30 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2016

“Vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo dos Deuses.” — 1 Pedro 2:10.

O
 PENTECOSTES DE 33 EC foi um marco na história do povo de Jeová na Terra. Nesse dia, houve uma grande mudança. Por meio do “espírito dos Deuses santos”, todos os Deuses produziram uma nova nação — o Israel espiritual, ou “o Israel dos Deuses”. (Daniel 4:8; Gálatas 6:16) Pela primeira vez desde os dias de Abraão, a circuncisão física não teria mais qualquer valor diante dos Deuses. Paulo escreveu o seguinte sobre os membros dessa nova nação — composta agora por judeu e não-judeu, por descendentes de Israel e por “pessoas de todas as nações”, em cumprimento ao que eles mesmos haviam dito a Abraão: “Por meio de ti serão abençoadas [pessoas de] todas as nações.” (Atos 15:17; Gálatas 3:7-9; Gênesis 12:3; 18:18; Atos 3:25) Disse Paulo: “A sua circuncisão é a do coração, por espírito.” (Romanos 2:29) Os primeiros membros da nova nação dos Deuses foram os apóstolos e mais de cem outros discípulos de Cristo que estavam reunidos num sobrado em Jerusalém. (Atos 1:12-15) O espírito santo foi derramado sobre eles, tornando-os filhos dos Deuses gerados pelo espírito. — Romanos 8:15, 16; 2 Cor. 1:21.
Escape dos apóstatas que o querem manter
como ”homens carnais” — 1 Cor. 3:1-4.
Mas engana-se quem acha que o total desses ‘gerados’, ou ‘nascidos do espírito’, ficasse restrito a apenas 144.000 cristãos. (João 3:1-8; Apocalipse 7:4) Esse número é um simbolismo escrito apenas no livro de Apocalipse, livro este que Jesus passou a João por intermédio de um dos seus muitos “Deuses-Mensageiros”. Lemos: “E ele [Jesus] enviou o seu anjo [“Deus-Mensageiro] e a apresentou [a profecia de Apocalipse] por intermédio dele em sinais [ou simbolismos] ao seu escravo João.” (Apocalipse 1:1) Então, qual é o número literal de todos os filhos e filhas dos Deuses ‘nascidos pelo espírito’? Sim, quem são os que, embora anteriormente ‘semeados com corpo físico’ — esta era a condição de todos os discípulos de Cristo nos períodos de conversão até o Pentecostes de 33 EC no caso dos primeiros gerados — mas que, depois de Pentecostes, foram ‘levantados com corpo espiritual’? A resposta é: Todos os discípulos de Cristo. Mas, e nos períodos posteriores ao Pentecostes? O mesmo se daria! Todos os que foram atraídos pelos Deuses ao Filho deles, estavam como que ‘semeados na carne’. Mas, tão logo receberam o espírito santo por ocasião da dedicação e do batismo (o batismo é tido nas Escrituras como morte e ressurreição: morte quando o cristão é mergulhado nas águas e ressurreição quando é erguido delas) — foram ‘levantados com corpos espirituais’. (1 Coríntios 15:44) Portanto, todos os cristãos, sem exceção, 'são espíritos'. (1 Pedro 4:6; 1 João 4:1, n. em "expressões inspiradas" na NM; "declarações inspiradas", NM-R.) É por isso que Jesus disse: “O que tem nascido da carne é carne, e o que tem nascido do espírito é espírito. (João 3:6) Desta forma, quando Pedro escreveu o texto de hoje e mencionou ‘os que não eram povos’ tornarem-se “povos dos Deuses”, ele estava dizendo que todos os cristãos não judeus (“outrora, não éreis povos”), em todos os tempos, são agora ‘nascidos pelo espírito’, portanto, “são espíritos”. Sim, Pedro dizia que todos os cristãos eram: “’raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” — 1 Pedro 2:9.

— Para entender mais aspectos dos símbolos e linguagens das Escrituras — mas sem o fermento dos verdadeiros apóstatas, os líderes religiosos de todas as organizações religiosas, leia “Seja Espírito e Escape dos que o Escravizam na Carne”.

29 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2016

"O marido renda à esposa o que lhe é devido; mas,
faça a esposa também o mesmo para com o marido." — 1 Coríntios 7:3.

O
 GOSTO que os que “exercem a liderança” sobre as Testemulas de Jeová têm para dominar a vida de seus membros é tão grande que, além da lei que eles estabelecem sobre os solteiros na questão do sexo, existem leis que regulamentam a vida sexual até mesmo dos casados. Suas publicações mostram que até mesmo um telefonema pode levar a pessoa a ser expulsa da religião, caso esta seja feita sem a supervisão do cônjuge ou de um adulto “exemplar”.

Há de fato muitas outras regras — algumas realmente embasadas nas Escrituras, mas na parte delas que foi escrita para os que viviam debaixo da Lei de Moisés, e não na parte que fora escrita para os que passaram a viver debaixo da nova Lei, a “Lei do Cristo”, isto é, os cristãos. (Gálatas 6:2) Outras regras não passam de “mandados de homens”, sim, da parte dos que ‘dominam homens e mulheres, solteiros ou casados, para o prejuízo destes’. (Mateus 15:9; Eclesiastes 8:9) Vivendo sob vigilância o tempo todo, ou com medo de serem “aconselhadas”, repreendidas, ou até mesmo expulsas, as Testemunhas de Jeová  — homens e mulheres, casados ou solteiros, jovens ou adultos — vivem apavoradas, e, talvez por isso, preferem ‘obedecer antes a homens e suas regras que aos Deuses santos Jeová’. (Atos 4:19; 5:29) Desta forma, muitos dentre elas talvez ‘rendam o que é devido’ ao seu cônjuge  isto é, os contatos físicos como carinhos e carícias; beijos e abraços e até mesmo o sexo , por puro medo e sob fortíssima pressão vindos dos vários discursos inflamados que escutam a cada reunião no Salão do Reino.
Desta forma, quando as Testemulas de Jeová procuram obedecer ao conselho dado pelo apóstolo Paulo, a saber, o de buscar “não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa”, muitos casais dentre elas (o mesmo também ocorre com outros casais noutras jaulas religiosas) confundem sobre quem é essa “outra pessoa” a quem devam 'render o devido'. (1 Coríntios 10:24) Ficam indecisas se ao seu cônjuge ou se aos líderes devem 'buscar a vantagem', sejam os líderes Congregacionais (Anciãos e Servos Ministeriais); aos Superintendentes de Circuitos, de Distritos e Zonais; aos Enviados de Betel e Superintendentes Regionais ou aos do próprio grupo dos Superintendentes Máximos da “Organização de Jeová”, os do Corpo dos Governantes, que governam todas as TJ’s desde Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. São tantas regras que fica quase que impossível de os casais entenderem 1 Coríntios 7:3.

— Saiba mais sobre as várias regras sexuais impostas aos cristãos aprisionados na “Torre de Vigia” lendo Cempertai! de março e abril de 2014, p. 21 a 24.

28 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA TERÇA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2016

“Nos lembramos incessantemente da vossa obra fiel, e do
vosso labor amoroso.” — 1 Tessalonicenses. 1:3.

O
 MUNDO — a sociedade organizada com seus sistemas de governo, de comércio, religioso e educacional em operação nos dias de Jesus — não estivera preparado para receber o Messias. Deveras, enganados pelos governantes do povo, as pessoas esperavam um Messias fora dos padrões estipulados nas Escrituras. O evangelho de João explica: “O mundo não o conheceu. [O Messias] veio ao seu próprio lar, mas os seus não o acolheram.” (João 1:10, 11) Quão lastimável! Mas nem os que eram “seus”, isto é, os judeus, descendentes de Judá e Jacó! Estes infiéis “não o acolheram”. A nação como um todo era infiel e o labor dela era em prol do egoísmo e da mentira. (João 8:42-47) Entretanto, alguns dentre os mais simples — os que foram desprezados e até expulsos da comunidade pelos governantes do povo —, mostraram ter uma ‘mentalidade nobre’. (Atos 17:11) João explica o que aconteceu a estes: “No entanto, a tantos quantos o receberam, a estes [Jesus] deu autoridade para se tornarem filhos dos Deuses, porque exerciam fé no seu nome.” (João 1:12) Imagina, tornar-se “filho dos Deuses”! Enquanto que os que deveriam entrar na frente não quiseram, Jesus deu este presente aos desprezados e expulsos por aqueles infiéis. Dentre estes, haviam os tidos como desprezíveis cobradores de impostos e as vagabundas. Estes, por receberem o Messias, ‘entraram no reino na frente dos sábios’! — Mateus 21:31; Isa. 5:21; Romanos 1:22. — Saiba mais sobre os "filhos dos Deuses" lendo A Continela —Anunciando o Reino dos Deuses Santos, de outubro a dezembro de 2014.

A OBRA FIEL E LABORIOSA HOJE
Hoje, dois mil anos depois, o mundo continua o mesmo em sua organização. Se o Messias viesse hoje, certamente os governantes religionistas do povo o evitariam, o desassociariam ou o matariam — ou as três coisas juntas. Mas os que são desprezados e expulsos das sinagogas deles, estes certamente tornar-se-iam “filhos dos Deuses” novamente, pois seriam os únicos que o receberiam. Mas fazer isso tornou-se desnecessário, uma vez que todos os cristãos — com exceção dos perversos que os dominam e os odeiam — continuam sendo filhos dos Deuses desde que Jesus ‘deu tal autoridade’ a todos os cristãos. (João 16:1-3) Hoje, os perversos líderes religiosos, os que ‘governam muitos homens religiosos para o prejuízo’, têm desprezado e até expulsado a muitos milhares de cristãos sinceros de suas “gaiolas” religiosas — alegam que estes não lhes são fiéis e que seu labor é em outros benefícios que não os deles. (Jer. 5:26-28) As Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos, por exemplo, são cristãos odiados e desprezados pelos da elite governante religiosa, os que dominam sobre o povo de Jeová, e também por outros “enlaçadores” coiguais, mas que enlaçam homens e mulheres em suas respectivas armadilhas religionistas. (Sal. 124:7; 2 Tes. 2:4) Mas estes cristãos na verdade 'escaparam de todas as coisas que estão destinadas a ocorrer' com os verdadeiros apóstatas filhos dos Diabos. (Luc. 21:36) Concordemente, ao serem desassociados, foram recebidos e amparados por Cristo e agora o servem mais plenamente, sendo fiéis e laboriosos quais filhos e filhas dos Deuses. O apóstolo Paulo disse: “Nos lembramos incessantemente da vossa obra fiel, e do vosso labor amoroso.” (1 Tes. 1:3) Que estas palavras fortaleçam a nossa determinação de sermos fiéis e laboriosos ao Senhor Jesus quais filhos e filhas dos Deuses por toda nossa vida. Assim, continuemos a propalar as verdadeiras Boas Novas do Reino!
— Para os que também querem entender sobre as verdadeiras Boas Novas, ou “evangelho”, sugerimos ler A Continela —Anunciando o Reino dos Deuses Santos, de julho de 2012.


27 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO DE 2016

Aproximemo-nos . . . com franqueza no falar, do trono de benignidade imerecida, para obtermos misericórdia e acharmos benignidade imerecida para ajuda no tempo certo. — Hebreus 4:16.

T
ÃO LOGO os cinco Deuses-de-Deuses: Miguel, Gabriel, Rafael, Suriel e Uriel, escutaram os clamores na terra, disseram entre si: “A terra, desprovida de seus filhos, emite seus clamores mesmo até as portas dos céus, dizendo: ‘E agora, a vós, ó Santos dos céus, as almas dos homens queixam-se, dizendo: “Intercedam pela nossa causa diante do Altíssimo.”’” (Enoque 9:2, 3) A “terra” que estava sendo “desprovida de seus filhos” eram os homens e mulheres que perdiam os seus entes queridos na morte, às mãos dos violentos semideuses — os Nefilins, filhos de Deuses com humanas — e por parte de alguns do próprio gênero humano, conforme estes estiveram aprendendo a matar pelos Deuses Jeová Satãs: Azazel e Gadrel  e todos os "seus anjos", ou Deuses-Satãs-submissos. (Apocalipse 12:9) Os “santos dos céus”, os cinco Deuses-Arcanjos já citados, escutaram aos clamores dos injustiçados na terra. Estes que clamavam a eles, portanto, ‘aproximavam-se do trono de benignidade dos Deuses, estando com a franqueza necessária para falar’ em nome do povo que morria. (Hebreus 4:16) Então, “no tempo certo”, estes cinco Deuses que julgavam nos portões celestiais, entraram perante o “trono de benignidade” onde ali estava sentado o “Ancião de Dias” — o Altíssimo, o Governante dentre todos os Deuses santos Jeová nesta parte da galáxia. (Enoque 46:1) Eles passaram a relatar os pedidos dos pobres e indefesos humanos e obtiveram justiça para aplicar na terra.

Que todos nós hoje façamos sempre o mesmo. Não tenhamos medo de nos aproximarmos de nenhum de nossos Deuses santos Jeová, quer ele seja apenas um Deus “jovem”, como aquele que limpou o túmulo de Jesus, ou mesmo o “Antigo de Dias”. (Marcos 16:5; Daniel 7:9) Entretanto, diferentemente daqueles tempos, nós hoje só poderemos nos aproximar dos Deuses através de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que hoje assenta--se do lado direito do “trono de benignidade”. (João 14:6) Nunca nos esqueçamos disso, para que nossas orações nunca deixem de ser escutadas. Para mais informações sobre como funcionava o julgamento nos portões celestiais nos tempos antigos, queira ler A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos de julho a setembro de 2014, páginas 13 a 16.

26 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA DOMINGO, 26 DE JUNHO DE 2016

“Haverá grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo”. — Mateus. 24:21.

J
EOVÁ TÊM FEITO suas verdades ficarem cada vez mais claras a cada dia, conforme os cristãos as têm evidenciado de modo claro. Não, não estamos falando das “verdades” criadas e despachadas mundo-afora pelos verdadeiros apóstatas e suas organizações religionistas, travestidas indevidamente de “organizações de Jeová”. Estamos falando das verdades propagadas pelos cristãos livres das jaulas destes perversos sistemas religionistas com seus agentes balaônicos que, fazendo de muitos cristãos suas montarias e jumentos de carga, 'dominam-nos para o prejuízo'. (Números 22:22; Eclesiastes 8:9) Por exemplo, o entendimento das verdades promovidas pelas Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos são claros e com verdadeira base nas Escrituras. Isso é de esperar, porque “o caminho dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido”. (Pro. 4:18) Mas faríamos bem em nos perguntar: ‘Será que estou acompanhando os ajustes que estas perspicazes Testemunhas têm feito aos ensinos anteriormente dados como verdade pelos apóstatas jauleiros mas que não passam hoje de ex-verdades? Tenho o hábito de consultar “Toda a Escritura inspirada pelos Deuses” ou estou me deixando levar pelos perversos que abandonaram as veredas da justiça e adquiriram para si um “Cânon Sagrado” — também chamado de Bíblia — para substituir a inteira e inspirada Palavra de nossos Deuses? Faço questão de ler todas as nossas publicações santas e igualmente inspiradas pelo “espírito dos Deuses santos” (Daniel 4:8)? Reservo tempo para adorar os Deuses santos Jeová e, quando em família ou com outros irmãos, partir o pão e beber o vinho, símbolos da carne e do sangue de Cristo?’ A maioria de nós concorda que não é difícil demais fazer essas coisas. Muitas vezes é apenas uma questão de programar tempo para elas. E como é importante adquirir conhecimento exato das Escrituras, colocá-lo em prática para atingirmos a perfeição e nos tronarmos espíritos!
 

Embora a grande tribulação ainda esteja a quase dois séculos à frente, faríamos bem em saber como serão aqueles dias, lá pelos vindos de 2203. Mas, para sabermos como será aquele “fim de mundo”, precisamos entender sobre os muitos fins de mundos que já ocorreram antes. Que tal entender disso agora? Para tanto, basta clicar em A Continela — Anunciando o reino dos Deuses Santos de fevereiro de 2012.




25 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2016

“Quanto a Jeová, os olhos deles percorrem toda a terra, para mostrar a forças deles em favor daqueles de coração pleno para com eles." — 2 Crônicas. 16:9.

U

M DOS PRIMEIROS modos aprovados pelo Supremo Governante dentre todos os Deuses, o “Ancião de Dias”, em que os olhos de todos os Deuses Jeová estiveram ‘percorrendo a terra para observar quem dentre os homens merecia o favor de todos os Deuses’ foi por eles montarem uma Base de Monitoramento em terra. (Enoque 46:1) Quando e de que forma isso se deu? A ESCRITURA diz: “Na segunda semana do décimo jubileu, Malaalel tomou para si como mulher a Diná, filha de Baraquiel, filha do irmão de seu pai, e ela deu à luz um menino na terceira semana, no sexto ano. E ele o chamou pelo nome de Jarede, porque em seus dias os Deuses-Mensageiros de Jeová desceram à Terra — os chamados Guardiões, os quais deveriam ensinar os filhos dos homens a fazerem o julgamento e a justiça na terra.” (Jubileus 4:15) É por isso que o nome Jarede, em hebraico, (ye-red) significa “descida”. (Strong 03382) Porque em seus dias, os Deuses-Guardiões (heb.: hã.Sõ.mêr) — vieram à Terra. Saiba mais lendo A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos: ct23P_Setembro a dezembro de 2015, p. 14-25.
Base de Monitoramento dos Deuses-Guardiões Jeová implantadas nos dias de Jarede

24 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA SEXTA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2016

“A cabeça de todo homem é o Cristo;
por sua vez, a cabeça da mulher é o homem.” — 1 Coríntios 11:3.

C
OM BASE no contexto desse versículo, pode-se dizer que o marido deve imitar a Cristo ao exercer sua autoridade. Jesus nunca era mandão ou exigente; pelo contrário, ele sempre era amoroso, bondoso, razoável, brando e humilde. (Mat. 11:28-30) Os maridos cristãos não precisam ficar exigindo que suas esposas os respeitem. Em vez disso, eles ‘continuam a morar com elas segundo o conhecimento’, ou seja, mostram-lhes consideração e procuram entendê-las. Eles também ‘lhes atribuem honra como a um vaso mais fraco, o feminino’. (1 Pedro 3:7) Em público e em particular, o marido mostra que ama a esposa por tratá-la com carinho e por falar com ela de modo respeitoso. (Pro. 31:28) Essa forma amorosa de usar a autoridade conquista o amor e o respeito da esposa, e Deus abençoa um casamento assim.

Porém, temos de fazer lembrar aos irmãos que leem o texto diário de hoje, que a obediência e apego a esse ensino só é válido nas corporações religionistas caso o marido seja um  'imitador de Cristo'. E o que envolve um varão ser 'imitador de Cristo', para só então ele merecer a sujeição de sua esposa qual cabeça dela? Talvez você ache que os que prepararam o comentário do texto de hoje esteja realmente falando em imitar a Cristo, conforme este nos é revelado nas Escrituras — um homem bom, cordial, amoroso, paciente, ... e piedoso. Nada disso. O que os do Corpo dos Governantes estão querendo dizer — em outras publicações dirigidas a esses assuntos eles são bem explícitos quanto a isso — é que a esposa só precisa se sujeitar ao seu cabeça se o marido dela for sujeito à Torre de Vigia e aos do Corpo dos Governantes, quais agentes balaônicos, e aos “dois ajudantes seus”, os anciãos e os Servos Ministeriais da Congregação à qual o casal faça parte. (Veja Números 22:22.) Assim, caso o marido deixe de se submeter à “chefia amorosa” dos verdadeiros apóstatas, então o tratamento de sua esposa é diferente. Veja o quadrinho abaixo e saiba da real.

"ESTE EVANGELHO DO REINO" ESTÁ SENDO PREGADO

“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro.” — Mateus 24:14, JFA.

A
Uma jovem TDS oferece a outro jovem uma publicação 
com ‘boas novas de coisas melhores’
 PALAVRA “evangelho” é transcrição do grego εαγγέλιον (euangelion) e significa, em português, “boas novas”. Assim, quando Jesus, em sua profecia sobre a “terminação do sistema de coisas” ("Fim do mundo", JFA.), disse em conclusão: “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro”, como vertido na Tradução João Ferreira de Almeida, ele estava falando de se pregar em todo o mundo da humanidade as notícias boas e novas sobre si e seu reinado — sim, as “Boas Novas do Reino”. (Mateus 24:3, 24) Mas, quais eram as “boas novas do reino” mencionadas e como os seus discípulos deveriam executar essa Sua, de Jesus, ordem? (Mat. 28:20) Bem, ele se referiu a específicas “boas novas”. Disse: “Este evangelho” (ou “Estas boas novas”, TDS.) A que “evangelho”, ou “boas novas” se referia ele com “Este” (“Estas”)?

O EVANGELHO A SER “PREGADO NO MUNDO”
Primeiramente, devemos destacar aqui que muitos cristãos hoje confundem o “evangelho do reino”, que seriam ‘notícias’ a respeito de Jesus e seu reino ou reinado, com livros — mais precisamente com os quatro evangelhos escritos. Jesus não estava dizendo que o evangelho é algum livro ou muitos deles. Quando Jesus disse o registrado em Mateus, ainda não existiam nenhum dos quatro evangelhos — e estes só passariam a serem escritos décadas depois. Assim, “este evangelho” eram as ‘notícias boas e as notícias novas sobre o reino do qual Jesus seria o Rei’. É como havia profetizado Isaías, que disse: “Como são lindos, sobre os montes, os pés daquele que traz boas novas, Do proclamador de paz, Daquele que traz boas novas de algo melhor, Do proclamador de salvação, Daquele que diz a Sião: ‘Seu Deus tornou-se Rei!’” — Isa. 52:7, TNM- R.



O jovem TDS obtem bons resultados na sua 
pregação do evangelho do reino
Portanto, o verdadeiro "evangelho" são as notícias publicadas sobre os figurativos “montes”.* O evangelho envolve falar sobre o que o reino trará: “Paz”, “Algo Melhor”, “Salvação” e indicar claramente que um dos Deuses santos Jeová “tornou-se rei”. Mas, quem foi este “Deus [que se] tonou rei” sobre nós cristãos e sobre o mundo? Foi aquele que um dia deixou de ser um dos Deuses por uma temporada e veio viver como mero homem na Terra, Jesus. (João 1:1; Fil. 2:7) Ocorre que, após ele ter sido ressuscitado, tornou a receber sua “glória” divina e, com ela, “toda a autoridade no céu e na terra”, sim, “domínio, e dignidade, e [o] reino” sobre todos — mesmo sobre os mortos. (João 17:5; Dan. 7:14; Atos 17:31; Rom. 14:9) E quem foi que deu tal autoridade a Jesus? Foi o Deus Jeová Governante Supremo nesta parte da galáxia, conhecido apenas por títulos, tais como “O Altíssimo" e “O Ancião de Dias”. (Eno. 46:1; Sal. 83:18) Este Governante Supremo do Reino dos Deuses santos ouviu o que certos “Vigilantes” haviam decretado após ouvirem os “santos”,# a saber, que o Messias mereceria o reinado junto a ele, o Supremo. “A coisa é por decreto dos Vigilantes e o pedido é pela declaração dos santos, para que os viventes saibam que o Altíssimo é Governante no reino da humanidade e que ele o dá a quem quiser, e estabelece nele até mesmo o mais humilde da humanidade.” — Daniel 4:17.

Assim, o evangelho a ser pregado hoje envolve destacar esta particularidade sobre nosso Rei e Salvador, Jesus. As Testemunhas de Jeová/Testemunhas dos Deuses Santos estão muito empenhadas na pregação ‘Deste evangelho’. Que tal examinar o que elas têm a dizer através de suas publicações santas e inspiradas, como é o caso de A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos?
______
  * Os “montes” sobre os quais os ‘portadores de boas notícias pregam’ representam todos os povos do mundo. O resultado de se ‘pregar o evangelho em todo o mundo’ será a reunião de “uma grande multidão [de pessoas], que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas”. Esta Grande Multidão, após ouvir e corresponder ao evangelho, estará “em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; [com] palmas nas suas mãos. E [gritarão] com voz alta, dizendo: ‘Devemos a salvação aos nossos Deuses, que estão sentados nos tronos, e ao Cordeiro.’” — Apocalipse 7:9, 10 — Veja “A Grande Multidão é Reconfigurada” em A Continela de janeiro a abril de 2015.



23 de junho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2016

“Com eles subiu também uma vasta mistura de gente.” — Êxodo 12:38.

Q
UANDO os israelitas saíram do Egito, não fizeram isso em grupos independentes, cada um indo por um caminho. E quando Moisés atravessou o mar Vermelho após Jeová terem dividido as águas, ele não estava sozinho nem acompanhado de apenas alguns israelitas. Em vez disso, com a proteção de Jeová, a nação inteira atravessou o mar. (Êxo. 14:21, 22, 29, 30) Eles permaneceram unidos e foram acompanhados por uma “vasta mistura de gente”, ou seja, os não israelitas que haviam se juntado a eles. Seria tolice se algumas pessoas, talvez um grupo de jovens, se separassem da nação para seguir um caminho que achassem melhor. Se agissem assim, elas perderiam a proteção de Jeová. (1 Cor. 10:1) Os cristãos do primeiro século também eram unidos. (Atos 2:42) Essa união ficou bem evidente durante épocas de perseguição, quando eles mais precisavam uns dos outros. — Atos 4:23, 24.



E hoje? Será que os cristãos estão unidos e seguindo o Moisés Maior, Jesus Cristo? E quem são os da “vasta mistura de gente” que os segue, saindo do “Egito” moderno? (Apocalipse 11:8) Será que os cristãos hoje estão olhando firmes para o verdadeiro Líder deles deles, ou será que, estando sendo espalhados e ludibriados pelos perversos seiteiros, os donos das megalomaníacas religiões organizadas, todos 'seguem cada um o caminho da servidão a homens’, que é o caminho indicado sorrateiramente pelos “enganadores dasmente"? (Tito 1:10; 2 João 1:7; Romanos 16:17) Se você, caro cristão, acha mesmo que está seguindo a Cristo, e não a falsos cristos — também conhecidos como “anticristos” —, então investigue cabalmente se você não está sendo encabrestado de alguma forma pelos que 'dominam homens para prejuízo'. (Eclesiastes 8:9) Talvez você esteja sendo impedido de obter o verdadeiro entendimento das Escrituras e se contentando com as falsidades em formato de ensinos cristãos inventadas por eles. Saiba que o irmão é um ‘israelita no sentido de espírito’ e que, portanto, não precisa — não deve — obediência a nenhum outro líder que não Aquele que lhe levará para o outro lado do atual "Mar Vermelho”: para além dos “muros” da cidade que permanece, a Jerusalém celestial. (Hebreus 12:22; 13:14) Você também tem uma grande responsabilidade, que é a de ajudar aos da “grande multidão de pessoas de todas as nações” — a atual "vasta mistura de gente" , a também chegar lá. (Apocalipse 7:9) Para isso, ajude a cada um deles a também a se protegerem dos perversos apóstatas verdadeiros. Mas quem são os da "grande multidão" hoje e como ajudá-los a escapar dos perversos que os querem governar? Os dois números de A Continela aqui lhe dará todas as respostas que precisa. Clique em cada uma delas para lê-la. 

22 de junho de 2016

A VERDADEIRA “PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS” — VOCÊ SABE ONDE ELA ESTÁ?

“Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de [...] ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador.” — 1 Coríntios 5:9, 11.


O
 APÓSTOLO Paulo, com toda a autoridade dada a ele pelo espírito, escreveu as seguintes palavras aos fiéis cristãos da congregação na cidade de Corinto, mas que foram tidas como palavras duras por muitos críticos de Paulo daqueles tempos — e também pelos de hoje: “Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de manter convivência com fornicadores, não querendo dizer inteiramente com os fornicadores deste mundo, ou com os gananciosos e os extorsores, ou com os idólatras. Senão teríeis realmente de sair do mundo. Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem. Pois, o que tenho eu que ver com o julgamento dos de fora? Não julgais vós os de dentro, ao passo que os Deuses julgam os de fora? ‘Removei o homem iníquo de entre vós’.” (1 Coríntios 5:9-12) O que podemos extrair de proveitoso dessas palavras inspiradas, a fim de que sejamos todos ‘plenamente competentes, completamente equipados para as boas obras’? (2 Tim. 3:16, 17) Vejamos.

“EU VOS ESCREVI” E “MAS EU VOS ESCREVO”
Ilustração de Paulo escrevendo suas muitas cartas
O que será que Paulo quis dizer com “eu vos escrevi” (v. 9) e “mas eu vos escrevo” (v. 11)? Repare que a construção das frases coloca uma declaração no passado e a outra no presente, o que indica que Paulo se refere a duas distintas ocasiões: a primeira no passado, quando ele ‘escreveu’ aos da Congregação de Corinto e a de agora (1º aos Coríntios), quando ele torna a escrever a eles. Nós conhecemos apenas duas cartas aos cristãos em Corinto: a 1ª Aos Coríntios e a 2ª Aos Coríntios na Bíblia. Então, será que Paulo cita algo da Segunda Carta aos Coríntios, que na verdade seria a primeira e não a segunda? Não é esse o caso, pois, também na Segunda Carta, Paulo também cita uma outra Carta, evidentemente a primeira, dizendo: “Por isso, mesmo que eu vos tenha entristecido com a minha carta, não o deploro. Embora eu o tenha no princípio deplorado, (vejo que aquela carta vos entristeceu, embora por pouco tempo)” (2 Cor. 7:8; Veja também 2:4.) Que Paulo fala aqui a respeito da Primeira Carta aos Coríntios, que tanto "entristeceu" aos seus leitores na congregação de Corinto, é tornado público em 2 Coríntios 7:1, onde ele relembra a questão de que haviam entre eles cristãos ‘imundos na carne’, como era o caso do homem acusado de ter ‘praticado fornicação com a esposa de seu pai’ e de muitos outros casos de irmãos que, embora não delatados, praticavam ‘fornicação, ganância, idolatria, injúria, bebedeiras e extorsão’, como está registrado no texto de 1 Coríntios 5:1, 9 e que Paulo soube disso muito provavelmente pelos “da casa de Cloe”, que havia lhe ‘exposto’ a existência de “dissenções” entre os daquela congregação. — 1 Cor. 1:11.

Então, se Paulo evidentemente não se referia à sua Segunda Carta aos Coríntios — carta essa que ele ainda nem havia escrito* — é óbvio que ele se refere a uma carta anterior a essa primeira, e que, muito provavelmente, seria então a primeira de todas — sim, a verdadeira Primeira Carta aos Coríntios! Observe que ele não apenas disse: “Eu vos escrevi”, mas acrescentou: “Na minha carta”. Tal declaração é um forte indício de que Paulo cita realmente uma só carta anterior à conhecida hoje como sendo a Primeira e que ela seria a verdadeira primeira de todas, sim, A [...] Carta”!

Observe agora um segundo indicativo — talvez o mais poderoso — de que havia de fato uma carta já escrita antes da Primeiro aos Coríntios. Citando os seus críticos, Paulo disse em 2 Coríntios 10:10: “Pois, eles dizem: ‘As suas cartas são ponderosas e vigorosas, mas a sua presença em pessoa é fraca e a sua palavra, desprezível’.” Ora, se houvesse somente uma carta de Paulo aos Coríntios  a Primeira aos Coríntios , que necessidade e lógica haveria em Paulo citar "suas cartas", no plural? Mas alguém poderia refutar esse argumento, alegando que Paulo está incluindo a carta que escreve — a Segundo aos Coríntios — junto com a primeira, para, então, remeter ao plural. Mas isso não se faz. Ninguém, ao escrever uma carta, fala dela como se já estivesse escrito antes. Essa Segunda Carta ainda não poderia ser 'ponderosa e vigorosa', uma vez que seus efeitos só seriam sentidos tempos depois de ela ter sido lida em público, o que não era o caso. Evidentemente, portanto, a verdadeira Primeira Carta de Paulo aos Coríntios ficou de fora do chamado Cânon Sagrado, criado nos séculos posteriores pelos apóstatas da maior conglomeração de apóstatas que persiste em existir até hoje: a ICAR.#

ENCONTRADA A VERDADEIRA PRIMEIRA AOS CORÍNTIOS
A Wikipédia nos dá uma pista do paradeiro da verdadeira Primeiro aos Coríntios. Chamando o livro de “Terceira Epístola aos Coríntios”, o web site explica que a verdadeira Primeira aos Coríntios é tida como um “pseudoepígrafo” — isto é, um texto ao qual é atribuída falsa autoria  que é parte dos “Atos de Paulo”, concebida como resposta à “epístola dos Coríntios a Paulo”. Assim, segundo a Wikipédia, a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios teria sido escrita como resposta à uma carta escrita pelos que tomavam a dianteira naquela congregação ao apóstolo. Mas a Primeira Carta aos Coríntios já menciona a 'carta da congregação que Paulo recebeu. Lemos: "Agora, quanto às coisas sobre as quais escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher." (1 Cor. 7:1) Mas é possível que Paulo tenha reforçado ou apenas abordado um ponto que esquecera ou mesmo que ele tenha recebido outra carta da congregação expondo mais problemas ao apóstolo. De modo que não há como sermos dogmáticos quanto a isso e nem levar muito a sério o que a Wikipédia diz neste ponto. Ela também diz que há uma versão do livro que sobreviveu e que é supostamente chamado de Papiro de Boedmer X, que foi copiada por um presbítero entre 160 e 170 EC. Desta forma, o que precisamos é encontrar o livro “Atos de Paulo” ou algo do gênero em nossa língua e que nos remeta à verdadeira Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, para, só então, sabermos o que “o espírito dos Deuses santos” nos reservou nela. — Daniel 4:8, 18.
______
 * Paulo escreveu Primeiro e Segundo aos Coríntios por volta de 55 EC: uma no início do ano e a outra por volta do fim daquele ano, durante o fim do verão.
 # Veja o caso da citação feita por Judas ao inspirado Livro de Enoque. Clique aqui.


21 de junho de 2016

SEDE OBEDIENTES AOS QUE TOMAM A DIANTEIRA NA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO

“Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós.” — Hebreus 13:17.

S
ERVOS DE JEOVÁ dos tempos remotos sempre se sujeitaram de bom grado às orientações teocráticas, conforme estas eram repassadas por homens santos e que levavam muito a sério o que Jeová realmente diziam e nunca aos que imaginavam que estes diziam. A princípio, muitos cristãos hoje talvez não entendam plenamente os motivos de realizarem certas tarefas e designações a eles impostas pelos atuais homens que dizem ser o “único canal dos Deuses na terra”. Alguns irmãos afobados fazem tudo o que estes dizem e o fazem com muito gosto e sorrindo, achando mesmo que estão cumprindo requisitos dados pelos nossos Deuses. (Compare com João 16:2) Entretanto, quando questionamos se ele examinou as Escrituras para ver se tais determinações e proibições vêm realmente da parte de Jeová, não raro desconversam e passam a pôr em prática outra orientação dada: “Nunca fale com apóstatas” e “Todos os que nos questionam são apóstatas”. (Atos 17:10, 11) Infelizmente, muitos irmãos se encaixam exatamente num texto escrito profeticamente pelo “espírito dos Deuses santos” para ser cumprido em homens e mulheres de nossos dias: “Os Deuses deixam que vá ter com eles a operação do erro, para que fiquem acreditando na mentira, a fim de que todos eles sejam julgados, porque não acreditaram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.” — 2 Tessalonicenses 2:11, 12; Daniel 4:8, 18; 2 Timóteo 4:3, 4.

Mas, como saber se hoje há realmente os que ‘tomam a dianteira entre nós’ do modo correto? Como identificá-los para que lhes ‘sejamos obedientes’? Ademais, em que devemos ‘obedecer aos que verdadeiramente tomam a dianteira’ e o que é essa "dianteira"? Primeiro, pense. Jesus disse que ‘somente ele era o Líder’ e ninguém mais. Então, devemos desconfiar de todos os que se dizem líderes! Jesus também mencionou que ‘ninguém é pai, Rabi ou Governantes de seus discípulos’. (Mateus 20:25, 26; 23:1-12) No entanto, o que vemos hoje? Homens adquirindo títulos contrários aos que Jesus disse para ‘dominar homens para seu prejuízo’ e lhes 'por cargas pesadas sobre os ombros' — regras de homens. (Leia Eclesiastes 8:9.) Embora todos os que hoje se dizem ‘na dianteira’ das organizações e corporações religiosas sejam mentirosos e perversos, há de fato os que realmente foram postos pelos Deuses na dianteira da verdadeira obra Deles e que, também, há formas de sabermos quem são eles e como devemos ‘ser-lhes obedientes’.

Jesus “deu dádivas em [forma] de homens”
Sejam obedientes a mim, que tomo a dianteira na 
divulgação das verdadeiras boas novas
O espírito escreveu: “Quando ele [Jesus] ascendeu ao alto, levou consigo cativos; deu dádivas em homens.” (Efésios 4:7) Quem eram essas dádivas? Não eram os apóstolos daquele tempo, pois estes aqui ‘foram dados’ quando Jesus “subiu ao alto” enquanto que aqueles primeiros que verazmente tomaram a dianteira 'foram dados' antes de Jesus ter ‘subido ao alto’. O contexto responde: “Ele deu alguns como apóstolos, alguns como profetas, alguns como evangelizadores, alguns como pastores e instrutores”. (Efésios 4:11) Eu, por exemplo, sou um apóstolo. Mas, muitos também se dizem apóstolos. Como saber se o que digo é mesmo a verdade? Será que há uma segunda forma de saber se um apóstolo é verdadeiro ou não? Sim, há!

Prosseguindo, o espírito explica como identificá-los. Diz que os “dados” de fato estariam empenhados no “reajustamento dos santos para a obra ministerial, para a edificação do corpo do Cristo”. (Efésios 4:12) Não é verdade que todos os líderes religiosos — estejam eles por trás de um dos títulos escriturais aqui designados ou não — alegam que ‘não há ninguém santo nas igrejas deles’? Como é que eles ‘reajustariam os santos’ se nem mesmo acreditam que os cristãos que lhes obedecem cegamente sejam santos? E eu, como penso? Todos dão testemunho de que desde o início de minhas atividades cristãs como apóstolos de nossos Deuses santos Jeová, em dezembro de 2010, tenho destacado que somos todos santos, perfeitos e espíritos e que não pode haver cristãos que não sejam tudo isso. Eu realmente gostaria da obediência dos irmãos, mas não para que vocês cumpram regras e pedidos próprios. Eu vos peço somente a seguinte coisa: ‘Examinem as Escrituras livres dos conceitos dos verdadeiros apóstatas e descubram por si próprios qual é a verdadeira vontade de nossos Deuses’. Será que o que peço é difícil de se cumprir, santos irmãos? Não, né?

Portanto, ‘sejam obedientes a mim, que tomo a dianteira na promoção das verdadeiras boas novas’. Se fizeres isso, serás ricamente abençoado e saberás que não é a mim que estarás obedecendo, mas Àqueles que querem que o irmão faça exatamente isto que vos peço, a saber, nossos Deuses santos Jeová. — Leia 1 Timóteo 2:3, 4; Efésios 1:17; Filipenses 1:9.


Para saber mais a quem devemos obediência, leia A Continela de maio de 2012 “A Quem Obedecemos?”