21 de junho de 2016

SEDE OBEDIENTES AOS QUE TOMAM A DIANTEIRA NA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO

“Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós.” — Hebreus 13:17.

S
ERVOS DE JEOVÁ dos tempos remotos sempre se sujeitaram de bom grado às orientações teocráticas, conforme estas eram repassadas por homens santos e que levavam muito a sério o que Jeová realmente diziam e nunca aos que imaginavam que estes diziam. A princípio, muitos cristãos hoje talvez não entendam plenamente os motivos de realizarem certas tarefas e designações a eles impostas pelos atuais homens que dizem ser o “único canal dos Deuses na terra”. Alguns irmãos afobados fazem tudo o que estes dizem e o fazem com muito gosto e sorrindo, achando mesmo que estão cumprindo requisitos dados pelos nossos Deuses. (Compare com João 16:2) Entretanto, quando questionamos se ele examinou as Escrituras para ver se tais determinações e proibições vêm realmente da parte de Jeová, não raro desconversam e passam a pôr em prática outra orientação dada: “Nunca fale com apóstatas” e “Todos os que nos questionam são apóstatas”. (Atos 17:10, 11) Infelizmente, muitos irmãos se encaixam exatamente num texto escrito profeticamente pelo “espírito dos Deuses santos” para ser cumprido em homens e mulheres de nossos dias: “Os Deuses deixam que vá ter com eles a operação do erro, para que fiquem acreditando na mentira, a fim de que todos eles sejam julgados, porque não acreditaram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.” — 2 Tessalonicenses 2:11, 12; Daniel 4:8, 18; 2 Timóteo 4:3, 4.

Mas, como saber se hoje há realmente os que ‘tomam a dianteira entre nós’ do modo correto? Como identificá-los para que lhes ‘sejamos obedientes’? Ademais, em que devemos ‘obedecer aos que verdadeiramente tomam a dianteira’ e o que é essa "dianteira"? Primeiro, pense. Jesus disse que ‘somente ele era o Líder’ e ninguém mais. Então, devemos desconfiar de todos os que se dizem líderes! Jesus também mencionou que ‘ninguém é pai, Rabi ou Governantes de seus discípulos’. (Mateus 20:25, 26; 23:1-12) No entanto, o que vemos hoje? Homens adquirindo títulos contrários aos que Jesus disse para ‘dominar homens para seu prejuízo’ e lhes 'por cargas pesadas sobre os ombros' — regras de homens. (Leia Eclesiastes 8:9.) Embora todos os que hoje se dizem ‘na dianteira’ das organizações e corporações religiosas sejam mentirosos e perversos, há de fato os que realmente foram postos pelos Deuses na dianteira da verdadeira obra Deles e que, também, há formas de sabermos quem são eles e como devemos ‘ser-lhes obedientes’.

Jesus “deu dádivas em [forma] de homens”
Sejam obedientes a mim, que tomo a dianteira na 
divulgação das verdadeiras boas novas
O espírito escreveu: “Quando ele [Jesus] ascendeu ao alto, levou consigo cativos; deu dádivas em homens.” (Efésios 4:7) Quem eram essas dádivas? Não eram os apóstolos daquele tempo, pois estes aqui ‘foram dados’ quando Jesus “subiu ao alto” enquanto que aqueles primeiros que verazmente tomaram a dianteira 'foram dados' antes de Jesus ter ‘subido ao alto’. O contexto responde: “Ele deu alguns como apóstolos, alguns como profetas, alguns como evangelizadores, alguns como pastores e instrutores”. (Efésios 4:11) Eu, por exemplo, sou um apóstolo. Mas, muitos também se dizem apóstolos. Como saber se o que digo é mesmo a verdade? Será que há uma segunda forma de saber se um apóstolo é verdadeiro ou não? Sim, há!

Prosseguindo, o espírito explica como identificá-los. Diz que os “dados” de fato estariam empenhados no “reajustamento dos santos para a obra ministerial, para a edificação do corpo do Cristo”. (Efésios 4:12) Não é verdade que todos os líderes religiosos — estejam eles por trás de um dos títulos escriturais aqui designados ou não — alegam que ‘não há ninguém santo nas igrejas deles’? Como é que eles ‘reajustariam os santos’ se nem mesmo acreditam que os cristãos que lhes obedecem cegamente sejam santos? E eu, como penso? Todos dão testemunho de que desde o início de minhas atividades cristãs como apóstolos de nossos Deuses santos Jeová, em dezembro de 2010, tenho destacado que somos todos santos, perfeitos e espíritos e que não pode haver cristãos que não sejam tudo isso. Eu realmente gostaria da obediência dos irmãos, mas não para que vocês cumpram regras e pedidos próprios. Eu vos peço somente a seguinte coisa: ‘Examinem as Escrituras livres dos conceitos dos verdadeiros apóstatas e descubram por si próprios qual é a verdadeira vontade de nossos Deuses’. Será que o que peço é difícil de se cumprir, santos irmãos? Não, né?

Portanto, ‘sejam obedientes a mim, que tomo a dianteira na promoção das verdadeiras boas novas’. Se fizeres isso, serás ricamente abençoado e saberás que não é a mim que estarás obedecendo, mas Àqueles que querem que o irmão faça exatamente isto que vos peço, a saber, nossos Deuses santos Jeová. — Leia 1 Timóteo 2:3, 4; Efésios 1:17; Filipenses 1:9.


Para saber mais a quem devemos obediência, leia A Continela de maio de 2012 “A Quem Obedecemos?”


Nenhum comentário: