26 de novembro de 2011

A ELITE DOS POBRES DIABOS


A
LAIN DE BOTTON, um filósofo anglo-suíço, idealizador do “ateísmo 2.0” – sim, ele é ateu – esteve recentemente no ‘inferno’. Não, não estou falando do mitológico lugar de “torturar no fogo eterno” também mitológicas “almas humanas” que, ao morrerem, “vão para lá, por terem sido pessoas más durante suas vidas”, conforme pregam pastores e líderes religiosos espiritualmente ébrios. Porém, estou relatando sobre a visita deste homem ao Brasil, mais especificamente à cidade de São Paulo.

Alain De Botton chama suas ideias ateístas de
Fronteiras do Pensamento
   Alain de Botton, cedeu uma entrevista a Marco Aurélio Canônico, da Folha de Esse Ponto Paulo (Folha de S.Paulo, Ilustrada,/livros, E9 – sábado 26nov_11). De Botton falou, entre outras coisas, sobre a 'elite rica paulista' – por sinal, os únicos que foram ouvir sua pregação ateísta na Sala São Paulo. Após exposição de suas ideias, que deve ter durado algumas horas, confessou que ficou “espantado com o refinamento” da elite rica; sim, dos seus propensos seguidores. Quão ‘refinados’ eram? De Botton observou que “não era uma riqueza decadente, mas extremamente privilegiada, impossível de acontecer no Reino Unido. Uma conversa de ‘pegamos o helicóptero para ir ali’, ‘a limusine está aí fora’.”

A visão do abismo moral paulista – o desdém dos da 'elite refinada'
   Logo ao saírem do prédio, porém, “havia algo que parecia um cadáver”, observou chocado o filósofo ateu. E o que era? Era um homem que, vivendo uma vida extremamente pobre - uma vida diametralmente oposta à dos seus seguidores - dormindo  nas calçadas daquele requintado prédio que, na maior parte dos dias, costuma está lotado apenas pelos da 'elite refinada'. Aquele pobre coitado, embora inerte como um cadáver, no olhar penoso do filósofo, “provavelmente ainda era uma pessoa”, conforme conferiu ele. “Isto é extremo”, concluiu.

Sala São Paulo - lotada de 'requintados ateus'
   Alain de Botton, um palestrante das ideias do ateísmo 2.0 e que veio expor suas ideias aos brasileiros, mas que falou somente aos que não ouvem, achou o abismo que existe entre pobres e ricos, neste país, um absurdo - um inferno. Imagine então se ele ficasse por mais um pouco e atentasse a como estes da ‘elite refinada’ fazem aos pobres brasileiros, nos bastidores da política, de onde saqueiam toda aquela dinheirama, necessária para que se vistam em requinte e que possam se transportar de helicópteros e limusines aonde  quer que vão! Neste sentido, estes são uns verdadeiros demônios deste inferno! Na verdade, é de um absurdo inaceitável para uma nação que se diz: “Brasil – um país de todos”, permitir que haja uma imoralidade tamanha! 
   
   Deixemos, porém, os problemas sociais de lado e concentremo-nos mais especificamente no que mais importa aqui – o vazio espiritual, moral e ético existentes nas vidas dos da ‘elite refinada’ brasileira – sim, na falta de espiritualidade destes pobres diabos!

Os Deuses santos são contra vós, oh 'elite requintada' iníqua
Os Deuses santos são contra vós, os
que confiam no dinheiro
   Certamente estes “refinados” homens e mulheres do dinheiro, ao irem a uma pregação ateísta, estando desprovido de fé nos Deuses, portanto, estão entre os iníquos, que, ‘segundo as suas arrogâncias, não fazem nenhuma pesquisa; Todas as suas ideias são: “Não há Deuses”.’ (Salmo 10:4)* Embora o ilustre palestrante ateu deles, tenha vindo rezar sua missa aos seus refinados seguidores brasileiros, Jesus, o fundador do cristianismo – sim, ele mesmo sendo um dos Deuses santos – proferiu foi “ais” a todas as pessoas que vivem no luxo, que com seus procederes caçoam dos pobres e que, como se não bastassem essas iniquidades, confiam no seu dinheiro e não Nele! Ele diz: “Ai de vós, ricos, porque já tendes plenamente a vossa consolação. Ai de vós os que agora estais saciados, porque passareis fome. Ai, vós que agora rides [dos que ‘parecem cadáveres’ nas calçadas], porque pranteareis e chorareis.” (Lucas 6:24-26) Os ricos ‘requintados’ que confiam no dinheiro em vez de nos Deuses santos, de acordo com o Filho de Deus, portanto, são apenas uns pobres diabos; sim, a "elite refinada" é composta de pessoas desprovidas de espiritualidade e moral.

Deixem de suas imbecilidades e tornem-se sãos
   Proclamo a vós, elite requintada, seus imbecis, que parem de depositar sua confiança no dinheiro e procurem os Deuses santos. Que parem de ouvir palestras iníquas, ateístas. O apóstolo Paulo também é contra vós, ele 'me diz': "Dá ordens aos que são ricos [de dinheiro] no atual sistema de coisas, que não sejam soberbos e que não baseiem a sua esperança nas riquezas incertas, mas [nos Deuses santos], que nos fornece ricamente todas as coisas para o nosso usufruto; para praticarem o bem, para serem ricos em obras excelentes, para serem liberais, prontos para partilhar, entesourando para si seguramente um alicerce excelente para o futuro, a fim de que se apeguem firmemente à verdadeira vida”. As riquezas, portanto, são incertas, mas depositar a confiança nos Deuses santos é que é o correto – 1Ti. 6:17.


________________________
* "Deuses" (Heb.: `Elo-hím - Deuses)

Nenhum comentário: