20 de abril de 2015

O PACTO DA LEI MELHOR EXPLICADO


“Multiplicarei o teu descendente como as estrelas dos céus e como os grãos de areia que há à beira do mar; e teu descendente tomará posse do portão dos seus inimigos. E todas as nações da terra hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente, pelo fato de que escutaste a minha voz.” — Gênesis 22:17, 18, TNM.

O
 ESTUDO de A Sentinela de 15 de outubro de 2014 objetivou o fortalecimento da fé das Testemunhas de Jeová no Reino de Jeová. Concordemente, o título do estudo, que abrangeu as páginas 7 à 12, foi: “Tenha fé inabalável no Reino”, cujo texto base de estudo foi Hebreus 11:1: “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas”, conforme a Tradução do Novo Mundo. Logo no parágrafo 1 a revista chama a atenção para a “base que há” para que as Testemunhas depositem sua “fé inabalável no Reino”. Qual é ela? ‘Os pactos realizados pelos Deuses no decorrer dos tempos’, responde a revista. O parágrafo 3 da revista cita seis deles como sendo “principais”. Quais são? O primeiro é o Pacto Abraâmico e, sobre este pacto, já foi postado um estudo pessoal sobre ele. Os demais cinco são os seguintes: (1) o pacto da Lei, (3) o pacto davídico, (4) o pacto para um sacerdote como Melquisedeque, (5) o novo pacto e (6) o pacto do Reino.

Revista A Sentinela onde se considera os pactos
   Conforme indiquei naquele primeiro estudopessoal, ainda me considero uma Testemunha de Jeová, e, agindo de acordo com isso, fiz dos seis pactos alistados na revista A Sentinela elementos de meu estudo pessoal. Lembrando que, diferentemente do modo que as Testemunhas de Jeová executam seus estudos pessoais, isto é, somente riscando parágrafos e circulando letras com canetas e pincéis coloridos — negando-se arbitrária e deliberadamente investigar os fatos por trás das alegadas “verdades”, que são criadas, preparadas e embaladas pelos do Corpo dos Governantes, que as despacham a esses seus governados, hoje quase oito milhões ao todo no mundo —, eu fiz o meu estudo ao meu modo; ao modo de um cristão livre: utilizando-se da ‘mentalidade nobre’, assim como faziam os cristãos bereanos no passado. — Veja Atos 17:11.

   Espero mesmo que as considerações feitas no primeiro estudo, onde o Pacto Abraâmico fora quase que integralmente reconsiderado e reformulado, tenham beneficiado aos irmãos que o leram e que possam continuar a beneficiar aos que as leem. Estou convicto de que os que assim fazem podem emocionar-se com a “sabedoria e compreensão espiritual” ali exposta. (Col. 1:9) Minhas convicções partem do princípio de que o que estou evidenciando — divulgando como boas novas do reino de nossos Deuses santos Jeová — não ‘parte de interpretação particular, mas que falo da parte dos Deuses, conforme sou movido pelo espírito dos Deuses santos’ (1 Ped. 1:20, 21; Dan. 4:8) Como forma de se comprovar mais uma vez isso, passo a analisar o segundo pacto alistado na revista, o “Pacto da Lei”. O que era ele? Será que o que mostra a revista A Sentinela — Anunciando o Reino de Jeová, publicada pelos do Corpo dos Governantes, condiz mesmo com o que evidenciam as Escrituras? Vejamos isso agora.
O PACTO DA LEI
   O Pacto da Lei é o segundo dos seis pactos mencionados pela revista A Sentinela, mas que não é estudado ali. Tudo o que há na revista referente a ele é uma pequena nota inserida no quadro da página 12 da revista. Diz ali sobre o Pacto da Lei:

PACTO DA LEI
PARTES: Jeová e o Israel natural
OBJETIVO: Protege o “descendente” e conduz os humanos ao Messias

   Essa síntese explica muito bem o real objetivo do Pacto da Lei, que era o de ‘conduzir o descendente ao Messias’. Mas quem era esse “descendente”? Para os do Corpo dos Governantes o “descendente” é o grupo de pessoas que compõe os 144.000 ungidos, dos quais eles mesmos e alguns outros gatos-pingados, todos de sua religião, desde que devotados em publicar muitas horas mensais no serviço de campo, todos auto-intitulados de “O Restante ungido”. Os do Corpo dos Governantes separam os cristãos em duas classes: uma de ungida e a outra de não-ungida. Daí, dizem sobre a primeira: “Estes cristãos escolhidos, como filhos adotivos de Deus, tornaram-se irmãos de Jesus Cristo. [...] Visto que Jesus mostrou ser a Semente (ou Descendente) prometida a Abraão, esses cristãos ungidos com o espírito são uma parte associada, ou subsidiária, desta Semente, que dá uma bênção aos humanos que creem nela. [...] Que bênção? A oportunidade de esta humanidade ser remida do pecado e reconciliada com Deus, e de servi-lo agora e por toda a eternidade. [...] Os cristãos ungidos, na terra, indicam esta bênção aos de coração justo por dar testemunho do seu irmão espiritual, Jesus Cristo, e do seu Pai adotivo, Jeová Deus.” — A Sentinela 1 de julho de 1995, p. 11, § 7.

   Como podem ler, os do Corpo dos Governantes colocam-se a si mesmo e aos seus associados “ungidos” como constituindo “uma parte associada, ou subsidiária” do ‘descendente que é conduzido ao Messias pelo Pacto da Lei’. Isso significa, segundo essa crença, que todo o restante da humanidade, caso queira ser ‘conduzidos ao Messias’, terá de se submeter às vontades dessa classe especial para adquirir bênçãos, como a ‘remissão do pecado e a reconciliação com os Deuses’ — e isso se aplica quer aos antigos israelitas naturais, aos que já foram conduzidos pelo Pacto da Lei até o Messias; quer aos atuais humanos de todas as nações, os que podem e os que estão sendo conduzidos pelo equivalente do Pacto da Lei, o “Novo Pacto”, validado pelo sangue derramado de Cristo. (Heb. 8:7-13; 9:15-22) Acha isso correto, que tenhamos de depender de homens para sermos salvos e vir a adquirir dos Deuses a reconciliação através destes meros homens? Pois é nisso que consiste a crença fundamental para a existência e manutenção de um Corpo de Governantes sobre o povo. Longe de ser um arranjo bíblico ou escritural — ou que fora revelado pelos Deuses de outra forma —, esse é um arranjo pertencente ao conjunto dos “falatórios vãos, que violam o que é santo, e das contradições do falsamente chamado ‘conhecimento’.” Tal arranjo satânico visa única e exclusivamente o ‘dominar de homens sobre outros homens para prejuízo destes’. (Ecl. 8:9) O espírito diz então sobre esse arranjo e seus promotores, os do Corpo dos Governantes: “Por ostentarem tal conhecimento, alguns se desviaram da fé.” — 1 Timóteo 6:20, 21; Veja também Colossenses 2:8.

É JESUS OU SÃO OS GOVERNANTES RELIGIONISTAS HUMANOS QUEM NOS SALVA?
   Longe de o Pacto da Lei apontar para homens quais agentes salvadores e dadores de bênçãos a outros — independentes se há os que acreditam nisso e por isso se submetem ao controle de tais homens, homens esses que não passam de meros convencidos, arrogantes e enganadores, que usam seus embustes religionistas quais armas para submeter inteiras aglomerações aos seus caprichos — as Escrituras indicam sucinta, clara e objetivamente que o Pacto da Lei visava apenas ‘conduzir todos os israelitas naturais ao Messias’, e que, uma vez tendo terminado seu trabalho, cessou de vez, dando lugar ao Pacto do Reino, o próximo meio pelo qual todos os cristãos são conduzidos à vida eterna que está sendo dada a todos os que se deixam reger pela fé em Cristo Jesus.1 (2 Tes. 2) Jesus Cristo, este sim, é o único agente que foi humano mais que tornou a ser um dos Deuses santos nos “domínios de cima” que pode nos abençoar e nos reconciliar com todos os Deuses santos Jeová, pois, como diz a Escritura da verdade, “não há salvação em nenhum outro [homem, mesmo que estes sejam os convencidos membros do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová ou os de outros grupos cristãos, cujos nomes carregam o mesmo gral de governantes], pois não há outro nome debaixo do céu [a não ser o nome de Jesus], que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” — João 8:23; Atos 4:12; Heb. 10:12.


   Ademais, as Escrituras dizem que todos “os que aderem à fé é que são filhos [ou “descendentes”] de Abraão”, explicando: “Ora, a Escritura, vendo de antemão que os Deuses declarariam justas a pessoas das nações devido a fé, declararam de antemão as boas novas a Abraão, a saber: 'Por meio de ti serão abençoadas todas as nações.' Consequentemente, os que aderem à fé são abençoados junto com o fiel Abraão." (Gálatas 3:7-9) Todos os cristãos são espirituais “descendentes de Abraão”, pela fé. Todos eles foram — ou serão — abençoadas pelos Deuses santos Jeová e não que isso será feito por meio de alguns meros homem arrogantes. Todos os cristãos, por depositarem fé no Descendente, que é Cristo, ajudarão as nações a também fazerem o mesmo. Neste sentido, será por intermédio desses que a "grande multidão" será ajudada a também adquirir as bênçãos. De quantos humanos estamos falando como sendo abençoados pelos Deuses mediante os sinceros cristãos que depositaram fé? Não apenas de um punhado deles, de apenas 8 milhões (este é o número de Testemunhas de Jeová hoje existente e que os do Corpo dos Governantes arrogam dizer que serão salvas por meio deles. Dizem que estes é que são a “grande multidão” de Apocalipse 7:9 e que compõem “todas as nações” de abençoados2). Mas os abençoados "descendentes de Abraão" por meio de Cristo são tão inumeráveis que as Escrituras não deixam margens para especulações numéricas. Disse um dos Deuses Jeová: “Multiplicarei o teu descendente como as estrelas dos céus e como os grãos de areia que há à beira do mar; e teu descendente tomará posse do portão dos seus inimigos. E todas as nações da terra hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente, pelo fato de que escutaste a minha voz.” Todas as nações são os da "grande multidão" de Apocalipse 7:9. Todos eles adquirirão a salvação devido a pregação do reino feito pelos inumeráveis cristãos que depositaram fé. — Gênesis 22:17, 18, TNM.
_____________
  1 Paulo comparou esse o Pacto da Lei ao trabalho de um Tutor — literalmente um “pedagogo”, do grego pai·da·go·gós;  latim pe·da·gó·gus —, que cuidava do povo qual criança espiritual até que chegasse o Cristo e o Pacto baseado na fé, criado pelo Cristo. — Veja Gálatas 3:24, 25.

  2 A “grande multidão” de Apocalipse 7:9 foi inteiramente reformulada pelas ungidas Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos em seu número 21 de A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos, a nova revista da parte de Jeová que se posiciona diametralmente oposta à A Mentinela dos do Corpo dos Governantes. Clique aqui para acessá-la


Nenhum comentário: