31 de outubro de 2013

NA MORTE, O ESPÍRITO “CESSA” MESMO?

“Então a carne retorna ao pó do solo, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna aos [Supremos] Deuses que o deram.” — Eclesiastes 12:7.



T
Nosso espírito cessa ou sobrevive à morte?
ODAS AS VEZES que os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová abordavam o tema ressurreição, não raro, um dos textos bíblicos que eles faziam gosto de citar livremente, texto este que faz parte do assunto, será agora terminantemente evitado a qualquer custo. Temos percebido que está sendo assim após lermos algumas postagens recentes sobre o tema. Tomemos como exemplo dois recentes estudos inclusos numa só revista, o artigo de capa: “A Morte é o Fim de Tudo?” e também o de tema: “Ressurreição — a vitória sobre a morte”, em A Sentinela de 1.0 de janeiro de 2014. (baixe-a aqui) De qual texto bíblico estamos falando e por que temos certeza de que os do Corpo dos Governantes o evitarão daqui por diante?

   O texto é o de Eclesiastes 12:7, que diz: “Então a carne [“o pó”, TNM] retorna ao pó do solo [“à terra”, TNM], assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna aos [Supremos] Deuses que o deram.” Embora não comentado nas páginas das publicações criadas e editadas pelos do Corpo dos que governam, ou ‘dominam’, a fé das Testemunhas de Jeová, o texto é bastante embaraçoso para ele — também o é para muitos outros líderes religionistas, de várias corporações religiosas. (Ec 8:9; 1Pe 5:3) Ora, mas por quê? O que tem de embaraçoso neste texto que deixam esses líderes religiosos desconcertados?
POR QUE UM TEXTO BÍBLICO DEIXA EMBARAÇADOS OS LÍDERES RELIGIONISTAS HOJE?
   Repare que o escritor de Eclesiastes, o rei Salomão — aquele que, em vez de dinheiro ou poder, pediu aos Deuses sabedoria e entendimento quando se assentou no trono como rei sucessor de seu pai, Davi (2Cr 1:7-12) —, mencionou que, quando um ser humano morre, ‘sua carne se decompõe no solo’, que ela “retorna” ao local de ‘onde ela veio’. Salomão, então, indica claramente que esse ato de modo algum significa o fim da vida da pessoa que “retorna ao pó do solo”. Ele diz que há um espírito dentro de nós e que este, diferentemente do que acontece com a carne, não ‘se decompõe’. Disse que, neste processo, este espírito, não “morre”, ou “cessa”, como creem os do Corpo dos Governantes. O que, segundo Salomão, ocorre ao nosso espírito? Ele “retorna aos Deuses, que o deram”. Qual o real significado desta declaração?
  
   Os do Corpo dos Governantes nem mesmo acreditam que temos um espírito. Eles costumam nos dizer que o espírito em nós é apenas nossa respiração – ou “fôlego de vida”. Acontece que tanto estes homens quanto outros líderes religionistas ditos cristãos, não concordam com o ponto de vista de Salomão expresso no texto acima. Para estes homens, o que Salomão quis dizer foi que, na morte, o “fôlego de vida”, deixa de existir. Ilustram isso com uma vela que se apaga, argumentando que, ‘assim como a chama de uma vela não vai pra lugar algum quando se apaga, assim é com o nosso espírito, ou fôlego de vida, quando morre’. (Veja o quadro “A chama do espírito se estingue?”) Se o que diz Salomão não é o que eles creem, então, em outras palavras, estão discordando das próprias Escrituras. Segundo a crença sustentada pelos do Corpo dos Governantes, o “espírito” (ou “fôlego de vida”, como eles preferem chamar) que os Deuses nos deram a cada um de nós, ‘retorna aos Deuses no sentido de que, após a morte, só os Deuses podem ressuscitar aquele que morreu’. De acordo com a explicação dada por eles, o espírito não passa de ‘uma lembrança’. Dizem que os Deuses “guardarão na memória aquela pessoa que morreu”. Daí, para dá um maior ar de certeza de que o que creem é mesmo a verdade, completam a explicação, dizendo: “No futuro, quando chegar o dia da ressurreição, Jeová então se lembrará daquele morto e o trará de volta à vida numa ressurreição”.
  
   Entretanto, devemos perguntar: Foi isso mesmo o que Salomão escreveu? Tinha ele em mente que o “espírito retorna aos Deuses” no sentido apresentado pelos do Corpo dos Governantes? Vejamos isso mais de perto.
DE QUE FORMA O ESPÍRITO RETORNA?
   Deixando de lado o dogma promovido pelos do Corpo dos Governantes, concentremo-nos no que as Escrituras dizem. Primeiramente o sábio inspirado disse que, na morte, “a carne” [“o pó”, TNM], ou seja, o corpo carnal que temos, “retorna ao pó do solo, [“à terra”, TNM] assim como veio a ser”. Sabemos que o primeiro homem, Adão, fora “criado do pó do solo”, porque foi ali que os Deuses o acharam em processo de decomposição, mas que fora retardado pela ação protetora do ‘pó vulcânico que envolveu todo o planeta depois do fim do mundo que pôs fim à vida do pré-homem, o ser criado só pela evolução. — Gên 2:7; Para mais informações sobre o fim do mundo do pré-homem, queira ler A Continela defevereiro de 2012.

   Quando os Deuses então ‘criavam os céus e a terra’ deste planeta, eles acharam todas as espécies dos seres que um dia viveram neste planeta. (Gên 1:1) Eles lhes deram a vida por manipular o código genético de todos eles. Ao morrer com seus 930 anos, o homem Adão feito através deste método, mas que teve seu ADN fundido com o ADN dos Deuses, retornou ao “pó do solo” — isto é: voltou ao seu estado de antes: morto e à disposição da decomposição. (Seu corpo não mais fora protegido pelo pó de algum vulcão e, por isso, se decompôs) Desta forma, em harmonia com a verdade expressa por Salomão e por seu pai, Davi, a ‘carne de Adão retornou ao pó do solo assim como era’. Mas e seu espírito? Seu espírito retornou Àqueles que o deram, os Deuses santos Jeová. Se o espírito de Adão está nas mãos dos Deuses, então, no dia marcado para isso, ele retornará na reencarnação dos mortos, assim como todos os espíritos guardados, de todos os que jazem mortos, aguardam esta maravilhosa perspectiva. — Jó 14:14.
SERÁ MESMO QUE O ESPÍRITO CESSA?
   Assim, pergunte-se: teria coerência dizermos hoje que o ‘corpo carnal de Adão, na morte, retornou ao pó do solo’ no sentido de este ficar na memória de alguém? Claro que não. Então, seguindo o mesmo raciocínio, Salomão prosseguiu relatando o que ocorre com o espírito após a morte do homem: ‘este’, o espírito, ‘retorna àqueles que o deram’. Isto é, Salomão diz que na morte, o espírito retorna literalmente aos Deuses. Ora, não foi de modo literal que a ‘carne retornou ao pó do solo’? Então, se o corpo do homem morto retorna ao seu verdadeiro dono, isto é, ao ‘pó do solo que o havia dado aos Deuses’, porque raios o espírito haveria de retornar num sentido simbólico, sentido este dado apenas pelos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová? Não é mais fácil vermos que estes homens, assim como seus Pais espirituais, têm, literalmente, ‘cegado as mentes dos seus governados para que não penetre o brilho das verdadeiras boas novas e sejam salvos’? (2 Coríntios 4:4; Jo 8:44) Serão os do Corpo dos Governantes, e não o nosso espírito, que cessarão. Muito em breve, o agora Deus Todo-Poderoso, Jesus, ‘eliminará este homem que é contra a Sua Lei’. (2Tes 2:6-12) Naquele dia, todas as mentiras inventadas por eles, mesmo as mais novas, cessarão completa e definitivamente, para a glória de todos os Deuses santos, Jeová. — Rev 21:8.

   Embora convictos de que têm a verdade, os do Corpo dos Governantes, no entanto, têm evitado em suas novas revistas, citar o texto, Eclesiastes 12:7, que mostra a verdade. Nós, as Testemunhas dos Deuses Santos, porém, quer através de nosso blogue, quer nas páginas de nossa revista da verdade, A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos, temos defendido a verdade, sem ‘irmos’ — como fazem os do Corpo dos Governantes  ‘além do que se encontra escrito’ na Palavra. (1 Coríntios 4:6) Em setembro de 2012, no artigo de capa: “Espiritismo — por que não?”, o espírito dos Deuses santos evidenciou que nós temos literalmente um espírito dentro de nós e que este espírito, mesmo após morrermos na carne, continua vivo. Ele ‘retorna’ mesmo aos Deuses que o deram! —  Da 4:8, 9.

   Na página nove, a revista disse: “De acordo com [Salomão], o corpo realmente morre, deixa de existir, pois se decompõe no solo. Mas o nosso espírito ‘retorna aos Deuses’.” Logo em seguida a revista fez de modo perspicaz a seguinte pergunta: “Como pode algo que ‘deixa de existir’ retornar ao seu local de origem?” Daí cita Zacarias 12:1, que esclarece definitivamente de onde veio o espírito que há em nós e que não se trata de nosso fôlego, ou respiração: “[Os Deuses foram quem] formaram o espírito do homem no seu íntimo.” A revista também explica a diferença entre nosso espírito e o fôlego em nossas narinas, conforme diferencia muito bem a Bíblia. Vale a pena lê a revista.


   Desta forma, não nos resta dúvidas: o espírito realmente continua vivo e é algo que, inclusive, pode ser ‘inquietado’ e que pode 'subir', como uma médium espírita, a pedido do rei Saul, fez com o espírito do profeta Samuel. (1 Samuel 28:15) Entretanto, não é por que é verdade o que dizemos aqui que estamos autorizados a praticar o espiritismo. Ninguém está. Os Deuses não terão por inocente quem o faz. (Dt 18:11; Le 19:31; Is 8:19) Está próximo o tempo da queda e cessação das mentiras inventadas pelos do Corpo dos Governantes.  a obra deles cessará em 2017. Quanto à obra das ungidas Testemunhas dos Deuses Santos, esta prosperará. Verazmente, estamos “de pé pela fé”. Sendo assim, não queremos imitar os do Corpo dos Governantes, que não “[cessam] de ter ideias altivas”, mas, antes, nós ‘temos temor’. (Romanos 11:21) Nossa obra, portanto, não cessará jamais.


17 de outubro de 2013

DE NOSSOS IRMÃOS

Temos recebido muitas mensagens via correlete de irmãos e irmãs de todo o Brasil e até mesmo do exterior. Muitos deles têm questionado nossos ensinos, enquanto que outros nos esbanjaram elogios e sinceros desejos de sucesso. Passamos abaixo uma de tais mensagens para que todos os irmãos possam ver o quanto nossos irmãos têm ansiado um ajuntamento dos irmãos que anteriormente foram ‘espancados três vezes’ pelos homens balaônicos, os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová. Irmãos e irmãs que sofreram às mãos destes homens — nós mesmos, as Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos estivemos sendo igualmente 'espancados as três vezes' — não querem mais se reunir nos Salões do Reino das Testemunhas (nas “Sinagogas”, como prefere um de nossos irmãos ungidos, o profeta Vicentini) por medo de serem espancados pelos ‘ajudantes do Balaão’, os anciãos e servos ministeriais de lá. A revista A Continela atual vem com uma ótima ideia que é a de nos 'ajuntarmos', como cumprimento de Hebreus 10:13. Esperamos mesmo que haja a mesma prontidão de todos os irmãos da inteira Associação das TDS's.
   Segue as carinhosas e prestimosas palavras da irmã Isa Correia, de Minas Gerais, Brasil. Logo no final, nossas respostas a ela


_______________________


M
EUS AMADOS IRMÃOS, que as bençãos de Jeová, Os Deuses santos estejam com todos irmãos e irmãs. Acabei de ler a Nova Continela, e quero confessar para os irmãos que ainda não estava tão confiante. A minha ansiedade de estar com meus irmãos queridos era tanta, que tinha medo de estar errada. São tantos mistérios que têm sido revelados a mim, que com tanto pouco preparo fico às vezes temerosa, de cometer erros do passado. Resolvi então entregar-me totalmente nas mãos de Jeová, ou seja: dos Deuses santos, Que Miguel, [um dos] Pai[s] Eterno[s], o Pai Universal[?] , me guiem. Na verdade irmãos, só consigo falar com os Deuses por meio da leitura, do estudo, não consigo nem mesmo orar, as palavras não saem. Sinto muita falta de estar com meus irmãos face a face. Não sabendo onde encontra-los fico na internet em busca de um sinal. Outro dia entrei no site mentes bereanas, e acabei enviando um e-mail para eles. Visto que observei que eram ex-testemunhas, senti assim um desejo tão grande no meu coração de ajudar esses irmãos que estão cegos, esperando o novo mundo, obedecendo cegamente o corpo governante, tenho uma irmã carnal que mora nos EUA, meu cunhado é ancião, não falam comigo, pq sou desassociada. Quero ajuda-los [mas] não sei como fazer isso. Meu coração está aflito.
   Irmãos eu quero estar junto; quero participar no que eu puder, não tenho dinheiro, mas tenho tempo e aprendo rápido qualquer coisa. Podem me dizer o que posso fazer para ajudar. Como posso estar encaminhando as revistas? Para dizer a verdade ainda não aprendi muito bem manusear o site onde elas ficam hospedadas, ainda não aprendi como salvá-las no meu computador, para que possa enviar. Ficarei aguardando os irmãos, gostaria de saber se tem como conhecer os irmãos que fazem parte desse trabalho, ia me sentir bem mais feliz e confiante, pois retornei a Jeová há quase três anos, harmonizando minha vida pessoal de acordo com seus princípios, desde ai, só convivo com meus filhos, e faz alguns dias que conheci um grupo que invoca o nome do Senhor, ate mesmo comprei alguns livros, estou lendo, e ate mesmo fui conhecer o trabalho deles, fiquei ate comovida, pois me fez lembrar o tempo que dediquei à Organização, apesar de tudo eu fui sincera no meu trabalho, e aprendi muito, POIS QUEM ME ENSINOU foi JEOVA, os Deuses santos. Tanto que não fiquei lá, Os Deuses me tiraram.
Ficarei no aguardo, os irmãos tem meu contato, quando acharem conveniente, estarei à espera.
________________Fim.


Querida irmã, Isabel Correia, saudações. Primeiramente tenha a plena certeza do amor e carinho cristão que sentimos pela irmã e por suas belas palavras e pelo carinho e incentivo que a irmã tem pelo nosso trabalho cristão. Saiba que nós não trabalhamos como que para a gradar a nós mesmos, mas aos nossos irmãos, sobretudo aos que ‘andam como que ovelhas sem pastor’. Queremos que todos saibam que não precisamos de pastores humanos, nem de líderes, nem de “Pais” (Papas) ou mesmo de um Corpo de Governantes mentiroso e vil. Nosso Pastor é somente um: Nosso também Deus Jeová, aquele que, quando na ‘forma de homem’, foi chamado de Jesus, o Cristo. Que ele e todos os demais Deuses santos — sem dúvidas Miguel é um Deles — sejam benditos para sempre.
   Nós somos de São Paulo. Por isso não vejo como podemos nos encontrar, sendo a irmã de Minas. Não é que seja longe, mas as mesmas limitações que tem a irmã — dinheiro — é também a nossa. Não dispomos de muito. Mas serão Eles, os Deuses Jeová, quem farão a obra e, embora nem mesmo nós consigamos ver, estaremos todos nos reunindo algum dia. Tenhamos fé. . . .
   Quanto a ajudar, que tal a irmã aceitar a convocação feita nas páginas de A Continela atual? A irmã Antônia está ansiosa por dividir suas responsabilidades cristãs, que atualmente estão vinculadas às atualizações de nosso Índice das Publicações da Torre de Monitoramento.
   Quanto a como baixar as nossas publicações e enviá-las aos seus contatos, faça da seguinte forma: primeiro entre no seu Facebook. Feito isso, entre no ISSUU. Uma vez lá, clique na revista desejada e, observando na parte de baixo da revista agora aberta, clique em “Ação” ou “Share”. Feito isso, é só clicar em “Baixar” ou “Download”. Pronto, a revista será automaticamente salva em sua máquina. Feito isso, a revista estará na pasta de “downloads”, no seu computador. Vá lá e a encontre. — siga o passo-a-passo conforme foto.


   Que todos os irmãos saibam fazer bom uso dessa que é uma das ferramentas procedentes do “espírito dos Deuses santos” para todos nós da fraternidade sem líderes humanos. — Daniel 4:8, 9.

Atenciosamente,

Apóstolo Testemunha dos Deuses Santos 

13 de outubro de 2013

ELES ‘ADULTERAM CORRETAMENTE A PALAVRA DA VERDADE’

‘Fazem o máximo para se apresentarem aos Deuses reprovados, obreiros que têm tudo pra se envergonhar, adulterando corretamente a palavra da verdade.’ — fusão dos dois textos: 2 Timóteo 2:15 e 2 Coríntios 4:2, TNM.

Q
UEM não é Testemunha de Jeová, não conhece suas crenças e nem tampouco o que se publica em suas publicações, pouco entenderá do assunto que tratarei aqui. Recebi a responsabilidade de analisar a mais recente ‘nova luz’ de entendimento, conforme publicada pelos homens que compõem o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, minha religião. A ‘nova luz’ que me refiro é a publicada no terceiro artigo de estudo de A Sentinela — Anunciando o Reino de Jeová, de 15 de julho de 2013. — Baixe-a aqui.


  
   Tudo bem que eu mesmo, também alguns dos meus associados, seja uma Testemunha. Mas todos os que estão familiarizados com o que nós temos publicado aqui sabem que não mais concordamos com muitos dos ensinos criados por aqueles homens. Ademais, nem mesmo aceitamos mais que a existência de um Corpo Governante, (Corpo de Governantes, como costuma dizer nosso amado irmão apóstolo TDS) que age de modo antibíblico sobre os cristãos, tenha o apoio do Senhor Jesus e de Sua, também, Palavra, a Bíblia. (Mt 20:24-28) Na verdade, temos fornecido uma superabundância de evidências — quer através deste blogue, quer através da mais nova ferramenta da verdade, a revista da parte de Jeová A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos, de que a existência de um Corpo de Governantes é uma fraude; uma apostasia do cristianismo verdadeiro — a maior das apostasias de todos os tempos!
  
   Para muitas sinceras Testemunhas — nossos irmãos na fé —, parecerá que o que direi aqui é injusto e calunioso. Como um cristão, uma Testemunha dos Deuses Santos, discordo de quem fala o mau de outros, em especial se este alguém se diz líder religioso de muitos. Entretanto, ocorre comigo algo similar ao que ocorreu com o profeta Jeremias, do antigo Israel. Assim como ele, eu não queria falar, mas todo o assunto “[mostra] ser no meu coração como um fogo aceso encerrado nos meus ossos; e fiquei fatigado de contê-lo e não [posso] mais suportá-lo”. (Jeremias 20:7-11) Eu simplesmente tenho que falar o que sei e o que vejo como um cristão. Afinal, perante os Deuses tenho uma responsabilidade maior: ‘obedecer antes a eles que a algum homem’. (Atos 5:29) Ademais, usando as mesmas palavras do meu Senhor: ‘se eu permanecesse calado, as pedras clamariam.’ — Lucas 19:40.
  
   Todo o assunto tem que ver com o estudo, publicado no número de A Sentinela já apontado, onde os do Corpo passam a ideia que ‘todas as Testemunhas — mais de 7 milhões hoje — dependem Deles para estarem alimentadas espiritualmente e também para serem salvas’. (Sobre este assunto, queira ler a mais nova matéria publicada em A Continela de julho a setembro: “Você será salvo?”) É sobre o estudo “Alimentando muitos pelas mãos de poucos”, que levanto um clamor de alerta a todos os meus irmãos na fé e demais interessados. O que tem o estudo de estranho? Vejamos.
O ‘PREPARO DO TERRENO’ PARA A INTRODUÇÃO DE ‘NOVAS LUZES’
   Um dos pontos fortes presentes nas publicações provindas da Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados — órgão jurídico utilizado pelos do Corpo Governantes das Testemunhas — é a arte do convencimento. Através de palavras bem colocadas, pensadas e bem preparadas, eles convencem seus leitores a crerem piamente no que se diz ali. Também, ao passo que fazem isso, impõem o medo em suas mentes, para que nunca que possam vir a duvidar ou questionar o que escrevem. Assim, para que um determinado assunto seja aceito e crido, um inteiro ‘terreno’ é preparado de antemão. No caso da ‘nova luz’ “alimentando muitos pelas mãos de poucos”, os dois artigos de estudo que o precederam tornaram-se o ‘preparar desse terreno’. Também o é os três primeiros parágrafos do próprio estudo. Assim, sugerimos aos interessados que façam uma releitura dos dois artigos precedentes ao estudo propriamente dito. Feito isso, prossigamos no nosso relato.
  
   Todo o artigo do estudo é para se chegar à conclusão derradeira de que ‘todos os humanos hoje aprendam que, para se alimentarem em sentido espiritual, têm de depender Deles próprios, os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, qual único canal de comunicação entre os Deuses e os homens sendo eles também os preparadores do alimento espiritual’. Estes homens também, como para dá maior apoio às suas ideias, como veremos mais à frente, torcem as Escrituras para que essas ensinem o que eles querem: que os Deuses têm uma “organização religiosa terrestre” e que, esta, obviamente, é a Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, órgão que, como dissemos, servem aos interesses desses homens. — Hoje, o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová é composto de oito homens.

   Assim, no estudo feito por eles, chegou-se à seguinte conclusão: ‘Visto que Jesus partiu o pão e primeiramente deu aos discípulos para que estes pudessem distribuir às multidões’, hoje Jesus segue o mesmo padrão: alimenta a Grande Multidão das Testemunhas de Jeová através de nós, os poucos membros do Corpo dos Governantes’. Entretanto, será que, se também nós examinarmos as Escrituras, buscando o entendimento sobre esse assunto, chegaremos às mesmas conclusões que eles? Vejamos isso.
CRISTO ALIMENTOU MUITOS ATRAVÉS DE POUCOS — QUEM ERAM OS POUCOS? QUEM ERAM OS MUITOS? EXISTE UM PARALELO HOJE?
   É imperativo que, para fazermos nosso estudo, leiamos todo o relato bíblico de onde os do Corpo dos Governantes retiraram sua ‘nova luz’. Usemos a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas e o texto do evangelho de Marcos. Observe que estou inserindo entre colchetes palavras que ajudam ainda mais ao entendimento do texto.

“[Jesus e os seus apóstolos] afastaram no barco para um lugar solitário, à parte. Havia, porém, quem os viu partir e muitos ficaram sabendo disso, e afluíram para lá a pé, de todas as cidades, e chegaram primeiro que eles. Ora, ao desembarcar, [Jesus] viu uma grande multidão, mas teve pena deles, porque eram como ovelhas sem pastor. E principiou a ensinar-lhes muitas coisas.
A hora, então, já ficara avançada, e seus discípulos [os apóstolos] aproximaram-se dele e começaram a dizer: ‘O lugar é isolado e a hora já está avançada. Despede-os, para que possam ir à zona rural e às aldeias circunvizinhas, e comprar para si algo para comer.’ Em resposta, [Jesus] disse-lhes: ‘Dai-lhes vós algo para [esta grande multidão] comer.’ Disseram-lhe então: ‘Devemos ir e comprar pães no valor de duzentos denários, e dar os pães ao povo para comer?’ Disse-lhes [Jesus]: ‘Quantos pães tendes? Ide ver!’ Depois de [os discípulos] averiguarem isso, disseram-lhe: ‘Cinco, além de dois peixes.’ E ele mandou que todos [os daquela grande multidão] se recostassem por companhias na grama verde. E eles se deitaram em grupos de cem e de cinquenta. Tomando então os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e proferiu uma bênção, e partiu os pães e começou a dá-los aos discípulos, para que estes os pusessem diante das pessoas; e repartiu os dois peixes entre todos. Todos comeram assim e ficaram satisfeitos; e recolheram os pedaços [das sobras], doze cestos cheios, além dos peixes. Ademais, os que comeram dos pães foram cinco mil homens.
E ele [Jesus], sem demora, compeliu os discípulos a entrar no barco e a passar adiante, para a margem oposta, para Betsaida, enquanto ele mesmo despedia a [grande] multidão.” — Marcos 6:32-45 — Leia também Lucas 9:10-17 e João 6:1-13.

   Os parágrafos 1 a 3 do estudo nos fazem um resumo preparatório para o entendimento da situação, conforme explanado no texto. Correto. A que conclusão se pode chegar do assunto ‘alimentando muitos pelas mãos de poucos’? Que é verdade. O relato realmente evidencia que este método fora mesmo posto em prática pelo Senhor Jesus. Ao lermos o relato na Bíblia, podemos perceber que o que concluíram os do Corpo dos Governantes é veraz. Realmente, “Jesus alimentou milhares pelas mãos de poucos”, como eles concluem no parágrafo 3 do estudo. Quem, do ponto de vista da revista, eram os poucos que ‘repartiram o alimento’? “Seus discípulos” — os discípulos do Cristo — completa a conclusão.

   Conforme podemos deduzir, até aqui o artigo de estudo fala corretamente. Será que, conforme avançamos nos parágrafos, o assunto continuará correto? Aplicando agora o texto ao alimento espiritual, o mais importante, o quarto parágrafo faz uma pergunta e, em seguida, indica a resposta. Leiamos:

De que modo Jesus, no céu, manteria seus seguidores na Terra bem alimentados espiritualmente? Ele seguiria um padrão similar — alimentar muitos pelas mãos de poucos. Mas quem seriam esses poucos? Vejamos como Jesus usou poucos para alimentar seus muitos seguidores ungidos do primeiro século. Depois, no próximo artigo, consideraremos a seguinte pergunta de vital importância para cada um de nós: Como podemos identificar os poucos por meio dos quais Cristo nos alimenta hoje?”

   É neste parágrafo que os do Corpo dos Governantes torcem todo o relato para, em seguida, inserir nas mentes de seus governados as suas próprias ideias. É impressionante o que vemos agora. Com os únicos objetivos, o de controlar as mentes dos seus governados e o de darem sustentação às sua posições de governantes sobre o povo, passam a fazer aplicações totalmente distorcidas, porém, bem camufladas. Espiritualmente falando, tudo o que ensinam visa unicamente uma coisa: ‘sentar-se sobre as pessoas que são o templo dos Deuses viventes e fazer deles seus jumentos’. (1Co 3:16, 17; 2Co 6:16; 2Tes 2:4) Neste sentido, como bem sabemos, eles ‘seguem o proceder louco de Balaão’, conforme o espírito revelou a nós, seus verdadeiros aprendizes. (Veja o artigo “O Fim de um Mistério — Jeová nos Revela um Segredo sagrado”, em A Continela de junho de 2012) O que tem de errado no parágrafo 4 do estudo de A Sentinela que estamos considerando?
  
   Observe no texto bíblico que aqueles “cinco mil homens” que constituíam a “grande multidão” não eram discípulos de Jesus. Mas eles ‘foram atrás Dele, para escutá-lo’. Os do Corpo dos Governantes, portanto, já preparando ‘o terreno’ para introduzir suas mentiras, começam a distorcer as coisas logo na primeira pergunta: “De que modo Jesus, no céu, manteria seus seguidores na Terra bem alimentados espiritualmente?” Repare que, quando mencionam “seus seguidores”, está, mesmo que indiretamente, mas sutil e propositalmente, comparando-os àquela “grande multidão” que não eram discípulos do Cristo, mas apenas ouvintes curiosos.

   Os do Corpo dos Governantes, ao fazer paralelos inconsistentes — indicando que aquela ‘grande multidão’ que foi ‘milagrosamente alimentada’ pelas mãos dos discípulos é o equivalente agora os “seguidores [de Jesus] na terra” — querem plantar nas mentes de seus governados a ideia de que as atuais Testemunhas leigas são dependentes deles como o equivalente àquela grande multidão. O ruim de tudo é que eles, com estas deturpações, conseguem facilmente dominá-las com o que querem ensinar com essa ‘nova luz’. Infelizmente, as leigas Testemunhas de Jeová, por não fazerem seu estudo pessoal de verdade, não dão atenção aos detalhes e às tentativas de os enganarem. Eles simplesmente pintam suas revistas e acreditam piamente no que elas dizem.
‘ADULTERANDO CORRETAMENTE A PALAVRA DA VERDADE’
   Analisemos agora a segunda seção do parágrafo 4. Os do Corpo dos Governantes, tendo já preparado o terreno com sua pergunta anterior, dão uma resposta a ela: “Ele seguiria um padrão similar — alimentar muitos pelas mãos de poucos.” Lembre-se: esses agora “muitos”, após manipulação perita desses homens, não são mais os descrentes, mas discípulos crentes. A próxima pergunta que fazem é a seguinte: “Mas quem seriam esses poucos? Vejamos como Jesus usou poucos para alimentar seus muitos seguidores ungidos do primeiro século.”

   Observou que agora eles indicam que, dentre os discípulos, surge uma nova classe de discípulos, diferente dos demais? Eles criam uma pequena classe de cristãos e passam a chama-los de “os ungidos”. O golpe é óbvio: desviam a atenção de seus leitores que leem no texto a existência de uma “grande multidão” de descrentes que foram atrás de ouvir o Senhor para o agora ensino que chamam de ‘nova luz’, a saber: que o Senhor separaria um pequeno grupo dentre seus discípulos, classificariam a estes como os ‘únicos ungidos’ e os usaria para alimentar uma ‘grande multidão de crentes’.

   Percebem agora que, como método para ‘prepararem o terreno’ para introduzir ensinos mentirosos, estes homens são inescrupulosos e que, por isso, ‘fazem o máximo para se apresentarem aos Deuses reprovados, obreiros que têm tudo pra se envergonhar, adulterando corretamente a palavra da verdade.’? (Fusão de 2 Timóteo 2:15 e 2 Coríntios 4:2, TNM). É bastante óbvia agora que tal ‘nova luz’ visa somente sustentar o também óbvio: a dominação das mentes de leigos discípulos que não têm a permissão de ‘percorrer as Escrituras para extrair dali o abundante e verdadeiro conhecimento da verdade’, conforme profetizado pelo profeta Daniel, mas com efeito nulo entre as leigas Testemunhas. — Daniel 12:4.

   Desta forma, tendo iniciado o que chamo aqui de desmascaramento desta ‘nova luz’, solicito a todos os leitores destas considerações, a também comentarem este estudo. Se por acaso vier aqui uma Testemunha de Jeová daquelas que é muito fiel ao seu Corpo Governante e ache que o que falo aqui é calúnia, por favor, apresente argumentos convincentes. Meu irmão, o que acho é que você deve acordar para a realidade o quanto antes. Estes homens são o “homem que é contra a lei”, conforme nos revelou o espírito esses dias em nossa revista. (Leia a ct13P) Jesus não autorizou um Corpo Governante para servir quais ‘amos de nossa fé’, decidindo para nós o que é e o que não é ensino bíblico. (2Co 1:24) Ele foi claro ao indicar que todos nós somos iguais e que só Ele — e somente Ele — é o nosso cabeça. — Mt 20:26.

    Nem nos adianta nos aprofundarmos mais no estudo de A Sentinela. Todo ele sairá deturpado, tendo em vista que a deturpação já aconteceu. Nem nos adianta ficarmos aqui discutindo seus pormenores. Entretanto, como ficaria um fiel paralelo ao relato inspirado? Respondamos à seguinte indagação, baseada no parágrafo 4 do estudo: “Quem são hoje os equivalentes aos ‘muitos’ e aos ‘poucos’, conforme poderíamos fazer um paralelo ao texto inspirado?” A resposta bem simples e sem adulterações é esta: Os muitos são hoje todos os interessados na mensagem cristã, mas que não são crentes. Isto significa que qualquer pessoa pode está se incluindo entre os ‘muitos’. Quem, portanto, seriam os ‘poucos’? Todos nós, cristãos, ora! Não foi aos seus discípulos que o Senhor ‘repartiu os pães’ e que, então, pediu estes ‘distribuíssem à grande multidão’? Isto nos remete ao verdadeiro método posto em operação tanto pelo Senhor quanto por aquele que o substituiu, isto é, o espírito. Que método é este? Leia a 1.a Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 12, e obterás a resposta fiel e verdadeira. Nos versos 6 e 7 o espírito diz: ‘realizo todas as operações em todas as pessoas [verdadeiramente crentes]. A minha manifestação é dada a cada um com um objetivo proveitoso.’ Sim, caro irmão. Este é o método verdadeiro posto em operação na congregação cristã. Você se deixa usar pelo espírito? Que “dom” da parte dele é o seu forte? Não acha que é hora de o irmão se deixar usar pelo espírito, que ‘sopra onde quer e ninguém sabe para onde vai’? — João 3:8.

TODOS SOMOS CRISTÃOS UNGIDOS OU APENAS OS DO CORPO DOS GOVERNANTES O SÃO?
   Outra pergunta que devemos fazer aqui é: A Bíblia faz distinção entre os cristãos, indicando que uns poucos são ungidos, enquanto que outros não? Será que existe um só texto bíblico que apoie a ideia de que há um grupinho de ungidos que ‘alimentam’ outro grupo, quer de outros “ungidos”, quer de “não ungidos”? Definitivamente não. De acordo com o texto, todos os cristãos são ungidos. Não pode existir cristão verdadeiro que não seja ungido. Quando um Deus Jeová diz: “não toqueis nos meus ungidos”, de quem falava Ele? (1Cr 16:22; também Salmo 105:15) Será que estes ungidos eram apenas os da tribo sacerdotal, dos levitas? Não. Todos os membros, de todas as doze tribos, eram os “ungidos de Jeová”. Assim, quando as Escrituras gregas chamam de ungidos a cristãos, é a todos eles, sem exceção, que se aplica tal nomenclatura. Todos nós, cristãos verdadeiros, somos ungidos diante dos Deuses santos.

   Assim, está aberta uma porta gigantesca para verdadeira ‘novas luzes’: Quem constitui, hoje, a grande multidão de pessoas que ‘saem da grande tribulação’? Teria ela algum paralelo com a ‘grande multidão que seguiam Jesus mas que não eram discípulos’? Num próximo artigo abordaremos esta importantíssima parte da profecia bíblica. Aguarde.
 __________

   Estudo pessoal preparado como alimento espiritual pela TDS Edumor, membro do Escravo Fiel e Discreto das Testemunhas dos Deuses Santos, com participação da irmã ungida, a TDS Antônia Lima. Formatação do texto: Apóstolo TDS.