16 de maio de 2020

O 'BATISMO DO ESPÍRITO' É NAS ÁGUAS?

O
S DO CORPO DOS GOVERNANTES das Testemunhas de Jeová, quando, em suas ilustrações, expõem o batismo de Jesus, sempre o ilustram nas águas. Por quê? Ora, é certo que Jesus batizou-se primeiro com o "batismo de João", isto é, o 'batismo nas águas'. Mas, com respeito ao segundo batismo dele (sim, Jesus — e quase todos os judeus — passaram por dois batismos), o 'batismo com espírito santo', este não ocorreu enquanto Jesus estava nas águas. Foi depois de ele ter saído dali! Diz o relato:


“Imediatamente, ao [Jesus] sair da água, [João Batista] viu os céus se abrindo e o espírito descer como pomba sobre ele.” — MARCOS 1:10.

"Depois de ser batizado [com o "batismo de João"], Jesus saiu imediatamente da água, e naquele momento [estando fora dela] os céus se abriram, e [João] viu o espírito dos Deuses descer como pomba e vir sobre ele." — MATEUS 3:16.

Não há dúvida que o batismo nas águas era diferente do 'batismo com o espírito santo', pois o próprio João havia dito:

"Eu batizo vocês com água, por causa do seu arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu, e não sou digno de tirar as suas sandálias. Ele os batizará com espírito santo". — MATEUS 3:11.

Quem batizou Jesus com espírito santo não foi João, foram os Deuses santos Jeová, os Pais de Jesus. João não podia batizar com o espírito, porque o tipo de batismo feito por ele diferia tanto em forma quanto em propósito em relação ao 'batismo com espírito'. O batismo com água era um requisito para o discípulo que 'se arrependeu de seus pecados'. João, evidentemente, falava do arrependimento dos que haviam pecado contra a Lei de Moisés. Logo, o batismo nas águas era apenas para aqueles que estiveram debaixo da Lei de Moisés, isto é, os filhos de Israel. Já o 'batismo com espírito', que seria administrado diretamente por Cristo mediante seus seguidores — quer naqueles tempos quer no futuro —, seria para tornar o discípulo "nova criação", ou seja, um 'nascido de novo', 'filho dos Deuses' e tal batismo em nada dependeria de o discípulo ser mergulhado em água. — JOÃO 1:12, 13; 3:3; 1 PEDRO 1:3, 23.

Jesus, por ser judeu, tinha de passar pelo "batismo de João", mas não porque havia cometido algum pecado contra a Lei. Mas, lembre-se: ele "veio na carne", o que significa que ele era um violador da Lei por tabela, porque sua mãe, Maria, lhe transmitiu o 'pecado adâmico' via adn. — 1 PEDRO 2:22; 1 JOÃO 4:2, 3.

Todos os doze apóstolos, e também cada um dos demais discípulos que estavam no sobrado por ocasião do Pentecostes de 33 EC — 120 discípulos ao todo — já haviam passado antes pelo 'batismo nas águas', mas agora eles passariam pelo batismo que realmente importava: o batismo pelo espírito. Concordemente, todos eles receberam espírito santo: foram batizados no mesmo estilo do segundo batismo de Jesus, o batismo vindo diretamente de cima, mas agora da parte de Jesus — longe da água. — ATOS 2:1-4.

É certo que naqueles primórdios da era cristã, os discípulos estavam meio que confusos quanto aos dois tipos de batismos. Alguns, como Apolo, 'estavam familiarizados apenas com o batismo de João', por isso eles batizavam os interessados nas águas. (ATOS 18:24-26) Porém, quando os mais informados na verdade souberam do erro no caso de Apolo, eles tanto corrigiram a Apolo quanto 'impuseram suas mãos sobre as cabeças dos discípulos' por ele levado às águas e eles 'receberam agora o espírito santo' — foram batizados pelo batismo que realmente importava. (ATOS 8:14-19) Não resta dúvidas de que o 'batismo com espírito santo' não envolvia água. Cornélio e os de sua casa — todos gregos, portanto não-judeus —, ao ouvirem Pedro falar de Jesus e acreditarem no que ouviam, foram instantaneamente batizados diante de Pedro, bem ali na sala de visitas da casa do homem, mas não com água. Nenhum discípulo de Jesus das nações não judaicas precisaria passar pelo "batismo de João". (ATOS 10) A ordem de Jesus aos seus discípulos para estes, era:

"Ide, fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as [com o batismo do espírito] em o nome dos Pais, e em o nome do Filho e em o nome do espírito santo." — MATEUS 28:20.

Os discípulos das nações precisariam compreender quem eram os Deuses santos Jeová, quem era o Filho "Primogênita" Deles e tudo sobre o espírito santo. Mas tal batismo não envolveria mergulhar nas águas porque este era o 'batismo para os judeus'.

ASSIM, A CONCLUSÃO DO ASSUNTO É:
Os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová (também os demais líderes religionistas cristãos) ilustram Jesus sendo batizado com o espírito estando ele ainda dentro das águas para passar a impressão de que este é o "um só batismo", que o batismo com o espírito é o mesmo que o batismo nas águas, e que, portanto, os atuais discípulos feitos por eles têm de ser batizados com água. (EFÉSIOS 4:4-6) Os do Corpo dos Governantes, a exemplos dos demais jauleiros religionistas cristãos, agindo desta forma, ao contrário do que imaginam, negam na verdade a ‘entrada no reino’ aos discípulos de Jesus que 'estão sob suas ordens'. É somente pelo 'batismo com o espírito santo' — que em nada tem que ver mergulhar nas águas — que se adquire a entrada no reino e o necessário 'nascer pelo espírito'. Apenas os judeus 'nasciam da água e do espírito' (dois batismos), mas os das nações necessitam apenas do último. Eles negam isso.... todos são batizados nas águas, com um batismo que não tem mais valor algum diante dos Deuses e nem poderia ter...

Abram vossos olhos, irmãos Testemunhas de Jeová. Parem já de ser Testemulas do Corpo dos Governantes e tornem-se Testemunhas de Jesus. — ATOS 1:8.

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