9 de janeiro de 2013

OS "FILHOS DOS DEUSES" — II


C
ONFORME APRENDEMOS na parte um desta série, os “filhos dos Deuses” de Gênesis 6:1, 2, são mesmo os anjos, seres extraterrestres, e não meros humanos, originários deste planeta, como creem equivocadamente certos religionistas modernos. Compreendemos esta verdade, não por especularmos ou inventarmos novos ensinos, mas por termos “[nossos] lombos cingidos com a verdade”. (Efésios 6:14) Para comprovar isso, consultamos fontes bíblicas de peso, como o profeta Enoque e os apóstolos Pedro e Judas. Por ‘percorrermos cuidadosamente as Escrituras’ e nunca desistirmos, temos sido abundantemente recompensados com revelações sagradas da parte de Jeová nestes últimos dois anos. Jeová têm feito com que muitos ensinos tenham “ficado cuidadosamente oculto” destes cegos espirituais, líderes religiosos falsos (pois estes “suprimem a verdade”), “com o fim de vir à tona” através das Testemunhas dos Deuses Santos. Eles têm possibilitado que a verdade seja manifesta pelo “espírito” Deles. — Daniel 4:8; 12:4; Marcos 4:22; Romanos 1:18.
Jesus ensinou que os 'pacíficos tornar-se-iam
"Filhos dos Deuses".'
   Entretanto, mesmo diante das evidências apontadas naquele primeiro artigo — e noutros tantos deste blog , muitos cristãos ditos sinceros, que se dizem ‘obedientes aos Deuses em vez de aos homens’, têm preferido acreditar no oposto. (Atos 5:29) Temos convicção de que agora passarão a aceitar a verdade, pois esta tem poder. Alguns líderes religionistas presunçosos têm afirmado que, ‘sendo que a Bíblia menciona também homens como sendo “filhos dos Deuses”, é correto compreenderem que os “Filhos dos Deuses” de Gênesis 6 aponta para homens santos’. São razoáveis essas suas desculpas? Isso é o que a consideração a seguir vai nos mostrar. Passemos agora à segunda etapa de nossa pesquisa. Nela vamos aprender do nosso Mestre e de seus apóstolos acerca do tema. Será que as declarações dadas por eles ajudam a esclarecer a verdade a respeito dos “filhos dos Deuses” de Gênesis 6?
O que disse Jesus e seus apóstolos acerca dos “filhos dos Deuses”?
   Abra sua Bíblia em Mateus 5:9. Jesus disse ali: “Felizes os pacíficos, porque serão chamados ‘filhos dos Deuses’.” Note que Jesus revelou uma nova verdade aqui: que os pacíficos “ser[iam]  chamados de Filhos dos Deuses”. Neste caso, esses “filhos dos Deuses” não se tratavam de Deuses, ou anjos, mas de humanos mesmo. Jesus ensinou aqui que humanos poderiam tornar-se “filhos dos Deuses”! Como assim? Era uma situação inédita. Após sua morte e ressurreição, os seguidores de Jesus passariam por um tipo de “novo nascimento”. Espiritualmente falando, eles deixariam de serem homens carnais no sentido de viver pelos seus próprios desejos e se tornariam homens espirituais, que viveriam pelo espírito, para um propósito honroso diante dos Deuses. Pedro explicou essa novidade da seguinte forma:

Benditos sejam os Deuses e Pais de nosso Senhor Jesus Cristo, pois, segundo a grande misericórdia deles, eles nos deram um novo nascimento para uma esperança viva por intermédio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, e imaculada, e imarcescível. Ela está reservada nos céus para vós, os que estais sendo resguardados pelo poder dos Deuses, por intermédio da fé, para uma salvação pronta para ser revelada no último período de tempo.” — 1 Pedro 1:3-5.

   Foram os próprios Deuses que “deram um novo nascimento” aos que depositaram fé em Jesus. Esta filiação é o que garante a “salvação”, que está “pronta para ser revelada”. Pedro indica aqui que o que está sendo “reservada nos céus” para todos os crentes é esta “esperança”, a de passarmos por este “novo nascimento”, e não um suposto lugar para que possamos usufruir essa salvação. Esse novo nascimento é aquele tipo de nascimento que primeiramente foi ensinado pelo Mestre Jesus, quando disse a um membro do Corpo dos Governantes religionista judaico:

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: ‘Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus: porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele’. Jesus respondeu, e disse-lhe: ‘Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’. Disse-lhe Nicodemos: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?’ Jesus respondeu: ‘Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: “necessário vos é nascer de novo”. O vento assopra  onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do espírito’.” — João 3:1-8, Almeida Revista e Corrigida.

Os "Filhos dos Deuses" de Gênesis 6 eram Deuses e não homens
   Nicodemos, “príncipe” (ou “Governante”) judeu ficou muito impressionado com essa declaração e quis saber mais. Você também fica impressionado quando ler estas palavras cativantes em sua Bíblia? O ponto era o seguinte: De acordo com Jesus, nenhum adorador dos Deuses de antes dele podia “ver o reino dos Deuses”. E por que não? Por que ‘não haviam nascido pelo espírito e sim pela carne’. Este novo nascimento faria de todos os adoradores dos Deuses, pós-Cristo: “filhos dos Deuses”, em cumprimento do que ele havia prometido no início, conforme lemos em Mateus 5:9. Todos os cristãos, portanto, tornam-se “uma nova criação”, ou “filhos dos Deuses”, quando deposita fé em Cristo Jesus e nos demais Deuses. (2 Coríntios 5:17) Será que são “filhos dos Deuses” apenas alguns, tipo 144 mil pessoas, como crer o atual Corpo dos Governantes que ‘domina’ sobre os do povo de Jeová? (Eclesiastes 8:9) Analise o seguinte texto:

Jesus disse-lhes [aos do Corpo dos Governantes de seus dias]: ‘Os filhos deste sistema de coisas casam-se e são dados em casamento, mas os que têm sido contados dignos de ganhar aquele sistema de coisas e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem são dados em casamento. De fato, tampouco podem mais morrer, porque são como os anjos, e são filhos de Deus por serem filhos da ressurreição’.” — Lucas 20:34-36, Tradução do Novo Mundo.

   Jesus fez aqui uma comparação entre os ‘filhos deste sistema de coisas’, com os “filhos” do futuro novo mundo dos Deuses. Este “aquele sistema de coisas”, é o futuro novo mundo dos Deuses, a nova sociedade terrestre que viverá sob o reino dos Deuses. Jesus garantiu que os “contados dignos” de ganhar aquele sistema paradisíaco terrestre são como os anjos: “filhos dos Deuses”. Acha esse ensino estranho? Acha que só os que irão reinar com Cristo é que serão contados dignos de serem transformados em “filhos”? Não segundo este texto; não segundo Aquele que fala somente a verdade: o Senhor Jesus.
   Portanto, que todos saibam que, verdadeiramente, todos os cristãos que serão ‘ressuscitados dentre os mortos’ no futuro novo mundo, tornar-se-ão “filhos dos Deuses”. E é por causa deles que o restante da humanidade, que ainda não obteve fé no Senhor, está à espera. Paulo escreveu: “A expectativa ansiosa da criação está esperando a revelação dos filhos dos Deuses.” (Romanos 8:19) O motivo dessa espera é que, por intermédio desses "Filhos", eles também poderão achegar-se aos Deuses e obterem também a salvação. Mas, por que os humanos de antes de Cristo não podiam se tornar “filhos dos Deuses”?
“Filhos dos Deuses” somente após Cristo
   Embora que tenham existido incontáveis servos de Jeová nos períodos pré-cristãos, raramente estes foram chamados de “filhos dos Deuses”, se é que foram. Mera coincidência?a Não mesmo. João, um dos apóstolos do Senhor, mencionando um aspecto muito importante acerca de como humanos poderiam ser agora chamados de “filhos dos Deuses”, disse: “[Jesus] estava no mundo, . . . mas o mundo não o conheceu. . . . [a maioria dos] seus não o acolheram. No entanto, a tantos quantos o receberam, a estes deu autoridade para se tornarem filhos dos Deuses, porque exerciam fé no nome dele; e[, por isso,] nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas dos Deuses.” (João 1:10-13) Qual a implicação da declaração acima? A implicação era que, biblicamente, foi Jesus quem abriu o caminho para que humanos fossem classificados e chamados de “filhos dos Deuses”. Jesus foi quem “deu autoridade para se tornarem filhos dos Deuses”. Assim, os “filhos dos Deuses”, de Gênesis capítulo seis, jamais poderiam ter sido humanos, uma vez que Jesus não havia dado autoridade para isso.
   Na verdade, essa condição, de humanos tornarem-se espiritualmente “filhos dos Deuses” há muito havia sido profetizado nas Escrituras Hebraicas. (Leia Salmos 45:16; Isaías 54:13; Joel 2:28) Quem são os “filhos dos Deuses” mencionado por João? Como vimos, não são os anjos. São humanos que ‘receberam a autoridade dada pelo Senhor para se tornarem tais’. Como isso se deu? Ao ‘exercerem fé no nome de Jesus’, os cristãos foram ‘batizados com espírito santo’ no Pentecostes de 33EC. (Gálatas 3:26; Atos 2:1-4) Após isso, pelo mesmo espírito, mas de modos diferentes, todos os cristãos daqueles tempos tornaram-se Filhos dos Deuses santos, irmãos de Cristo. (Atos 6:6; 8:17; 19:6; 2 Timóteo 1:6) A filiação pelo método adotivo não se limitou apenas àquele tempo não. (Romanos 8:15, 23; 9:4; Gálatas 4:5) Mesmo hoje, dois mil anos depois, o espírito age em todos que depositam fé no nome do Senhor, tornando-os também “Filhos”. (Mateus 28:19, 20) Na verdade, todos os cristãos sinceros são “filhos dos Deuses” — receberam autoridade para isso. Não pode haver cristão que não seja Filho dos Deuses.
   Leia os seguintes textos:

O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos dos Deuses”. — Romanos 8:16;

‘E nós seremos pais para vós e vós sereis filhos e filhas para nós’, dizem Jeová, os Todo-poderosos.” — 2 Coríntios 6:18;

Pois eles nos predeterminaram para a adoção como filhos para si mesmos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de suas vontades”. — Efésios 1:5;

Vede que sorte de amor os Pais nos têm dado, para que fôssemos chamados filhos dos Deuses; e nós somos tais. É por isso que o mundo não tem conhecimento de nós, porque não chegou a conhecê-los. — 1 João 3:1.

   Desta forma, ficou mais do que claro e evidente que os “filhos dos Deuses” de Gênesis capítulo 6 não eram os ‘descendentes de Sete’, como creem erroneamente os engodados. Aqueles “filhos” eram os mesmos filhos mencionados em Jó 1:6, que diz: “Ora, veio a ser o dia em que os filhos dos Deuses entraram para tomar sua posição perante Jeová, e até mesmo Satanás passou a entrar no meio deles.” Será que os descendentes de Sete, meros humanos, poderiam entrar numa reunião dessas, onde só havia Deuses? (Leia também Jó 38:7 e Daniel 3:25) Definitivamente que não. A verdade é que os líderes religionistas que creem diferente do apresentado aqui creem na mentira e, portanto, são impedidos de se aproximarem mais dos Deuses. E o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, no que eles creem?
Os “filhos dos Deuses” segundo os líderes das Testemunhas de Jeová
   Os do Corpo dos Governantes, diferentemente dos demais líderes religionistas, entende corretamente que os “filhos dos Deuses” de Gênesis capítulo 6 são os anjos. Entretanto, longe de isso caracterizá-los cristãos mais sábios que os outros, são líderes que cometem maldades maiores que os precedentes. Como assim? É que os líderes religionistas das Testemunhas de Jeová, o Corpo dos Governantes, inventaram mentiras maldosas a respeito destes “filhos dos Deuses”. Dizem eles que aqueles anjos ‘vieram dos céus, materializaram corpos carnais, pecaram sexualmente com as mulheres, mas que, no dilúvio, abandonaram seus corpos carnais (desmaterializaram) e retornaram aos céus’. Ademais, não bastando todas estas mentiras, também dizem que todos eles, após ‘retornarem aos céus, e tentarem entrar nos céus, foram impedidos disso e que foram condicionados a tornarem-se demônios de Satanás’. Dizem também que ‘serão, junto com Satanás, jogados no lago de fogo’ — este representa a morte eterna. Todas estas estórias, no entanto, não passam de meros mitos, ‘filosofias e vão engano’. — Colossenses 2:8.

Os "Filhos dos Deuses" andam na verdade
    Evidenciando que os Deuses detestam quem se enaltece, como é o caso dos líderes religionistas, ao passo que ‘revela estas coisas aos pequeninos’, têm abençoado a nós, suas testemunhas, com o verdadeiro conhecimento da verdade. (Mateus 11:25) Que todos nós saibamos aproveitar nossos dons dados pelos Deuses santos, “primeiro apóstolos; segundo profetas; terceiro instrutores; depois obras poderosas; depois dons de curar; serviços prestimosos, capacidades de dirigir [e] línguas diferentes”. (1 Coríntios 12: 28) Ainda que sejamos “filhos dos Deuses”, no entanto, “ainda não está manifesto o que seremos”. Acerca do dia em que ‘seremos revelados’, a ‘criação espera ansiosamente’. Desta forma, sejamos humildes nos nossos afazeres na obra do Senhor, 'Alegrando-nos muitíssimo por sermos filhos que andam na verdade' .  1 João 3:2, 3; 2 João 1:4.
_____________
 a Adão é chamado de “Filho dos Deuses”. (Lucas 3:38) Essa exceção, porém, tem sua explicação no fato de ter ele sido criado literal e diretamente pelos Deuses.  

22 comentários:

Anônimo disse...

vida num paraíso terrestre, pra quem?

Anônimo disse...

Ninguém escapará do julgamento neste momento
Estas palavras que eu falo a toda a humanidade

Levanta-te homem negro, Jahovah veio pregue para a Babilônia
a declararação á igualdade de direitos e justiça
Entre as nações

Sim, o balaão deve cair
Apenas os justos permanecerão
Nesta congregação de Jah

Ao me aproximar dos portões de Sião
Eu posso ouvir o canto coral


Eu vou amá-lo, vou servi-lo
Todos os dias da vida porque eu
sou a casa do Senhor Deus Jah

Ninguém escapará do julgamento neste momento
Estas palavras que eu falo a toda a humanidade

F.G.C.I.M.

Apóstolo TDS disse...

Vida num paraíso terrestre para todos os que depositarem fé no Senhor Jesus e 'nascer de novo', tornando-se "filhos dos Deuses". Sem esta condição, não 'verão o reino'.

F.G.I.M. Belo cântico. Avante!

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

vida celestial? pra quem ?

Antônia Lima disse...

Parece que as luzes enviadas pelos Deuses a nós, TDS, já estão dando o que falar. Vejam o que perguntou um leitor de nosso site:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130111083632AAoLawC

As novas verdades estão sendo 'distribuídas' pela internet muito rapidamente.

Parabéns ao estudante TDS Leandro Vaz do br.answers.yahoo.com

TDS Antônia Lima


Antônia Lima disse...

Achei interessante o comentário da Josita. Ela sabe da verdade com respeito aos homens das Testemunhas de Jeová, os que estão na frente. Veja o que disse ela:

Quando se fala em Testemunhas de Jeová é preciso ter em mente que elas são um grupo extremamente centralizado.É preciso fazer diferença entre o fiel comum e o "corpo governante" (grupo de homens que tomam a dianteira entre as Testemunhas de Jeová), que fica em Nova Iorque. É do corpo governante que saem as diretrizes e os ensinos para os aderentes. E o corpo governante, usando de manipulação linguística e de técnicas de lavagem cerebral faz com que o fiel absorva os ensinamentos como se fossem dele próprio. Por exemplo, uma Testemunha de Jeeová é ensinada a não dizer: "Minha religião não permite", mas dizer:"Minha consciência não permite", eximindo a liderança de qualquer reponsabilidade legal. Também, as TJ são ensinadas a evitarem ao máximo o contato com pessoas que não são do grupo, isolando-se mentalmente do mundo e, sim, quando alguém sai por vontade própria ou é expulso (mesmo que não tenha cometido "pecado"), outros não podem nem cumprimentá-lo. Se uma TJ estiver comendo em uma mesa e uma ex TJ se sentar, a TJ vai embora. Isso causa uma devastação na vida de muita gente, porque não tem amigos no "mundo" e pedeu todos os amigos (e parentes) que são TJ. Muitas vezes, as TJ não admitem isso para quem não é do grupo para não espantar possíveis conversos. A literatura delas também traz linguagem dúbia, às vezes em forma de conselho ou sugestão, mas quem está lá dentro sabe que é uma norma. Tudo isso é feito para proteger o Corpo Governante (e seus interesses financeiros). Por isso, a ação judicial não é contra o fiel comum (que muitas vezes é boa pessoa e não percebe que é manipulado), que tem o direito de falar ou não com quem quiser, mas contra a cúpula, que cria uma armadilha para quem se torna TJ e não se importa em dividir amigos e famílias para manter os seus próprios interesses. Não se enganem, a WatchTower Society é uma empresa multinacional com muitos recursos, que abusa do povo e do sentimento religioso para tirar muito lucro.

Vc que acessou o yahoo poderia dá um comentário sobre o que achou da pergunta do irmão Leandro Vaz?

TDS Antônia Lima

Anônimo disse...

Temos que nascer do espírito , só assim poderemos ter uma relação pactuada com Jeová por intermédio e fé no sacrifício de nosso senhor Jesus observar a sua palavra guarda-la e então ele fará a Sua residencia na nossa mente ,gostei também do comentário do Thompson em partes , mas acima de tudo amar aos inimigos ou amar com longanimidade todas ocasiões e circunstancias da vida é o que é nascer de novo. Parece difícil ? Creio que sim. mas não impossível,Jesus mostrou como fazer , quando Judas o caguetou ele o recebeu e o chamou de amigo, você crê ter sido hipocrisia? Não. Ele realmente tinha o amor longânime á ponto de interceder pelos seus assassinos e agressores dizendo que os mesmos não sabiam o que faziam. No momento estamos intrigados com a questão do espirito nos humanos , o tópico no livro raciocínios á base das escrituras é meio evasivo.
TDS Antonia , TDS Paulo vicetini e todos os TDS podem continuar á comentar este assunto....

Apóstolo TDS disse...

A pedido da irmã Antônia, venho aqui falar sobre um comentário no livro Raciocínios à Base das Escrituras, nosso manual de pregação e de respostas às objeções.

No verbete "espírito" consta o seguinte parágrafo:

Luc. 23:46: “Jesus exclamou com voz alta e disse: ‘Pai, às tuas mãos confio o meu espírito [grego: pneú·má].’ Dizendo isso, expirou.” (Observe que Jesus expirou. Quando seu espírito saiu ele não estava a caminho do céu. Não foi senão no terceiro dia depois disso que Jesus foi ressuscitado dentre os mortos. Daí, conforme Atos 1:3, 9 mostra, passaram-se mais 40 dias antes de ele ascender ao céu. Portanto, qual é o significado do que Jesus disse na ocasião de sua morte? Ele dizia que sabia que, ao morrer, suas perspectivas de vida futura dependiam inteiramente de Deus. Para comentários adicionais a respeito do ‘espírito que retorna a Deus’, veja a página 35, sob o tópico “Alma”.)

O manual cita Lucas 23:46 mas não se aprofunda sobre o que Jesus realmente disse. Evadem-se da questão primordial. Jesus disse "Às tuas mãos confio o meu espírito". Teria Jesus dito uma coisa dessa caso seu espírito deixasse de existir? Teria ele tamanho cuidado com o que ocorreria ao seu espírito após 'espirar' se esse espírito não precisasse de que alguém cuidasse dele? Só nos resta uma alternativa a considerá diante do pedido do Senhor com respeito ao seu espírito: Ele queria que os Deuses - seus Pais - cuidasse bem dele, para que nada de estranho lhe acontecesse. E o que poderia de ruim acontecer ao espírito de Jesus? Ora, pense numa cirurgia cardíaca. Será que o paciente não recomendaria todos os cuidados ao doutor pelo que ocorreria enquanto ele estivesse em coma? claro que pediria - todos pedem.

Jesus ficaria em completa 'coma'. Seu espírito passaria pela 'desencarnação' total e isso poria em risco seu retorno. Ele estava aflito, não com o que ocorreria ao seu corpo físico, mas ao seu espírito. Por que? Porque ele sabia da verdade. Jesus sabia que o espírito é algo à parte do corpo físico. Ele compreendia toda a verdade, que seu espírito iria para um 'receptáculo' onde seria guardado até que chegasse o momento da 'reencarnação', o que se deu na sua ressurreição.

Portanto, mesmo nesse pequeno relato, podemos concluir a verdade que os do Corpo dos Governantes não querem ver, que o espírito que 'retorna aos Deuses' vão para os 'receptáculos', conforme descreveu o profeta Enoque e que, uma vez lá, são 'guardados' para futuramente serem 'reimplantados' em novos corpos, na ressurreição. Samuel fora chamado por uma profissional da mediunidade e 'subiu'. Jesus, o maior profissional de mediunidade que já existiu, fez mais que isso. Ele 'reimplantou' o espírito de pessoas nos seus corpos, como fez com seu amigo Lázaro por exemplo. Será que Jesus entendia que o espírito 'deixa de existir', como pregam meros homens convencidos, religionistas perdidos na escuridão espiritual? Claro que Ele sabe muito mais que tais!

Assim, tenhamos fé no que as Escrituras nos dizem, não no que dizem líderes religionistas ou no que 'gostaríamos que as Escrituras dissessem'.

Irmã Antônia, espero que esta consideração surta efeitos.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

http://jwsurvey.org/cedars-blog/the-book-corner-paradise-earth-day-zero

Alguém conhece este livro denominado dia zero? parece superinteressante conforme publicação do jwsurvey.

Anônimo disse...

Apóstolo quais livros apócrifos seria proveitoso utilizar em meus estudos ?

Apóstolo TDS disse...

Irmão, todos. Todos os livros apócrifos deve ser lido e estudado e compreendido e, também, extraído a verdade dali.

Apóstolo TDS

Anônimo disse...

até mesmo Melquisedeque ?

Apóstolo TDS disse...

Sim, irmão, mesmo Melquisedeque.

Apóstolo TDS

tds antônio de Antônia disse...

Será que o livro apócrifo "o peixe de Jonas" também seria recomendável?

Anônimo disse...

Irmãos testemunhas dos deuses santos podem opinar sobre este pequeno livro de grande relevancia caso conheçam ?

http://www.freewebs.com/misteriosantigos/sabedoria-secreta-de-cristo.htm

Apóstolo TDS disse...

Irmão, estou analisando o "livro" e, antes mesmo que chegasse sequer à metade dele, já consigo dizer as seguintes palavras:

Este "livro" é produto de tempos modernos, produzido por algum 'maluco por Cristo' e escrito sob o prisma de uma conversa alienígena.

Veja estas palavras no prefácio: "Este texto foi primeiramente descoberto na sua totalidade em 1896". Depois disso diz ali que o 'papiro fora descoberto em 1945 e que data do século IV'. Pois ao meu ver ele é um produto de 1896 mesmo. Como sei?

Pela palavras usadas já podemos deduzir isso. Por exemplo, fala-se ali do universo e do tempo antes de 'seu nascimento'. Ora, nenhum livro bíblico ou qualquer outro livro antiquíssimo sabia da existência do universo, muito menos do início de sua existência. Veja a seguinte pergunta alegadamente feita por Filipe:

"Felipe aventurou-se, "Nós queremos que você explique a realidade subjacente do universo e o plano divino." - segundo parágrafo.

Primeiro: que palavreado moderninho, não é? Será mesmo que este tipo de fraseado era utilizado naqueles tempos?
"Filipe" pegunta acerca do universo. Mas essa palavra não foi usada senão nos períodos do iluminismo e das consecuções na astronomia; nos tempos de Copérnico, Kepler, Galileu e outros. Ou seja, a palavra universo foi primeiramente falada durante os tempos modernos, em comparação com os tempos bíblicos ou imediatamente posteriores a ele. Veja como exemplo uma ocorrência em Gênesis:

"E os Deuses prosseguiram, dizendo: '[Que] venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos. E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra.' E assim se deu. E os Deuses passaram a fazer os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas. Assim, os Deuses os puseram na expansão dos céus para iluminarem a terra e para dominarem de dia e de noite, e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. Os Deuses viram então que [tudo estava ficando muito] bom."

Consegue perceber como foi que o texto descreveu o que deveria descrever? O texto poderia indicar claramente que os Deuses 'criaram o Sol e a Lua e também as estrelas e os tenha colocado no universo'. Não é no universo que eles estão? Não se encontra o sol a quase 150 milhões de quilômetros da terra e a lua a 400 mil quilômetros? Por que o texto, em vez de dizer a verdade, indica claramente que todos estes luzeiros, foram colocados na "expansão", a apenas poucos centenas de metros da superfície terrestre? A resposta é óbvia: o escritor de Gênesis nada sabia sequer sobre o espaço ou que existia além do firmamento terrestre. O conceito de um mundo infinito após as nuvens não existia à época. Será que souberam depois disso? Será que nos tempos pós-cristãos as pessoas sabiam da verdade que sabemos hoje? Também não. Até bem recentemente acreditava-se no sistema geocentrismo - ou seja: que a terra era o centro de tudo e que todos os corpos celestes circulavam nosso planeta. Não acha que a 'sabedoria' de uns 500 anos atrás era tolice? No sistema geocentrismo, acreditava-se no que sempre foi crido: que todos os astros celestiais - sol, lua, estrelas e planetas - rodeavam o planeta terra numa espécie de Éter que envolvia a terra e que este Éter era nada menos que a "expansão" terrestre, conforme mencionado no Gênesis. Baseado nisso, quando ocorria trovões nos tempos antigos, pensava-se que era o barulhos destes corpos nos céus, ou expansão.

...

Apóstolo TDS disse...

...

O livro do profeta Enoque, escrito mais antigo da humanidade, também descreve os astros como que passando como carruagens nos céus terrestres.* E não é só ele quem descreve isso. Até mesmo nos Salmos essa ideia está presente. (Leia Salmos 19:6) Não, definitivamente os antigos escritores bíblicos nada sabiam sobre o funcionamento do universo e, sendo assim, nenhum livro antigo abordaria o universo tal como é hoje abordado e conhecido.

Não foi só "Filipe" quem mencionou a palavra universo não. Em várias passagens do livro a palavra está presente, evidenciando que o tal "livro" é mesmo produto de tempos mais recente. Independente disso, vou ler até o fim para ver como os inventores de ideias agem.

Sendo assim, o "livro" apontado no link logo acima pelo irmão anônimo, não passa de uma farsa criativa, mas amalucada.


Apóstolo TDS

__________
* Leia "O Livro de Astronomia" - capítulos 70 a 80 do Livro de Enoque.Baixe o seu exemplar aqui

Anônimo disse...

O livro "o planeta do capilobo" é de autoria de quem? e qual a relevância do dito cujo na nossa congregação tds?

Apóstolo TDS disse...

Irmão, o livro não terá um autor, mas será dedicado aos Deuses santos e está sendo preparado por irmãos dedicados dentre os ungidos servos de Jeová TDS.

A relevância do 'dito cujo' é estupenda em evidenciar uma verdade assombradora que mete medo.


Detalhes será previamente trazido aqui, conforme o tempo passar.


Apóstolo TDS

Anônimo disse...

uma verdade assombradora que mete medo.
qual é esta verdade ?

Anônimo disse...

Bando de porcos que voltam a lama!
E cão que volta ao vominto conforme dito por Cristo Jesus! Bando de apostatas.

Anônimo disse...

2 Pedro 2; 20-22