2 de novembro de 2011

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS


A
cabo de ler meu exemplar de Veja e, nas páginas 96 a 100 (edição 2241 – ano 44 - nº 44 – 2 de novembro de 2011), encontrei uma matéria a respeito de um ‘candidato Mórmon ao governo americano, pelo partido republicano’. Seu nome é Mitt Romney, de 64 anos e que foi governador de Massachusetts, um dos estados dos Estados Unidos da América. A matéria de Veja mostra que o candidato dispara nas pesquisas, mesmo sem esperar os votos de seus correligionários. Isso se torna claro, na matéria de Veja, após um outro cristão Mórmon, Neil Andersen, explicar que eles, quais homens do poder, ‘jamais sugerem aos membros da religião que votem neste ou naquele candidato, mesmo que seja um Mórmon e mesmo que este seja um dos líderes da igreja’.

  A matéria de Veja também citou um musical – The Book of mórmon – como um fator determinante em fazer com que os americanos saibam da existência do mormonismo. O musical é uma sátira à igreja e às crenças Mórmones, mas que tem sido de aclamado sucesso no momento, naquele país. O fator principal que afastam o restante dos americanos da pregação das crenças dos mórmons é que, dizem, 'eles não são cristãos’. Mas, indo na contraposição, eles mesmos têm insistido sempre, dizendo categoricamente que 'são cristãos'!

  O que consigo ver é que os que os difamam como não cristãos, o fazem por serem de outra religião, também dita cristã: os evangélicos. A matéria de Veja, embora não tenha sido o foco de sua pesquisa a inimizade religiosa, mostra-nos o quanto os evangélicos americanos não gostam dos Mórmons. Por quê? Afinal, quem são os mórmons?

Duas perguntas aos Mórmons
  A revista Veja menciona também que os Mórmons não gostam que chamemos a igreja deles de “Igreja Mórmon” nem a eles de “os Mórmons”. Querem ser reconhecidos como A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Acho um belo nome. Isso significa que estes santos não querem ser reconhecido por algum líder humano – o Mórmon – e sim pelo Senhor Jesus. Mas quem foi o Mórmon? Teria sido ele o “fundador”* da Igreja deles? Esta informação bem que poderia ser fornecida diretamente por um dos santos dos últimos dias!

  Fico aqui olhando o artigo inicial “A” de “A Igreja de Jesus Cristo . . ..” Ao inserirem esse artigo na sua denominação religiosa estão dizendo que ‘somente a Igreja deles é de Jesus’. Então, se é assim, significa que, para eles, todas as demais Igrejas e crenças, nem a minha, 'não é de Jesus’. Se os que não são de sua igreja ‘não são de Jesus’, de quem então são? Gostaria que me respondessem também. E quanto ao restante do termo: "dos Santos dos Últimos Dias"? Será que a nomenclatura diz que "A Igreja" é de "Jesus Cristo" ou "dos Santos dos Últimos Dias"? Fiquei em dúvidas quanto ao significado. Bem, sobre estas questões, estarei aguardando que um dos Santos dos Últimos Dias possa também responder aqui.

Algumas das crenças dA igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias
  Procurei na minha Biblioteca da Torre de Vigia pelo termo e encontrei a revista Despertai! de 22 de junho de 1983, páginas 24 a 27. Embora seja uma matéria muito antiga, resolvi extrair dali algo sobre eles. Percebi que a revista começa elogiando para depois descer o pau, como se diz na gíria popular. É uma coisa que nunca consegui gostar em nenhuma religião. Por que uma tem de ser contra a outra se todas se dizem cristãs? Bem, é melhor nem esticar a conversa sobre isso. Tem muito pano pra manga.

  Embora A Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias seja patrocinadora de “jogos, piqueniques, festas, danças e outras atividades às quais são bem-vindas pessoas de todas as faixas etárias [e que] famílias são incentivadas a passar noites de segunda-feira — Reuniões Familiares — juntas em estudo, recreação e outros programas familiares [e que, além disso] a igreja também opera um sistema de previdência própria para ajudar seus correligionários que atravessem fase difícil [e que] tais programas, junto com um impressionante rol de celebridades tais como o ex-governador George Romney, os cantores Osmond, o colunista Jack Anderson e outros em suas fileiras, não só exercem forte atrativo sobre prospectivos adeptos”, como mencionou Despertai! São as crenças que mais me interessam numa religião. É o que seus membros crêem  que mais interessa a mim. Em que vocês crêem?

  A revista menciona que uma de suas crenças, ensinada por Joseph Smith, é a de que, “todos os homens e as mulheres são . . . literalmente filhos e filhas de Deidade”. Como assim? Que eu saiba, à base de meu pessoal estudo bíblico, os únicos filhos dos Deuses eram os Nefilins, mas que estes morreram num dilúvio. (Gênesis 6:1-6; Enoque capítulo 7) Mencionou o vosso profeta que “o homem, qual espírito, foi concebido e nasceu de pais celestiais, e foi alçado à maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir à terra num corpo temporal.” É Verdade que crêem assim? Se sim, baseado em quais textos bíblicos?

  O relato de Despertai! prossegue dizendo que “os mórmons crêem na existência de não só um, mas de muitos deuses”. Menciona também que Brigham Young, segundo presidente da igreja, disse certa vez que ‘quantos deuses existem ele não sabe’ especificar mas que 'nunca houve tempo em que não houvesse Deuses e mundos’. Bem, esse homem não estava enganado sobre a existência de muitos Deuses. De fato, é assim mesmo que a Bíblia ensina.

  Bem, sobre as demais crenças Mórmones eu gostaria que um dos Santos me visitasse aqui e me explicasse mais. Já sobre o candidato ao posto mais alto no mundo político, gostaria que ele ganhasse essas eleições, só pra ver no que vai dá.
___________________

*Coloquei a palavra “fundador” entre aspas devido ao simples motive de que, talvez, a exemplo de nós mesmos, as Testemunhas de Jeová que não gostarmos que digam que Charles Taze Russel foi nosso líder e fundador da religião, os Santos dos Últimos dias tampouco gostem disso. 

15 comentários:

Estudante da Bíblia disse...

Olá Wandrey,

Na verdade, os Mórmons não se guiam apenas pela Bíblia, eles possuem o Livro de Mórmon, que dizem ser um outro testamento de Jesus Cristo. A base desse livro é a idéia de que Cristo veio às Américas pregar para os índios! Cita diversas supostas civilizações, moedas e construções americanas que não possuem nenhum amparo arqueológico. Este é o livro sagrado que guia os SUDs.

Tudo isso faz parte das idéias absurdas de Joseph Smith, seu fundador (para os Mórmons, chamá-lo de fundador não é ofensivo). Ele, que viveu no século 19, é encarado por essa "igreja" e seus membros como sendo um profeta inspirado, embora tenha sido polígamo e "tradutor" dum falso evangelho (Livro de Mórmon) cujos originais em placas de ouro nunca foram encontrados e que ele supostamente recebeu de um anjo chamado Morôni (agora compare isso com Gálatas 2:8-9).

Os Mórmons ensinam que existem bilhões de deuses porquê o seu ensino se baseia na idéia de que as pessoas podem se tornar deuses polígamos, procriando outros planetas. Dizem até mesmo que Elohim (Jeová) veio a Terra ter relações físicas com Maria, afim de dar a luz a Jesus! Não há nada bíblico na teologia desta igreja.

Se quiser mais informações sobre os absurdos Mórmons, visite meu blog "Zion's Watch Tower" e assista a um documentário de 50 minutos que recentemente eu legendei sobre esta "igreja".

Abraços,
Estudante.

Apóstolo TDS disse...

Ok, irmão. Farei isso assim que chegar a segunda-feira. Estou em Assembleia de Circuíto hoje e amanhã. Aprendendo a como se proteger dos 'perigos da internet', como um dos discursos de hoje destacou.

Wandrey

Lucas Guerreiro disse...

Olá amigo. Sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Desejo responder suas perguntas e fazer alguns esclarecimentos adicionais. Antes disso, porém, gostaria de convidá-lo a conhecer pessoalmente a Igreja, a falar com os missionários da Igreja e entrar no site oficial www.mormon.com.br ou www.lds.org.br .
Pessoalmente acredito que as perguntas são boas e sempre conduzem a uma busca por conhecimento e luz. Obrigado, então, por fazer perguntas, e me dar a oportunidade de respondê-las.
A primeira questão refere-se ao nome da Igreja. O Élder Ballard, que é um Apóstolo, ensinou que no nome da Igreja “toda palavra é esclarecedora e indispensável. A palavra A indica a posição exclusiva da Igreja restaurada entre as religiões do mundo.
As palavras Igreja de Jesus Cristo declaram que ela é Sua Igreja. No Livro de Mórmon, Jesus ensinou: “E como será a minha igreja, se não tiver o meu nome? Porque se uma igreja for chamada pelo nome de Moisés, então será a igreja de Moisés; ou se for chamada pelo nome de um homem, então será a igreja de um homem; mas se for chamada pelo meu nome, então será a minha igreja, desde que estejam edificados sobre o meu evangelho” (3 Néfi 27:8).
Dos Últimos Dias explica que é a mesma Igreja que Jesus Cristo estabeleceu em Seu ministério mortal, mas que foi restaurada nestes últimos dias. Sabemos que houve um afastamento da verdade, ou apostasia, tornando necessária a Restauração de Sua Igreja verdadeira e completa em nossos dias.
Santos significa que seus membros O seguem e se esforçam para fazer Sua vontade, guardar Seus mandamentos e preparar-se novamente para viver na presença Dele e de nosso Pai Celestial no futuro. Santo refere-se simplesmente ao que procura tornar sua vida santa, fazendo o convênio de seguir a Cristo.
(...)
Nossos membros são conhecidos por mórmons porque acreditamos no Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo. Outros talvez tentem usar a palavra mórmon de modo mais abrangente, inclusive referindo-se aos que saíram da Igreja e formaram vários grupos separados. Esse tipo de uso só gera confusão. Somos gratos pelos esforços da mídia em abster-se de usar a palavra mórmon de modo que possa levar o público a confundir a Igreja com os polígamos ou outros grupos fundamentalistas. Quero afirmar claramente que nenhum grupo polígamo — inclusive os que se denominam mórmons fundamentalistas ou outras derivações de nosso nome — tem qualquer filiação com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Embora mórmon não seja o nome correto e completo da Igreja e tenha originalmente sido dado por nossos detratores nos primeiros anos de perseguição, ele tornou-se um apelido aceitável, quando aplicado aos membros, em vez da instituição. Não precisamos parar de usar o nome mórmon, quando adequado, mas devemos continuar a enfatizar o nome completo e correto da Igreja propriamente dita. Em outras palavras, devemos evitar e desencorajar o termo “Igreja Mórmon”. Para ver o discurso completo acesse: http://lds.org/general-conference/2011/10/the-importance-of-a-name?lang=por. (Conferência Geral, outubro de 2011).

Lucas Guerreiro disse...

A segunda pergunta parece-me ser a mais importante: “o que vocês creem?”
Nós cremos em Jesus Cristo. Uma das passagens do Livro de Mórmon diz: “E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados” (2 Néfi 25:26).
Há uma declaração oficial de crenças, conhecida como “As Regras de Fé”. Eis o link: http://www.lds.org.br/brz_mn_item.asp?v_section=2&v_item=12&v_mask=POREMMADEE. Lá você lerá que cremos na Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cremos na Bíblia como a palavra de Deus, dês de que traduzida corretamente – e que também cremos em dons, revelações e manifestações do poder de Deus. Cremos no sacerdócio, no batismo e na coligação de Israel. Leia lá. Não é um texto longo – vale a pena para conhecer “os mórmons”.
Com relação aos nefilins e nossa posição como filhos de Deus explicarei em meu próprio blog logo mais. Quero escrever um texto sobre isso. Até o final do ano posto lá. (www.lucasmormon.blospot.com)
Quanto ao candidato americano à presidência ser da Igreja não tenho muito o que dizer. A atividade politica é livre e nada tem haver com as crenças religiosas. Ainda mais nos Estados Unidos – que é o berço do secularismo.
Se quiser mais informações me procure no meu blog ou por e-mail. Abraço.

Apóstolo TDS disse...

Irmão Lucas, a demora foi necessária para que eu conhecesse tudo a respeito de sua religião e sua missão. Agora estou sabendo de tudo. Irmão, vc é um dos Élderes? Achei legal essa do José smith fazer uns livros sagrados.

Irmão, fiquei impressionado em ver que sua religião está em todo o mundo.

Irmão, independente das diferenças de crenças a que nossas religiões têm (nenhuma precisa ser igual a outra e isso é o que dá o colorido e a cultura de cada uma delas), vejo que somos cristãos. Ademais, se somos cristãos, somos irmãos.

Irmão, e quanto à compreensão de todas as Escrituras Sagradas, o que acha o irmão? Pergunto isso porque vejo que há uma perseguição sistemática às crenças de vocês pelo fato de haver livros que são maiores que a Bíblia - o livro dos Mormons.

Ademais, liguei na sede de vocês e solicitei a visita de dois Élderes para trocarmos 'figurinhas' aqui no escritório do Betuel do Brasil. Eles vieram e permaneceram por quase duas horas conosco. Foi uma visita agradável, para ambas as partes. Tenho imenso interesse de 'montar', por assim dizer, uma equipe de gente dedicada aos interesses do Reino para empreendermos uma nova campanha de pregação no mundo sobre as novas luzes vindas da parte dos Deuses santos. O irmãos está disposto a fazer parte dessa nova modalidade de serviço sagrado aos Deuses Santos?

Nós, as Testemunhas de Jeová, a muito abandonamos a pesquisa bíblica no sentido de descobrir novas verdades. Agora só ficamos publicando as mesmas verdades de a 40 anos atrás, sendo que muitas delas estão ultrapassadas e provadas antibíblicas. O que é pior, nas religiões altamente organizadas, é que os ensinos falhos são tão entrincheirados que não se consegue mais modificá-los ou ser abandonados. Há implicações sérias em se fazer essas modificações. Por exemplo: os irmãos católicos a muito sabem que muito de seus ensinos são, comprovadamente, ensinos de demônios e não dos Deuses. Mas, embora abandoná-los é preciso, não conseguiram em 500 anos devido ao fato de estes estarem como que grudados como que com cola superbonder nos corações dos irmãos católicos. O que significa que se as autoridades eclesiásticas resolverem mudar, mesmo que radicalmente, perderão seu fiéis numa proporção alarmante. É capaz de as igrejas ficarem completamente vazias - mais do que já estão.

Assim também está acontecendo com minha religião. Iniciaram um processo de ensinar equívocos - agora comprovados biblicamente - e não há a mínima chance de eles, os da elite dos sete homens do "pequenos rebanho" ungidos, saírem dessa. Então, certamente dizem: o mais fácil é continuar no erro.

Caro irmão Lucas, lancei minha proposta, cabe a você as examinar e aceitar.

_____
Wandrey
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Kianba Uingui disse...

A propósito de:
“Na minha religião, o Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, que nos obriga acreditar em seus ensinos particulares, acrescenta um agravante: o de que devemos ter todos os outros cristãos, de outras religiões – como os SUDs, por exemplo – como falsos cristãos. Acredito que para vocês eles falam o mesmo, só que contra nós e outros grupos.Sei que é assim – fui SUD…”

Quero saber:
Quando é que o apóstlo TDS foi SUD?

Apóstolo TDS disse...

Em mil novecentos e noventa e um, irmão Kianba.

Onde e de que forma o irmão achou esse comentário?

Apóstolo TDS

Kianba Uingui disse...

No Site vozes mórmons, nesta data e dia22/10/2012 às 10:42 pm

ATT:
Agora eu pergunto mais: Se o apóstolo foi em 1999, como então em 07/janeiro de 2012 falas:
Irmão Lucas, a demora foi necessária para que eu conhecesse tudo a respeito de sua religião e sua missão. Agora estou sabendo de tudo. Irmão, vc é um dos Élderes? Achei legal essa do José smith fazer uns livros sagrados.

Irmão, fiquei impressionado em ver que sua religião está em todo o mundo.

Irmão, independente das diferenças de crenças a que nossas religiões têm (nenhuma precisa ser igual a outra e isso é o que dá o colorido e a cultura de cada uma delas), vejo que somos cristãos. Ademais, se somos cristãos, somos irmãos.

Irmão, e quanto à compreensão de todas as Escrituras Sagradas, o que acha o irmão? Pergunto isso porque vejo que há uma perseguição sistemática às crenças de vocês pelo fato de haver livros que são maiores que a Bíblia - o livro dos Mormons.

Ademais, liguei na sede de vocês e solicitei a visita de dois Élderes para trocarmos 'figurinhas' aqui no escritório do Betuel do Brasil. Eles vieram e permaneceram por quase duas horas conosco. Foi uma visita agradável, para ambas as partes. Tenho imenso interesse de 'montar', por assim dizer, uma equipe de gente dedicada aos interesses do Reino para empreendermos uma nova campanha de pregação no mundo sobre as novas luzes vindas da parte dos Deuses santos. O irmãos está disposto a fazer parte dessa nova modalidade de serviço sagrado aos Deuses Santos?

Nós, as Testemunhas de Jeová, a muito abandonamos a pesquisa bíblica no sentido de descobrir novas verdades. Agora só ficamos publicando as mesmas verdades de a 40 anos atrás, sendo que muitas delas estão ultrapassadas e provadas antibíblicas. O que é pior, nas religiões altamente organizadas, é que os ensinos falhos são tão entrincheirados que não se consegue mais modificá-los ou ser abandonados. Há implicações sérias em se fazer essas modificações. Por exemplo: os irmãos católicos a muito sabem que muito de seus ensinos são, comprovadamente, ensinos de demônios e não dos Deuses. Mas, embora abandoná-los é preciso, não conseguiram em 500 anos devido ao fato de estes estarem como que grudados como que com cola superbonder nos corações dos irmãos católicos. O que significa que se as autoridades eclesiásticas resolverem mudar, mesmo que radicalmente, perderão seu fiéis numa proporção alarmante. É capaz de as igrejas ficarem completamente vazias - mais do que já estão.

Assim também está acontecendo com minha religião. Iniciaram um processo de ensinar equívocos - agora comprovados biblicamente - e não há a mínima chance de eles, os da elite dos sete homens do "pequenos rebanho" ungidos, saírem dessa. Então, certamente dizem: o mais fácil é continuar no erro.

Caro irmão Lucas, lancei minha proposta, cabe a você as examinar e aceitar.

_____
Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet

Kianba Uingui disse...

Errata, 1999.

O certo é 1991, conforme sua resposta!

Atentamente,
Kianba Uingui

o professor disse...

Acho que o apóstolo foi pego numa mentirinha.Ou terá sido um equívoco?

Apóstolo TDS disse...

O comentário acima foi feito pelo nosso irmão Wandrey, que foi, infelizmente, pego por 25 'amigos do Balão' a alguns meses atrás. Talvez vocês sempre acharam que eu estivesse brincando, quando dizia que sou outra pessoa. Mas oremos por ele. Ele fugiu para não enfrentar uma Sala B. Acho que não aceitaram que ele levasse seu advogado ao julgamento.

Irmãos, a nossa situação não é das melhores. Se nos pegam, destroem nossas famílias. Todos nós, TJs sabemos muito bem dessa verdade. Eu já disse aqui que eles 'mandam nossas esposas e filhos separarem de nós' e ouve irmão que contestou, afirmando que minto.

Irmão, se me perguntarem onde se encontra escrito uma informação dessas em nossas publicações, direi que não há, mas confirmarei que há, entre as linhas de todas as crenças enviadas pelos do Corpo dos Governantes a nós, uma mensagem bem clara:

'esposas; filhos; parentes: por que ficar apoiando um "apóstata"? Não importa qual o grau de parentesco que você tenha com um "apóstata". A pergunta é: você ficará do lado de Jeová ou de Satanás?'

Daí todos nós TJs já entendemos muito bem a mensagem subliminar e agimos de acordo, achando que 'Jeová nos mandou ficar do lado dele, odiando um "apóstata demoníaco de Satanás".'

Sei que a mensagem pode ser entendida de várias formas, por vários ângulos, mas pelos mesmos irmãos e pelos mesmos motivos: 'servir antes aos homens que aos Deuses como Governantes'.

Cuidemos de nossas famílias. Evitem o estudo em família, que foi projetado por eles para que as esposas ou os filhos detectem quem são TDS e quem são TJ.

Apóstolo TDS

o professor disse...

Apóstolo,agora tu nos confundiu. o Kianba te perguntou quando vc foi mórmom. vc mesmo respondeu,dê uma olhada aí pra cima.será que vc quiz dizer que o Wandrei hoje é um novo homem,quer dizer,o apóstolo tds,após ter dançado um tango na sala B com 25 bonecos matrix? xiii,apóstolo,é melhor ouvir o conselho do irmão janjão.É verdade mesmo,isso que estou dizendo?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=IYCTjB6OYrE&feature=related

essa é pro irmão Wandrey esteja ele onde estiver

Apóstolo TDS disse...

Irmão professor, me referi ao comentário que o irmão Wandrey fez e não ao meu que fiz. O que disse que não fui eu é aquele que o irmão Kianba postou e que começa com as palavras "irmão Lucas . . ."

vieram vários irmãos, de várias várias congregações e queriam pegar o irmão Wandrey numa cilada. ele fugiu e não compareceu. Mas por conta de não perder a esposa e seus filhos, fugiu do bairro, da cidade, do estado e até de região brasileira. Ele então então nos passou o comando de tudo -a mim e outros 4 colaboradores para as boas novas.


Apóstolo TDS

Unknown disse...

estudante da biblia: Elohim para os mormons ou sud,não é Jeova. Elohim e o Pai e Jehova o filho,ou seja Jesus Cristo.