22 de junho de 2016

A VERDADEIRA “PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS” — VOCÊ SABE ONDE ELA ESTÁ?

“Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de [...] ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador.” — 1 Coríntios 5:9, 11.


O
 APÓSTOLO Paulo, com toda a autoridade dada a ele pelo espírito, escreveu as seguintes palavras aos fiéis cristãos da congregação na cidade de Corinto, mas que foram tidas como palavras duras por muitos críticos de Paulo daqueles tempos — e também pelos de hoje: “Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de manter convivência com fornicadores, não querendo dizer inteiramente com os fornicadores deste mundo, ou com os gananciosos e os extorsores, ou com os idólatras. Senão teríeis realmente de sair do mundo. Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. Pois, o que tenho eu que ver com o julgamento dos de fora? Não julgais vós os de dentro, ao passo que os Deuses julgam os de fora? ‘Removei o homem iníquo de entre vós’.” (1 Coríntios 5:9-12) O que podemos extrair de proveitoso dessas palavras inspiradas, a fim de que sejamos todos ‘plenamente competentes, completamente equipados para as boas obras’? (2 Tim. 3:16, 17) Vejamos.

“EU VOS ESCREVI” E “MAS EU VOS ESCREVO”
Ilustração de Paulo escrevendo suas muitas cartas
O que será que Paulo quis dizer com “eu vos escrevi” (v. 9) e “mas eu vos escrevo” (v. 11)? Repare que a construção das frases coloca uma declaração no passado e a outra no presente, o que indica que Paulo se refere a duas distintas ocasiões: a primeira no passado, quando ele ‘escreveu’ aos da Congregação de Corinto e a de agora (1º aos Coríntios), quando ele torna a escrever a eles. Nós conhecemos apenas duas cartas aos cristãos em Corinto: a 1ª Aos Coríntios e a 2ª Aos Coríntios na Bíblia. Então, será que Paulo cita algo da Segunda Carta aos Coríntios, que na verdade seria a primeira e não a segunda? Não é esse o caso, pois, também na Segunda Carta, Paulo também cita uma outra Carta, evidentemente a primeira, dizendo: “Por isso, mesmo que eu vos tenha entristecido com a minha carta, não o deploro. Embora eu o tenha no princípio deplorado, (vejo que aquela carta vos entristeceu, embora por pouco tempo)” (2 Cor. 7:8; Veja também 2:4.) Que Paulo fala aqui a respeito da Primeira Carta aos Coríntios, que tanto "entristeceu" aos seus leitores na congregação de Corinto, é tornado público em 2 Coríntios 7:1, onde ele relembra a questão de que haviam entre eles cristãos ‘imundos na carne’, como era o caso do homem acusado de ter ‘praticado fornicação com a esposa de seu pai’ e de muitos outros casos de irmãos que, embora não delatados, praticavam ‘fornicação, ganância, idolatria, injúria, bebedeiras e extorsão’, como está registrado no texto de 1 Coríntios 5:1, 9 e que Paulo soube disso muito provavelmente pelos “da casa de Cloe”, que havia lhe ‘exposto’ a existência de “dissenções” entre os daquela congregação. — 1 Cor. 1:11.

Então, se Paulo evidentemente não se referia à sua Segunda Carta aos Coríntios — carta essa que ele ainda nem havia escrito* — é óbvio que ele se refere a uma carta anterior a essa primeira, e que, muito provavelmente, seria então a primeira de todas — sim, a verdadeira Primeira Carta aos Coríntios! Observe que ele não apenas disse: “Eu vos escrevi”, mas acrescentou: “Na minha carta”. Tal declaração é um forte indício de que Paulo cita realmente uma só carta anterior à conhecida hoje como sendo a Primeira e que ela seria a verdadeira primeira de todas, sim, A [...] Carta”!

Observe agora um segundo indicativo — talvez o mais poderoso — de que havia de fato uma carta já escrita antes da Primeiro aos Coríntios. Citando os seus críticos, Paulo disse em 2 Coríntios 10:10: “Pois, eles dizem: ‘As suas cartas são ponderosas e vigorosas, mas a sua presença em pessoa é fraca e a sua palavra, desprezível’.” Ora, se houvesse somente uma carta de Paulo aos Coríntios  a Primeira aos Coríntios , que necessidade e lógica haveria em Paulo citar "suas cartas", no plural? Mas alguém poderia refutar esse argumento, alegando que Paulo está incluindo a carta que escreve — a Segundo aos Coríntios — junto com a primeira, para, então, remeter ao plural. Mas isso não se faz. Ninguém, ao escrever uma carta, fala dela como se já estivesse escrito antes. Essa Segunda Carta ainda não poderia ser 'ponderosa e vigorosa', uma vez que seus efeitos só seriam sentidos tempos depois de ela ter sido lida em público, o que não era o caso. Evidentemente, portanto, a verdadeira Primeira Carta de Paulo aos Coríntios ficou de fora do chamado Cânon Sagrado, criado nos séculos posteriores pelos apóstatas da maior conglomeração de apóstatas que persiste em existir até hoje: a ICAR.#

ENCONTRADA A VERDADEIRA PRIMEIRA AOS CORÍNTIOS
A Wikipédia nos dá uma pista do paradeiro da verdadeira Primeiro aos Coríntios. Chamando o livro de “Terceira Epístola aos Coríntios”, o web site explica que a verdadeira Primeira aos Coríntios é tida como um “pseudoepígrafo” — isto é, um texto ao qual é atribuída falsa autoria  que é parte dos “Atos de Paulo”, concebida como resposta à “epístola dos Coríntios a Paulo”. Assim, segundo a Wikipédia, a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios teria sido escrita como resposta à uma carta escrita pelos que tomavam a dianteira naquela congregação ao apóstolo. Mas a Primeira Carta aos Coríntios já menciona a 'carta da congregação que Paulo recebeu. Lemos: "Agora, quanto às coisas sobre as quais escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher." (1 Cor. 7:1) Mas é possível que Paulo tenha reforçado ou apenas abordado um ponto que esquecera ou mesmo que ele tenha recebido outra carta da congregação expondo mais problemas ao apóstolo. De modo que não há como sermos dogmáticos quanto a isso e nem levar muito a sério o que a Wikipédia diz neste ponto. Ela também diz que há uma versão do livro que sobreviveu e que é supostamente chamado de Papiro de Boedmer X, que foi copiada por um presbítero entre 160 e 170 EC. Desta forma, o que precisamos é encontrar o livro “Atos de Paulo” ou algo do gênero em nossa língua e que nos remeta à verdadeira Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, para, só então, sabermos o que “o espírito dos Deuses santos” nos reservou nela. — Daniel 4:8, 18.
______
 * Paulo escreveu Primeiro e Segundo aos Coríntios por volta de 55 EC: uma no início do ano e a outra por volta do fim daquele ano, durante o fim do verão.
 # Veja o caso da citação feita por Judas ao inspirado Livro de Enoque. Clique aqui.


Nenhum comentário: