2 de novembro de 2011

OS DEUSES CRIARAM OS PLANETAS?

A
 OBSERVAÇÃO dos astros nos céus sempre fascinou a homens e mulheres desde os primórdios de nossa caminhada neste planeta. Mas é excepcionalmente desde o advento dos instrumentos científicos que nós viemos a tanto compreender quanto perscrutar tudo sobre o que se encontram lá ‘fora da terra’. Os planetas tem sido, sistematicamente, os alvos de observações e pesquisas no decorrer deste último século, o século 20, e início deste atual, o século 21. Temos programado e enviado ‘espíritos’ (ou robôs) a eles para que façam o serviço que ainda não podemos fazer. 

  Muito em termos de conhecimento científico já sabemos a respeito de quase todos os planetas de nosso sistema solar e, inclusive, estamos descobrindo exoplanetas – planetas que orbitam outras estrelas de nossa vizinhança cósmica. A ciência tem nos informado de praticamente tudo e nós devemos a ela o esclarecimento que temos.

A admiração dos corpos celestes levam alguns a crer que foi Deus quem os criou - 'indo além do que se encontra escrito nas Escrituras Sagradas' - 1Cor. 4:6 
  Embora a ciência tenha descoberto e estudado os planetas – dentre os milhares de outros astros nos céus – ela tem atribuído a existência destes, não aos Deuses, mas às forças cegas de uma coisa chamada de Big Bang, ou explosão inicial, que deu origem ao universo e tudo o que existe. Dizem que esta explosão deu início a um processo natural, chamado de evolução de tudo - inclusive, mas não limitando a, de todas as espécies de vida hoje existentes. A religião, por outro lado, embora tenha apreciado todo o conhecimento divulgado pela ciência, não concorda com este ponto. Para a religião e a fé dos religiosos, foi a ação direta dos Deuses quem criou o universo e, por extensão, os planetas.

  Embora pessoas religiosas se têm maravilhado com as descobertas científicas, não conseguem vê as coisas do mesmo ângulo que os cientistas. Para eles, foi Deus quem criou os planetas e, inclusive, citam gênesis capítulo 1, versículo 1, como texto comprobatório para suas crenças. É exatamente assim que nós, as Testemunhas de Jeová, entendemos a origem dos planetas. E somos nós os mais inteligentes em evidenciar a fonte dessa crença.

Foram os Deuses quem criou os planetas?
O Big Bang não foi ação
dos Deuses.
  Mas eu sou uma Testemunha de Jeová e, embora concorde com quase todos os aspectos de nossas crenças, tenho de discordar de outros pontos por um motivo maior que nossa religião. Sobre esse motivo maior, um escritor bíblico aconselhou com as seguintes palavras: “certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente”. (1Tes. 5:21) Então, como uma Testemunha de Jeová, e que ‘usa suas faculdades perceptivas que são treinadas para distinguir tanto o certo quanto o errado, empenhei-me em me ‘certificar’ sobre se os planetas fazem parte das criações dos Deuses. (He 5:14) E o que descobri após esse empenho?

  Descobri que não há nada interno ou externo à Bíblia que indique que foi Deus (ou os Deuses) quem criou os planetas. Isso não é ruim, pelo contrário. Descobrir que os Deuses não criaram os planetas é polêmico, eu sei, mas está mais de acordo com a verdade dos fatos e, além disso, trata-se de uma verdade absoluta. Um Deus que é capaz de criar um só planeta e, por exemplo, chegar na casa de Abraão para comer um churrasco com ele, estando este (haviam mais dois Deuses com jeová nesta ocasião - eram três Deuses famintos, portanto) com fome, não é condizente com um criador de planetas. Portanto, ao fazermos o nosso estudo pessoal da Bíblia, temos de nos ‘apegar só ao que é excelente’ e, também importante, não ‘irmos além do que se encontra escrito na Palavra de Deus’ – Gên. 18: 1-6; 1Cor. 4:6.

 A evolução dos planetas é fato
  Nem a palavra planeta ou sequer uma alusão a eles aparece nas páginas das Escrituras. Ademais, a suposta criação dos planetas não está "incluída na declaração inicial em Gênesis 1:1", como sugere a obra Estudo Perspicaz das Escrituras, (vol. 1, pág. 583) publicado por nós, Testemunhas de Jeová. Trata-se de um embuste nosso. 
Quando lemos sobre Abraão recepcionar Deuses famintos e servir-lhes um farto churrasco,  o que deduzimos?
Será que condizem com criadores de um universo e de planetas?
  Assim sendo, os planetas vieram realmente à existência sem a intervenção divina. Na verdade, como já disse aqui, todos os Deuses são também, assim como tudo o mais neste universo, poeira das estrelas. A evolução dos planetas - e de tudo o mais - portanto, é mais condizente com os fatos observados e esta ideia está quase que escancarada nas páginas do Livro Sagrado.


Nenhum comentário: