21 de novembro de 2014

O JOIO E OS LOBOS EM ATUAÇÃO

O
Aprenda algo sobre a atuação dos semelhantes
ao joio e aos lobos
 APÓSTOLO PAULO avisou que depois da sua partida surgiriam “lobos opressivos” dentre os que andam no "Caminho" e estes “[falariam] coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos”. (Atos 20:29, 30; 9:2) Eles (os lobos) também declarariam conhecer os Deuses Santos, mas, na prática, os “repudiariam pelas suas obras”. Tito 1:16.

  O apostolo Pedro, igualmente, frisou que ‘falsos instrutores introduziriam heresias perniciosas no seio dos discípulos’ pertencentes ao "Caminho". Também disse que tais instrutores levariam pessoas a falar de modo ultrajante dele. 2 Ped. 2:1, 12.

A REAÇÃO DO SENHOR E A IDENTIDADE DO JOIO E LOBOS
Como o Senhor Jesus reage caso os do seu "Caminho" deixam deliberadamente sua "Palavra"? (João 8:31,32) Eis a sentenciosa resposta: “Todo aquele, pois, que confessar perante os homens estar em união comigo, eu também confessarei perante meus Pais, que estão nos céus, estar em união com eles; mas aquele que me repudiar perante os homens, eu também o repudiarei perante meus Pais, que estão nos céus." (Mateus 10:32,33) Todavia, o Senhor não repudiará ninguém que comete um erro circunstancial. Por exemplo, embora tivesse negado (circunstancialmente) o seu Senhor, o apóstolo Pedro não foi repudiado. (Mateus 26:69-75; João 21:15-19) No entanto, o Senhor não perdoará os que de maneira deliberada, altiva e persistente são identificados quais “joio” e “lobos” pelos seus frutos. Mateus 7:15,16.

O JOIO E OS LOBOS NOS PRIMÓRDIOS
Quando o joio e os lobos começariam a repudiar, na integra, o Senhor? Uma parábola proferida pelo Senhor responde esta questão nos seguintes termos: “Enquanto os homens dormiam, veio seu inimigo e semeou por cima joio entre o trigo, e foi embora. Quando a lâmina cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Vieram assim os escravos do dono de casa e disseram-lhe: ‘Amo, não semeaste excelente semente no teu campo? Donde lhe veio então o joio?’ Disse-lhes ele: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Disseram-lhe: ‘Queres, pois, que vamos e o reunamos?’  Ele disse: ‘Não; para que não aconteça que, ao reunirdes o joio, desarraigueis também com ele o trigo.  Deixai ambos crescer juntos até a colheita; e na época da colheita direi aos ceifeiros: Reuni primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado, depois ide ajuntar o trigo ao meu celeiro.’” Mateus 13:25-30.

  Eis a explicação desta profética parábola: “Despedindo então as multidões, entrou na casa. E vieram a ele os seus discípulos e disseram: ‘Explica-nos a ilustração do joio no campo.’ Em resposta, ele disse: ‘O semeador da semente excelente é o Filho do homem; o campo é o mundo; quanto à semente excelente, estes são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do iníquo, e o inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos. Portanto, assim como o joio é reunido e queimado no fogo, assim será na terminação do sistema de coisas. O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei, e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o seu choro e o ranger de seus dentes. Naquele tempo, os justos brilharão tão claramente como o sol, no reino de seu Pai. Escute aquele que tem ouvidos’.” (Mateus 13:36-43) Passado algum tempo, o apóstolo Paulo se referiu também ao "joio" quando escreveu sua segunda carta aos tessalonicenses. 2 Tes. 2:2-12.

  Digno de elogio enquanto ainda estavam vivos os apóstolos do Senhor refreavam a atuação do "joio", que passaram a atuar libertinamente em todos os palcos. (Revelação [Apocalipse] 2:1-29; 3:1-22) Até que, por fim, o saliente "joio" pluralizou-se, transformando-se em organizações religiosas com várias ramificações questionadas. João 4:21-24.

COMO SER DIFERENTE DO JOIO E LOBOS DA ATUALIDADE?
  Os fatos históricos, fora e dentro da Escritura inspirada, atestam que desde a morte dos apóstolos o Senhor está a par do que tem sido feito em nome do "caminho, da verdade, e da vida". (João 14:16; Mateus 28:18-20) Por isso, nós temos fé que o Senhor continuará a auxiliar os verdadeiramente cristãos semelhantes a "trigo", sendo que os mesmos existem e congregam-se numa atmosfera atípica também.* Apesar de vivermos [cada vez mais próximos dos] “tempos críticos, difíceis de manejar”,# os semelhantes ao "trigo" tem trabalhado, “não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna”. (Mat. 24:12; 2 Tim. 3:1-13; João 6:27) Neste trabalho, entre várias atribuições e tarefas, se requer de cada envolvido “[certificar-se] de todas as coisas”, “[apegando-se] ao que é excelente”, ao passo que “[se abstém] de toda forma de iniquidade”. 1 Tes. 5:21,22; Pro. 25:4,5.
  Portanto, quais santas Testemunhas dos Deuses Santos, mantenhamos-nos diferentes do iníquo joio, cujos proeminentes vigários do religionismo atual organizado são os principais grandes lobos em peles de ovelha. Ezequiel 22:26-28; Mateus 7:15.
_______________________
   * Para entender, o que é congregar-se numa atmosfera atípica, conheça o blog Contexto Bíblico, só para não me alongar.

  # Pensava-se até recentemente que os “últimos dias” eram mesmo os tempos apontados pelos do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová. Porém, tendo em vista que eles chegaram a tais conclusões à base da crença de que 1914 fora o tempo marcado para a entronização do Rei Jesus no seu reino, mas que uma profunda pesquisa feita por aquele que “pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas dos Deuses”, o últimonúmero de A Continela apontou o embuste que é tudo aquilo. Assim, temos de entender e aceitar o fato de que os “últimos dias” ainda estão à nossa frente e que não sabemos quando se iniciará. Estejamos à espera de Jeová, humildemente reconhecendo que ele fala pelos seus servos através de seu espírito no tempo devido. ― 1 Cor. 2:10; Amós 3:7.







5 comentários:

Anônimo disse...

http://www.libertar.in/2014/11/aviso-de-impacto-terra-enfrentara-100.html

Bom dia irmão Apostolo , essa notícia é verdadeira ? Sei que você atua na área.

Apóstolo TDS disse...

Isso não é notícia, mais invenção mentirosa vindo de mentirosos, irmão.

Apóstolo TDS

Ednilson disse...

Olá apóstolo,
Como vais??
Ednilson Sacramento Apóstolo, retiraste todas as tuas sábias palavras??
Eu já as tinha salvo no meu computador.
Por que será??
Agora mesmo · Editado · Curtir
_______________________

Apóstolo TDS disse...

Governantes fecharam mais um de meus feice buque. Deverei abrir um novo e recomeçar tudo de novo.

Os íníquos agem assim mesmo, mandam e desmandam no feice buque pois têm muitos dólares pra pagar a eliminação de um perfil de rede social de qualquer justo.

Apóstolo TDS

Servidor Público disse...

http://contexto-biblico.blogspot.com/2015/01/a-parabola-do-joio-e-do-trigo-e-suas.html