27 de abril de 2012

COMPREENSÃO PERSPICAZ DA BÍBLIA II


Qual a verdadeira compreensão desse texto:

“[Agar] começou então a chamar o nome de Jeová que lhe falava: ‘Tu és um Deus de vista’.” – Gênesis 16:13.

A
gar era a escrava de Sarai, esposa de Abrão. Sarai deu Agar a Abrão para que tivesse filhos por intermédio dela, pois era estéril. Mais tarde Agar ficou grávida de Ismael e, neste estado, promoveu uma espécie de ‘desprezo’ à sua senhora. Agar talvez imaginasse que, caso houvesse uma escolha, Abrão a escolheria em vez de a Sarai. Abrão, ao saber do que acontecia, esquivou-se de dá uma solução, mas deixou o assunto nas mãos de sua esposa. Sarai passou a humilhar Agar, que não aguentando, “fugiu dela” – Gênesis 16:6.

O relato prossegue dizendo que um “anjo de Jeová encontrou-a mais tarde junto a uma fonte de águas no ermo, junto à fonte no caminho de Sur. E ele começou a dizer: ‘Agar, serva de Sarai, donde vieste e para onde vais?’ ” (Gênesis 16:7, 8) Agar explicou a história ao anjo, que lhe orientou a retornar e a se submeter às humilhações de sua senhora, de Sarai. Garantiu-lhe ainda que ‘multiplicaria a descendência de Agar de modo que não poderia ser contada’. Ao fim da conversa, Agar, agora sentindo-se abençoada, expressou-se com as palavras: “Ela começou então a chamar o nome de Jeová que lhe falava: ‘Tu és um Deus de vista’, pois ela disse: ‘Olhei aqui realmente para aquele que me vê’?” – Gênesis 16: 13.

Conforme podemos ver claramente, o “anjo de Jeová”, que aparecera a Agar, é ele também “Jeová”! (vs 7, 13) Como pode ser isso? Como um anjo pode ser o próprio Jeová? Em nossa religião, as testemunhas de Jeová, este é um texto tão embaraçoso que nada – ou quase nada – se fala a respeito dele. Se você é uma Testemunha de Jeová, como nós aqui, digite em sua Biblioteca da Torre de Vigia a seguinte busca: “Tu és um Deus de vista” e verá que aparecem algumas fontes. Mas, ao examiná-las uma a uma, constatará que somente a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras (v. 1, p. 324) dispensa alguns comentários sobre o texto. Note, porém, que ao fazer isso, evita a questão principal, conforme demonstrada aqui. A enciclopédia nunca podeira explicar como um ‘anjo pode ser Jeová’ por que fazer isso iria contra suas crenças mais fundamentais e cimentadas com argamassa de primeira – a crença de que Jeová é “um só Deus” de modo bem literal. Deixando a polêmica questão de lado, perguntemos então: qual é a explicação para este texto?

Explicando Gênesis 16:13

A explicação é simples: Conforme o irmão apóstolo tem evidenciado em seu blog, Jeová é o nome não de apenas um só Deus, como creem o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová (estes homens nos impõem que creiamos como eles creem), mas de multidões deles – “talvez milhões”, como indica o apóstolo inspirado. Nossa revista A Continela (abrildeste ano), inclusive, evidenciou que nosso Senhor, Jesus Cristo, agora é um Deus Jeová. Ele adquiriu este privilégio após ser ‘fiel até morrer’. Assim, aquele anjo que falava com Agar, era também um Deus do grupo dos Deuses que têm autoridade, um Jeová. É por isso que Agar o chama de Jeová e de anjo ao mesmo tempo e ele em nada a corrige.



24 de abril de 2012

COMPREENSÃO PERSPICAZ DA BÍBLIA


Qual a verdadeira compreensão desse texto:

“Jeová fez então chover enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, da parte de Jeová, desde os céus.” – Gênesis 19:24.



O
 relato refere-se a quando dois anjos, após conduzi Ló e sua esposa e suas duas filhas para fora da cidade de Sodoma e Gomorra. Depois que saíram, “Jeová fez chover enxofre e fogo” sobre os maus de Sodoma, os pecadores homusexuais.

Mas se olharmos o contexto, notaremos uma coisa ainda não totalmente explicada. O texto diz que ‘Jeová fez cair fogo da parte de Jeová’. Como assim? Nós, testemunhas de Jeová entendemos que simplesmente Jeová destruiu as cidades mas não explica como ‘Jeová enviou fogo desde Jeová’. A explicação é dada através do irmão, o apóstolo para as redes sociais e blogs da internet. Numa conversa que tivemos juntos, via msn estávamos conversando sobre o que eu blogaria e ele me indicou a explicação desse texto. Então vai ai a explicação:


Explicando Gênesis 19:24

A explicação é simples: Acontece que haviam inicialmente três Deuses que vieram ‘ver se a maldade das cidades era como eles haviam escutado’. Um dos Deuses ficou conversando com Abraão, enquanto que dois deles foram a Sodoma. Então, quando o texto diz que ‘Jeová fez chover fogo desde Jeová’, significa que os dois Deuses, que estavam em terra e que eram Jeová (Deuses de autoridade) comunicaram-se com o terceiro Deus, aquele que ficou com Abraão mas que agora sobrevoava a cidade com sua poderosa aeronave, carregada de bombas incendiárias. Então, este Deus, também Jeová, tendo recebido o “OK”, deixou cair as bombas sobre aquelas duas cidades más. Assim, “Jeová [que se encontrava em terra] fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, da parte de Jeová, [que estava sobrevoando a cidade] desde os céus.”

______ 


Postado pela TDS Edumor. 
Também publicado no meu blog: http://tdsedumor.blogspot.com.br

23 de abril de 2012

DEVEMOS OBEDECER – MAS A QUEM?


“Seja sábio, meu filho, e alegra meu coração.” — PROVÉRBIOS 27:11.


D
ESDE QUE O HOMEM é homem – e mesmo antes desse tempo – obedecemos a algo ou a alguém. De fato temos, implantado em cada um de nós, a necessidade inata da obediência. Assim, no decorrer dos milênios, temos obedecido a certas pessoas que nos têm servido quais governantes ou superiores.  Correta ou não, as vezes somos obrigados a obedecer. Há de fato uma tendência dentro de nós para a independência; para a rebelião. Devemos dar vazão a ela? Se sim, quando? A quem devemos nossa obediência e a quem não é correto que façamos isso? Os nossos Criadores – os Deuses – certamente merecem nossa obediência. Mas a quem, mesmo adoradores seus, têm obedecido? Será que ‘obedecem aos homens, antes que aos Deuses’? - Atos 5:29.
   A excelente matéria, em A Continela de maio de 2012, responderá a essas e a outras perguntas. Uma série de tópicos estará sendo disponibilizado através dela. Aguardemos nosso exemplar, que chegará a partir de 1 de maio de 2012.

ATT,

Antônia Lima – Testemunha dos Deuses Santos

PS.: A partir de hoje farei parte deste movimento. Abracei-o de coração. Meu histórico é o seguinte: certo dia recebi em meu e-mail uma revista A Continela, curiosa, decidi ler. Achei-a incrível e simplesmente gostei de tudo o que aprendi ali. Entrei em contato e até elogiei a iniciativa do apóstolo . . . ele resolveu marcar um encontro e conversamos muito. Encontramo-nos num Sesc da zona oeste de São Paulo. O motivo do local seria ‘uma surpresa’, disse-me ele. Após muito conversarmos, fizemos uma oração juntos e entrei na piscina. Ele me disse que fui batizada e que sou uma ungida de Jeová agora. Assim, passo a fazer parte desse movimento de todo o coração. Estarei escrevendo aqui e ainda poderei ser redatora da revista. Breve vou elaborar meu primeiro texto lá. Por enquanto fico no blog.
Caso alguém queira me contatar, pode fazê-lo pelo email: tds.antonia@gmail.com
Que Jeová nos abençoe a todos. 


18 de abril de 2012

RAABE – UMA EX-PROSTITUTA?


T
Assim como o Corpo dos Governantes judeu 
ditavam o que era a verdade e o que era mentira,
assim dita 
hoje os do Corpo dos Governantes das 
Testemunhas de Jeová
ODOS NÓS, as Testemunhas de Jeová, prezamos muito as verdades bíblicas. Dizemos que alcançamos o ‘conhecimento exato’ acerca de Jeová e de Jesus Cristo – dois dos Deuses mais santos. (João 17:3) Assim, nesta semana que passou (9-15 de abril de 2012), estivemos reunidos para nossa adoração como família cristã em nossos mais de cem mil Salões do Reino em volta do mundo. Em nossas reuniões escutamos primeiramente um discurso bíblico. Em seguida, damos atenção “a mais um semanal estudo de A Sentinela”, como costuma dizer o ancião dirigente desse estudo. Acreditamos que o que se diz na revista é da parte de Jeová, uma vez que chega até nós através do “escravo fiel e discreto”. Esse “escravo”, entendemos, não é apenas uma pessoa, mas um grupo delas – “são os únicos cristãos ungidos”, dizem-nos os irmãos do Corpo dos Governantes. – Mateus 24:45.
   Mas, mesmo os que se dizem ungidos – que representa a grande maioria deles¹ – nada têm que ver com o que se escreve em A Sentinela. São apenas leitores e riscadores de parágrafos, como nós, os da “Grande Multidão” de leigos. (Veja Revelação [apocalipse] 7:9) Quem decide mesmo o que se escreve lá são, hoje, apenas uns poucos homens – sete, no total.² Esses são os que compõem o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová. Escrevem eles o que é verdadeiramente bíblico em A Sentinela?
Os ensinos religionistas X meu estudo pessoal da Bíblia
O "espírito dos Deuses santos" tem me dado a
verdadeira compreensão dos assuntos - Daniel 4:8
   Durante quase dois anos venho fazendo meu estudo pessoal da Bíblia de modo correto, como faziam os cristãos de Beréia. Parei de fazer riscos nas publicações e abri a Bíblia para acompanhar tudo o que é citado nas páginas de nossas publicações. E o que descobri? Que em quase todos os ensinos veiculados ali, há uma grande quantidade de invenções. Falar isso aqui para os irmãos é chocante! Hora, vemos em nossa organização a pureza da verdade! Então, como poderia conter ensinos diferentes do que se encontra na Bíblia? Mas o fato é que há, e muitos. Irmãos queridos, ao entrarem em contato com o resultado dos meus estudos, contidos neste blog, têm se chocado diante das questões levantadas por mim. Ademais, em vez de ‘pesquisarem, para ver se estas coisas são assim mesmo’, preferem me chamar de “apóstata” ou de “mentiroso”.  (Atos 17:10, 11) Tudo ficaria tão simples se pegassem sua própria Bíblia e conferissem tudo! Mas o fato é que a coisa é tão chocante – afinal, devotamos anos, até mesmo décadas, de confiança no que dizem nossos irmãos do Corpo dos Governantes – que até ficamos perturbados. – Compare com Salmo 62:10; 146:3.
A prostituta Raabe e o nosso estudo de A Sentinela
Artigo de estudo: "Sê
corajoso e muito forte"
- p. 10
   Deveríamos, no entanto, era encarar as coisas como os primeiros discípulos de Cristo: ‘obedecer aos Deuses santos antes que aos homens’, mesmo aos do Corpo dos Governantes. O curioso disso tudo é que esses nossos Governantes juram que somos a única religião que não segue a homens! Mas cheguei à conclusão de que esta frase é proferida nos melhores interesses – os deles, claro. Querem manter ‘cegadas as nossas mentes quanto ao brilho das gloriosas Boas Novas acerca do Cristo e da salvação’. (2 coríntios 4:4) A que erros, afinal, me refiro aqui? Refiro-me a vários erros já apontados em várias postagens antes dessa. Mas darei uma pequena amostra do que se trata. Esta semana, como disse no início desta postagem, estivemos estudando o artigo de A Sentinela. (a revista é esta que aparece na foto. Abra-a na página 12³) Debaixo do subtítulo: Mulheres Destemidas Tomaram Posição, o parágrafo 8 menciona o exemplo de fé de Raabe, uma prostituta de Jericó. Ela escondeu dois espiões a mando de Josué e, por ter feito isso, foi preservada viva – ela e todos os seus familiares. - Leia Josué 2:1-6; 6:22, 23; Mateus. 1:1, 5.

Raabe - ex-prostituta?
Josué preservou viva a Raabe e sua família,
mas onde diz que ela deixou de ser prostituta?
   Raabe, pelo visto, prestava seus serviços em sua própria casa. A questão da prostituição, assim como hoje, era algo comum naqueles tempos. Até aqui tudo certo, mas, daí, não se sabe por que cargas d’água, o restante do parágrafo da revista declara como uma verdade religiosa que “Raabe abandonou sua atividade pecaminosa, [e] adorou a Jeová fielmente”. De acordo com o entendimento passado aqui pelos ungidos do Corpo dos Governantes, Raabe, após ser poupada da devastação, tornou-se uma ex-prostituta. Porém, por mais que eu procurasse uma só comprovação dessa declaração, esta simplesmente não existe no texto sagrado.   Para o apóstolo Paulo, que viveu muitos séculos após aqueles tempos, aquela mulher continuava "Raabe, a meretriz" e não: 'Raabe, a ex-maretriz'   Hebreus 11:31. 
   Assim, declaro que este é mais um exemplo de ensino inventado pelos nossos Líderes Governantes religionistas, culpados por fazer com que milhões de cristãos acreditem em coisas ‘além do que se encontra escrito nas Escrituras Sagradas’. – 1 Coríntios 4:6.
__________
¹ Ao comer do biscoito e beber do vinho na comemoração da morte de Cristo, o mesmo está identificando-se qual ungido.

² Uma excelente matéria, postada por um cristão ungido (refiro-me à unção verdadeira, por um cristão ser cristão, e não por este pertencer a um Corpo de governantes religionista) esclarece a questão toda sobre quem realmente determina o que se deve publicar em A Sentinela. O Site Mentes Bereanas dá o tom da verdade - confira aqui.

³ Caso você não possua esta revista, queira pedir-me um exemplar em PDF. 


11 de abril de 2012

"NÃO SE CAUSARÁ DANO"?


'NO PARAÍSO NÃO HAVERÁ NENHUM DANO' - MAS, E ANTES DISSO?

Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.” – Isaías 11:9, TNM.


H
Á MUITO que nós, as Testemunhas de Jeová, ao procurarmos entender a Palavra dos Deuses santos, aplicamos as palavras proféticas de Isaías acima como tendo um cumprimento certo no futuro paraíso terrestre. De fato, o ensino de um paraíso na terra é um sinal identificador de nossa religião. Essa perspectiva é inteiramente bíblica; inteiramente verdadeira. (Mateus 5:5; Lucas 23:43; Salmo 37:29.) Ademais, não seria coerente que os Deuses permitissem que neste paraíso houvesse ‘danos’ ou ‘prejuízos’. Ora, a terra inteira “há de encher-se do conhecimento de Jeová”!* Este conhecimento será tão completo que o profeta o compara com as ‘águas que estão nas bacias de todos os mares’!

Não se causa 'dano e ruína' entre os cristãos.
Mas e ao meio ambiente?
   Diante dessa perspectiva, então, nós Testemunhas de Jeová dizemos que ‘já estamos nos ajustando para aquele dia’. Já estamos aprendendo de Jeová e, entre nós cristãos, o "monte de Jeová", não há lugar para ‘danos’ ou ‘ruínas’. Dizemos que nos ‘revestimos de uma nova personalidade . . . criada segundo a vontade dos Deuses, em verdadeira justiça e lealdade.’ (Efésios 4:24) À base deste texto, dizemos que entre nós, Testemunhas, ‘não causamos injustiças e nem agimos deslealmente’ com ninguém. Esta informação é um fato bem documentado. Somos conhecidos como pessoas pacíficas e acatadoras das leis (não importando em que país vivamos). Mas será que o texto de Isaías se aplica somente às modificações que deveríamos fazer em nosso interior; em nossas personalidades? Não. Isaías profetizava sobre o paraíso e aos ‘danos e prejuízos que não seriam causados’ ali. Neste ponto nos perguntemos: Estamos nós, as Testemunhas de Jeová, realmente cumprindo o que indica Isaías? Vejamos a questão ambiental.

Se 'causa danos e ruínas' ao meio ambiente?
   Nunca antes na história de nossa existência aqui neste planeta que a questão ambiental esteve tão falada. Estão nos noticiários e comentários do cotidiano já a décadas. Ouvimos falar de Rio-92 e agora de Rio+20. O ecossistema da terra está fragilizado pela ação do homem. Aquecimento global, poluição das águas, ar e solo e outros assuntos são a ordem do dia. Estão as Testemunhas de Jeová contribuindo de alguma forma com esses ‘danos e ruínas’ causados ao meio ambiente terrestre? Se sim, significa que ‘não estão prontas para viverem no paraíso’? É verdade, como já comentado, que não estão causando ‘danos e ruínas’ físicas a ninguém. Mas estão dando uma enorme contribuição à destruição do planeta. Como?

Será que a Rio+20 abordará sobre os 'danos e ruínas'
que as Testemunhas de jeová causam à Terra?
   De onde o leitor imagina que saem os milhões de publicações usadas por nós em nossa adoração? De onde vem tanta tinta que as colore; as caixas e caixotes que as embalam; a energia que é usada para isso tudo e o petróleo usado neste grandioso trabalho? Estamos desmatando, poluindo e devastando o planeta. Quantas árvores você imagina que é preciso derrubar para se produzir as mais de cem milhões (100.000.000) de periódicos mensais, tais como A Sentinela, Despertai!, Nosso Ministério do Reino, além de outros milhões de folhetos, brochuras, panfletos e relatórios? Quanta água, energia e tinta (e de onde vem a tinta senão das árvores?) e outros recursos naturais são consumidos para tudo isso? Certamente, embora nunca mensurado, trata-se de grandiosos ‘danos e ruínas’ ao planeta! É necessário esse dano e ruína hoje? Não. Já foi necessário, mas hoje não é mais. Acontece que vivemos na era digital; dos computadores e outros meios não poluíveis e danosos. Assim, desejamos sinceramente que os nossos irmãos do Corpo dos Governantes descontinuem imediatamente a derrubada das árvores de nosso planeta. Que somente utilizem as publicações em formato digitais, como já estão fazendo em partes. Que parem de 'arruinar a terra, para que Jeová não as arruínem' - Revelação (Apocalipse) 11:18.

A revista A Continela é ambiental
No formato eletrônico não se causa 'danos' e nem 'ruínas'
ao meio ambiente terrestre - Jeová é sábio.
   Foi pensando exatamente nisso, no tremendo mal que se causa ao meio ambiente, que Jeová aprovou a divulgação de uma nova revista em formato digital e não em formatos 'arruinadores', de papel. Trata-se de A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos. Ela é totalmente limpa. Ela nasce 100% digital e chega aos destinatários exatamente nesse formato. O Corpo de Apóstolos e Anciãos das Testemunhas dos Deuses santos, que, desde o Betuel do Brasil as produz, utiliza-se de apenas um servidor, cinco computadores portáteis e de seus valiosos tempo, energia e dedicação. Assim, acreditamos que estaremos aptos a vivermos no paraíso, onde não se causará nenhum dano, ruína ou quaisquer outros males às pessoas e ao meio ambiente em que vivemos. Oramos, portanto, para que todos os leitores dela possam contribuir com a sua divulgação. Ela faz parte da mais nova campanha de divulgação das mais novas verdades bíblicas da parte de Jeová, os Deuses santos. 

__________
* A revista A Continela de abril de 2012 está empolgante. Ela está ensinando pela primeira vez a verdadeira identidade de Jeová. Ela está respondendo inteligentemente à pergunta: Quem é Jeová? Se você ainda não adquiriu o seu exemplar digital (PDF) solicite-a já através do seguinte endereço eletrônico: acontinela@gmail.com