15 de outubro de 2011

O QUE SÃO “AS COISAS NOS CÉUS” QUE SÃO LEVADAS A UMA RELAÇÃO PACÍFICA COM DEUS?


H
Clique aqui para ler a 100%
oje e amanhã (15 e 16 de outubro de 2011), nos mais de 100 mil Salões do Reino das Testemunhas de Jeová espalhados pelo mundo, estaremos reunidos para o semanal Estudo de A Sentinela. O tema desta vez é sobre a paz, e tem como título: “Jeová – o Deus que dá paz”. O texto base é o de Romanos 15:33: “O Deus, que dá paz, esteja com todos vós”. É um excelente estudo e todo cristão deveria inteirar-se sobre essa – a paz – que é uma das qualidades maravilhosas e intrínsecas aos Deuses Santos e que deveríamos nos revestir também dela.


  Eu não só preparei (ou marquei) o meu estudo, mas, mais importante ainda, fiz um estudo pessoal sobre este estudo. Achei-o muito edificante para a minha fé. Porém, tive de ficar chateado ao deparar-me com um de nossos entendimentos bíblico tido, equivocadamente, como “verdadeiro”. Trata-se da compreensão de quem são “as coisas nos céus” que ‘Deus criou mediante seu Filho’, conforme falada pelo apóstolo Paulo nos primeiros capítulos de duas de suas cartas: as cartas Aos Efésios e Aos Colossenses. Nestas cartas, Paulo explica que Deus, demonstrando a sua capacidade de exercer a paz, estava ‘reconciliando novamente consigo mesmo todas as coisas’ criadas por Ele. Estas “coisas”, ao pecarem, romperam relações com Seu criador e, desta forma, viviam como que ‘apartadas’ de Deus. - Col. 1:21.

O que disse Paulo e o que diz o estudo de A Sentinela?
  Paulo explica então que, mediante o ‘sangue de seu Filho, derramado na estaca de tortura, Deus estava fazendo as pazes’ com dois grupos de pecadores: com “as coisas nos céus” e com “as coisas na terra”. Acontece que, de acordo com a explicação de Paulo, ao se atentar para o contexto das duas narrativas, estas “coisas nos céus” que Deus criou ‘mediante Cristo’, foram os anjos e “as coisas na terra” foram, naturalmente, nós, humanos. Mas indo na contramão, o estudo de A Sentinela diz que “as coisas nos céus” eram os ungidos, “porque [estes] têm a esperança celestial e ‘hão de reinar sobre a terra’,” explica a revista.

  Este “entendimento” nosso não pode ser o verdadeiro! Ele ‘explica’ algo que não condiz com o contexto bíblico nem com o que Paulo entendia! Ora, os ungidos não foram ‘criados nos céus’ e sim na terra, assim como qualquer humano. Só os anjos é que foram verdadeiramente criados nos céus. Ademais, alguns destes “filhos de Deus”, assim como nós humanos, também pecaram e, desta forma, também se apartaram de Deus, perdendo a paz com Seu Criador. - Enoque cáp. 7; Jó 38:7.

O que disseram outros escritores bíblicos?
  Ademais, outros textos bíblicos corroboram para este entendimento. Pedro e Judas, por exemplo, escreveram sobre os pecados destas “coisas nos céus”, os anjos, e sobre as consequências advindas de seus pecados. Pedro foi mais além. Não só relatou sobre os pecados destes anjos, mas, também, mencionou um detalhe crucial para a compreensão de até que ponto Deus está disposto a fazer as pazes com estes anjos! Pedro diz que após a ressurreição de Cristo e antes de ascender aos céus, este corajoso Filho de Deus foi ‘pregar paz e reconciliação’ a prisioneiros potencialmente perigosos. Aqueles anjos aprisionados no Tártaro, uma prisão especial só para Deuses, possivelmente nem podiam acreditar que o Senhor Deles estava ali, diante deles; estendendo-lhes as mãos; oferecendo-lhes a tão necessária ‘paz e reconciliação’ com o Criador deles. Será que aproveitaram essa oportunidade? Não haveria outro modo de eles serem reintegrados à família celestial. Portanto, é correto afirmarmos que eles certamente aproveitaram essa oportunidade.

  Aquela prisão certamente encontrava-se lotada de prisioneiros e que já estavam ali já por quase três milênios! Jesus sabia disso e dos perigos envolvidos também. Mas agora ele não era mais de carne, e sim, um espírito poderoso. Pedro afirma que “neste estado”, após ser ressuscitado,  Jesus “pregou [‘boas novas de paz e reconciliação’] aos [anjos pecadores que estavam] em prisão”. – Judas 6; 1Pedro 3:20; 2Pe. 2:4.

Reconciliados “novamente”!
"Mediante" Jesus, Jeová está fazendo as
pazes com humanos e com Deuses pecadores
  Veja outro argumento que aponta para o entendimento de que as “coisas nos céus” que Jeová criou e que, após pecarem, necessitavam de ‘reconciliação’ eram os anjos. É um pequeno detalhe inserido na narrativa por Paulo. Ele diz: “Por intermédio dele [de Jesus, Jeová pode] reconciliar novamente todas as outras coisas consigo mesmo, por fazer a paz por intermédio do sangue que ele derramou na estaca de tortura, quer sejam as coisas na terra, quer as coisas nos céus”. Observou que o relato fala em ‘reconciliar novamente’? Se se referissem aos ungidos, como o estudo de A Sentinela afirma desastrosamente errado, então significaria que os ungidos haviam sido (1) criados nos céus e (2) que sua relação de paz e harmonia com Deus havia sido dissolvida. - Colossenses 1:20.

  Não! A compreensão verdadeira, bíblica; explicada e entendida por Paulo, sobre quem eram “as coisas nos céus” não pode ser outra coisa que não os anjos pecadores. São eles as únicas “coisas nos céus” que necessitam desesperadamente, a exemplo de nós, “as coisas na terra”,* de ‘paz e reconciliação’ "novamente" com os Deuses santos.

Qual é a sua resposta?
  Portanto, como você responderia à seguinte pergunta, impresso para o parágrafo 7 do estudo de A Sentinela: “O que são 'as coisas nos céus' e 'as coisas na terra' que são levadas a uma relação pacífica com Deus?” Bem, se você for uma Testemunha de Jeová e estiver com o microfone de respostas na mão, hoje ou amanhã, provavelmente responderá que “as coisas nos céus” são os ungidos e que “as coisas na terra” somos nós, humanos. Esta é a resposta dos da dianteira da nossa religião. Mas, qual é sua resposta pessoal?

_____________________________________

*Os ungidos estão incluídos entre “as coisas na terra” porque são criaturas terrestres. Deixarão de serem criaturas terrestres após sua morte. Não podem ‘reconciliar-se’ com Deus após isso.

Para maior compreensão, leia: "Boas novas aos Anjos Pecadores" - estudo um e estudo dois

Caso queira, poderá baixar a inteira revista aqui mencionada, clicando aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

o sacríficio de JESUS é para os humanos. esses anjos que eram perfeitos se tornaram fornicadores e sua prole proibida acabou de lascar tudo por aqui por causa deles um numero incontável de pessoas foram mortas no dilúvio, não passam de assassinos, fornicadores, apóstatas, cresceram o zoio nos adoradores de JEOVÁ igual á satanás, samyaza o que quer que seja, e a pregação de JESUS foi de condenação e os mesmos terão o mesmo destino que sodoma e gomorra e você aí do lado deles não sabe que os ungidos pelo novo pacto foram comprados como primícias e terão a glória celestial isso é que é reconciliação. toda assunto tem vários lados do prisma!!!!eles se tornaram e se tornarão celestiais conforme os planos de jeová desde a primeira profecia contada lá no eden.

Apóstolo TDS disse...

Se o sacrifício resgatador é só para nós humanos, então por que a Bíblia diz que não? Por que ela diz que os 'anjos que pecaram sexualmente com as humanas' e que 'estão presos a espera do julgamento' tiveram uma visita maravilhosa de 'seu Senhor - o também nosso Senhor, Jesus Cristo - que lhes pregou boas novas de paz e reconciliação'?

por que deveríamos insistir em 'matar' aqueles que só os Deuses santos têm direito mas que, mesmo assim, não o fazem?

Paremos de ser nojentos e matadores. Sim, pois quando julgamos alguém sem base estamos matando este - e o que é pior: estamos dizendo que os Deuses santos não sabem julgar.

Irmã, faça seu estudo pessoal de verdade e não só marcando as respostas já respondidas

Wandrey
Pioneiro por
Tempo Integral