-lo" (2Mac. 2,1.4-6).

Memórias e Comentários de Neemias: "Estas mesmas coisas se achavam nos comentários e memórias de Neemias, onde se lia que ele formou uma biblioteca, recolhendo os livros referentes aos reis e profetas, os de Davi e as cartas dos reis respeitantes às oferendas" (2Mac. 2,13).

Os Cinco Livros de Jasão de Cirene: "A história de Judas Macabeu e seus irmãos, a purificação do grande templo e a dedicação do altar, as guerras contra Antíoco Epífanes e seu filho Êupator, as manifestações do céu a favor dos que pelejaram pelo judaísmo com valentia e zelo, os quais, sendo poucos, se tornaram senhores de todo o país e puseram em fuga um grande número de bárbaros, recobraram o templo famoso em todo o mundo, livraram a cidade da escravidão, restabeleceram as leis que iam ser abolidas, graças ao Senhor que lhes foi propício com evidentes provas da sua bondade, tudo isto, que Jasão de Cirene escreveu em cinco livros, procuramos nós resumir num só volume".


Anônimo disse...

Se as primitivas testemunhas de Jeová tinham acesso á esses livros por que não podemos também observa-los e percorrer suas páginas adquirindo conhecimento ?

Apóstolo TDS disse...

Podemos sim, irmão. Manda os livros para exame, estou aguardando.

Apóstolo TDS