4 de dezembro de 2011

AVATAR É DE ORIGEM RELIGIOSA


D
A CULTURA ANALÓGICA para a digital, a palavra avatar se revestiu de novos sentidos e ganhou uma circulação com a qual, até então, nem podia sonhar*.

   Avatar é termo antigo, de origem religiosa: nasceu do sânscrito avatara – literalmente “descida dos céus à terra” – para designar cada uma das formas humanas ou animais assumidas pelo deus hindu Vishnu ao visitar a humanidade. Avatar era a materialização de uma força espiritual, o modo como ela se deixava ver. Nada prenunciava a explosão de popularidade pela qual avatar passaria na virada do século XX para o XXI, e que teve como ponto culminante o longa-metragem de mesmo nome, dirigido por James Cameron, lançado em 2009.

   Vishnu certamente seria um dos Deuses ligados a Jeová Deus, o Deus Verdadeiro. Porém, quando um dos Deuses aparecia a certas pessoas, de certas culturas e de certas línguas diferentes, estes davam-lhe um nome e uma função de acordo com suas culturas. As imaginações humanas também são bastante férteis, ainda mais quando se passa milhares de anos contando e recontando as mesmas experiências vividas! Na bíblia também tem dois casos de uma cobra e um jumento falantes, mas sabemos dizer que, na verdade, eram Deuses quem falavam através deles. Já os hindus dizem que o próprio Deus assumia a forma de animal e aparecia a eles. Devemos procurar a verdade mesmo nesta versão.

   De fato, ainda é um excelente assunto a se pesquisar nas páginas das Escrituras Sagradas. Os Deuses têm corpos espirituais ou carnais? Um Deus apareceu a Moisés numa chama de fogo que não queimava. Mas quando Moisés ia se aproximar, Deus avisou a ele que não fizesse isso. Por quê? Seria apenas uma imagem holográfica? E quando três deles vieram à casa de Abraão e comeram um churrasco? Pode seres espirituais comerem carne? E quando duzentos deles resolveram ter relações sexuais com as mulheres e até geraram filhos a elas? Têm eles pênis? - Gênesis 6:1-6, 18:1-6; Enoque 7:1-10; Êxodos 3:2. 

   Bem, são muitas as curiosidades e só um estudo pessoal profundo, com espírito santo, revelará a verdade sobre estas e outras coisas!
_______________________________________

*PS: Assim está escrito na revista Veja, edição 2246 – ano 44 – n.˚ 49; 7 de dezembro de 2011, página 58. Realmente, nunca ouvi falar que ‘uma palavra pudesse sonhar’. Veja a matéria aqui.

Um comentário:

Pentecostes disse...

tá,mas pra eu engolir esse papo de Vishnu eu teria que parar de ser fanático, e abrir minha mente!