14 de dezembro de 2010

"NO PRINCÍPIO . . ." — QUANDO MESMO?

O espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus.” — 1 CORÍNTIOS 2:10.

Todos nós Testemunhas de Jeová nos lembramos da alegria que sentimos ao aprender a verdade. Dentre algumas das coisas maravilhosas que aprendemos podemos citar a importância que foi conhecer o nome de Deus, Jeová, por que ele permite o sofrimento, por que só algumas pessoas vão para o céu e o que o futuro reserva para a maioria da humanidade fiel em geral. Talvez já tivéssemos examinado a Bíblia antes, mas essas coisas eram como que escondidas de nós, como o é da maioria da humanidade. Éramos como um homem que, da superfície da água, olha para um recife de coral. Sem equipamento, ele não consegue ver toda a beleza que existe abaixo da superfície. Mas, com a ajuda de óculos de mergulho ou de um barco com fundo transparente, ele fica maravilhado de ver pela primeira vez brilhantes corais coloridos, peixes, anêmonas-do-mar e outras fascinantes criaturas vivas. Similarmente, quando uma Testemunha de Jeová começou a me ajudar a entender as Escrituras, dei minha primeira olhada nas “coisas profundas de Deus”. — 1 Coríntios 2:8-10.
      Será que ainda podemos achar coisas novas, ao estudarmos as Escrituras? Certamente que sim! Todas as Testemunhas de Jeová são incentivadas a ter como programação semanal o estudo pessoal da Bíblia. Não raro levamos muito a sério esse momento e, assim, de modo sistemático, estudamos as Escrituras para reexaminar o que já sabemos e, também, encontrar novas verdades, “mesmo [que estas sejam] as coisas profundas de Deus”. A expressão “as coisas profundas de Deus” deve incluir entendermos a origem do Universo e do nosso planeta. Será que em nosso estudo pessoal podemos saber qual é a verdade sobre este assunto tão importante e ao mesmo tempo polêmico? É com muita satisfação que, eu, um estudante entusiasta da Bíblia e que tem por hábito, já por quase duas décadas, o estudo pessoal da Bíblia regularmente, passo a postar aqui, estudo por estudo, o que venho compreendendo sobre “as coisas profundas de Deus”. É muito bom, indico, que se comesse o estudo pessoal pelo princípio de tudo. Portanto, bem vindo ao Gênesis!
Entender não apenas o que acreditamos, mas por que acreditamos, ou seja, as razões por trás de nossas crenças fortalece nossa fé e confiança. As Escrituras nos incentivam a usar a nossa “faculdade de raciocínio” para provar a nós mesmos a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus’. (Romanos 12:1, 2) Assim sendo, após oração para pedir que o espírito santo de Deus me orientasse na compreensão do texto, passei a estudar sobre o “princípio”.
"No princípio Deus criou . . ."
Gênesis 1:1 diz: “No princípio (Hebr.: Bere’·shíth) Deus (Hebr.: אלהים [’Elo·hím - Deuses]) criou os céus e a terra”

Os Deus não criaram estas estruturas.
Bem, temos aqui cinco assuntos a que precisamos compreender se quisermos entender “as coisas profundas de Deus”. O que é, quando foi e por quanto tempo se estendeu o “princípio”?, (2) Porque "Deuses" e não apenas "Deus"? (3) Em que sentido Deus “criou” - literal ou simbolicamente; tudo ou parcialmente?, (4) O que eram os “céus”? e (5) a “terra” que ele criou?

Entender sobre estas coisas profundas exige-se estudo e não apenas uma leitura superficial. Porém, mesmo depois de muito estudo, ainda podemos concluir coisas que podem não ser inteiramente a verdade e, assim, corremos um sério risco de estar infringindo uma regra bíblica, a saber, a de ir “além das coisas que estão escritas. (1 Cor. 4:6) Mas se muitos fizeram e ainda fazem, não devemos nos preocupar com esse detalhe. Afinal, é assim que nós, humanos, chegamos à verdade, pelo método de pesquisas e especulações . Por isso vamos por partes. Dividirei a compreensão que obtive de meu estudo pessoal sobre este versículo em 5 postagens, correspondentes às indagações aqui feitas sobre o primeiro versículo da Bíblia.
    No princípio” - O que é, quando foi e por quanto tempo se estendeu?
  • Independentemente de quando se deu ou quanto tempo tenha durado nós Testemunhas de Jeová entendemos que essa expressão representa o momento em que Jeová criou o Universo e toda a matéria. A Organização de Jeová, na compreensão dessa passagem, separa esse versículo dos outros seguintes e os dividem em dois períodos totalmente distintos, a saber: que o versículo 1 narra o nascimento do universo, do sistema solar e de nosso planeta e os demais versículos concentrando e focalisando as criações na superfície da Terra, bilhões de anos depois do versículo 1. Segundo cálculos científicos, o Universo talvez tenha de 13 a 15 bilhões de anos, ou até mais. Assim, publicações bíblicas das Testemunhas de Jeová, como a enciclopédia bíblica Estudo Perspicaz das Escrituras (v.2 p.204), afirma: Gênesis nos diz como o universo veio a existir. e, igualmente, a Sentinela de 15/02/07 p.5 diz sobre o primeiro versículo: “Essas palavras iniciais da Bíblia se referem à criação de nosso sistema solar, incluindo o nosso planeta, bem como à criação das estrelas nos bilhões de galáxias que compõem o Universo”. Assim, todos nós Testemunhas de Jeová acreditamos que este texto narra eventos de mais de 10 bilhões de anos atrás. Mas será mesmo? Será que o “princípio” ali expresso é sobre o nascimento (ou criação) do universo? Esta foi a conclusão que as Testemunhas chegaram e me ensinaram. Mas será que o meu estudo pessoal chegou a esta mesma conclusão? Vejamos:
  • Primeiramente: observei um pequeno detalhe, despercebido por aqueles que chegaram à conclusão apresentada acima. Segundo o que sabemos, o universo tem mais de 10 bilhões de anos de existência, certo?. Já o nosso planeta terra, de acordo com a ciência, tem menos de 5 bilhões de anos de existência. Isso significa que o relato de Gênesis não poderia está falando desses dois eventos distintos e muito distantes* um do outro como tendo acontecido no mesmo tempo ou no mesmo “princípio”. Se o texto estivesse falando do universo e do nosso planeta, o mesmo rezaria assim: “No princípio Deus criou os céus e, muito, mas muito tempo depois, a terra”.
  • Segundo: o versículo 1 do capítulo 2 resume tudo o que fora relatado no capítulo 1, incluindo o versículo em concideração, dizendo: “Assim foram acabados os céus, e a terra, e todo o seu exército” (Gênesis 2:1) Não precisaríamos estranhar estas palavras a não ser pelo simples fato de que isto tenha se dado após a criação do homem, que, segundo nós mesmo entendemos, tenha se dado a pouco mais e 4 mil anos antes de Cristo, no "sexto dia" criativo. Será que o universo e nosso planeta “os céus e a terra” de Gênesis 1:1, conforme entendidos assim pelas TJs só foram acabados a alguns milhares de anos atrás? Ou será que “os céus e a terra” de Gênesis 1:1 e de Gênesis 2:1 se referem ao mesmo tipo de céus e terra que não o Universo, as galáxias, o sistema solar e até nosso planeta como um todo? Sim, será que “os céus e a terra” ali expressos não seriam os mesmos “céus” apresentados nos versículos 6 a 8 de Gênesis (6 E Deus prosseguiu, dizendo: 'Venha a haver uma expansão entre as águas e ocorra uma separação entre águas e águas.' 7 Deus passou então a fazer a expansão e a fazer separação entre as águas que haviam de ficar debaixo da expansão e as águas que haviam de ficar por cima da expansão. E assim se deu. 8 E Deus começou a chamar a expansão de Céu. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, segundo dia.) e “a terra” o mesmo relatado nos versículos 9 e 10 (9 E Deus prosseguiu, dizendo: 'Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a terra seca.' E assim se deu. 10 E Deus começou a chamar a terra seca de Terra, mas o ajuntamento de águas chamou de Mares. Ademais, Deus viu que [era] bom.)? O entendimento mais correto é que o texto de Gênnesis 1:1 e Gênesis 2:1 referem-se à mesma coisa e que, portanto, são resumos do mesmo assunto expressos nos versículos intermediários, tendo um resumo antecipando aos atos e o último finalisando os mesmos atos de "criação". Se assim for, então podemos concluir que a Bíblia nunca nos transportou sequer a 15 milhões de anos atrás, quanto menos 15 bilhões. Ademais, essa nova luz de entendimento talvez explique porque a Bíblia nada tenha relatado sobre os dinossauros, que, indubitavelmente sabemos, habitaram todo o planeta a mais de 65 milhões de anos.
  • Terceiro: também no capítulo 2 e versículo 4, novamente, o relato nos informa: “Esta é uma história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu” (Gênesis 2:4). Pergunte-se: por que o escritor de Gênesis, por duas vezes, insiste em explicar que “os céus” e “a terra” que “Deus criou”, se referem aos “céus” atmosféricos e a “terra" sendo a "terra seca” deste planeta em vez de ao universo e ao próprio planeta? Reparem que o texto diz “esta é a história”. Que história? Hora, a história apresentada na sequência de Gênesis 1:1 até o fim do capítulo, no versículo 31. Também devemos atentar que o “princípio”, de Gênesis 1:1 é o mesmo que o “tempo”,mencionado em Gênesis 2:4.
    Conclusão mais lógica
    Assim sendo, apresentei aqui três evidências novas como forma de mostrar que o “princípio” mencionado em Gênesis 1:1 não fala de uma criação do nosso planeta, muito menos de um universo. O “princípio” relatado ali refere-se claramente a eventos bem mais recentes# na história de nosso planeta e que, consequentemente, isso explique o porque a Bíblia nada tenha relatado sobre a existência dos dinossauros. O resultado deste estudo pessoal, claro, suscita uma série de implicações, tal como mostrar que Deus não criou o universo (pelo menos o primeiro versículo da bíblia não diz isso) e que as Testemunhas de Jeová talvez tenham ido “além das coisas que estão escritas” no texto (1 Cor. 4:6). Talvez quisessem crer assim porque em várias outras passagens das Escrituras, Deus, é chamado de 'O Criador de todas as coisas' (Efésios 3:9) Mas será que Deus só seria Deus se tivesse criado o Universo físico, as galáxias, o nosso sistema solar e nosso planeta? Não segundo minhas 'faculdades de raciocínios' (Romanos 12:1). Realmente, estudar a Bíblia pode dar trabalho, mas também pode ser agradável e não é muito difícil entender, mesmo “as coisas profundas de Deus”. Saber disso fortalece minha fé e confiança num Deus mais real. Uma inteligência capaz de dá origem ao assombroso universo não me parece real.
     Se, de acordo com esta nova compreensão adquirida do meu estudo pessoal da Bíblia, Deus não criou o universo nem o planeta terra, então o que ele criou, visto que em outra parte da Bíblia, conforme o escritor da carta aos efésios informa, ele “criou todas as coisas”  (Efésios 3:9)? Veremos isso na parte III. Antes, porém, precisamos entender um outro aspecto deste versículo: "Deus" ou "Deuses", qual a verdade de Gênesis 1:1?

*Na verdade, a distância é tão enorme que poderíamos até dizer que entre um evento e outro passaram-se dez eternidades. Tão logo vou fazer meu estudo pessoal sobre este tema e divulgo o resultado aqui. Por hora basta-nos visualizar a eternidade bíblica como tendo início, meio e fim. Note Isaías 45:15.
# Talvez todo o tempo compreendido como o “princípio” não nos leve nem a 1 milhão de anos no passado.

11 comentários:

Anônimo disse...

bom dia maluco , você vai desviar diversos adoradores do DEUS JEOVÁ para adorar aos deuses santos tá vacilando e vai causar tropeço aos incautos ,qual é o motivo de tudo isso?

Anônimo disse...

você sabe que está errado , você sabe que é apóstata

Apóstolo TDS disse...

Irmão, você demonstrou alto grau de confusão. Não entendeu, por Exemplo, que Jeová, jesus e outros milhares de Deuses, são os Deuses santos.

Talvez seja só o caso de o irmão ter de ler tudo novamente.

Obrigado pelo comentário*

Wandrey

________

*O bom aqui é que todos podem conversar e falar com os irmãos do Corpo Governante. Aproveite essa maravilhosa provisão da parte de jeová Deus.

Anônimo disse...

se fosse assim , essas coisas que você fala seriam ditas no salão do reino ou na sentinela

Apóstolo TDS disse...

A Organização dos Deuses Santos lançou uma revista, parceira de A Sentinela, só para veicular os últimos entendimentos espirituais da parte de Jeová. A revista chama-se A Continela e você já poderá garantir a sua.

Não perca tempo irmão, solicite já a sua. Não deixe pra última hora, senão vai ficar sem.

Wandrey

Anônimo disse...

adoração exclusiva ao todo poderoso JEOVÁ DEUS dos deuses

Anônimo disse...

quantas pessoas pediram a continela , sua família acredita nas suas teses?

Apóstolo TDS disse...

A verdade é que até o dado momento, ninguém pediu A Continela.

Acho que as pessoas estão esperando que eu a disponibilize para baixar, mas não vai ser assim!

Vou esperar até o dia 20, dai destruo-a caso ninguém peça. Este é o sinal que estarei aguardando para ver se esta ferramenta é da parte de Jeová ou não.

Wandrey
Pioneiro por
Tempo Integral

PS: Minha família nem pode sonhar que estou pregando deste modo! Meu pai, mãe, tios, tias, esposa querida, filhos e todos os amigos irmãos queridos me odiariam eternamente - me jogariam numa Geena mais próxima!

Que os Deuses me livrem deste destino. Sobretudo dos anciãos da Associação dos Deuses Santos!

Anônimo disse...

notei que há muitos interessados na revista , e então acredita que é da parte de JEOVÁ?

Apóstolo TDS disse...

Irmão, depois do dia 14 muitas pessoas enviaram solicitações. Então, estes receberão A Continela e o sinal da parte de Jeová mostrou que é mesmo da parte dele que esta revista veio à existência.

Agora, peça a sua e pare de duvidar. Não seja como Tomé, que deixa pra acreditar só no fim.

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Apóstolo TDS disse...

Ei! Por acaso o irmão não está torcendo contra não, né?

Seria triste saber que meus próprios irmãos estão torcendo contra mim. Irmão, se estiver, saiba que não contra mim que estás, mas contra Jeová, o Principal dos Deuses santos, contra Jesus, o Filho deste Deus, sendo ele também um dos Deuses santos e contra todos os restantes Deuses santos.

Assim, sugira que o irmão saiba disso para que possa retroceder de seu proceder desastroso.

Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet