16 de dezembro de 2011

ESTEJAMOS CHEIOS DO “ESPÍRITO DOS DEUSES SANTOS”


Ouvi também falar a teu respeito que há em ti o espírito dos Deuses [santos] e que se acharam em ti iluminação, e perspicácia, e sabedoria extraordinária” - Belshatstsár (Aramaico), rei babilônico, filho de Nabucodonosor a Beltessazar (nome em Aramaico dado a Daniel, profeta hebreu dos Deuses santos)
– Daniel 5:14, TDS.

Daniel foi visitado por um dos Deuses santos e este profetizou que todos os servos dos Deuses santos seriam privilegiados com o "espírito dos Deuses" santos.

U
M DOS SANTOS DEUSES, ao revelar o que se sucederia no “tempo do fim”, o tempo a que todos nós hoje estamos vivendo, disse A Daniel, um dos profetas dos Deuses santos: “Os perspicazes raiarão como o resplendor da expansão; e os que levam muitos à justiça, como as estrelas por tempo indefinido, para todo o sempre.” Hora, e quem seriam estes ‘perspicazes que raiariam’ (‘lampejariam’) como os céus¹, a “expansão” que os deuses criaram? São os mesmos ‘que levam muitos à justiça’. Fazem isso por instruir a estes muitos nos caminhos dos Deuses santos. Agindo assim, instruindo a estes muitos em sentido espiritual, brilham “como as estrelas”. As estrelas são de vidas tão longas que fogem às nossas contagens, por isso se pode dizer que seu brilho é “por tempos indefinidos”. Os perspicazes que assim raiam sobre muitos homens, portanto, os estão pondo nos caminhos do “tempo indefinido, para todo o sempre”. – Da 12:3. Veja também Mt 13:43.

   Você se vê como fazendo parte dos ‘perspicazes que raiam’? Que tipo de perspicácia é que estes ‘irradiariam?’?  A boa notícia é que você poderá estar ente tais “iluminadores espirituais! (Fil 11:26) Como? O mesmo santo Deus profetizou, dizendo: “Ó Daniel, guarda em segredo as palavras [que te falo] e sela o livro [que escreverás sobre elas] até o tempo do fim. Muitos [o] percorrerão, e o [iluminador] conhecimento se tornará abundante.” – Da 12:4.

O “Iluminador Conhecimento”
– por que alguns se dizem donos dele?

   É correto afirmarmos que, no que se refere a ‘percorrer as páginas das profecias’ – não só do livro de Daniel, mas também de todo o restante das Escrituras Sagradas – nós, as Testemunhas de Jeová, temos tido um destaque significativo. De modo que, utilizando a página impressa, temos ‘iluminado’ os corações e mentes de, literalmente, milhões dos nossos semelhantes. De fato, nenhuma outra organização religiosa sequer chega perto de nossa ‘perspicácia’ concernente ao entendimento do “iluminador conhecimento”. Ao passo que nossa organização tem se preparado minuciosamente para cumprir a ordem de ‘fazer discípulos’ para o Cristo, porém, tem também, de igual modo, limitado – ou até barrado por completo – que seus membros façam parte do cumprimento da profecia, conforme proferida pela boca daquele Poderoso Deus. (Mt 28;19, 20; ) Sim, entre nós Tj´s, não há a mínima chance de que os leigos (mais conhecido como “a grande multidão”) possam ‘percorrer os livros’ sagrados num estudo pessoal e, a partir deste, obter o “conhecimento”. Se já não podem fazer isso, quanto menos compartilhar, mesmo que de modo escondido, com os demais irmãos – tampouco com os do mundo da humanidade! Quão lastimável tem sido tudo isto! - Rev 7:9.

   Assim, só nos resta recebermos o “iluminador conhecimento” de uns poucos dentre os milhões de cristãos e, lastimavelmente, nos colocarmos como apenas passivos observadores e leitores. O que é espiritualmente humilhante é que estes ‘amos de nossa fé’, nos faz acreditar que nosso estudo pessoal da Bíblia é realmente um estudo pessoal. (2Co 1:24. Compare com Is26:13 e Mt 6:24) Nos põe para comentar nas reuniões “com nossas próprias palavras” mas que sabemos que isso não é verdade. A verdade é que somos apenas papagaios deles.² No entanto, são homens bons e fiéis a Jeová. Então, por que tratam a nós desta forma grosseira? Por que se colocaram ‘acima dos Deuses’? (2Tes 2:4. Compare com Fl 2:6, 7) Por que não se nos permite compartilhar com os demais irmãos – ou com o mundo – o que entendemos de nosso pessoal exame dos livros santos? Por que que, ao divulgarem as verdades religiosas, têm de desacreditar as verdades científicas, ‘infringindo a regra bíblica’, para isso? (1Co 4:6) Bem, estas perguntas merecem respostas e são eles que devem dá-las. Há! Esqueça! Lembre-se de um outro detalhe: eles não falam conosco! – veja o quadro “jeová julga seu povo”.

‘Obedeçamos aos Deuses santos e não a homens’
   Será que os Deuses santos aprovam o modo como seus servos são tratados e condicionados? Absolutamente não. Eles certamente vão dá um jeito nessa situação, tão logo e aos seus modos. Eles já agiram em prol do seu povo em várias vezes e de variadas formas. Eles certamente desejam que as palavras, conforme proferidas por um Deles a Daniel, tenham um cumprimento certo. Eles querem que todos os servos deles sejam cristãos que ‘percorrem as Escrituras’ e que, dali, obtenham o “iluminador conhecimento” para, em seguida, servirem aos Deuses santos como “iluminadores do mundo”. Neste sentido, para que ninguém seja o ‘amo de nossa fé’, temos de “obedecer aos Deuses como governantes antes que aos homens”. Para isso, Eles querem que, bem semelhante a Daniel, estejamos cheios do “espírito dos Deuses santos”. – Daniel 4:8, 9, 18; 5:18; fil 2:15; At 5:29.

   Este blog, portanto, continuará a ‘percorrer as páginas dos livros sagrados’ – de todos eles – para que tanto se sinta parte dos do povo dos Deuses santos como eles querem quanto para ‘irradiar’ as últimas verdades reveladas. Os Deuses santos têm cumprido para com o administrador deste blog sua parte, que é a de me encher do ‘espírito deles’. Benditos sejam Jeová, Jesus e os milhões de outros Deuses santos que compõem, juntos, a organização celestial dos Deuses santos.

____________

¹Os céus, ou a expansão, refletem a luz solar; sim, resplandem!
²Compare com a orientação dada por Paulo a Timóteo sobre este ‘prestasse atenção ao seu ensino’.


Nenhum comentário: