16 de julho de 2016

TEXTO DIÁRIO PARA SÁBADO, 16 DE JULHO DE 2016

“A Noé, porém, Jeová se agradaram dele.” — Gênesis 6:8.

A
 ESCRITURA diz que Noé “era homem justo”, que se mostrou “sem defeito entre os de seus dias”. Visto que Noé “se envolveu com os Supremos Deuses”, sim, com os cinco Deuses-de-Deuses-Vigilantes, ou Arcanjos, mais destacados: Miguel, Gabriel, Rafael, Suriel e Uriel , o “Ancião de Dias”, o Maioral, ou "Altíssimo", sobre todos os Deuses nesta parte da Galáxia, designou a esse último, Uriel, para que ‘instruísse’ e ajudasse a Noé e sua família na construção duma enorme embarcação, para que ele e sua família pudessem ‘escapar’ das “águas da inundação” que sobreviria àquela localidade e pudesse ‘gerar todas as novas gerações da terra’ depois do dilúvio.* (Gênesis 6:9, 14-16; Enoque 10:1-3; 46:1; Jubileus 5:21) O projeto da enorme embarcação era ideal para salvar a vida humana e dos animais da redondeza. Mostrando obediência, “Noé principiou a fazer todas as coisas que [aquele Deus] Jeová lhe mandara.” e, com a cooperação de sua família e a de todos os Deuses sob a liderança de Uriel, a construção da embarcação foi concluída de modo bem organizado. Depois que os animais foram levados para dentro dela, o Deus Jeová Uriel “fechou a porta da embarcação pela parte de fora, no anoitecer do décimo sétimo dia”. (Gênesis 7:5, 16; Jubileus 5:23) Quando o Dilúvio veio em 2370 AEC, os Deuses Jeová causaram o “[extermínio] de tudo o que existia na face da terra”, mas mantiveram o fiel Noé e sua família seguros na arca. (Gênesis 7:23) Hoje, todas as pessoas na Terra são descendentes de Noé e de seus filhos e as esposas deles. Mas todas as pessoas sem fé que ficaram fora da arca morreram, porque se recusaram a escutar Noé, “pregador da justiça”. — 2 Pedro 2:5.


Mas afinal, qual seria mesmo o papel mais fundamental de Noé? Seu pai, Lameque, havia dito que ele ‘traria consolo’ às pessoas de seus dias. (Gênesis 5:28, 29) Que tipo de consolo seria esse e como se cumpriu? Convidamo-lo a obter algumas das mais profundas respostas sobre este personagem e indicar como ele apontava para o verdadeiro Consolador-Maior, Jesus Cristo. Que tal ler A Continela – Anunciando o Reino dos Deuses Santos desetembro a dezembro de 2015 (Ct23P_setdez15)? Neste número, a partir da página 13, além de você ficar sabendo tudo sobre o Deus Jeová Samiaza  aquele Deus que, junto com todos os Deuses sob sua liderança, pecou no caso das mulheres, conforme Estudo da Bíblia — Conhecendo o Livro de Enoque XXII, você ficará sabendo de que forma Noé tornou-se o Consolador daqueles povos e como isso nos leva a Cristo. Clique na imagem e tenha uma boa leitura. Há, atendendo ao pedido na última página da revista, não deixe de compartilhar a revista com todos os seus contatos nas redes sociais, para que mais pessoas venham a ser consoladas como você.
______

  * Diz-se hoje que o ‘dilúvio sobreveio a toda a terra’ e, de fato, isso não é uma inverdade, considerando que as Escrituras refere-se a toda a humanidade em existência naqueles tempos, isto é, em toda a extensão geográfica que compreendia desde o Vale de Sinear e atual Índia, no leste, até o Mediterrâneo, a oeste, o Egito e Península Arábica ao sul e até os mares Cáspio e Negro ao norte — como sendo “toda a terra”.

Nenhum comentário: